27.11.12

Perfil de Autor #2 - Cassandra Clare

Oi amores, como estão?

   Sei que faz tempo que não posto a coluna, mas pretendo, daqui para frente, tentar postá-la com mais regularidade.
  Qualquer pessoa que está levemente antenada no mundo dos livros, ou mesmo dos filmes, já ouviu esse nome: Cassandra Clare. Clare é um das autoras mais badaladas do momento, tudo graças as suas histórias sobre o fascinante mundo dos Caçadores de Sombras. Como disse na resenha de Anjo Mecânico, Clare entrou na minha lista de escritoras favoritas e o post de hoje será sobre ela! Confiram:

  • Afinal, quem é Cassandra Clare?

    No fundo Cassandra Clare é, na verdade, Judith Rumelt. Pseudônimo é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal e o pseudônimo de Rumelt é Clare.
    Nascida em 27 de Julho de 1973, Clare é filha de pais norte-americanos, nascida em Teerã, no Irã (que incomum, não?). Passou grande parte de sua infância viajando pelo mundo com sua família. Viveu na França, Inglaterra e Suíça antes de completar dez anos de idade. Com as frequentes mudanças de sua família, Clare encontrou familiaridade nos livros e sempre encontrava-se com um debaixo do braço. Estudou em um colégio de Los Angeles, onde ela costumava escrever histórias para divertir seus colegas. Após a faculdade, Clare começou a trabalhar em inúmeras revistas de entretenimento e tabloides. Em seu tempo livre, escrevia fanfics de Harry Potter.
    Foi em 2004 Clare começou a trabalhar em seu primeiro romance, Cidade dos Ossos e em 2009 na série As Peças Infernais, mas isso é assunto para outro tópico


  • Onde encontrar Clare na web:

 Não é muito difícil encontrar a autora na internet. Eis os principais links: 

-Twitter: @cassieclare - https://twitter.com/cassieclare

  • Livros da Clare: 

   A primeira série de Clare, a responsável pelo grande sucesso da autora, foi "Os Instrumentos Mortais". Originalmente era uma trilogia, mas em 2010 foi anunciado que a série ganharia mais três livros. Entretanto, os três volumes "extras" tem como foco Simon Lewis, o melhor amigo de Clary, e sua adaptação à vida de vampiro. Conheçam os volumes da série:

Volume 1: Cidade dos Ossos (já li e gostei bastante!!)
Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria. 
Volume 2: Cidade das Cinzas (já li e gostei mais do 2º do que do 1º volume) - Resenha aqui.

Clary Fray só queria que sua vida voltasse ao normal. Mas o que é “normal” quando você é uma Caçadora de Sombras assassina de demônios, sua mãe está em um coma magicamente induzido e você de repente descobre que criaturas como lobisomens, vampiros e fadas realmente existem? Se Clary deixasse o mundo dos Caçadores de Sombras para trás, isso significaria mais tempo com o melhor amigo, Simon, que está se tornando mais do que só isso. Mas o mundo dos Caçadores não está disposto a abrir mão de Clary — especialmente o belo e irritante Jace, que por acaso ela descobriu ser seu irmão. E a única chance de salvar a mãe dos dois parece ser encontrar o perverso ex-Caçador de Sombras Valentim, que com certeza é louco, mau... e também o pai de Clary e Jace. Para complicar ainda mais, alguém na cidade de Nova York está matando jovens do Submundo. Será que Valentim está por trás dessas mortes? E se sim, qual é o seu objetivo? Quando o segundo dos Instrumentos Mortais, a Espada da Alma, é roubada, a aterrorizante Inquisidora chega ao Instituto para investigar — e suas suspeitas caem diretamente sobre Jace. Como Clary pode impedir os planos malignos de Valentim se Jace está disposto a trair tudo aquilo em que acredita para ajudar o pai? Nessa sequência de tirar o fôlego da série Os Instrumentos Mortais, Cassandra Clare atrai os leitores de volta para o lado mais obscuro do submundo de Nova York, onde amar nunca é seguro e o poder se torna a mais mortal das tentações.
Volume 3: Cidade de Vidro (já li e também amei!) - Resenha aqui.
Clary está à procura de uma poção para salvar a vida de sua mãe. Para isso, ela deve viajar até a Cidade de Vidro, lar ancestral dos Caçadores de Sombras, criando um portal sozinha. Só mais uma prova de que seus poderes estão mais sofisticados a cada dia. Para Clary, o perigo que isso representa é tão ou menos assustador quanto o fato de que Jace não a quer por perto. Mas nem o fora de Jace nem estar quebrando as regras irão afastá-la de seu objetivo: encontrar Ragnor Fell, o feiticeiro que pode ajudá-la a curar a mãe.



Volume 4: Cidade dos Anjos Caídos (tenho, mas ainda não li. 
Ótimas expectativas para esse livro.)
A guerra acabou e Caçadores de Sombras e integrantes do submundo parecem estar em paz. Clary está de volta a Nova York, treinando para usar seus poderes. Tudo parece bem, mas alguém está assassinando Caçadores e reacendendo as tensões entre os dois grupos, o que pode gerar uma segunda guerra sangrenta. Quando Jace começa a se afastar sem nenhuma explicação, Clary começa a desvendar um mistério que se tornará seu pior pesadelo.




