16.11.12

Resenha: Sabor de Sangue e Chocolate - Helena Gomes

Título: Sabor de Sangue e Chocolate
Autora: Helena Gomes
Editora: Escrita Fina
Ano: 2011
Páginas: 280
Classificação: 5/5 (favorito)
Sinopse: É apenas mais um dia no colégio e na vida de um dos alunos, Alex. Tudo promete ser como sempre até que um assalto provoca no adolescente de 17 anos uma reação inesperada. Com ela, vem à tona uma insana vontade de beber sangue. Desesperado, Alex acredita que está enlouquecendo. E a situação só piora quando a mãe o obriga a viajar para Nova Guanaja, uma cidadezinha próxima a Gramado e Canela, no Rio Grande do Sul. Lá, ele fica hospedado na casa de Miranda, dona da melhor chocolateria da cidade. A tranquilidade do lugar, porém, logo deixa de existir. Um rapaz é decapitado numa das praças da cidade. Uma jovem tem todo o sangue extraído de seu corpo. E novas mortes ocorrem sem que ninguém possa impedi-las. Alex acaba preso a uma trama cheia de mistérios e perigos, tecida por uma bruxa que não medirá esforços para saciar sua ambição. Nem que isto signifique atrair para Nova Guanaja a mais terrível das criaturas.


Alex é um garoto de 17 anos e mora com sua família na cidade de Santos. Descendente de uma família da classe alta, o garoto tem todo tipo de conforto material, mas seus pais vivem ocupados e não parecem se importar com ele, ou mesmo sentir qualquer carinho pelo garoto. 

Alex e seu irmão mais novo, Gabriel, estavam sendo levados para a escola pelo motorista da família, Brandão, quando algo completamente inesperado aconteceu. Ao descerem do carro, em frente aos portões da escola, Alex percebeu que um assalto estava ocorrendo ali perto e se jogou sobre o irmão para evitar que ele fosse atingido por uma bala perdida. 
“Foi no último suspiro, aquele que antecede a morte, que uma luz surgiu na clareira, tão possante quanto o sol, para espantar a escuridão.” (Pág. 77)
Nenhum dos dois se feriu gravemente com o acontecido, mas o fato realmente mexeu com Alex. Além de receber mais uma vez o descaso dos pais, o garoto passa a sentir uma fome imensa e inexplicável, mas que não é saciada pelos alimentos comuns. Na verdade, Alex não consegue sequer olhar para comida e a única coisa que ele realmente quer ingerir é sangue.
“O adolescente não disse nada. Só sentia fome.” (Pág. 15)
Enquanto seu desejo por sangue continua aumentando, Alex começa a vivenciar cada vez mais acontecimentos estranhos. Sua visão, audição e força parecem cada vez maiores e o garoto começa a se perguntar se ele foi adotado, mas a gota d’agua acontece quando uma garota chamada Isla surge na cantina da escola e todos parecem conhecê-la, inclusive Alex, apesar de que ele não se lembra de nada relacionado a ela. 
       
Após uma explosão de raiva, Alex vai até a cantina e lá encontra novamente Isla. A garota acaba cortando o dedo enquanto recolhia alguns cacos de vidro e Alex não resiste, praticamente pula em cima dela e suga o seu sangue, satisfazendo assim a sua estranha fome. 
       
O acontecimento perturba mais ainda o garoto e ele quase se mata ao destruir o espelho do banheiro da escola. Mas Isla interfere e ele acaba sobrevivendo, apenas para questionar ainda mais sua sanidade quando a garota desaparece por completo, como se nunca estivesse existido. 
“Charmoso, loiro, deliciosamente sedutor. Como no sonho. Instantaneamente, o frio abandonou-a para uma reconfortante sensação de calor. Ela perdeu o fôlego, as pernas bambas. Sabia o que ele mais desejava. Sangue.” (Pág. 32)
Poucos dias depois, Brandão recebe a noticia de que sua única neta está muito doente e resolve ir para Nova Guanaja por uns dias. Por ser muito apegado ao Alex, ele sugere aos pais dele que o garoto o acompanhasse em sua viagem ao Rio Grande do Sul. Alex não estava nada feliz com a viagem, afinal, ele sabia que ela era apenas uma desculpa da mãe, Anabel, para vê-lo distante. 
       
