Título: Ecos da Morte
Série: The Body Finder
Volume: 1
Autora: Kimberly Derting
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
Páginas: 272
Classificação: 3/5 [bom]
Sinopse: Violet Ambrose tem dois problemas – o dom mórbido e secreto que carrega desde a infância e Jay Heaton, seu melhor amigo, por quem está apaixonada. Aos dezesseis anos e confusa com os novos sentimentos em relação a Jay, ela começa a ficar cada vez mais incomodada com sua estranha habilidade – Violet encontra cadáveres. Desde pequena ela percebe os ecos que os mortos deixam neste mundo. Ruídos, cores, cheiros. Mas não todos, apenas os das vítimas de assassinato. Para ela, isso nunca foi um grande talento. Na maioria das vezes, tudo o que encontrava eram pássaros mortos, deixados para trás pelo gato da família. Mas, agora que um serial killer está aterrorizando a pequena cidade onde mora e os ecos das garotas assassinadas a perseguem dia e noite, Violet se dá conta de que talvez seja a única pessoa capaz de detê-lo. Em pouco tempo ela estará no rastro do assassino. E ele, no dela.
Violet Ambrose é uma garota comum, mas que guarda uma “habilidade” incomum e macabra. Ela é capaz de sentir os ecos: sons, cheiros, gostos e cores deixados pelos corpos dos mortos, mas apenas daqueles que foram assassinados. Desde pequena a garota encontra pássaros e outros animais que, na maioria do tempo, foram vítimas de outros animais, como o gato da família. Entretanto, aos oito anos, a garota encontrou o corpo de outra garota enterrado perto de casa. Ela tinha sido assassinada, mas aquele que a matara jamais foi encontrado.
“Era suficientemente familiarizada com o significado desse ruído novo e inapropriado. Ou menos com o que ele representava. Ouvia sons, desse modo, ou via cores, ou sentia cheiros havia anos. Ecos, era como chamava.” (Pág. 7)
A única pessoa que sabe sobre o poder de Violet, além de seus pais e seus tios, é o melhor amigo da garota, Jay Heaton. Jay é um garoto super fofo, que sempre acompanhou a amiga em suas expedições pela floresta à procura de animais mortos, que eram enterrados no pequeno cemitério atrás da casa da garota. Violet tem outros amigos, como a bonita e destemida Chelsea, mas Jay é o que mais a conhece. Entretanto, as recentes mudanças no garoto podem ameaçar a relação dos dois, ainda mais com todas as garotas recentemente atraídas por Jay, inclusive Violet.
“Ela não sabia como... nem por quê... Simplesmente acontecia.” (Pág. 15)
Mas estar apaixonada pelo melhor amigo acaba sendo o menor dos problemas de Violet. Um eco a atrai até o corpo de uma garota morta, uma jovem da região. Todos ficam aterrorizados, ainda mais quando outras garotas começam a desperecer, apenas para depois serem encontradas sem vida. As pessoas começam a ficar cada vez mais preocupadas e cautelosas, o que não impede que mais vítimas sejam feitas.
Quando Violet descobre que uma das garotas desaparecidas frequentava sua escola, ela chega à conclusão inevitável de que somente ela poderá achar o assassino. Do mesmo modo que os mortos deixam ecos, os assassinos também carregam sinais de seus crimes que só a garota consegue perceber.
“Era um eco audível. E continuava forte, ainda não diminuíra com a passagem do tempo. Violet conseguiria rastreá-lo. Ela o reconheceria em qualquer lugar. Em qualquer época. E o homem que carregava aquela marca não fazia ideia disso.” (Pág. 129)
Mas, achar o assassino se mostra tão difícil quando Violet esperava. E, mesmo que carregue o eco de seus crimes, ele pode ser qualquer um e pode estar em qualquer lugar. Mas a garota não desiste e, com ajuda de Jay e de seu tio Stephen, que é o delegado da cidade, Violet fará de tudo para achar o assassino. Mas, pode ser que ele a ache primeiro.