Volume 5: Cidade das Almas Perdidas (City of Lost Souls) - Ainda inédito no Brasil.
O demônio Lilith foi destruído e Jace se livrou de seu cativeiro. Mas quando os Caçadores de Sombras chegam para resgatá-lo, tudo o que eles acham é sangue e cacos de vidro. Não só o garoto que Clary ama está desaparecido,como também Sebastian, o filho de Valentim: um filho determinado a ter sucesso onde seu pai falhou, e fazer os Caçadores de Sombras se ajoelharem. Nenhuma mágica que a Clave faça consegue localizar nenhum dos garotos, mas Jace não pode ficar longe — não de Clary. Quando eles se reencontram, Clary descobre as horríveis mágicas que a morte de Lilith causou — Jace não é mais o menino que ela amava. Ele e Sebastian agora compartilham um laço, e Jace se tornou aquilo que ele mais temia: um verdadeiro servo do mal de Valentim. A Clave está determinada a destruir Sebastian, mas não há como machucar um garoto sem destruir o outro. Será que os Caçadores de Sombras hesitarão em matar um deles? Apenas um pequeno grupo de amigos e a família de Clary e Jace acreditam que ele ainda possa ser salvo — e o destino dos Caçadores de Sombras pode depender dessa salvação. Eles devem desafiar a Clave e agir por eles mesmos. Alec, Magnus, Simon e Isabelle têm que trabalhar juntos para salvar Jace: negociando com a sinistra Rainha das Fadas, fazendo acordos com demônios, e no fim se voltam para as Irmãs de Ferro — as que fazem as armas para os Caçadores de Sombras — que os contam que nenhuma arma na Terra é capaz de destruir o laço de Sebastian e Jace. Sua única change de libertar Jace é desafiar o Inferno e o Paraíso — um risco que poderia acabar tirando a vida de um, ou até mesmo de todos. E eles tem que fazer isso sem Clary. Clary entrara nas profundezas das trevas, para jogar um perigoso jogo completamente sozinha. O preço de perder o jogo não custará apenas sua vida, mas a alma de Jace. Ela está disposta a fazer qualquer coisa por ele, mas ela ainda pode confiar em Jace? Ou ele está perdido de verdade? E se o preço for caro demais, até mesmo para o amor?
Volume 6: Cidade do Fogo Celeste (City of Heavenly Fire) - Lançamento americano previsto para Setembro de 2013 e sem previsão para o lançamento brasileiro. Ainda sem capa.

---
   Como disse anteriormente, Clare anunciou em 2009 o lançamento de uma nova trilogia, As Peças Infernais, situado no mesmo universo que Instrumentos Mortais, mas na era vitoriana. A série consiste em três livros e eu, pessoalmente, gosto mais dela do que de Os Instrumentos Mortais:

Volume 1: Anjo Mecânico (já li e amei!!) - Resenha aqui.
Anjo mecânico apresenta o mundo que deu origem à série Os Instrumentos Mortais, sucesso de Cassandra Claire. Nesse primeiro volume, que se passa na Londres vitoriana, a protagonista Tessa Gray conhece o mundo dos Caçadores de Sombras quando precisa se mudar de Nova York para a Inglaterra depois da morte da tia. Quando chega para encontrar o irmão Nathaniel, seu único parente vivo, ela descobrirá que é dona de um poder que capaz de despertar uma guerra mortal entre os Nephilim e as máquinas do Magistrado, o novo comandante das forças do submundo.

Volume 2: Príncipe Mecânico (Clockwork Prince) - Lançado no ano passado nos EUA e previsto para o ano que vem (2013) aqui no Brasil.

Em Príncipe Mecânico, com Mortmain desaparecido e o relógio em contagem regressiva por quanto tempo Charlotte pode manter o controle do Instituto longe do Benedict Lightwood, Will, Jem e Tessa devem cavar o passado de Mortmain para prever o que ele faria no futuro, mas segredos de Mortmain não é tudo o que acham enterrado ─ Tessa começa a descobrir o seu próprio nascimento, e os fantasmas do passado de Will retornam para assombra-lo. Como Tessa cresce mais próxima de Jem, e Will é impulsionado ainda mais para a beira da loucura do ciúme e da culpa, eles vão descobrir a verdade a tempo de deter a próxima fase do plano malvado de Mortmain?
Volume 3: Princesa Mecânica (Clockwork Princess) -  Lançamento americano previsto para Março de 2013 e lançamento brasileiro estimado para 2014.

  • Minha opinião sobre a autora:

   Como disse na resenha de Anjo Mecânico e anteriormente nesse post, Clare entrou na minha lista de escritoras favoritas. Entretanto, apesar de amar seus livros atuais, gostaria de ver outras obras dela que não tivessem envolvimento com o Mundo dos Caçadores de Sombras. Quanto a escrita, acho Clare uma boa escritora, mas penso que ela deve tomar cuidado com os detalhes, pois em Anjo mecânico, por exemplo, a narrativa ficou um pouco pesada e cansativa. Já quanto a trama, a autora é um gênio e sempre consegue nos surpreender. Os personagens dela são todos cativantes e corajosos, uma mistura de sucesso para qualquer livro.

