Título: P.S. Eu Te Amo
Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 368
Classificação: 4/5
Sinopse: Gerry e Holly eram namorados de infância e ficariam juntos para sempre, até que o inimaginável acontece e Gerry morre, deixando-a devastada. Conforme seu aniversário de 30 anos se aproxima, Holly descobre um pacote de cartas nas quais Gerry, gentilmente, a guia em sua nova vida sem ele. Com ajuda de seus amigos e de sua família barulhenta e carinhosa, Holly consegue rir, chorar, cantar, dançar e ser mais corajosa do que nunca.
Holly e Gerry formavam um casal perfeito, casados há sete anos, mas juntos desde a adolescência, eles eram extremamente felizes. Mas, após estranhas e fortes dores de cabeça, Gerry consulta um médico e descobre que está com um tumor no cérebro. Depois de meses de luta contra a doença, ele falece e Holly se torna uma jovem viúva.
“Lágrimas pesadas desciam por seu rosto e ela envolveu o corpo com os braços para se consolar. No telão, ela havia visto como realmente se sentia. Perdida e sozinha.” (Pág. 123)
Dois meses se passam e Holly não podia estar pior. Ela se afastou dos amigos e da família e passa grande parte do dia chorando e relembrando momentos da sua vida com Gerry. A garota simplesmente não sabe o que fazer, sua vida girava em torno do marido e agora ela está sozinha, sem emprego e sem nenhuma desculpa para se levantar de manhã.
“A vida toda dele amontoada em 20 sacos de lixo. As lembranças dele e dela guardadas na mente de Holly. Cada item guardava poeira, lágrimas, risos e lembranças.” (Pág. 102)
Um dia, Holly é acordada por um telefone da mãe. Ela fica sabendo que um envelope fechado endereçado a ela está na casa dos pais e que, possivelmente, ele era de Gerry. Holly busca o envelope e descobre que ele era realmente de Gerry. Dentro, há dez pequenos envelopes e em cada um deles havia um mês escrito, começando em Março e terminando em Dezembro.
Anos antes, antes mesmo de Gerry ficar doente, ele prometeu a esposa que faria uma lista para ela onde ele a ajudaria a seguir em frente após a sua morte. Era apenas uma brincadeira naquela época, mas Gerry tinha levado sua promessa a sério e escrito todos os dez envelopes. Cada envelope continha uma pequena mensagem ou dever que Holly deveria cumprir e eles só poderiam ser abertos no mês certo.
“Minha amada Holly, (...) Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida...Você foi a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo de sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras.” (Pág. 29)
Assim, Holly começa a seguir os conselhos e instruções de seu falecido marido. Além de ser algo que a estava ajudando a se recuperar, era uma maneira dela se sentir novamente perto do amado. O tempo passa e cada mês Holly abre um envelope. Ela começa a se recuperar, mas não será tão fácil quanto ela imaginava. Algumas instruções podem até parecer bobas, mas no fundo serão elas que incentivaram Holly a se recuperar. Entretanto, as cartas de Gerry ajudam no processo e, ao mesmo tempo, dificultam.
"Percebeu que estava voltando aos antigos hábitos. Todos os pensamentos positivos das últimas semanas estavam desaparecendo pouco a pouco a cada dia. Era muito cansativo tentar ser feliz o tempo todo, e ela simplesmente não tinha mais energia para isso." (Pág. 69)
“P.S Eu te amo” é um livro emocionante e divertido, mas com um tema um pouco pesado. Entretanto, escrita de Ahern é leve e ágil, a narrativa em terceira pessoa ficou bem feita e fácil de ler, o que tirou um pouco do peso da obra. Ahern conseguiu abordar um tema difícil, morte e luto, mas sem ser muito exagerada ou dramática. Derramei algumas lágrimas com “P.S Eu te amo”, mas o livro não chegou a me deixar triste (coisa que eu odeio em um livro), mas sim emocionada e envolvida com a história.
A trama foi bem criada, assim como os personagens. Holly é uma protagonista sensível e honesta sobre os seus sentimentos, o que nos faz simpatizar com ela logo de cara. Os outros personagens também são cativantes, cada um tem suas características próprias e papel na história.
A editora fez um bom trabalho com o livro, apesar de que encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada relevante. Adorei os detalhes colocados no inicio de cada capítulo e também gostei bastante da capa. O único ponto negativo que vi foi a imagem de um gravador com um bilhete de “Ouça-me” no verso do livro. Se me lembro corretamente, no filme Gerry deixa mensagens gravadas para Holly, mas não há algo desse tipo no livro, então, ficou meio sem sentido a ilustração.
“P.S Eu te amo” é um livro lindo, triste, mas também divertido. Gostei bastante da história e estou começando a me tornar uma fã da Ahern. Recomendo o livro para todos, afinal, todos já passamos ou passaremos pela mesma situação que Holly e acho importante termos consciência de que precisamos seguir em frente. Quem gostou do livro “O Começo do Adeus” (Anne Tyler), com certeza vai gostar de “P.S Eu te amo”.