“Ela de repente se sentiu como a predadora, que carregava a mais poderosa das armas. Agora se tornaria a caçadora... e ele, a caça.” (Pág. 129)
“Ecos da Morte” é o primeiro livro da série “The Body Finder”, que há tempos eu queria ler. A trama sempre me chamou a atenção e tinha ótimas expectativas para o livro, que foram supridas, mas não superadas. A história conquista e envolve desde o início, mas não chega a surpreender.
A autora realmente inovou quando se trata do poder de Violet, nunca tinha visto nada similar em outros livros, mas deixou um pouco a desejar quando se trata de outros aspectos da trama. O primeiro ponto negativo que vi foi a protagonista insegura, que não se encaixa muito no típico padrão americano de garotas de cabelos lisos e populares. Violet se mostrou bem clichê para uma personagem com um poder tão incomum quanto o dela. Sua paixonite pelo melhor amigo é previsível, assim como grande parte dos personagens e rumos da trama.
Jay, assim como todos os bons mocinhos dos livros, é um garoto super fofo, paciente e que gosta muito da melhor amiga, apesar dela mesmo não perceber. Ele ó o típico príncipe, daqueles que é desejado por todas e que sempre aparece para salvar nossa protagonista. Falando nela, Violet é uma personagem com grande potencial, mas que foi pouco aproveitado. Sua insegurança chega a ser irritante, apesar de que, diferente de outras protagonistas com poderes incomuns, ela não tem aquele drama de “sou uma aberração”, o que é praticamente anulado por causa de sua personalidade pouco memorável e ingenuidade em muitas situações, como as que ela resolve perseguir um serial killer sozinha. Os outros personagens também não fogem do previsível. Temos os pais e tios amorosos e carinhosos de Violet, os amigos legais cujas personalidades são quase mais marcantes do que a da própria protagonista, até mesmo a conhecida rainha do baile loura, popular e vingativa.
Em “Ecos da Morte” faltou aqueles pequenos detalhes que deixam a trama mais completa, como por exemplo, o que levou o assassino misterioso a matar, o que suas vítimas tinham em comum que as tornaram vítimas, afinal assassinos em série não escolhem ao acaso. Faltaram também coisas sobre os outros personagens, por exemplo, como Violet e Jay se conheceram, como era a família dele, o que ele faz quando não está com Violet, o que ele gosta, etc. Realmente senti falta de personagens mais elaborados, que realmente tivessem propósito dentro da trama, além de personalidade e história própria. Todo o livro teve um aspecto meio superficial e objetivo demais, onde apenas dois conflitos básicos foram explorados: os assassinatos e a paixonite de Violet. Isso sem falar que os dois foram resolvidos sem muitas surpresas. Ficou aquela sensação de que estava faltando algo.
A autora também foi meio “econômica” na escrita. A narração em terceira pessoa é leve e flui com facilidade, além de que serviu para que pudéssemos ver os passos do assassino nos pequenos capítulos feitos na sua visão. Entretanto, senti falta de descrição em alguns momentos, confesso que não faço ideia de como muitos personagens são fisicamente. Penso que seria mais interessante se o livro fosse em primeiro pessoa, narrado por Violet e nos pequenos capítulos, pelo assassino em si.
Falando agora de pontos positivos, a autora foi muito feliz ao manter a tensão viva do início ao fim. Mesmo que não tenha gerado grandes surpresas, Derting conseguiu envolver o leitor e sempre deixar aquela ansiedade pelo o que vem a seguir. A sensação geral, ao ler “Ecos da Morte”, foi similar a de assistir filmes de terror. Por mais que você tenha uma ideia geral de como vai acabar, que não seja conquistado pelos personagens, você não consegue deixar de dizer para eles não irem pelo caminho mais escuro e de sentir aquilo friozinho na barriga quando percebe que o assassino está por perto.