  • Minha opinião sobre a adaptação de Instrumentos Mortais:

   Como qualquer fã da autora, fiquei super-hiper-mega feliz em saber que Os Instrumentos Mortais ganhará uma versão cinematográfica. Mas vocês sabem como são essas adaptações hollywoodianas, eles pegam o seu livro favorito e transformam em um fracasso do cinema! Minha birra com a adaptação de Instrumentos Mortais começou com o elenco. Não gosto da Lily Collins (que sobrancelhas horríveis são aquelas?!) e não a acho parecida com a Clary. Os outros atores escolhidos também me decepcionaram, mas o que despertou minha fúria foi o ator escolhido para fazer o Jace. Jamie Campbell jamais será parecido com o Jace e jamais me conformarei como ele no papel. Mesmo que ele faça um bom trabalho, simplesmente continuarei o odiando. Outra coisa que me fez ficar mais irada ainda foi o fato do Rafael não aparecer nesse primeiro filme! Ele é um dos meus personagens favoritos!
   Como vocês podem perceber, eu tenho grandes suspeitas sobre como esse filme ficará horrível. Entretanto, quando o trailer saiu tive uma pequena esperança (muito pequena mesmo, mais para minuscula na verdade) de que o filme pode até ficar mediano. Mas, só saberemos no dia em que ele sair, não é? O que é outro motivo para minha raiva, já que teremos que esperar até agosto do ano que vem...
 


  Bom pessoas, é isso. Agora que vocês já sabem da minha opinião, é minha vez de ouvir a de vocês! O que vocês acham da Clare e dos livros dela? Não deixem de comentar!

Beijinhos,

La Mademoiselle. 

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Olá :D

    Hahaha eu adoreis eu post , realmente Cassandra é muito amor , apesar de nunca ter lido nada da autora pretendo ler em breve tanto que já está na lista de compras vamos ver né :D Também não gosto da Lily Collins :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. li Cidade dos Ossos, não gostei e desisti da serie, mas agora com tantas resenhas positivas, e falando que o 2° livro é melhor que o primeiro, acabei me interessando em voltar a ler a serie!

    ResponderExcluir
  3. Cassandra é maravilhosa!
    A série "Os instrumentos mortais" é uma das minhas preferidas!!! Haha

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer mais sobre a autora, eu sinceramente não sabia que ela usava um pseudonimo, foi ótimo saber! Sou fã as obras dela. Ela arrasa, os livros eu já conhecia. Já li os Instrumentos e terminei o primeiro livro de As peças infernais recentemente, quero o próximo logo, mas os fãs sempre sofrem tendo que esperar tradução e tudo. Adorei teu post, teu blog é muito fofo! Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que bacana. Fiquei impressionada com o hábito das fanfics. Acho que quem tem o dom, mesmo que não seja super famosinho, escreve. E é o caso da Cassandra Clare!
    E agora estão vindo os resultados, livros bons e de sucesso!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    A autora nasceu no Irã?! Não sabia disso, e achei legal ela ter morado em vários países diferentes.
    Eu não curti muito Cidade dos Ossos e Cidade das Cinzas, então nem fui atrás dos outros livros...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, tenho muita vontade de ler os livros da autora, assim que puder vou fazer.
    E bem, eu fiquei mais interessada na trilogia As Peças Infernais.

    Beijos;
    Leticia- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  8. Da autora só li até agora o "Cidade dos Ossos" e tenho até o terceiro da série "Os instrumentos..." ahh e eu não sei bem o que pensar sobre essa adaptação, mas eu tenho uma admiração muito grande pelo trabalho do Jamie Campbell :) ele sempre trabalha lindamente, porém concordo contigo "ele nunca foi o Jace que imaginei" mas, eu tenho esperanças de que ele vai fazer um ótimo trabalho

    Vou voltar a ler a série em breve, ótimo post
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. OI AMIGA, BOM SABER QUE VC GOSTOU MUITO DOS LIVROS DA AUTORA, POIS RECENTEMENTE EU COMPREI SEUS LIVROS E GOSTEI MUITO DE VIR AQUI E SABER UM POUCO MAIS SOBRE ELA..
    QUANTO AO FILME, É ESPERAR PARA E VER SE VAI FICAR BOM NÉ!!

    BJS
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Legal o post ela faz muito sucesso eu li o Cidade dos Ossos e gostei preciso terminar a serie e claro vou ver o filme

    bjos

    ResponderExcluir
  11. É bem legal conhecermos mais sobre os escritores dos livros que lemos e vemos nos blogs que visitamos...
    Muito bom!!

    Poetiza o Amor

    ResponderExcluir
  12. Mega curiosa pra ler as duas séries, tenho Anjo mecânico em ebook mas ainda não li.

    ResponderExcluir
  13. Apesar de nao ter lido nenhum livro da autora vejo varios comentarios positivos sobre seus livros.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)