Título: Um Ano Inesquecível
Autor: Ronald Anthony
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 303
Classificação: 3/5
Sinopse: Você acredita que o amor pode durar para sempre? Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção. Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda.
Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho.
Jesse Sienna é um escritor freelance de 32 anos que, após diversas desilusões amorosas chega à conclusão de que o amor sempre acaba. Filho mais novo de Dorothy e Mickey Sienna, o garoto era muito apegado à mãe, mas graças a grande diferença de idade entre ele e seu pai, os dois não se relacionam muito bem.
"Uma das ideias principais de minha teoria sobre relacionamentos era que não apenas o amor morre, mas que nunca envelhece de modo são." (Pág. 268)
Quando Mickey causa um pequeno incêndio na sua cozinha, seus filhos mais velhos, Matty, Darlene e Denise cogitam mandá-lo para uma casa de repouso, mas Jesse surpreende a todos quando expressa seu desejo de levar o pai para a sua casa. Apesar dor irmãos não concordarem com a ideia, Mickey acaba aceitando a proposta, já que de maneira alguma se mudaria para uma casa de repouso.
Já na mudança, Mickey e Jesse percebem o quanto são diferentes e como a convivência entre eles será difícil. Entretanto, os dois se esforçam para transformar a nova rotina e convivência em algo bom para ambos. Aos poucos, pai e filho começam a se entender, principalmente quando Jesse apresenta a Mickey sua namorada Marina.
“Georgia me transformou em um amante e Karen, em um rebelde. Minha vida tinha adquirido um sentido dionisíaco.” (Pág. 27)
Marina, assim como Jesse, sofreu muito com um relacionamento no passado e decidiu viver seu namoro um dia de cada vez, sem grandes expectativas e planos. Mickey, logo que conhece Mariana, percebe o quanto ela é especial. Doce e atenciosa, a garota não só conquista o coração do idoso, como também o faz relembrar Gina, o grande amor de sua juventude.
Mickey resolve contar a Jesse sobre Gina com o intuito de fazer o filho perceber que não pode perder Marina como ele perdeu Gina. Pai e filho começam a se aproximar e se conhecer através da convivência e claro, da linda história de amor de Mickey e Gina. Mas será que uma história será o suficiente para fazer Jesse superar suas desilusões e acreditar novamente no amor?
“Talvez essa fosse a desvantagem de ter um filho tão jovem. Você tem que tentar se atualizar com o fato de que o mundo muda muito além do que gostaria. Mas algumas coisas nunca mudam e Mickey sabia disso (...). Amor e romance não tinham mudado nada em sessenta anos. Não o verdadeiro amor. Era sempre o mesmo em milhares de anos.” (Pág. 182)
Apesar da trama simples e do final obviamente feliz, “Um Ano Inesquecível” foi uma boa leitura e superou as minhas expectativas. Esperava um livro dramático e entediante, mas acabei me surpreendendo. Apesar de não ter nada de inovador, a leitura rápida e trama bem feita deixaram o livro confortável e gostoso de ler.
A escrita de Anthony é simples, mas bem feita. Entretanto, não entendi por que os capítulos focados em Jesse são narrados por ele enquanto os capítulos focados em Mickey são em terceira pessoa. Essa mudança de foco narrativo foi um pouco confusa no início, mas logo me acostumei e comecei a curtir a história.
Os personagens também foram bem criados, cada um possui sua característica própria e papel na trama. Jesse é um cara sensível e um protagonista carismático, entretanto sua dificuldade de se expressar e de se impor com sua família acabaram me irritando um pouco. Outra coisa que me tirou do sério foi o amadurecimento tardio, ele só entende a mensagem que o pai quer passar com a história de Gina no final, o que me deu vontade de entrar no livro e sacudi-lo! Mickey também é um homem sensível, principalmente quando se trata de Gina. Também foi fácil simpatizar com ele e Marina, que é uma garota inteligente e doce, e que também tem um pequeno amadurecimento ao longo da trama.