“- Mas Holly, a vida de ninguém é repleta de momentos perfeitos. E se fosse, não seriam momentos perfeitos. Seriam apenas normais. Como você conheceria a felicidade se nunca passasse pelas fases tristes?” (Pág.301)
Eu já assisti o filme, e é muito emocionante, e estou muito ansiosa pra ler esse livro que por sinal acabei de ganhar em um promoção. Ainda bem que a autora soube como abordar um assunto tão pesado, caso contrário seria muito complicado fazer a leitura: morte e luto são muito difícil mesmo.
ResponderExcluirBeijos
Leituras da Paty
Eu vi apenas o filme, mais não sei se leria o livro.
ResponderExcluirNão foi um filme do qual eu gostei muito muito. Até que a história é linda mais não me ganhou totalmente.
Gostei da resenha, bjos....
Tenho muita vontade de ler este livro, não tive a oportunidade de assistir o filme, mas o livro não deixarei passar. Parabéns pela resenha.
ResponderExcluirBjos!!
Cida
Moonlight Books
Esse livro está na minha estante esperando para ser lido! Eu já assisti o filme, e agora estou louca para lê-lo :) A história parece tocante, mas mesmo assim não tão pesada xD Beijinhos!
ResponderExcluirhttp://spaceindaze.blogspot.com
Amei a resenha! :D
ResponderExcluirO livro é muito lindo, apaixonei me!
beijos
Modaeeu.blogspot.com
Eu vi o filme. Ainda não li o livro, mas lerei!!!!
ResponderExcluirGostei de seu blog, primeira vez por aqui.
Sua resenha me fez querer ler o livro,
Beijo,
Pâmela Rodrigues
http://listerealize.blogspot.com
assisti o filme dele e amei, ams todo mundo fala que o livro é totalmente diferente, então quero ler ele né *--*
ResponderExcluirnão li O Começo do Adeus, mas tbm tenho vontade de ler... gosto de romance :D
Nossa você clareou minha mente, não li o livro só vi o filme e vivia resmungando o por que de receber cartas depois do marido ter morrido, eu não iria gostar poxa deixa eu passar minha tristeza sem ter que ficar lembrando todo mês que ele morreu né, li muitas resenhas e nenhuma dizia que ele tinha combinado com ela de escrever as cartas é bem melhor saber isso por que mesmo que fosse uma brincadeira ela sabia que ele poderia ter deixado cartas eu achei que fosse uma ideia dele sem consentimento da esposa, mesmo assim eu não ia gostar de receber as cartas rsrs
ResponderExcluirbjos
O que falam bem desse livro não é brincadeira!!!
ResponderExcluirTenho tantas leituras pendentes. Com a monografia, então, atrasei muitas... Mas estou pensando em inclui-lo em minha lista...
Ainda não li esse livro,mas já vi o filme,então perdi um pouco a vontade de ler o livro,o filme eu realmente não gostei,acho que poderiam ter escolhido uma atriz mais meiga,mais feminina,sei lá,pq ia passar uma imagem mais romântica.Não consegui me emocionar vendo o filme,talvez com o livro eu possa :D
ResponderExcluirhttp://llivroseletras.blogspot.com.br/
p.s eu te amo resenha
ResponderExcluirJá assisti ao filme mas ainda não li o livro, mas ainda bem que como vc disse, derramou algumas lágrimas mas não ficou triste. Também não gosto de ficar triste lendo. E que a narração é em 3º pessoa. Eu gosto. Adorei a sua resenha, dá vontade de ler agora mesmo. Nunca li nada dessa autora.
ResponderExcluirBeijos
ADriana
Jura que ele não te deixou triste? Sempre ignorei este livro pq eu jurava que ele me deixaria super deprimida :/ eu também não curto livros que me deixem triste rsrs mas bateu uma vontade agora de ler ahauahu
ResponderExcluirBeijos
O filme foi muito bom. Não lembro se chorei, pois faz um tempinho que vi já. Quero muito ler o livro. Você comentou sobre a imagem da fita que aparece no livro, também achei meio sem nexo sendo que não há nada que a envolva no livro. Enfim, adorei a resenha.
ResponderExcluirEu assisti ao filme e me emocionei muito. Achei a história maravilhosa. Quero muito ler o livro e gostei da sua resenha.
ResponderExcluirEu já assisti o filme tres vezes émuito bom, a história e tudo mais, como os livros são sempre melhores que o filme, espero ler logo, a cecelia ahern é demais ne?
ResponderExcluirEu li e vi o filme. Sinceramnte o filme é mais ou menos.. Pra mim ele não consegue captar a essencia do livro, que é perfeito. Um dos melhores que já li na vida. *-*
ResponderExcluirAmei a resenha, o livro tudo, só seria perfeito se eu já tivesse lido esse livro q parece,ser maravilhoso!!!
ResponderExcluirAssisti apenas o filme...
ResponderExcluirCara, adorei o jeito que tu resenha, citando trechos... Devorando... Nos convidando pra ler junto!
Nunca assisti o filme, prefiro ler o livro primeiro antes do livro, gostei da historia. Espero ler logo esse livro.
