7.4.13

Resenha: Os Segredos de Landara - Bruna Camporezi

Título: Os Segredos de Landara
Subtítulo: Redescobrindo o Passado
Série: Trilogia Os Segredos de Landara
Volume: 1
Autora: Bruna Camporezi
Editora: Novo Século
Ano: 2013
Páginas: 440
Classificação: 3/5 [bom]
Sinopse: Acordar em um lugar sujo e completamente estranho parece algo insano demais, principalmente quando uma jovem percebe que está dentro de uma prisão e não consegue se recordar nem mesmo de seu próprio nome. Completamente perdida, sua única escolha é tentar se comunicar com os outros encarcerados, como James, um antigo prisioneiro que parece saber muito sobre ela. A garota descobre que está em Landara, uma ilha que abriga criaturas incríveis e civilizações bem peculiares. Para desvendar os mistérios desse lugar, terá que encontrar Klaus Leone, um cientista genial que há tempos esconde algo que poderá mudar o futuro da ilha. E ao contar com a ajuda de diversos companheiros, acabará se apaixonando por um deles. As descobertas de seu passado e sobre este mundo aumentam a cada página e, de forma surpreendente, acabam alterando o rumo da viagem, obrigando-a a enfrentar situações que ela só acreditava ser possível em sonhos. O que esta extraordinária ilha tem de tão oculta?

Acordar em uma cela suja é assustador, ainda mais quando você não se lembra de nada, do motivo de estar ali, de onde exatamente está ou mesmo do seu nome. Foi assim com certa jovem, que acorda em um castelo em Landara, que ela descobre ser uma misteriosa ilha que se move pelos mares, mas que não é presa a nenhum continente. Como o lugar em que está, os presos também são incomuns. Cada um ali tem um poder, inclusive a misteriosa garota sem nome, apesar de ela não saber exatamente qual, mas há algo ali que anula os poderes de todos. 
“- Olha só – ele virou, veio andando ajoelhado até a grade e olhou para mim -, você não vai encontrar ninguém normal aqui, viu. Todos nós estamos aqui por um motivo, um motivo que ninguém sabe, mas todo mundo quer saber, alguma coisa estranha, porque é o que nós somos, tá acompanhando?" (Pág. 15)
A garota é levada por guardas até Patrick, o homem que comanda a prisão. Lá ela descobre que é colega de um genial cientista e que são as invenções dos dois que permitem a Patrick, por exemplo, controlar os excêntricos animais que estão no castelo. Patrick vem roubando há anos as invenções do tal cientista e é graças a uma delas que ele sequestrou a garota. Mas ela não se lembra de nada, inclusive da invenção. Logo no primeiro contato com Patrick a garota toma uma decisão, ela fugirá da prisão e arranjará um jeito de destruir o vilão. 

E assim acontece, com ajuda de Thomas, um belo homem que é capaz de se transformar em qualquer criatura que já tenha visto. A garota foge do castelo, levando consigo James, o preso da cela vizinha que é dono de um poder mental incrível. Longe da prisão e do controle de Patrick, James consegue entrar na mente da garota e descobrir um pouco sobre ela. Seu nome é Laura e ela trabalha mesmo com Klaus Leone, o tal cientista. Laura também descobre seu poder: ela é capaz de controlar tudo o que toca, seja humano, criatura ou elemento (como água, terra, etc.). 
“Tenho duas vidas... Uma que deixei para trás e uma que recomecei em Landara. Mas não me lembro de nenhuma das duas. Agora estou perdida no meio delas, sem saber que o que esperar, sem saber o que buscar. A única coisa que sei é que tenho uma dívida com os prisioneiros de Patrick, eu prometi que os traria liberdade.” (Pág. 203)
Apesar de começar aos poucos recuperar sua memória, Laura sabe que precisa encontrar Leone e, principalmente, descobrir qual é essa invenção que Patrick tanto deseja. Mas essa não será uma tarefa fácil, perseguidos pelos homens de Patrick, o grupo acaba também ficando na mira de um grupo de criaturas do deserto, já que Laura é aparentemente humana e seu sangue seria a chave para um baú que guardaria um enorme poder. 

