22.11.12

Resenha: Anjo Mecânico - Cassandra Clare

Título: Anjo Mecânico
Título original: Clockwork Angel
Série: As Peças Infernais
Volume: 1
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera Record
ISBN: 978-85-0109-268-7
Ano: 2012
Páginas: 392
Classificação: 5/5 [ótimo]
Sinopse: Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.

Tessa Gray é uma garota de 16 anos do século 19 que, após a morte da tia, Harriet, deixa a cidade de Nova Iorque e parte de navio para a Inglaterra. A morte da tia a deixou sem moradia e sem dinheiro, sua única família agora é seu irmão mais velho Nate, com quem ela supostamente deveria se encontrar assim que desembarcasse na terra da rainha. Mas isso não acontece.

No lugar do irmão, Tessa é recepcionada pelas Sra. Dark e Sra. Black, as Irmãs Sombrias, que supostamente estariam ali para levá-la até Londres a pedido de Nate. Mas logo Tessa descobre que era tudo mentira, na verdade as irmãs a estavam sequestrando, assim como fizeram com Nate. 
“- Ouroboros. – disse Jem, inclinando-se para olhar a faca. – Um duplo. Agora, o que acha que significa?
- O fim do mundo. – disse Will (...) -, e o começo.” (Pág. 14)
As Irmãs Sombrias revelam a Tessa que ela não era uma humana comum e sim uma criatura misteriosa, claramente parte do Submundo, que podia se transformar em qualquer pessoa ao tocar algo que pertenceu a ela, além de também ter o poder de “acessar” memórias e pensamentos daquela pessoa. A Transformação era algo muito doloroso, mas Tessa não podia se recusar a fazer o que as irmãs queriam, se não, o seu irmão sofreria as consequências. 

Semanas se passam e Tessa logo se acostuma à nova rotina. Todos os dias as Irmãs Sombrias se encontravam com Tessa e a obrigavam a se transformar até que a garota ficasse inconsciente. Mas um dia as coisas mudam completamente. Após se transformar em uma garota morta, as Irmãs revelam a Tessa o motivo de todas aquelas transformações: ela estava sendo preparada para o Magistrado, um misterioso e poderoso homem com quem ela se casaria. 

Tessa fica desesperada com a notícia. Fã e leitora assídua de romances, ela jamais se imaginou casada com um homem que não amava, ou no caso, que sequer conhecia. Tessa tenta fugir da casa onde está aprisionada, mas as Irmãs a impedem, o Magistrado viria naquela mesma noite e ela se casaria com ele. Entretanto, antes do anoitecer, um misterioso rapaz invade a casa das Irmãs Sombrias e o quarto de Tessa e salva a garota do pior.
“- Nephilim – engasgou-se entre os gritos. – Tolo, tolo Nephilim. Onde está o seu anjo agora?” (Pág. 337)
William Herondale, o misterioso salvador de Tessa, é um Caçador de Sombras que, junto com seu amigo James Carstairs, estava investigando o Clube Pandemônio, uma corporação misteriosa comandada por membros do Submundo como as Irmãs Sombrias. Will não sabia da existência de Tessa, mas acaba levando a garota para o Instituto de Londres, onde ela conhece Charlote e seu marido Henry, que comandam o Instituto, Jessamine Lovelace, uma jovem Caçadora de Sombras que não tem qualquer interesse pela profissão, e Thomas, Sophie e Agatha, mundanos que trabalham no lugar. 

No Instituto, Tessa acaba finalmente entendendo o que era Submundo, Caçadores de Sombras, Clave e outros termos que tinha ouvido enquanto estava com as Irmãs. Ela também fica sabendo sobre a investigação do Clube Pandemônio, que atraia mundanos de todo tipo e os fazia perder muito dinheiro, mas que poderiam estar aprontando muito mais. Os Caçadores pedem ajuda a Tessa, apesar deles não saberem exatamente que tipo de criatura ela é, seus poderes sem dúvida seriam muito úteis. A garota reluta em primeiro momento, mas quando os Caçadores prometem ajudá-la a encontrar o ainda desaparecido Nate, ela acaba aceitando a proposta. 
“- Objetos inanimados são de fato inofensivos, Sr. Mortmain. Mas nem sempre se pode dizer o mesmo sobre os homens que os utilizam.” (Pág. 129)
Logo os Caçadores descobrem que poderosos membros do Submundo, inclusive alguns aliados da Clave, estão envolvidos com o Clube Pandemônio e que eles são, aparentemente, os responsáveis por um projeto ambicioso: a criação de autômatos (robôs humanoides). Enquanto os Caçadores vão cada vez mais fundo na sua investigação, Tessa se vê cada mais vez envolvida com o mundo de seus novos amigos. Afinal, ela, sendo um membro do Submundo, também é parte desse mundo e logo, dessas batalhas. 
“Tessa gritou, mas não desacelerou, puxando Sophie para a escadaria em espiral, o cheiro de fumaça e morte seguindo-as enquanto corriam.” (Pág. 331)
"Anjo Mecânico", o primeiro volume da nova série de Cassandra Clare, "As Peças Infernais", nos leva novamente ao conflituoso mundo dos Caçadores das Sombras, só que em uma época totalmente diferente. É impossível não comparar "As Peças Infernais" com "Os Instrumentos Mortais", sendo que ambos são da mesma autora e que tem muito em comum. 

