A trilha sonora de hoje é de um livro que li e amei: A Lista Negra de Jennifer Brown:
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.
Vocês podem conferir a resenha que fiz do livro aqui. Eu o recomendo a todos! E vamos as músicas!
Música Tema: Wake Up Hate - Korn
"Eu quero fazer arderNós vamos acordar o ódioNós vamos acordarEu sou meu próprio fardoE por isso uma cicatrizEu vou renascer em ódioSentindo que não posso amar mais eu tive que sofrerEu não posso esperar por maisSem amor e sem reza"
O livro originalmente chama “Hate List”, por isso procurei uma música que estivesse relacionada com ódio, já que era o sentimento que Nick tinha pelas pessoas que matou. Escolhi essa música como tema porque a chacina na escola acaba despertando o ódio de muitas pessoas.
Música da Valerie e do Nick: Heroes - David Bowie
"Eu, eu serei reiE você, você será rainhaEmbora nada os afasteNós podemos ser heróis, apenas por um diaNós podemos ser nós, apenas por um diaEu, eu me lembro (eu me lembro)De pé, junto à parede (na parede)E as armas, disparou acima de nossas cabeças (sobre nossas cabeças)E nós nos beijamos, como se nada pudesse cair (nadaPoderia cair)E a vergonha, estava do outro ladoOh nós podemos vencê-los, para todo o sempreEntão poderíamos ser heróis, apenas por um dia"
Escolhi essa música porque Nick dizia para Valerie que eles não deveriam ser sempre perdedores e porque eles meio que salvavam um o outro das más situações que viviam todos os dias.
Música da Valerie para/sobre o Nick: Angel - Sepultura
"Você é meu anjoVindo de cimaPara me trazer amorOs olhos delaEla está do lado escuroNeutralizadaCada homem na vistaPara te amar, te amar, te amar...Você é meu demônioVeio para mim, vindo de baixoPara me trazer ódioPara te odiar, te odiar, te odiar..."
Essa música me parece perfeita porque, ao mesmo tempo em que Nick trouxe amor, compreensão e felicidade para Valerie, a chacina que ele fez também a trouxe ódio.
Música do Nick para/sobre a Valerie: Low - Cracker
"Às vezes eu quero te levar para baixo.Às vezes eu quero você baixa.Escove o cabelo para trás de seus olhos.Levá-lo para baixo deixe o fluxo do rio.(...)Eu estarei com você, garotaComo ser baixohey hey hey como ser pedra.Eu estarei com você, garotaComo ser baixohey hey hey como ser pedra."
Escolhi essa música porque o Nick sempre estava ao lado de Valerie, mas, ao mesmo tempo em que ele lhe dava amor e queria o seu melhor, ele trazia a tona o pior da garota, alimentando o ódio que ela sentia com o seu próprio ódio.
Música da Valerie: Asleep - The Smiths
"Cante pra eu dormirCante pra eu dormirEu estou cansado e euEu quero ir pra camaCante pra eu dormirCante pra eu dormirE então me deixe sozinhoNão tente me acordar de manhãPorque eu terei idoNão se sinta mal por mimEu quero que você saibaDo fundo do meu coraçãoEu ficarei tão feliz em partir(...)Há um outro mundoHá um mundo melhorBem, deve haverBem, deve haverAdeus"
Escolhi essa música para a Valerie porque combina com o estado de espirito que ela fica depois da chacina.
Música do Nick: Army Of Me - Björk
"Levante-seVocê tem que lidar com issoEu não serei compreensivoMaisE se você reclamar mais uma vezVocê conhecerá um exército de mim"
Essa música me pareceu perfeita para o Nick, já que depois de aguentar muitas provocações, ele “se levanta” e enfrenta aqueles que o atormentaram.
Outras músicas: Skinny Love - Birdy
"Vamos frágil amor, apenas dure o anoColoque um pouco de sal, nós nunca estivemos aquiMeu, meu, meu, meu, meu, meuEncarando a poça de sangue e aparência esmigalhadaEu digo ao meu amor para destruir tudo,Cortar todas as cordas e me deixar cairMeu, meu, meu, meu, meu, meuBem no momento em que essa tarefa é quase impossívelEu te disse para ser pacienteEu te disse para ficar bemEu te disse para ser equilibradoEu te disse para ser gentilDe manhã estarei com vocêMas será de um jeito diferentePorque eu estarei segurando todas as multasE você estará assumindo todas as contas"
Além de se linda, essa música me lembra do modo como Valerie se sente, já que ela não entende como o amoroso Nick que ela conhecia foi capaz de fazer o que fez.
It's Getting Boring By The Sea - Blood Red Shoes
"Oh não, não não não nãoEu não consigo escapar de nada nesta cidadeChute-se para foraOh não, não não não nãoEu não consigo escapar de nada nesta cidadeChute-se para foraComo uma cidade cruelTambém tão calmaIsso nunca foi muitoNa minha frente(...)Vamos cogitar uma mudança de cenárioEste está corroído pelo mar"
Essa me lembrou o livro, porque, de um modo o outro, a chacina acaba provocando mudanças não só na escola de Valerie, mas em toda a cidade e em todas as pessoas.
ainda não vi nenhuma resenha deste livro, mas pela sinopse estou bem interessada!
ResponderExcluiradorei os clipes, apesar de não conhecer nenhum deles :P
Hummm gostei das músicas amiga, algumas eu não conhecia, outros como Bjork eu já vi algumas músicas, eu não gosto dela não,,
ResponderExcluirBeijos, confere que tem news no daily
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
Olá! Já tive ótimas indicações do livro e quero ler futuramente. Fantástica a playlist e por aí já dá ter uma ideia do clima do livro. Adorei o post.
ResponderExcluirBeijos Fran Borges
http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/
AAAAAAAH, que lindas as músicas!
ResponderExcluirAinda mais Korn, The Smiths e David...own s2s2s2
Vou ouvir as que não conheço depois, porque estou sem caixinha de som - e deixar salvas pra ouvir quando ler o livro.
Obrigada pelas dicas!
Beijos gelados,
thetheatredesvampires.blogspot.com.br
Nossa as musicas são bem tensas, gostei da segunda e quero muito ler esse livro, passar pelo que ela passou deve ser horrível né
ResponderExcluirbjos
Birdy e Björk <3 Vou guardar esse post para quando eu for ler o livro
ResponderExcluirBjs