Título: Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 288
Classificação: 4/5
Sinopse: A designer-revelação Lola Nolan não acredita em moda… ela acredita em trajes. Quanto mais expressiva for a roupa — mais brilhante, mais divertida, mais selvagem — melhor. Mas apesar de o estilo de Lola ser ultrajante, ela é uma filha e amiga dedicada com grandes planos para o futuro. E tudo está muito perfeito (até mesmo com seu namorado roqueiro gostoso) até os gêmeos Bell, Calliope e Cricket, voltarem ao seu bairro. Quando Cricket — um inventor habilidoso — sai da sombra de sua irmã gêmea e volta para a vida de Lola, ela finalmente precisa conciliar uma vida de sentimentos pelo garoto da porta ao lado.
Lola é uma garota de 17 anos que não gosta apenas de criar roupas, mas que ama se vestir de maneira única e inusitada. Seu talento para moda é incontestável e apreciado por todos a sua volta. Seus pais são Andy e Nathan, um casal gay super fofo e que dá total apoio à Lola, exceto quando se trata de seu namorado Max. Max é um típico roqueiro de aparência rebelde e que não atrai nenhuma simpatia de Andy e Nathan, afinal ele tem 22 anos, enquanto Lola tem apenas 17.
“Tenho três desejos simples. Sem dúvida, pedir por eles não é demais. O primeiro é participar do baile de inverno vestida de Maria Antonieta. (...) O segundo é que meus pais aprovem meu namorado. (...) E o meu terceiro desejo? Nunca, jamais, em hipótese alguma voltar a ver os gêmeos Bell. Nunca mais.” (Pág. 7)
Apesar das desavenças de Lola com seus pais por causa de Max e seus problemas relacionados à sua mãe biológica Norah (uma alcoólatra que engravidou na adolescência, mas que não queria abortar a criança, então a entregou para o irmão e seu companheiro, Nathan e Andy, que já eram casados na época e queriam adotar uma criança), a garota leva uma vida tranquila. Entretanto, tudo muda quando a família Bell volta a morar na casa ao lado.
Lola cresceu ao lado dos gêmeos Bell, Calliope e Cricket, e os três eram amigos até o momento em que Calliope passou a ver a amizade do irmão com Lola como uma ameaça e então começou a odiá-la. Desde pequena, Calliope é uma patinadora artística talentosa, o que levou a família a se mudar diversas vezes nos anos seguintes.
Entretanto, quando Lola tinha quinze anos e os gêmeos dezesseis, e eles voltaram a ser vizinhos, a amizade entre Cricket e Lola ressurgiu e se transformou em namoro. Mas, a paixão entre os dois não durou muito e logo a família Bell foi embora novamente e Lola ficou para trás, com o coração partido e desejo de nunca mais rever os Bell.
“– Então, você acredita em segunda chance? – Mordo o lábio.– Segunda, terceira, quarta. O que for preciso. Por mais tempo que leve. Se for a pessoa certa. – ele acrescenta.
- Se essa pessoa for... a Lola?Dessa vez, ele retém meu olhar.- Só se a outra pessoa for o Cricket.” (Pág. 231)
Mas, agora que os Bell estão de volta mais uma vez e, aparentemente, não pretendem partir tão cedo, Lola percebe que a amizade com Cricket ainda pode ressurgir, mas não sem despertar velhos sentimentos e conflitos. Dividida entre a sua vida atual e a antiga, entre seu namorado atual e o antigo, Lola tentará achar as respostas que procura sem magoar ninguém, mas também sem ser magoada. Tarefa que, obviamente, não será nada fácil ou mesmo livre de muitas confusões.
“Não acredito em moda. Acredito em figurino. A vida é curta demais para sermos a mesma pessoa todos os dias.” (Pág. 10)
“Lola e o Garoto da Casa ao Lado” é um livro divertido e fácil de ler, mas, como “Anna e o Beijo Francês” (resenha aqui), não trás nada de novo, o que de maneira alguma torna a obra menos interessante ou cativante. As semelhanças entre “Anna” e “Lola” são muitas, um livro não apenas lembra o outro, mas acabam por se completar. Em “Lola” temos não só a aparição de Anna e St. Clair, mas também a participação deles, o casal exerce um papel bem importante na história, além de dar continuidade a história que começou em “Anna e o Beijo Francês”.