A editora fez um trabalho maravilhoso com o livro. A capa e contracapa são divinas e combinam com a trama, imaginei Jesse e Marina exatamente como os modelos da capa. A diagramação e tradução também estão boas, me lembro de ter encontrado apenas um erro no inicio do livro, quando o nome da personagem “Darlene” é trocado pelo nome de sua irmã “Denise”. As páginas amareladas ficaram perfeitas, ainda mais com os detalhes na parte superior. O tamanho e fonte das letras também estavam ótimos.
“Um Ano Inesquecível” é um livro simples, mas emocionante. Duas histórias de amor acontecendo nas mesmas páginas, mas em épocas diferentes, nos fazem pensar: afinal, o amor tem data de vencimento?
Recomendo esse livro para aqueles que gostam de um romance simples, mas suspirante, e que reforça nossa esperança no amor.
estranho esse negocio de 1° e 3° pessoa eim Oo
ResponderExcluirdesde que ele lançou quero ler ;~~
parece ser muito lindo
Adorei a resenha! É bem o tipo de livro que gosto de ler, mas ainda não tinha lido comentários sobre este. Me pareceu ótimo, vai pra listinha de leituras futuras hehehe
ResponderExcluirBeijos
http://spaceindaze.blogspot.com
Esse livro acabou de chegar,e acho que me encaixo no perfil que você indicou! Acho vou gostar (;
ResponderExcluirhttp://llivroseletras.blogspot.com.br/
Oie :D
ResponderExcluirConfesso a você que não tenho muita vontade de ler esse livro , e nem sei quando farei , não gosto muito da capa mais gosto não se discute , adorei a resenha beijos :)
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Gostei da resenha, não é o meu gosto para livro e com a sua avaliação de três estrelas nem me arriscaria a ler... Ah, te passei um meme, se quiser:
ResponderExcluirhttp://florescerepalavrear.blogspot.com.br/
A capa não me agradou (porque SEMPRE ESSES CARÕES NAS CAPAS, NOVO CONCEITO? Será que não dá pra dar uma trabalhada como vocês fizeram em O Ladrão de Almas?), a sinopse menos. A sua resenha me cativou um pouco, mas nada que me deixe extremamente ansiosa para ler o livro.
ResponderExcluirGislaine,
atualizado, comenta?
Jeito Inédito
É não deu muita vontade de lê-lo não, livro de romance igual a o Nicholas não tem não. Têm post novo lá no blog passa lá.
ResponderExcluirEu gostei muito do livro, e adorei sua resenha.
ResponderExcluirUm beijo.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Olha o livro que eu ganhei! Não vejo a hora de ler, eu gosto de um livro leve e bem escrito :)
ResponderExcluirBeijos
Já conhecia o livro e já tá na minha lista!!!! Tô mega ansiosa pra ler, me identifico com a visão do Jesse sobre o amor.
ResponderExcluirAmei esse livro. quero muito lê-lo.. tenho a mesma visão de Mickey sobre o amor!!
ResponderExcluirNão sou muito fã destes tipos de livro, mas por esse me interessei.
ResponderExcluirNão gosto muito também quando há mudança de narrativa. Mesmo assim tenho muito vontade de ler esse livro.
Esse livro me chamou atenção pelo fato de ter um senhor de idade na historia (adoro historias assim) pois essas pessoas sempre tem algo para falar sobre o que ocorreu em sua vida, enfim ja estou fascinada pelo 'senhorzinho' do livro (esqueci no nome). O livro me parece ser otimo, sem duvida vou querer ler esse livro!
ResponderExcluirPs: Preciso falar que amei a capa (*-*)
Estou ansiosa para ler esse livro, apesar de ter lido uma outra resenha bem desanimadora. Acho que seria uma leitura legal, e toda vez que vejo essa capa, lembro do Tio Sparks. Beijo!
ResponderExcluir