Ao chegarem a cidade, Brandão logo fica sabendo que a neta, Claudia, está a beira da morte. A garota está perdendo muito sangue em pouco tempo, mas os médicos não pareciam saber o porque e não conseguiam reverter a situação. Alex visita a garota no hospital, apesar de não conhecê-la, e acaba por salvar a sua vida. 
“Lágrimas nublaram a visão de Alex. Sabia como ela morrera. Sangue e essência sugados até a última gota.” (Pág. 136)
A recuperação milagrosa de Claudia vai trazer felicidade a toda a cidade, mas também muita confusão. A garota está diretamente ligada a morte de um misterioso garoto e Alex é o único que sabe. A pequena cidade também guarda muitos outros mistérios, a maioria deles ligados a não só Claudia, mas também a sua avó Miranda, uma chocolateira gentil e inteligente que sabe muito mais do que apenas receitas deliciosas.

Alex tenta desvendar todos os segredos e mistérios de Nova Guanaja, enquanto tenta descobrir a resposta para seus próprios segredos e dúvidas. Sua sede de sangue continua presente e cada vez mais forte, seria Alex um vampiro ou outra criatura completamente diferente? 
“Sua vida não tinha apenas o gosto de sangue. Tinha também sabor de chocolate.” (Pág. 278)
Sabor de Sangue e Chocolate é um livro envolvente, surpreendente e muito fácil de ler. A história começou já cheia de ação, apesar de que pouco inovadora. O titulo por si só já nos lembra o livro (que também virou filme) "Sangue e Chocolate" e a trama também é levemente parecida. Os primeiros capítulos também me lembraram o filme "Chocolate" (quem assistiu o filme e leu o livro sabe porque), o livro "Drácula" (por causa da perda de sangue inexplicável da Claudia) e todos os livros de vampiros onde os personagens não sabem o que está acontecendo com eles. Não se pode negar que a autora teve inspirações muita claras no início do livro, mas a história logo se distancia delas. Antes mesmo da metade do livro, Gomes já conquistou o leitor com uma trama única e bastante original, a autora logo começa a nos surpreender e envolver de forma incrível. 
       
O livro foi muito bem escrito e a narração, apesar de simples, está perfeita. O narrador em 3ª pessoa ajuda o leitor a entender cada pedacinho da trama complexa e bem feita. A autora não deixou nenhuma ponta solta e resolveu todos os conflitos da trama de forma inteligente. O final foi um pouco diferente do esperado, mas satisfatório. Gomez criou ótimos personagens e eu adorei cada um deles, até mesmo os vilões. Todos eles tem sua característica marcante e seu papel na trama. 
       
Outro ponto onde a autora surpreende é na fala dos personagens. Muitos deles ganharam um “sotaque” diferente, o que deixa a história ainda mais brasileira. Ainda não é muito comum histórias nacionais, principalmente com um contexto “fantástico”, que mostrem realmente a diversidade e cultura do nosso país. A maioria dos livros nacionais, pelo menos os que eu já li, não mostra o Brasil como ele de verdade: com uma cultura rica; cheia de sotaques, sabores e costumes completamente diferentes. Achei super legal a autora mostrar essa diferença cultural na sua história, o que agregou muito mais valor a sua obra. 
       
A editora também fez um ótimo trabalho, não encontrei qualquer tipo erro. Já vi diversas pessoas que não gostaram da capa e confesso que antes de ler o livro eu era uma delas. Mas, quando conheci realmente a história e me encantei com ela, acabei me encantando também com a capa, afinal ela tem tudo a ver com a trama. 
       
Enfim, Sabor de Sangue e Chocolate é uma história de ficção incrível, mas que também tem um “sabor brasileiro” ótimo. Recomendo o livro para todos, principalmente para aqueles que adoram uma boa e bem feita história fantástica.


Comente com o Facebook:

28 comentários:

  1. Uaal que resenha hein!
    Não conhecia ainda este livro!
    Parece ser bom mesmo =)
    Te indiquei ao Meme - Laço de Incentivo à Leitura!

    Veja: http://worldofwords2012.blogspot.com.br/2012/11/meme-1-incentivo -leitura.html
    Beijos,
    Mari Ferreira
    Equipe WoW Books!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!
    Adorei a resenha!
    Fiquei com vontade de ler!
    Beijos
    Rizia-Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. é a primeira resenha que vejo deste livro, e apesar de achar interessante, não é um livro que me atraia muito :(

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma suuper curiosidade de ler esse livro
    O tema muito me interessa e esse livro parece ser ótimo!
    Adorei a resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    O livro não me atrai muito, mas depois de 5 estrelas e favorito, acho que vale a pena dar uma chance ao Alex para que ele me conquiste tb, haha. Principalmente por ele ter salvado a criança, rs. Só achei meio estranho, o fato de o motorista levá-lo consigo.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      eu também achei meio estranho quando li a sinopse... Mas quando a gente lê mesmo o livro, percebe que Brandão, o motorista, sempre teve muito carinho com o Alex e também um pouco de pena, já que os pais dele não gostam do garoto.