As semelhanças já começam nos nomes e sobrenomes: Herondale, Lightwood, Wayland e muitos outros conhecidos de Os Instrumentos Mortais têm seus antepassados presentes na história, isso sem falar naqueles que aparecem em ambas as histórias, como nosso amado feiticeiro Magnus Bane. Já que é para comparar, não poderíamos deixar de citar Tessa e Clary, duas jovens garotas que são lançadas no mundo dos Caçadores das Sombras sem qualquer explicação. Eu poderia citar muitas outras semelhanças e coincidências, mas prefiro me ater nas diferenças. 

Adoro "Os Instrumentos Mortais", mas depois de ler "Anjo mecânico", "As Peças Infernais" se tornou minha série queridinha da autora. Tudo começou com a época, sou apaixonada pelos séculos 18 e 19 e uma trama sobrenatural que acontece nessas épocas já me conquista logo no início. Outra coisa que me agradou bastante foi os personagens. Eles são nobres, lindos, poderosos e cheios de problemas como os de Os Instrumentos Mortais, mas os achei menos dramáticos e mais divertidos. Tessa é bem mais corajosa e pé no chão do que Clary, além de bem menos chorona. 

Outra diferença, apesar de pequena, se trata quanto a narração de Clare. A autora continua com sua narração em terceira pessoa super detalhada, mas diferente de "Os Instrumentos Mortais", achei que, em Anjo mecânico, tantos detalhes deixaram o livro um pouco pesado e cansativo de ler. Quanto se trata de trama, Clare (felizmente) continua a mesma. Sempre com acontecimentos e conflitos cheio de ação, a autora surpreende a cada nova página. O desfecho do livro foi satisfatório, mas deixa algumas pequenas coisas que nos faz desejar a continuação de Anjo mecânico. Adorei as poesias que a autora colocou no início de cada capítulo, elas deram um toque especial ao livro. 

A editora fez um bom trabalho com "Anjo mecânico". A capa é divina, a diagramação estava bem feita e não me lembro de ter encontrado nenhum erro. As páginas amareladas e o tamanho das letras ajudaram a deixar o livro um pouco menos cansativo. 

"Anjo mecânico" é um prato cheio para os fãs de Clare e de suas histórias sobre o mundo dos Caçadores de Sombras. Para quem nunca leu nada da autora e quer conhecer as obras dela, acho que seria bem interessante começar pelas "Peças Infernais" para depois começar os "Instrumentos Mortais". 

Enfim, estou ansiosa pela continuação de "Anjo mecânico", mas também por outras obras de Clare que não tenham nada a ver com os Caçadores de Sombras. A autora entrou na minha lista de escritoras favoritas com este livro e seria interessante vê-la se aventurar por histórias com outros temas. 
“- Sempre se deve ter cuidado com livros – disse Tessa – e, com o que há dentro deles, pois as palavras têm o poder de nos transformar." (Pág. 79)

Comente com o Facebook:

23 comentários:

  1. Nossa tanta gente falando bem da Cassandra e eu aqui sem ler um livro dela , cidade dos ossos já está na lista de compras mais quero andar logo para ler e comprar porque depois da sua maravilhosa resenha quero ler Anjo Mecânico :D Beijos !

    euvivolendo.blogspot.com ( o selinho foi respondido :D )

    ResponderExcluir
  2. Eu quero mtuuuu ler esse livro!! Não me interessei mtu para ler a saga "Instrumentos Mortais" (confesso que fiquei curiosa para ler após ver o trailer), mas "Anjo Mecânico" chamou minha atenção desde o primeiro momento :)

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Minha miopia agradece páginas amareladas e letras de bom tamanho *-*! Realmente a capa é divina,estou interessada nesse livro,já que gosto dessa história de poderes sobrenaturais de guerras ocultas,submundo! Quero ler assim que der!

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. que bom que vc gostou!
    li o primeiro da série e já desisti! nao gostei nem um pouquinho :(

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde :)
    Como vai?
    Adorei a resenha *---*
    To muito ansioso pra ler este livro....só vejo elogios >.<

    Beijos e cuide-se
    Rimas do Preto

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não me empolguei com o livro, apesar de ter gostado da série instrumentos Mortais.
    Quem sabe, essa coisa de levar a história para outra época me interessou, mas fica a dúvida se não será mais do mesmo.