Foi muito inteligente da parte da autora colocar o casal do primeiro livro neste segundo, deu um toque especial a história. E tenho que dizer, Perkins sabe construir uma história. Como já disse, ela não traz nada de novo, mas sua narrativa é tão leve e a trama tão bem construída, que é impossível não gostar de suas histórias, de não se envolver com os personagens e claro, de não torcer por eles.
É impossível não comparar as duas obras de Perkins, mas por mais que eu tenha gostado bastante de “Lola”, “Anna e o Beijo Francês” é o meu queridinho da autora. As duas tramas são deliciosas e divertidas, apesar de que “Anna” é um pouquinho mais engraçado. Ambos também têm cenários maravilhosos, mas não é nem preciso dizer que Paris ganha de São Francisco, certo? Tirando esses pequenos detalhes, o que definitivamente me fez gostar mais de “Anna” foram os personagens.
Em “Lola” também temos personagens divertidos, envolventes, com características marcantes e papel na trama, mas os personagens de “Anna”, a própria protagonista em si, me agradaram mais. Em questões de personalidade, a Lola é muita mais chamativa, marcante e impulsiva do que a Anna, mas aquele jeitinho tímido e indeciso da Anna me conquistou muito mais (isso sem falar que ela tem um nome lindo que por acaso é o mesmo que o meu). O Cricket, como o St. Clair, é um bom rapaz (do tipo que não se acha dando sopa por aí) e tem sua característica marcante, mas faltou nele aquele “quê” apaixonante do St. Clair, o que contribuiu mais ainda para a minha preferência por “Anna”.
Já que estamos comparando, “Lola” ganha uns pontos a mais que “Anna” quando o tema é capa. Ao contrário de “Anna”, onde a capa não tem nada a ver com os personagens, a capa de “Lola” traduziu perfeitamente o casal da história, isso sem falar que ela é muito mais bonita (no geral) do que a de “Anna”. Outra coisa que faltou em “Anna”, mas que apareceu em peso em “Lola”, foram os pequenos detalhes que deram um toque especial ao livro, como a fonte diferente no início dos capítulos e a numeração das páginas acompanhadas de pequenos corações. A editora realmente fez um trabalho incrível com “Lola”, a tradução estava super bem feita e não encontrei nenhum erro.
Semelhanças e diferenças a parte, “Lola e o Garoto da Casa ao Lado”, assim como “Anna e o Beijo Francês” são livros que eu recomendo sem pensar duas vezes. Ambas as histórias são divertidas e apaixonantes, além de bem feitas. Perkins é uma escritora para ficar de olho, pois promete sempre livros divertidos e de qualidade.
Leia também:
Nossa adorei sua resenha :)
ResponderExcluirEu tenho muita vontade de ler Anna e Lola , já está na lista há um tempo mais com tanta coisa na frente fica meio difícil hahaha , mais depois da sua resenha vou correr na livraria e comprar !
euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )
Eu já comentei isso em outra resenha (acho que no Livros e fuxicos), essas referências me fazem recordar de um autor da minha infância/adolescência que eu tanto amo: Álvaro Cardoso Gomes, os personagens de outros livros apareciam vez ou outra já que as tramas se passavam na mesma época, na pequena cidade de Americana.
ResponderExcluirAdoro isso!
E muito afim de ler Lola porque também gostei bastante de Anna.
liliescreve.blogspot.com
Adorei a resenha, apesar de ser do livro da Lola, fiquei com muita vontade de ler Anna e o beijo Francês!
ResponderExcluirBjos
Eu adorei esse livro! Foi o primeiro da autora que li e agora quero ler o "Anna".
ResponderExcluirA escrita dela é muito divertida e te conquista logo de cara!