      Bjs

      Excluir
  6. Fico feliz quando nossos autores conseguem se sair bem em livros com temas basicamente "estrangeiros". Não que brasileiros não possam escrever sobre isto, mas não são temas típicos, por assim dizer.
    Desta forma, eles mostram que a criatividade e competência não tem nada a ver com sua nacionalidade.
    Como já comentei muitas vezes por aqui, não gosto do gênero, mas achei alguns pontos muito positivos: como o enredo fechadinho, os personagens bem elaborados, etc.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler, a capa é bem interessante, eu vi o filme Sangue e Chocolate é bom mas pela resenha não parece com o livro vou ter que ler pra descobrir hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi amiga, pela sua resenha deu pra sentir que realmente vc se encantou com o livro, foram tantos elogios que eu fiquei curiosa e doida pra ler..
    Parabéns, eu gosto de livros assim!!

    bjs

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos livros desta autora da qual me tornei fã, pena que não li este livro ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Que massa!
    Quero ler agora. Por que você faz isso? Muito mais depois que sai de uma leitura que aprecia o sangue. =( Quero para mim.

    Lucas

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde :)
    Este livro eu não conhecia :O
    Mas gostei da dica >.<

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  12. Me empolgo quando tem resenha com nota 5,como não li o livro q a autora se inspirou então achei a estória bem diferente,fico feliz quando autores nacionais se destacam,o único defeito é qe se o livro for realmente bom,tem poucas páginas :(

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah eu gostei da capa! E a história diferente. Mesmo vc afirmando não ser inovadora no inicio. Gosto de vampiros e chocolate então acho q gostarei do livro.

    Gostei de sua resenha e deu pra ter uma idéia do é o livro! bjoooos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  14. Eu não ainda esse livro mas já li diversas resenhas e comentários positivos sobre o mesmo. Amei sua resenha que foi elabora de forma que deixa o leitor curioso em relação a trama. Parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro, fiquei mega interessada, após a leitura de sua resenha.
    Aliás, vc passou uma emoção que realmente me fez vibrar.
    Quero ler!
    Parabéns!

    Bjão
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  16. Que resenha foi essa?
    Quero parabenizar a La Mademoiselle. Sua resenha está ótima.
    Agora quero muito conhecer o Alex.
    Beeijinhos *-*

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro e meu primeiro pensamento também foi, nhá tem um livro da underworld super parecido com o título desse (que inclusive eu tenho na minha estante e é lindinho d+) me interessei por Sabor de sangue e Chocolate :) parece ser ótimo! Pelo menos foi que sua resenha me passou, estou curiosa para ler
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Nunca li nada sobre o livro, mas aparentemente é uma leitura interessante

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Mademoiselle!
    Oba mais um livro de vampiros, adoro!
    Diferenciado a introdução e a resenha mostra que o livro é bem interessante. Gostei da forma como expos todos os acontecimentos, foi um resumo extenso e interessante.
    Bom domingo!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  20. Nossa que resenha interessante!Mais um livro de vampiros,muito boa a forma como você destacou: os ótimos personagens, a narração e a trama.

    ResponderExcluir
  21. No começo quando estava falando do livro, percebi mesmo semelhanças com outros livros sobre vampiros, dai já achei que ia ser previsivel.. Mas você que leu diz que é só no começo.. tomará que seja mesmo. Ao contrário de vocês e muitas outras pessoas eu gostei da capa kkk

    ResponderExcluir
  22. Curiosa!!! Muito curiosa!!!! Gostei bastante da história, e espero ler esse livro logo!!!!

    ResponderExcluir
  23. Me deixou super curiosa esse título e parece ser muito bom já que foi classificado com 5 estrelas. Essa capa me deixou muito duvidosa. Eu amei a resenha, gosto muito de livros com adolescentes e coisas de colegiais.

    ResponderExcluir
  24. Resenha muito explicativa e perfeita, esse é o tipo de história que me envolve por completa.
    Não vejo a hora de poder ler! *-*

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)