Título: O Morro Dos Ventos Uivantes
Autor: Emily Brontë
Editora: Martin Claret
Ano: 2011
Páginas: 406
Classificação: 3/5
Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas, incluindo os belos personagens de Stephenie Meyer.
Sr. Lockwood troca a Londres de 1801 por uma agradável propriedade rural, onde busca descanso e paz. Seu único vizinho é o seu locatário, o Sr. Heathcliff, que vive na propriedade vizinha nomeada de “Morro dos Ventos Uivantes”. Lockwood, disposto a fazer amizade com o único vizinho, visita Heathcliff mais de uma vez, mas é sempre recebido de forma rude pelos habitantes e até mesmo empregados da casa.
Em uma de suas visitas, Lockwood acaba por ter que passar a noite na casa devido a uma nevasca. Lá, ele vive uma experiência assustadora e desconfortável, aonde chega até mesmo a presenciar a aparição de um fantasma. A experiência, somada ao modo como é tratado por Heathcliff, leva Lockwood a buscar respostas em uma das empregadas de sua casa, Helena Dean, que é uma das poucas testemunhas da conturbada história de Heathcliff e de Morro dos Ventos Uivantes.
“- (...) Teu sangue sempre calmo não conhece as ardências da febre. Tuas veias estão cheias de água gelada. Mas as minhas fervem e, diante de semelhante frieza, pulam.” (Pág. 142)
Muitos anos antes vivia em Morro dos Ventos Uivantes uma família comum e feliz, os Earnshaw. A família era composta por um casal e seus dois filhos, mas, na volta de um de suas viagens, o pai das crianças acrescenta um novo morador a casa, um menino que ele encontrou pelas ruas de Liverpool e que nomearam de Heathcliff. O filho mais velho do casal, Hindley, não se adapta ao novo “irmão”, mas sua irmã Catarina desenvolve uma amizade com o garoto que, anos depois, se transforma em um amor doentio e conturbado, que é causa de inúmeras disputas, desavenças e verdadeiras tragédias.
“Meu amor por Heathcliff assemelha-se aos rochedos imotos que jazem por baixo do solo: fonte de alegria pouco aparente mas necessária. Nelly, eu sou Heathcliff. Ele está sempre, sempre, em meu pensamento. Não como um prazer, visto que nem sempre sou um prazer para mim mesma, mas como meu próprio ser.” (Pág. 100)
O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e mundial e por isso tinha grande expectativas para ele. Mas, eu esperava uma história de amor extremamente romântica, no estilo dos livros de Jane Austen, mas me surpreendi profundamente. Por mais que eu tenha gostado de ser surpreendida e de O Morro dos Ventos Uivante não ser um romance bobinho, acabei não gostado muito do livro, não tanto quanto eu esperava.
Achei bem interessante, ainda mais pela época em que foi escrito, que a autora tenha mostrado outro lado do amor, o lado mais real, onde as pessoas mostram o seu melhor e pior para conseguir o que querem. O livro com certeza merece seu lugar entre os clássicos, ainda mais por ter um romance diferente dos demais. Entretanto, por mais que a trama tenha me chamado a atenção, ela não me conquistou.
O Morro dos Ventos Uivantes começou entediante e confuso, mas conforme avançamos na narrativa e a história começa a se desenrolar, acabamos por começar a gostar do livro. Entretanto, antes mesmo do meio do livro, a história começa a tomar rumos que me desagradaram profundamente, a começar pelos personagens.
Catarina e Heathcliff são protagonistas bem irritantes, sempre tomando a atitude errada e que ficam se lamentando depois. Catarina é muito mimada (assim como sua filha) e quer que todos façam suas vontades, além de esperar o amor, pena e compressão de todos. Heathcliff também não me despertou qualquer simpatia, ele foge de qualquer padrão dos bons protagonistas, e não de uma maneira boa. Ele simplesmente não desperta qualquer sentimento além de raiva e antipatia, com seu jeito nada louvável de conseguir o que quer. Sério, esse cara é um verdadeiro psicopata: manipulador, mentiroso e impulsivo. Os outros personagens são até aceitáveis e compreensíveis, mas não consegui engolir Catarina e Heathcliff.