ResponderExcluirEssa resenha me inspirou muito à ler o livro, parece que a história faz com que nós(leitores) fiquemos apaixonados juntos com as personagens... Muito boa, parabéns!
ResponderExcluirO livro da minha vida! A coisa mais deliciosa e mais dolorida de se ler! Cecelia ARRASOU!
ResponderExcluirBeijo,
http://entaoqsd.blogspot.com.br/
& http://confesionesenpalabras.blogspot.com.br/
Assiste o filme, e digo a vocês e maravilhoso, mais me disseram que o livro e melhor ainda.. depois dessa resenha maravilhosa, estou com muita vontade de lê-lo.. Amei!!
ResponderExcluirAssisti ao filme e achei emocionante!
ResponderExcluirAinda não li o livro, mas já li muitas resenhas com avaliações positivas.Com certeza vou ler.
Pela resenha já fiquei com mais vontade de ler tem amor,amizade,tristeza,drama,superação...
A história desse livro deve ser muito linda, e cheia de romance!
ResponderExcluirEspero ler em breve, já que o filme é excepcional o livro só pode ser muito melhor!
Deve ser muito emocionante , já que sua resenha me deixou com muita mais vontade de ler o livro!
Eu ganhei esse livro em uma promoção, em alguns dias eu recebo ele. Ainda não assistir o filme, porque eu prefiro ler o livro primeiro. Não vejo a hora de recebe-lo *-*
ResponderExcluirAdorei a resenha :D
Beijos, Andressa.
Achei a capa dele tão bonitinha, e o livro parece ser tão bom, que eu vou ler.
ResponderExcluirAinda não li o livro mas já assisti o filme, a história é muito linda!! Apesar de eu achar alguns momentos muito dramáticos, espero que o livro mude este meu pensamento.
ResponderExcluirBjs
Olá, adorei a resenha.
ResponderExcluirTenho curiosidade pelo livro porque sou a única pessoa que conheço que não chorou com o filme (apesar de achar lindo)! Já ouvi maravilhas sobre a escrita da Cecelia e de como ela leva a história de forma leve e fácil para os leitores. A capa também é perfeita.
Beijos.
http://vidadaleitora.blogspot.com/
Meu sonho é ler este livro!! Ja vi o filme, e é muito emocionante, mas acho que o livro é sempre melhor, mais completo. Ouvi dizer que o livro explora bastante os personagens secundários, o que, claro, não ocorre com o filme. Enfim, quero muito lerrrrr, amo romances xD
ResponderExcluirEu já assisti ao filme e chorei demais... E quero muito ler o livro!
ResponderExcluirPorém, não estou num momento muito romântico, então esse não é uma boa época para essa leitura... Passei um tempo lendo muito Nicholas Sparks (que eu entendo ser um estilo parecido com esse)e essa leitura está me enjoando porque tem personagens que parecem que gostam de sofrer... rs
Mas, daqui a um tempo com certeza lerei!
Beijos
http://livrosebatons.blogspot.com.br/
O Filme PS eu te amo é um dos meus romance favorito (apesar de não gostar muito da Holly do filme), e desde que assisti ao filme, queria saber mais detalhes desse romance tão lindo e isso só é possível através do livro mesmo ( e quem sabe eu não goste mais da Holly do livro).Quero muito ler.
ResponderExcluirnossa o q falar desse livro?! ele é perfeito!!!!!!! amei a resenha,acho o filme maravilhoso o livro é muito mais!!!
ResponderExcluirEu já li o livro e é realmente muito bom, muito melhor que o filme (como sempre rs, o livro passa muita emoção. Realmente a resenha está demais!
ResponderExcluirÉ uma história bonita e tocante.
ResponderExcluirJá assisti ao filme, porém o livro ainda não tiver a oportunidade de ler. Gostaria muito!
Não gosto muito de livros que abordam morte e luto. Sempre estou fugindo desse tipo de leitura, me deixa pra baixo, sei lá. Tá, a história pode ser linda e tudo mais, mas não faz muito meu tipo. Sabe, gente doente, morte, já basta o Nicholas Sparks haha
ResponderExcluirEu não li o livro, só vi o filme, e achei que deixou um pouco a desejar. Já o livro, pelo que vi, talvez seja um pouco diferente, o que é bom. A resenha esta muito dinâmica e diferente, parabéns!
ResponderExcluirSó não é meu preferido dela porque tem outro no lugar, mas é o segundo melhor. Adoro esse livro, achei muito bonita essa história.
ResponderExcluirEu não li o livro ainda, mas um dia quero... Já assisti o filme, mas já ouvi falar q o livro é um pouco diferente. O filme é um dos meus preferidos, sempre me emociono com a linda história e a mensagem de que se precisa seguir sempre em frente, mas nunca esquecer!
ResponderExcluirConcordo plenamente, lindo, emocionante, chorei muito rsrs o filme também é muito bom!!
ResponderExcluirAMO, AMO E AMO #NADAMAIS
ResponderExcluiré absolutamente impossível ler e não se envolver e encaNtar!