11.4.13

Resenha: Esperando por Você - Susane Colasanti

Título: Esperando por Você
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 336
Classificação: 2/5 [regular]
Sinopse: É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois de o popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, o amor da sua vida — Derek — a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Mais um ano está se iniciando e Marisa realmente espera que tudo seja diferente, já que, no ano anterior, ela perdeu muita coisa graças a seu distúrbio de ansiedade. Apesar de ter feito muita terapia e agora está melhor, Marisa ainda tem algumas “crises”, às vezes fica obcecada com algo e tem de focar a sua atenção em outra coisa. 

Apesar das esperanças de Marisa, o ano começa sem muitas agitações, até que Derek, um garoto bonito e popular em que ela já estava de olho, parece percebê-la. Mas, por mais que o garoto tenha namorada, Marisa nutre esperanças de que suas conversas casuais com Derek não sejam tão casuais assim. Enquanto vai a pouco se envolvendo com Derek, Marisa também começa a se aproximar de Nash, um antigo amigo de infância, mas com o qual ela não teve muito contato durante o último ano. 

Nash é totalmente o oposto de Derek. Além de muito tímido, ele é super inteligente e um completo nerd que coleciona sinos. Apesar da personalidade incomum do garoto, Marisa reata sua amizade com Nash, mas quando ele revela que está apaixonado, ela fica indecisa se queria ou não que fosse por ela. Acaba que Nash não estava a fim de Marisa, o que a faz investir em Derek. Mas, quando Nash acaba demonstrando que gosta de Marisa um pouco mais do que ela imaginava, a garota o rejeita, o que abala a amizade dos dois. Com o fim do namoro de Derek com outra menina e o início do relacionamento dele com Marisa, a garota acaba se afastando ainda mais de Nash, o que se complica ainda mais quando este começa a namorar outra garota. 
“É estranho como se pode viver tão perto de alguém, crescer com ele, sem de fato saber quem ele é. Talvez você o conhecesse, mas agora você e ele são como estranhos. É esquisito como o tempo é capaz de mudar algo que você achou que continuaria para sempre inalterado.” (Pág. 17)
Apesar do afastamento de Nash, a vida de Marisa começa a ficar melhor agora que ela tem o namorado que sempre quis. Mas, quando Derek começa a se mostrar não tão bom quanto ela imaginava, a garota começa a perceber os outros problemas da sua vida, como a separação dos pais e o afastamento de sua melhor amiga Sterling. Com a vida repleta de situações complicadas, Marisa começa a se sentir tão deprimida como no ano anterior, mas, com a ajuda do misterioso Dirk, uma espécie de DJ que tem um popular programa na internet, ela começa a colocar sua vida de volta no lugar. O programa de Dirk fala sobre assuntos cotidianos, principalmente relacionados à juventude. Quando fica claro que Dirk é um adolescente da escola de Marisa, todos ficam loucos para descobrir a sua identidade, inclusive Marisa.
“Então, desse modo simples, deixo a vida que estava vivendo. E entro na vida que eu estava buscando.” (Pág. 333)
“Esperando por você” é o segundo livro que leio da Susane Colasanti e não tinha muitas expectativas para ele, mas, felizmente, a história não se revelou tão ruim quanto eu esperava, apesar de não ter chegado a ser boa. Como “Bem Mais Perto”, o primeiro livro que li da autora, a trama e personagens são bem adolescentes, sempre beirando aos clichês comuns dessa idade. Não gostei de “Bem Mais Perto”, achei tanto a trama quantos os personagens forçados e muito previsíveis. Mas, por mais que “Esperando por você” não tenha muitas surpresas, a trama e os personagens me convenceram e foram mais bem criados e explorados, conseguindo, em alguns momentos, fugir dos clichês das histórias da Colasanti. A narrativa em primeira pessoa da autora é leve, flui com rapidez e condiz com a idade da protagonista, apesar de que ela usou a palavra “tipo” com muita frequência (nos adolescentes falamos sim tipo, mas não de dez em dez palavras). 