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Ainda não li nada da autora, e agora com sua resenha e indicação, acho que vou ficar de olho e passar a ler os livros dela, que deixa o leitor bem envolvido =D
ResponderExcluirBjs
daimaginacaoaescrita.com
Hey
ResponderExcluirAdorei a resenha, primeira que leio sobre o livro
HAHA a vida da Lola parece ser bem mais badalada que a da Anna
E que legal que ela e o St.Clair aparecem nessa história também...
Feliz Natal e Feliz 2013!!
Obrigada por estar com Obsession esse ano.
Equipe Obsession Valley
Estou louca para ler esse livro! Ganhei ele ontem num amigo secreto e acho que vou colocar ele como o primeiro na fila dos "para ler" hahaha
ResponderExcluirAmei a resenha e tenho certeza de que vou amar o livro <3
Beijos
http://spaceindaze.blogspot.com
Oie!
ResponderExcluirEu já li Anna e o Beijo Francês, achei mais ou menos. Talvez eu goste mais desse livro. Achei legal que o casal de Anna aparece neste!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Ahhhh resenha de Lola \o/ ahhh não creio! O.O Anna e St. Clair aparecem (me belisca que acho que estou sonhando kkkkkkk) em Lola!!!
ResponderExcluirNão vejo a hora de ler! Amei Anna e o beijo Francês e quero ler mais um da autora só tem uma coisinha de nada (Nome feio o do menino hein?! Cricket :/)
Resenha ótima (o que só aumenta minha vontade de ler!)
Beijos
não li nenhum livro desta autora ainda, mas tenho muita vontade.
ResponderExcluirtodos falam que Lola é bem melhor que Anna, mas como eu nunca li não posso dar minha opinião né :(
Oi flor!
ResponderExcluirAdoro livros leves! Sempre quis ler ana e o beijo francês, e agora vc fazendo referência de lola com esse livro da mais vontade de ler!
Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com
Esse livro já está na minha pilha, mas antes pretendo ler Anna e o Beijo Francês :)
ResponderExcluirFeliz Natal :)
Beijos, Rayra Mirelem
Books Lovely
Amei o livro desde q vi a capa pela primeira vez, e a cada resenha q leio fico ainda mais ansiosa para ler o livro.
ResponderExcluirEu adorei a resenha, fiquei muito interessada, quer dizer, muito mais, pq assim que a editora fez a divulgação eu fiquei com vontade e ler, e sua resenha muito boa *-*
ResponderExcluirBeijinhos
A história parece ser até divertida de se ler e esse tipo de "romance" nos encaixa como se estivéssemos na história...
ResponderExcluirAchei ótima a resenha!
Eu já o outro livro da autora Anna e o Beijo Francês e agora quero muio ler esse livro. Amei a resenha que está ótima.
ResponderExcluirAmo essa capa. Tô louca pra ler!
ResponderExcluirDe fato Lola foi é um livro que desejo muito, o enredo da historia me chamou bastante atenção e é bem atual, alem do que os personagens são lindos Lola parece ser bem divertida. Tambem gostei de Max (seu fofo)! Apesar de não te lido o livro anterior da autora ja estou fascinada pelos seus livros! Enfim nao preciso disser que quero ler o livro e que ele ja esta na minha lista.
ResponderExcluirParece ser uma leitura leve, rápida e divertida, ideal para esses dias de calorão, onde tudo que eu preciso é de uma boa distração e um motivo para ficar deitadinha na sombra.
ResponderExcluirAh quero muito ler esse livro parece super legal e também não li o beijo francês
ResponderExcluirbjos
Adorei a resenha, eu super me identifico com a Lola, porque também gosto bastante de moda! Acho que é uma leitura bem leve e descontraida, com certeza vou adorar ler!
ResponderExcluirestou ansiosa pra ler esse livro, ja adorei a "lola" antes de conhece-la
ResponderExcluirOlá.
ResponderExcluirAdorei a resenha. Ainda não li o livro, mas quero muito ler. Parece ser uma leitura bem leve, e rápida, e eu gosto de livros assim.
Beijos, Andressa.