Conforme viajam, o pequeno grupo começa a se conhecer melhor, mas também a conhecer outros lugares, criaturas e pessoas. Para Laura, cuja memória foi apagada, redescobrir todo um universo e um modo de vida será, ao mesmo tempo, maravilhoso e assustador. Entre perigosas batalhas, belas paisagens, poderosas pessoas, fiéis amigos e inimigos cruéis, Laura terá que decidir entre amor e missão, entre o bem e o mal. Se Laura pudesse ser a dona de todos os poderes de todas as criaturas de Landara, ela aceitaria tal responsabilidade? E se esse poder caísse em mãos erradas, Laura daria sua vida pela ilha onde não nasceu, mas onde encontrou sua felicidade? O futuro de Landara está nas mãos dessa garota humana e esse é apenas o começo da aventura. 
“-Você sabe que essa história não deveria ser de amor, mas de coragem, de salvamento. Você está aqui para trazer esperança para os outros. Você está aqui para impedir um homem de maltratar outros. Não para se apaixonar.” (Pág. 317)
“Redescobrindo o passado” é o primeiro volume da trilogia “Os Segredos de Landara”. Tinha boas expectativas para o livro, que foram supridas, mas não superadas. A história me conquistou logo no início, graças ao seu ar de mistério e fantasia. Confesso que narração em primeira pessoa não me conquistou, achei-a muito informal, com expressões que não estamos acostumados a ver nos livros, e muito fragmentada. A cada poucos parágrafos a narração era interrompida por “***” (três asteriscos, em outros livros são três pontinhos), que normalmente dão ideia de passagem de tempo ou de interrupção de pensamentos, mas que aqui foi usada de forma exagerada e desnecessária, o que não deixou a narrativa fluir muito bem e acabou deixando o livro um pouco mais longo do que ele é (essa edição tem 440 páginas). Essas interrupções constantes me irritaram, assim como a narrativa em geral. Por mais que eu tenha gostado da Laura, simplesmente não consegui gostar da narrativa em primeira pessoa. 

Apesar de não ter simpatizado com a narração, adorei a trama que a autora criou. Sou simplesmente apaixonada por mitologia, e a que foi criada em “Os Segredos de Landara” é simplesmente fascinante. Apesar de claramente ter se baseado na mitologia já existente, a autora conseguiu criar algo completamente novo, tornando Landara a ilha dos sonhos para qualquer apaixonado por criaturas mágicas. Achei superinteressante como aqui as criaturas se misturam com as pessoas, ganhando personalidades e sentimentos como qualquer uma deles. Cada um, seja criatura ou não, tem personalidade e traços marcantes, além de um papel na trama. 

Por mais que eu tenha gostado de Laura, James, Thomas e os outros personagens humanos – aqui, humanos no sentido de que tem aparência humana e não necessariamente descendência, como Laura – as criaturas foram as minhas favoritas, com suas diferentes formas e poderes. Entre as criaturas, Dylin (uma criaturinha fofa que se liga a Laura) foi o meu favorito. Apesar de ser na maioria do tempo um amor de criaturinha, ele me conquistou ao ser tão focado na missão e tão poderoso (ele “aprende” o poder de todos que estão por perto, exceto o de Laura). Já entre os “humanos”, James foi o meu favorito, porque, além de se parecer com Jack Sparrow, ele é bem divertido e fiel a sua amiga Laura. Laura também foi uma personagem cativante, graças a sua coragem, mas como ela é a narradora e a narração não me agradou, acabei não gostando tanto dela quanto dos outros personagens. Outros personagens que me chamaram bastante atenção foram Karler (amei sua personalidade e poder) e Patrick, já que volta e meia sempre acabo preferindo os vilões. Patrick ainda não me conquistou como vilão, nesse primeiro livro ele foi apresentado de forma um pouco clichê, do tipo “sou mal, quero conquistar o mundo, vou te matar e etc.”, mas o personagem tem muito potencial e espero que a autora o explore de forma mais completa nos próximos volumes. 

Quanto a edição, a editora fez um bom trabalho. Surpreendente, não encontrei nenhum erro gritante como em outros livros do selo, apenas frases sem ponto final e palavras sem acento, e a diagramação estava perfeita. A capa do livro não expressa a beleza que Laura vê na ilha de Landara, mas acho que caiu perfeitamente para esse primeiro livro, já que ele começa no castelo/prisão de Patrick, que eu imaginei de forma muito similar a qual foi representada. 