Marisa é bem mais cativante que Brooke (protagonista de “Bem Mais Perto”), tendo uma personalidade mais complexa e completa. Me identifiquei com a personagem em alguns momentos, mas, assim como Brooke, ela me irritou algumas vezes por causa de seu comportamento infantil e previsível. Marisa simplesmente não percebia aquilo que estava bem na frente dos seus olhos e deixava coisas bobas atrapalharem seus relacionamentos e comportamento. Outro detalhe que me irritou na personagem foi sua falta de ambição, cadê os impossíveis sonhos adolescentes?! Atire a primeira pedra quem nunca teve quinze anos e sonhou ser músico, fotógrafo, escritor, professor ou outra profissão que seus pais diziam ser sem futuro. O maior sonho de Marisa era ter um namorado e uma vida social mais agitada e, mesmo quando ela teve o que queria, não se tornou feliz. Os outros personagens também não fogem do esperado. Derek é o típico garoto popular que pula de namorada em namorada, Nash é o típico melhor amigo inteligente e fofo e Sterling é a típica melhor amiga que gosta de garotos mais velhos e que apoia a amiga, apesar de ficar brava com ela por coisas bobas. 

“Típico” é realmente uma palavra que pode definir as histórias de Colasanti. Ela sempre traz personagens, cenários e conflitos clichês, que já vimos muito nos livros e filmes. Entendo que seus livros sejam para o público juvenil, mas eu mesmo tenho quinze anos e quase não me identifico com as histórias da Colasanti. Talvez seja uma questão pessoal mesmo, sou apaixonada por personagens complexos, marcantes e diferentes, cenários incomuns e conflitos extremos, mas de vez enquanto me rendo a leituras mais leves e adoro chick-lits (como os livros da Cecelia Ahern). Mas, por mais que uma história seja recheada de clichês, ela precisa de algo mais, como uma narrativa divertida ou críticas e reflexões por trás do óbvio. E é isso que falta nas histórias da Colasanti, ela apenas retrata mais do mesmo, sem fugir dos clichês ou criar algo que deixa o “comum” mais interessante. 

Não pretendo ler outros livros da autora, já que “Esperando por você” foi a minha tentativa de mudar a visão que tenho sobre ela. Definitivamente não fui conquistada pela Colasanti, mas jamais posso não recomendá-la, afinal a minha opinião pode não ser igual a de outros futuros leitores. Mas, para quem não gosta de personagens clichês e tramas bobinhas e previsíveis, seria melhor pensar duas vezes antes de pegar esse livro e acabar odiando a história. 

A editora fez um ótimo trabalho com o livro. A diagramação e tradução estavam perfeitas e não encontrei nenhum erro. A capa é bem lindinha e combina com a história.


Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Oi Amiga, que pena que o livro não foi satisfatório.. Eu esperava mais dele, e lendo sua resenha já fiquei com o pé atras..

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já li outro livro da autora. não achei excelente, mas gostei por ser um livro leve e fofinho...
    pretendo ler este que, apesar de ter uma formula clichê parece ser fofinho :P

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não conhecia o livro e pelo nome imaginei algo bem diferente. Adorei sua resenha!! ^^

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vixi...pelo que vi você não curtiu o estilo da autora mesmo. Olha...não sou muito fã dela também e não espero muito desse livro.
    Beijocas!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  5. Ah que pena que você não gostou muito eu achei a estoria bem legal, gosto de clichês então ajuda a gostar de estorias assim hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Oi
    Já vi que esse livro deve ser daqueles para distrair de um outra leitura mais intensa. Ainda não li esse livro mas vou colocá-lo depois de um livro com uma trama mais pesada ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nenhum livro da autora rsrs só que pra mim o clichê que você apresenta como sendo um ponto negativo demonstra realmente como os adolescentes hoje se comportam e a falta de ambição na personagem kkk me lembra meus alunos do ens. médio (As meninas só querem saber de namorado e os meninos idem) não tem ambições
    Raramente encontro um que queira algo mais tsc tsc uma pena mesmo, mas se olharmos mais detalhadamente essa é uma realidade comum :(

    Tenho vontade de ler os livros da autora, quem sabe não posso indicá-los para as cabecinhas dos meus alunos

    Ah e nos meus 15 anos eu queria ser aeromoça kkkkkkkkkk não me pergunte o motivo mas eu tinha esse sonho desde pequenina ^^

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Estava pensando sériamente em ler esse livro, a capa e a história tinham me interessado, mas agora não sei se ainda tenho essa vontade, outros livros ultrapassaram esse já, rs.

    Beijos
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)