O livro parece ser muito bom, assim que puder vou ler
ResponderExcluirSou doida pra ler o outro livro dela e agora esse finalmente foi lançado. E tem coisinhas do outro. Incentivo pra ler os dois não falta! Muito fofa essa história, adorei as resenhas que conferi.
ResponderExcluirquerendo muito ler esse livro
ResponderExcluirpela resenha o livro parece ser muito bom
Ótima resenha!
ResponderExcluirLi Anna e o Beijo Francês essa semana e já me apaixonei pela escrita de Perkins, e já ouvi falarem muito de Lola, por isso estou ansiosa. Pode até ser clichê, mas realmente a a escrita leve da autora faz tudo valer a pena, como você disse, ela sabe construir uma história.
Adorei as quotes que escolheu, me deixaram mais ansiosa ainda pela história.
Beijos.
http://vidadaleitora.blogspot.com/
Parece interessante, principalmente quando a autora introduz personagens de histórias anteriores, como uma continuação. Uma leitura leve, para todas as idades. Parabéns pela resenha! Beijos
ResponderExcluirwww.paraisodasbarangas.blogspot.com.br
Estou doida para ler este livro, apesar de não ter lido o livro anterior da autora, que por sinal é super bem recomendado tbm! Estou meio que indo pelas resenhas e comentários que vejo sobre o trabalho da autora e do próprio livro tbm! Gostei muito da sua resenha, só me deixou mais curiosa ainda!
ResponderExcluirxoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Estou louca pelo livro, especialmente depois de ter lido Anna e o Beijo Francês. Tenho quase certeza de que não vou me decepcionar!
ResponderExcluirBeijo.
docesabordoslivros.blogspot.com
ansiosa para poder ler para ser bem interressante
ResponderExcluiransiosa para poder ler esse livro parece ser interressante
ResponderExcluirEu quero muuuuuuito esse livro. Li o comecinho, pelo celular, mas não adianta, pra mim livro tem que ser tocado, lido em mãos!!
ResponderExcluirVi muitas pessoas dizerem bem deste livro!
ResponderExcluirEstou louquinha para lê-lo :D
beijos!
http://rollerbladesblog.blogspot.com.br/
Muito ansiosa para ler esse livro, adorei a história, e vou conhecer a lola e o garoto da casa ao lado!!!
ResponderExcluirEsse livro parece ser ótimo, já que está em todos os blogs com resenhas e promoções, além de críticas muito positivas. Estou ansiosa para lê-lo. :D
ResponderExcluirQuero muito esse livro, louca pra ganhar a promoção e desfrutar da historia.
ResponderExcluirEu adorei ler esse livro amiga, e adorei mais ainda ver sua comparação, visto que ainda não li Ana e o beijo, eu ganhei ana no blog da sora e pretendo ler em breve, ai eu vou lembrar da sua resenha!! ^^
ResponderExcluirbeijos
Mila
Daily of books
Ainda não conheço a autora,tenho apenas um livro dela, mas ainda tá na minha lista de leitura.
ResponderExcluirSó ouço elogios, e tô muito curiosa!
já li Anna e o Beijo Frances eu gostei , ^^ não foi o meelhor romance que há li(sou muito mais fã de personagens como Cat e Bones da Série Caçadora da Noite *-*) , mas o livro não deixa de ser bom,uma leitura leve ;D apenas estou esperando beem mais do Lola e o Garoto da Casa ao Lado , pois já li ótimas resenhas sobre ele.
ResponderExcluirestá na minha lista já , amei a resenha bjs ;*
Eu adorei esse livro! Os livros da Stephanie Perkins são ótimos!
ResponderExcluirE eu fiquei super apaixonada pelo Cricket! Como eu queria ter um vizinho assim! 'kk
Bjs
Eu li Anna e o Beijo Francês e não sabia que o casal do primeiro livro aparecia nesse, essa é a primeira resenha que vejo essa informação.
ResponderExcluirGostei bastante do primeiro livro, não é uma leitura das mais cativantes porém é bem gostosa e fácil e de acordo com a resenha de Lola deve ser assim também. Gostaria de ler, fiquei curiosa.