“Os Segredos de Landara - Redescobrindo o passado” foi no geral um bom livro e só não gostei mais dele por causa da narração e leitura extensa. Apesar de ter achado o livro longo, não acho que nada deveria ser diferente quanto à ordem e duração dos acontecimentos, a autora soube mesclar com destreza as cenas de luta, de romance, de reflexão da protagonista, etc. Estou curiosa pelos próximos dois volumes da trilogia e por mais da incrível mitologia de Landara. Recomendo o livro para quem gosta de histórias cheias de aventuras e seres mágicos, mas que não se importa com uma leitura um pouco demorada e cansativa. Agradeço a autora pela oportunidade de ler o livro e me encantar com a mitologia de seu mundo. 
“Derick me deixou e levou com ele parte do meu coração. Mas não preciso de coração para lutar. É até melhor ir sem ter um para lamentar, para ter piedade.” (Pág. 438)

Comente com o Facebook:

21 comentários:

  1. O meu exemplar de "O segredos de Landara" esta a caminho e não consigo me aguentar de tanta curiosidade!! rsrs Li algumas partes da resenha apenas, para não ter muito spoiler kkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  2. Este livro está entre minhas leituras deste mês, gostei dos pontos que você destacou aqui, pois me deixaram mais preparada para a leitura. Bom domingo.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Não fiquei muito a fim de ler o livro.
    Gostei da resenha.
    Beijos..

    ResponderExcluir
  4. Hm... nunca ouvi falar desse livro. Vou pesquisar mais sobre ele.

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  5. Eu também adoro a capa deste livro e pelo visto é mais uma bela história da nossa literatura nacional. Adoraria poder ler!

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Eu curto narração em primeira pessoa, e creio que iria gostar muito do livro, pois também gosto de mitologias, ainda mais quando bem trabalhadas. Gostei de ler o quote e saber que tem um toque de romance.
    ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Estou vendo bastante resenhas desse livro e a cada uma uma que leio só fico com mais vontade de ler. Quase ganhei ele em uma promoção foi por pouco hehehehe.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estava de olho no livro, achei o enredo muito bom e sua resenha ajudou na conclusão da decisão de comprar o livro.
    Gostei bastante e torço pra ler tão logo que possível.

    Bjokas
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Recebi esse livro de parceria a pouco tempo e ele já está na fila de leitura!
    Curiosa para começar a ler sobre essa trama ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  10. parece ser um livro muito bom, mas acho que ele não prenderia muito a minha atenção... acho que não iria aguentar terminá-lo :S

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o livro parece muito interessante! Pulei umas partes da resenha pra não acabar interfirindo se eu vir a ler o livro, se acontencer eu volto aqui pra ler detalhadamente.

    ResponderExcluir
  12. Bom esse livro heim? Pela resenhas que vi é um bom livro mesmo, bem desenvolvido e com uma história gostosa de ler. Gostei dele. Não precisa ser ótimo mas é bom e interessa de cara.

    ResponderExcluir
  13. Estou lendo o livro esta legal, criei uma apatia com o casal sei lá eles não combinam preferia o James e a Laura mesmo ele sendo mais velho, ah eu também pensei no Jack Sparrow o James parece com ele principalmente no humor, o bichinho dela é fofo e também não gosto das *** parece que vai mudar a cena ou passar um tempo estou com dificuldade quanto a isso mas a estoria é boa

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Nossa, esse livro deve ser demais! Beijos, Lulu

    http://blogamantesdelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha!! Quero muito esse livro! Parece bem interessante :D
    Beijos

    ps: ótimas frases

    ResponderExcluir
  16. Sério que a narrativa te cansou?? Fiquei muito intrigada para ler ele desde quando foi apresentado no post de novidades aqui mesmo no MLB :) Ele tem um enredo que me cativa e me lembra jogos de point click que eu adoro!!!

    Preciso ler *---*

    ResponderExcluir
  17. Resenha muito boa, abordando os pontos fortes do livro, despertando o interesse do leitor.

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha está muito boa e eu quero muito ler esse livro desde o dia que vi um post de lançamento dele.

    ResponderExcluir
  19. Assim como você, também gosto de Mitologia, e pelo que você disse, esse é um dos pontos fortes no livro. Uma pena que a narração não foi tão legal assim. O que acho que me incomodaria um pouco é que a história é um pouco arrastada demais. Gosto de coisas mais dinâmicas. Mesmo assim, arriscaria uma lida.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  20. Adorei a sinopse do livro e fiquei muito interessada em ler esse livro.
    Achei a ideia de uma ilha com criaturas sobrenaturais muito interessante!
    Acho que eu tbm iria me irritar com a interrupção constante da narração pelos “***”. Acho que interrompe o fluxo da leitura...
    De qualquer forma, ainda estou interessada em ler o livro! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)