Os rumos da trama também não me agradaram e o final foi revoltante. Não quero soltar spoilers, mas é preciso falar do final. O livro foi difícil de ler e muito cansativo, então quando eu cheguei ao final e, bom, não aconteceu nada de muito importante, eu fiquei me perguntando qual é a lição de O Morro dos Ventos Uivantes: os malvados sempre saem ilesos? Não vi sentindo em toda aquela história se ela acaba daquele jeito. Depois de todas aquelas páginas e de todas aquelas confusões, o final está longe de ser satisfatório, ainda mais que ele é mais ou menos feliz. Outra coisa que me tirou do sério foram aquelas falas enormes. A narração em si até que não é difícil ou mesmo cansativa, mas quando um mesmo personagem tinha uma fala de duas ou três páginas em um mesmo diálogo, isso me tirava do sério.
Como já disse, O Morro dos Ventos Uivantes não é difícil de ler e sim cansativo. São muitas páginas, muitos personagens e muitos acontecimentos, o que somado aos pontos negativos que já citei, fez com que eu não gostasse muito do livro, ou mesmo que me divertisse com a leitura. Não me arrependi de ter lido, afinal todos os livros são conhecimentos e sendo O Morro dos Ventos Uivantes um clássico, eu iria lê-lo cedo ou tarde, entretanto, não pretendo relê-lo, não por espontânea vontade. Recomendo o livro apenas para aqueles que gostam de conhecer clássicos e que tem paciência para lê-los até o fim.
A editora fez um trabalho maravilhoso. A capa é até bonita, não encontrei nenhum erro e a tradução e diagramação estão bem feitas.
Oi,flor!
ResponderExcluirEu já li esse livro faz muito tempo. Eu gostei mas como você mesmo disse, ele é realmente um livro cansativo, com uma narrativa muito densa. Eu prefiro o filme..rsrsrs
Adorei sua resenha. Maravilhosamente bem elaborada!
Bjs!
Tem resenha nova no blog.
Bjs!
Zilda
Cachola Literária
Oi amiga, eu tenho esse livro em casa.. mais na versão antiga.. hehe
ResponderExcluirmais não tenho vontade de ler não..
Eu não gosto muito quando os livros ficam cansativos..
Haaa e eu não tenho paciencia;;.
bjs
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Concordo em gênero, número e grau. Também não gostei do casal e achei o livro cansativo, quem gosta de clássicos (o q não é bem o meu caso) vai amar esse livro.
ResponderExcluirÉ né, eu adoro esse livro!
ResponderExcluirNão acho os persoangens principais irritantes, acho eles fantásticos principalmente pelos seus defeitos.
E não acho cansativo. E sim adoro clássicos! Mas reconheço os clássicos cansativos (não estou dizendo que tua opinião está errada, apenas estou destacando a minha).
Eu AMO Jane Eyre, e gosto bem mais da história de Charlote do que de Emily, ainda assim tenho que reconhecer que ela é mais brilhante das três irmãs, principalmente no quesito inovação para a época. E para uma escrita feminina.
O fim da história, simplesmente não poderia ser outro, diante de um amor vivido de modo doentio pelos caminhos escolhidos e direcionados pela vida.
Sinceramente, Belo desastre possui traços bem semelhantes ao Morro dos ventos uivantes, e um final bem 'tolo e inverossímil'. E sim, eu adorei Belo desastre.
liliescreve.blogspot.com
Já li O Morro dos Ventos Uivantes e gostei bastante,embora tenha achado um pouco mórbido.
ResponderExcluirAmei a resenha!
Beijos, Paati'
Eu conheço a história pelo filme, por isso não li o livro e não sei se lerei algum dia. Ótima resenha.
ResponderExcluirmaravilhosomundodetinta.blogspot.com.br
Ainda não li o livro. Ele está na minha lista de desejos, mas não tenho tanta vontade de ler assim não, então existe vários outros livros prioritários.
ResponderExcluirOie. Eu adoro o livro (e não é por causa da bela de crepusculo rs), li a primeira vez muito tempo antes dele ser citado no filme, e fiz uma releitura depois. Posso te garantir, que da segunda vez gostei bem mais. Concordo com a análise dos personagens. A Catarina é uma chata a maior parte do tempo rs mas eu gostei muito do livro, tanto que é meu favorito.
