18.11.12

Para ver no Domingo #12: Contos Proibidos do Marquês de Sade

Oi amores, como estão?

   Ultimante, os livros eróticos tem feito muito sucesso e estão sendo super bem recebidos por leitores de todo mundo, mas com certeza ainda existe aqueles que ainda possuem preconceito contra esse tipo de literatura. Se nos dias atuais ainda existe tal preconceito, imagine então como era nos séculos 18 e 19.
   Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade, foi um aristocrata francês e escritor libertino do século 18 que chocou a sociedade da época com histórias recheadas de pornografia, violência, críticas morais e tudo mais o que você puder imaginar. Para vocês terem uma ideia do quão profundo e sombrio era Sade, ele passou grande parte da sua vida preso, foi perseguido pela Monarquia Francesa e posteriormente por Napoleão. Seu nome, Sade, deu origem ao termo sadismo, que define a perversão sexual de ter prazer na dor física ou moral do parceiro ou parceiros.
   A dica de hoje, o filme Contos Proibidos do Marquês de Sade (2000), se passa nos últimos momentos de Sade. Preso no Manicômio Charenton, o Marquês (Geoffrey Rush) vive uma vida quase luxuosa. Por ser amigo do diretor do lugar, Abbe Coulmier (Joaquin Phoenix), Sade tem acesso a quase tudo o que quer, principalmente a penas e papéis, que ele usa para escrever suas terríveis histórias. Com ajuda de Madeleine (Kate Winslet), uma jovem camareira do lugar, Sade publica clandestinamente suas histórias. Madeleine acaba se tornando amiga do marquês e do padre Abbe, por quem é secretamente apaixonada.
   As histórias do Marquês acabam chamando a atenção de muitas pessoas, inclusive do próprio Napoleão. Horrorizado pelas obras do Marquês, o Imperador manda o Dr. Royer Collard (Michael CaineCharenton, ele um médico ambicioso e adepto dos meios mais desumanos para se curar pacientes com problemas mentais. Royer logo começa a suspeitar de que alguém de dentro da instituição está ajudando o Marquês, mas Abbe nega tudo e, inconscientemente, acaba protegendo Madeleine, sua paixão secreta.
   Enquanto Royer continua suas investigações, Sade continua a escrever sua histórias e Madeleine continua a ajudá-lo. Entretanto, o circo começa a se fechar e Sade começa a ser duramente reprimido por Royer e pelo próprio Abbe, que teme que Royer feche Charenton por causa de Sade. Cada vez mais privado de seus luxos e passatempos, Sade se mostra cada vez mais rebelde, escrevendo histórias provocantes e causando tumultos cada vez maiores na  instituição. A situação piora cada vez mais, levando Sade praticamente a loucura e causando graves danos na vida de Madeleine e Abbe.
  Contos Proibidos do Marquês de Sade não pode ser considerado um filme biográfico, pois creio que grande parte dos acontecimentos são ficção. Entretanto, a mistura de realidade com fantasia criou uma história incrível.  Eu não conhecia Marquês de Sade, mas confesso que o filme me deixou um pouco curiosa sobre suas obras. Mas C.P.M.S (o nome do filme é muito grande, por isso abreviei) é mais que uma amostra da vida do escritor, ele é romance recheado de ação e emoção, com uma pitada de crítica, assim como as obras do Marquês. 
  C.P.M.S foi super bem feito. Com uma trama inteligente e divertida, atores bem escolhidos e customização perfeita, ele conquista e envolve o telespectador  do inicio ao fim. Com um desfecho adequado e bem bolado, o filme deixa um gostinho de quero mais! Sério, gostei tanto do filme que pretendo assisti-lo de novo assim que possível! Recomendo Contos Proibidos do Marquês de Sade para todos e peço que não tenham receios na hora de assistir o filme. Sei que o nome é sugestivo, mas acreditem, o filme é mais crítico e filosófico do qualquer outra coisa, assim como as obras do Marquês. 
E aí, gostaram da dica de hoje? Já assistiram ou pretendem assistir Contos Proibidos do Marquês de Sade? Não deixem de comentar!

Beijos,

La Mademoiselle. 

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar, mas nunca assisti.
    Hum... deu vontade agora.
    Geofrey Rush é incrível!! Adoro os filmes dele!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma leve lembrança que já ouvi falar desse filme,mas vendo os detalhes da obra que você escreveu,eu realmente acho que não gostaria,tem que ter um clima para ver esses filmes filosóficos e talz.

    http://llivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, eu acho que já vi esse filme, não me recordo muito bem, eu adoro a kate, acho que ela é uma excelente atriz, adorei saber mais sobre a pequena explicação que vc fez no incio do post, sobre o marquez..

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já assisti esse filme e gostei muito!
    O ator Geoffrey Rush está perfeito no papel, já vi vários filmes com esse ator e o trabalho dele é excelente!

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  5. Esse filme quando foi lançado era super esperado e não deixou a desejar. O filme é excelente, caricato, tem um roteiro maravilhoso e o vestuário é digno de troféu. Não me lembro se chegou a ganhar algum por esse quesito, mas era extremamente rico. A história conta os últimos dias de Marques onde ele lança mão das lembranças e discorre sobre elas. a atriz Kate Winslet ficou muito bem no papel, isso sem contar o ator Geoffrey Rush que está perfeito no papel do Marques.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da dica super bem aprovada.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Você tem razão, hoje muita gente tem preconceitos com os livros ditos "eróticos", mas naquela época devia ser inaceitável, um crime social.
    Não vi o filme ainda, mas achei a ideia interessante. Gosto de obras que se propõem a analisar, criticar, filosofar sobre o tema. Acrescenta bastante!
    Valeu pela dica.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. nossa, adorei o post
    engraçado que em pleno século 21 ainda tem pessoas preconceituosas quanto a esses livros né!
    e estão fazendo o maior sucesso, isso é inegável!
    ainda não conhecia esta história nem este filme... nunca tinha ouvido falar
    mas me interessei! vou ver se encontro na locadora para assistir. como é meio antigo não sei se será fácil né?! :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme,

      o filme é de 2000, não considero tão antigo assim...

      Bjs

      Excluir
  9. NOssa, o filme parece fantástico. Além de ter um toque histórico, toda essa polêmica envolvendo o autor 'clandestino'. HUSAHUSHU.
    Adorei o post.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar dos contos do Sade nem do filme mas achei muito legal vou colocar na lista pra assistir assim que sobrar um tempo

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Nao assisti, nunca nem tinha ouvido falar... mas nao fiquei muito curiosa, não... Mesmo que pareça ser muito bom! rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. EU NUNCA TINHA OUVIDA FALAR DESSE FILME.
    MAS ACHEI UMA HISTÓRIA INTRIGANTE.
    BEIJOS E OBRIGADA PELA DICA.

    ResponderExcluir
  13. Já assisti e é mesmo um filme envolvente, sem falar nas atuações lindas dos atores :)

    ResponderExcluir
  14. Não sabia q haviam fruto um filme do livro, tenho em ebook o livro mas ainda não li. Vou ver se consigo alugar esse filme.

    ResponderExcluir
  15. Ate que em simpatizei com o filme, vou coloca-lo na minha lista pro assistir no fim de semana.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)