A edição também é um ponto positivo nesse livro. A diagramação e tradução estavam perfeitas, a fonte em ótimo tamanho e o papel na minha cor de creme preferida. Isso sem falar na capa, que é simplesmente divina e que combina com a história.
Enfim, “Ecos da Morte” não foi o grande livro que eu esperava, mas não chegou a decepcionar. O poder incomum e incrível de Violet ofusca um pouco os pontos negativos e acaba proporcionando uma leitura bem agradável e satisfatória. Estou curiosa para ler o próximo livro, mas não ansiosa. Recomendo “Ecos da Morte” para aqueles que gostam de tramas sobrenaturais entrelaçadas com as policias, mas que não se importem com personagens superficiais e tramas previsíveis.
Oi Amiga, quando eu vi este livro eu gostei tanto, o livro me envolveu tanto que nem dei bola para os pontos negativos...
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, só é uma pena que dizem o livro 2 não é dos melhores :(
beijos mila
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
eu li este livro e adorei!
ResponderExcluirclaro que ele não é ótimo, mas é bom para dar uma relaxada :D
Oi
ResponderExcluirA capa desse livro é linda e a trama parece ser bem interessante.
Gostei da sua resenha, ainda bem que o livro não chegou a te decepcionar, porque é muito chato quando isso acontece, né?
Eu ainda não li, mas assim que tiver oportunidade vou comprar ;)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Acabei de pegar o segundo livro, mas nem li o primeiro, rsrs.
ResponderExcluirA capa é linda, né?!
Enfim, gostei da história. Achei bacana você dizer que o livro supriu suas expectativas, mas não as superou. Assim me deu um animo para ler. Pelo menos acho que não vou me arrepender!!
Adorei a resenha!
Bjkas
Alessandra Tapias
topensandoemler.blogspot.com.br
OOi, adorei o livro. Acho interessante ela ficar ouvindo ruidos, susurros de mortos ne.
ResponderExcluirEmbora já tenha comprado os 2 livros, ainda não li nenhum deles.
ResponderExcluirÉ bom ler uma resenha sincera onde você expressa perfeitamente bem que gostou, mas esperava mais. Pontos negativos e positivos estão em toda obra. O negócio é ler e apreciar ou não.
Gostei da resenha, aguardarei outras mais!
Bjos
Ni
Cia do Leitor
Ahh só três estrelinhas??? Esperava mais estrelinhas eu acho kkkkk tenho ele e a continuação na estante só que agora estou lendo mais um livro da série da Sookie e vou esperar um pouquinho para ler Ecos da Morte
ResponderExcluirUma pena vc ter achado os personagens vagos (Isso deve ser ruim mesmo, vou ler e ver o que acho)
Beijos
Eu adoro histórias sobrenaturais, mas não sei se me agradaria ler Ecos da Morte. Seria um livro que se eu tivesse leria, mas não aquele desejo enorme de compra-lo e sair da livraria lendo. Mesmo assim, parece uma história bacana.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEu gosto de histórias sobrenaturais, não sabia que essa tinha um pouco de policial também.
Apesar das partes mal explicadas e personagens previsíveis, eu acho que leria o livro.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Esse não é bem o tipo de livro que me chame a atenção! Não o leria, apesar de gostar de histórias policiais não curti muito a ideia de estar associado ao sobrenatural.
ResponderExcluirEu gosto de tramas sobrenaturais. Não está na minha lista de compras, mas se tiver oportunidade pretendo ler.
ResponderExcluirAinda não li o meu....Mas caramba, gostei desses livros. Muito bom.
ResponderExcluirGente, estou louca pra ler esse livro! Eu tenho esse e o próximo aqui, mas cadê tempo? Eu compro outro e passo na frente, e aí vem outro..enfim, espero ler logo - estou mega curiosa e espero gostar mesmo da leitura, pois vi que você fiquei 'no meio do caminho' e estou com medo de também ficar assim.
ResponderExcluirEspero que não me decepcione - ou não muito, de qualquer forma.
http://thetheatredesvampires.blogspot.com.br/