ResponderExcluirBjos
Tenho o livro, mas ainda não tive vontade de ler.
ResponderExcluirtalvez eu leia depois..
ótima resenha.. =)
Oii, apesar de ter esse livro há um tempão ainda não o peguei para ler, já que apesar de ter uma certa curiosidade, vejo muitos comentários negativos a respeito da história ser muito cansativa e enrolada, rs. Mas enfim, espero gostar. Odeio personagens chatos ¬¬
ResponderExcluirBeijo!
noooossa, estava super ansiosa por esta sua resenha eiim!
ResponderExcluira versão que eu tenho dele é um pouco mais feinha do que esta hahaha
que pena que vc não gostou... eu tbm não gostei :(
pretendo ler ele um dia novamente para ler se mudo de opinião... mas acho meio dificil :S
Li esse livro faz um tempão já, eu tinha meus 16 anos kkkk lembro que a leitura dele não foi fácil e até meio depressiva mas no final (na hora do balanço) foi um livro que me tocou de uma maneira diferente =*
ResponderExcluirAchei a história dos dois triste e bela (Sou romântica daquelas que não abrem mão de um final feliz) mas foi com esse clássico que eu percebi como o ser humano pode se perder por causa de uma amor :/ como somos vulneráveis e suscetíveis a atitudes mesquinhas e estúpidas quando estamos amando/odiando e por aí vai
Os personagens tinham atitudes de monstros (monstros humanos apaixonados e orgulhosos) de uma certa forma me encanta rsrs acho que sou meio estranha kkkkkkk
Não recomendaria a leitura para todos tsc tsc
Beijos
Eu sempre tive vontade de ler esse livro, minha mãe ganhou recentemente. Mas como é edição de bolso e eu estou sem meus óculos não lerei . hahaha
ResponderExcluirMas sua resenha está ótima mesmo.
Parabéns :D
Eu tenho esse livro faz tempo mas ainda não li, gosto de classicos e sei que esse é mais pesado hehe
ResponderExcluirbjos
A beleza da literatura é essa, né? Um livro que alguém pode amar e se emocionar, outro pode detestar. Eu adoro esse livro! É um dos meus preferidos (e olha que não gosto de romances). Concordo que a Cathy é meio irritante (eu queria bater nela algumas vezes, hehe), mas Heathcliff é um dos meus personagens preferidos da literatura (adoro esses personagens cheios de defeitos). Enfim, que pena que você não gostou. Realmente são muitos personagens e muitos acontecimentos então se você não está gostando da leitura, realmente se torna uma tarefa quase ardua, hehe.
ResponderExcluirAdorei a sinceridade da resenha.
Beijos
www.alemdacontracapa.blogspot.com
Realmente é uma leitura cansativa e tals...
ResponderExcluirMas eu simplesmente Amoooo esse livro..amo, amo, amo!!
Infelizmente ainda não vi o filme.
Estou muito interessada no livro. Ainda não o li, nem o tenho na estante, mas já ouvi falarem muito bem dele. Beijo!
ResponderExcluirTodo mundo fala muito bem dele. Não posso dizer que não gostei... Li uma vez um emprestado e depois comprei para ler novamente. Acho que é um livro "diferente", mas cansativo. Recomendo para quem curte ler clássicos também.
ResponderExcluirEsse livro é um clássico e eu já li uma versão dele mais antiga, se não me engano datada de 1971. Depois assisti ao filme, duas vezes por sinal, uma versão de 1978 e outra de 1998. Agora desejo reler o livro. Gostei muito da resenha.
ResponderExcluirAh discordo da resenha, pra mim O Morro dos Ventos Uivantes é 5 estrelas, e eu amo os protagonistas! Inesquecível.
ResponderExcluirah, eu nem achei cansativo. Li 2 vezes e pretendo reler novamente... adoro a construção dos personagens, e considero um romance de horror mesmo, afinal, Heath é assombrado pelo fantasma de Cathy xd hahaha
ResponderExcluirmas enfim... sou apaixonada e suspeita pra falar, pois se trata da 5Love da minha vida. [Sim, um dos meus 5 livros preferidos, de todos que já li xD]
Eu estou louca para lê-lo novamente, porque talvez na época eu não tivesse tanta maturidade para entender o livro. Mas não considero muito um livro de horror rs
Excluir