    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que top de resenha e que livro top. Preciso ler logo, assim comos a continuação de Instrumentos Mortais. Cassandra Clare tem uma ótima escrita.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  8. Olá eu li o primeiro livro dos instrumentos mortais gostei mas nem tanto preciso terminar a serie hehe, as peças infernais é o principio né

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha.... Hummm e agora?
    Qual eu leio??? Comprei a coleção de instrumentos mortais que chegou ontem e anjo mecânico já tinha e nunca tinha lido... agora lendo sua resenha fiquei super na duvida....
    hehehe
    Amei a resenha!! Foi a primeira que li ^^

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha
    Fiquei muito curiosa!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Anjo Mecânico esta na minha lista de leituras a muito tempo, e toda resenha que leio dele me faz querer ler mais ainda. Pelo que o povo fala a Cassandra tem tudo para ser uma excelente escritora não é?!

    Beijos ;*
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
  12. Este livro deve ser muito bom. Tem muitos pontos positivos que identifiquei pela resenha, como o período histórico, os personagens carismáticos, mas sem tanto dramalhão e o desfecho com gostinho de quero-mais. Pontos negativos seriam os detalhes em excesso.
    Gostaria de ler a obra.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Muita gente elogiando Anjo Mecânico, conheci a autora em Cidade dos Ossos e fiquei encantada com a narrativa, os personagens e o mundo criado por ela :) Tenho até o terceiro da série Instrumentos mortais e quero ler essa nova série também em breve, mas acho que vou terminar a do Jace primeiro <3 resenha muito boa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Não li a sua resenha porque ainda não li o 2º dessa série.

    Nossa, fazia tempo que não visitava o seu blog. Faz tempo que você mudou o layout?

    Beijoakas flor
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Mylla,

      na verdade, esse é o primeiro da série As Peças Infernais. ;D Não faz muito tempo que mudei o layout, acho que foi a umas duas ou três semana atrás!

      Bjs

      Excluir
  15. Adoro a Cassandra e o modo como ela escreve, sou totalmente apaixonada por TMI, viciada mesmo!! Tive a oportunidade de ler Anjo Mecânico, mas o livro não me deu aquele ''aperto'', como dizem, não me pegou de jeito. Adorei o livro porém, dou nota 3. Achei a batalha dos robôs bastante chata apesar de inovadora, por isso dei 3. Os personagens foram legais mas não me apaixonei por eles!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu amo Cassandra Clare! Ela é com certeza uma das minhas autoras favoritas! *-*
    Gosto muito da série os Instrumentos Mortais. Eu até tenho Anjo Mecânico, mas ainda não tive oportunidade de lê-lo :/
    Acho que vai ser mesmo impossível não fazer comparações durante a leitura.
    Fiquei meio com o pé atrás por saber que a autora pesou um pouco com os detalhes, pois essa é exatamente a minha crítica com os livros dos Instrumentos Mortais.
    Que estranho... me disseram que Tessa era menos corajosa e mais chorona que Clary :S Ou eu devo ter confundido tudo..rsrs
    A capa deste livro é incrível! A editora fez mesmo um ótimo trabalho! =D
    Gostei muito da resenha!

    Beijos :*
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada da Cassandra. Estive recentemente na livraria, encarei Cidade dos Ossos. Me apaixonei mas, comprei a coleção dos Jogos Vorazes. Anjo Mecânico também me chamou muito a atenção, principalmente pela capa maravilhosa. Aqueles brilhos que parecem cacos de vidro são perfeitos. Ótima resenha. Talvez na próxima ida a livraria ele entre na minha conta.

    ResponderExcluir
  18. Tenho em ebook mas ainda não li. Acho essa capa incrível d+. É ao mesmo tempo robótica e humana.

    ResponderExcluir
  19. Serio eu PRECISO desse livro, o trabalho da autora esta incrivel!

    ResponderExcluir
  20. acabei de pedir esse livro pela internet so esperando chegar . adoro os livros da Cassandra Clare ele escreve muito bem, os personagens são todos muito bem construídos, depois da J.K Rowling ele e minha autora favorita

    ResponderExcluir
  21. Bom pra caramba esse livro! Mas o que eu queria ver apareceu só no final e aí acabou-se o livro e eu fiquei aqui: HÃÃÃA? NÃÃÃÃO! xD
    Querendo a continuação.

    ResponderExcluir
  22. Eu li esse livro e gostei demais. Aliás, está faltando ler A princesa mecanica para completar a série. Adoro ler os livros da Cassandra.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)