De verdade estou apaixonada pela sua resenha quero ler o livro o quanto antes , gostei muito de Ana e o beijo francês e gostei muito de saber um pouco mais sobre essa história ainda mais tendo os dois em Lola.
ResponderExcluirGostei muito dessa capa é muito fofa.
Li Anna e o beijo francês, e fiquei encantada pela autora Stephanie Perkins.Parabéns pela resenha,e os trechos maravilhosos.
ResponderExcluirLola e o Garoto da Casa ao Lado começou a me conquistar pela capa,depois pela protagonista,demais personagens,e também adorei a informação sobre a aparição de Anna e St. Clair
Adorei a resenha! Parabéns! deve ser um livro ótimo para ler :D
ResponderExcluirJá adorei a Lola de cara,super estilosa e cativante!!!
ResponderExcluirAdorei a resenha!!
ResponderExcluirLola e o garoto da casa ao lado parece ser um um ótimo livro,a historia é bem interessante, e gostosa de se ler.. =)
Sem dúvida esse é um dos livros mais aguardados por mim! Me apaixonei também por Anna e o Beijo Francês,o cenário é mesmo incrível e os personagens cativantes. Acho que a razão das leitoras estarem gostando um pouquinho mais de 'Anna' do que de 'Lola' é porque Anna é o primeiro livro,e é impossível não fazer comparações. Apesar dos poucos pontos negativos,estou super curiosa para conhecer essa nova história de Perkins!
ResponderExcluirAmei sua resenha ;D
Beijooss,
Jennifer♥
Apaixonei no livro pela resenha, fiquei muito interessada,sua resenha é ótima.
ResponderExcluirEu ja tinha muita vontade de ler esse livro e a tua resenha fez com que eu ficasse muito mais determinada a ler, mesmo se eu não ganhar o sorteio irei comprar pq tende a ser um livro muito bom.
ResponderExcluirEsse livro é tãaao legal. Essa autora é uma das minhas favoritas. O casal é tão fofinho que eu me sinto em uma nuvem de algodão doce quando leio as partes românticas. A resenha ficou muito boa.
ResponderExcluirGosto destas leituras leves, que fazem a gente entrar um pouco no personagem e fantasiar.
ResponderExcluirBom, eu estou louca para ler este livro, mais com sua resenha fez com que eu ficasse mais com vontade , porque você acertou no ponto certo de fazer as pessoas com estes detalhes das informções do livro.
ResponderExcluirAdorei a resenha, estou louca pra ler esse livro!
ResponderExcluirSó o fato da Lola ser tão unica fez eu me interessar pelo livro., que parece ser um estilo bem leve. Adorei a resenha.
ResponderExcluirPra falar a verdade, nunca li um livro com um casal de homens, e isso me intrigou bastante, e o fato de coração em duvida é meio "Sessão da Tarde" mais eu adoro..
ResponderExcluirJá sobre o visual diferente, acho que todos tivemos um período na vida que queria ser diferente.
Estou doida para ler esse livro, há alguns pontos nesse livro que nunca havia encontrado em algum livro ainda, o fato de envolver um casal de homens, o visual diferente de Lola. Estou ansiosa para saber onde isso vai dar
ResponderExcluiro livro me parece ser leve,mas com temas bem intensos.nao sabia q envolvia na historia um casal de homens,achei diferente,adorei a resenha e com certeza qro muito ler esse livro!
ResponderExcluirEsse livro deve ser tão maravilhoso, sou louca nele
ResponderExcluirEu já li Anna e o Beijo Francês, e se Lola e o Garoto da Casa ao Lado for tão lega quanto, terei uma nova autora ídola! Rs
ResponderExcluirBeijos,
Isabella,
lendoumsonho.blogspot.com
Quero muito ler este livro! Várias pessoas já me falaram dele, tomara q eu ganhe a promoção!! :D
ResponderExcluirFalam tanto desse livro e lendo a resenha deu muita vontade de ler *u*
ResponderExcluir