Título: Um Lugar para Ficar
Subtítulo: Alguns segredos são fortes o bastante para destruir você
Autora: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 272
Classificação: 4/5
Sinopse: O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...
Clara acabou de terminar o ensino médio e ela e seu pai, um escritor famoso, resolvem passar o verão em uma pequena cidade litorânea. Mas a mudança temporária não tinha nada a ver com diversão e sim com medo e proteção. Após o termino de seu conturbado relacionamento com Christian, a garota nunca mais viveu em paz. Na verdade, ela já não vivia em paz muito antes de terminar com ele.
“Meu pai, Bobby Oates, disse que o amor à primeira vista deveria fazer a gente sair correndo se sabemos o que é melhor para nós. É seu lado sombrio reconhecendo, instantaneamente, o lado sombrio do outro, diz ele.” (Pág. 6)
Clara é quem narra o livro e, em capítulos alternados, ela nos conta sobre sua nova rotina e sobre sua velha rotina. Ela começa pelo início, como conheceu Christian e como eles se apaixonaram imediatamente. Conta como ele era bonito, inteligente e carinhoso, e conta como ele foi, aos poucos, se tornando extremante ciumento, carente, inseguro e manipulador. Eles tinham tudo para dar certo e se amavam bastante, mas o relacionamento foi se correndo aos poucos. Christian se irritava com qualquer coisa, o modo com Clara se relacionava com as outras pessoas, o modo como se vestia, o que fazia, o que dizia, tudo, para ele, era motivo de ciúmes.
“O ciúme de alguém faz você se sentir bem. Especial. Mas nem tudo é sobre você. É sobre uma mão que está pronta a lhe aprisionar. É sobre a carência deles, sufocando sua garganta.” (Pág. 138)
Clara fica cansada da atitude do namorado, mas só pensa em terminar quando ele começa a se mostrar violento. Ela pensava que o fim do namoro seria o fim deles, do ciúme e do medo, mas ela estava errada. Christian não aceita o fim e com e-mails desesperados e ligações constantes ele tenta recupera Clara, mas a garota fica cada vez mais assustada e desesperada, ela ainda ama Christian, mas sabe que um relacionamento com ele seria impossível e destruidor para ambos.
Enquanto tenta se recuperar de Christian, Clara faz amigos, arranja um emprego e tenta seguir em frente. Mas Christian não desistirá tão facilmente e todos os segredos que Clara esconde viram a tona mais cedo ou mais tarde e ela terá que enfrentar o passado para poder finalmente seguir em frente.
“E foi assim. Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O claro e o escuro podem se alternar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde.” (Pág. 45)
Um Lugar para Ficar é um livro emocionante, fácil de ler e que conquista e surpreende o leitor. Não esperava muito desse livro, mas ele acabou superando minhas expectativas e se tornando uma ótima leitura.
Deb Caletti criou uma história emocionante, inteligente e quase real. Caletti soube construir uma bela trama, bons personagens e fazer um desfecho perfeito. A narração em primeira pessoa também ficou ótima, adorei as notas explicativas que a autora colocou como se fosse Clara nos explicando mais sobre tal detalhe. Já ouvi e li diversas histórias de namorados possesivos, ciumentos e que faziam loucuras pelo seu “amor” e confesso que esperava uma história dramática, uma protagonista chorona e uma trama tipo assim: “ele faz mal para mim, mas eu ainda o amo e quero ficar junto com ele”. Mas me enganei. O rumo que Caletti dá para a história foi completamente diferente e por isso eu adorei o livro.
Clara não é uma protagonista chorona, pelo contrário, apesar de no fundo ainda gostar de Christian, ela tinha consciência da pessoa que ele era e lutava contra os sentimentos que tinha. Simpatizei bastante com ela e com os outros personagens, mas o que mais despertou a minha atenção foi Christian. A autora criou um personagem enigmático e profundo, um manipulador nato que desperta diversos sentimentos no leitor: raiva, ódio, medo e até pena.
A editora fez um bom trabalho, a diagramação está perfeita e não encontrei nenhum erro. Minha única reclamação é a capa. Ela combina com a história e é até bonita de longe, mas de perto é desconfortável. Para mim, ficou meio óbvio que a imagem foi feita digitalmente.
Um Lugar para Ficar é simples e ao mesmo tempo complexo, emocionante e surpreendente. E nos faz refletir: até onde o amor é algo bom? Existem barreiras para aqueles que se amam? É possível ser feliz quando grande parte da sua vida está mergulhada em segredos? Com drama e ação nas medidas certas, o livro está perfeito e eu não alteraria um linha. O recomendo para aqueles que gostam de uma história emocionante e bonita, mas que não nos faz derramar uma lágrima.
Adorei sua resenha, eu adoraria ler esse livro!
ResponderExcluirUm beijo,
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Oii!!
ResponderExcluirQuero ler esse livro há um bom tempo já, principalmente depois de ter lido tão boas resenhas a respeito dele, mas agora a lista de "vou ler" tá tãão gigante que nem posso cogitar em acrescentá-lo agora.
Beijo!!
Gostei muito da resenha, só que nao tenho mutia curiosidade de ler esse livro... Sei la.. nao me chama atenção, mesmo achando o tema legal.
ResponderExcluirBjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Este não é um livro que me desperta, muita curiosidade. Mas com certeza se tivesse em mãos iria ler-lo. Ótima resenha
ResponderExcluirLucas / Era uma vez
Eu gosto de livros que nos levam a refletir, a nos questionar, leitura que abre a mente.
ResponderExcluirParabéns pela resenha.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books
estou morrendo de vontade de ler este livro!
ResponderExcluirsó vi resenhas positivas dele e parece ser muito bom! *-*
Ah estou louca para adquirir esse livro,li resenhas muito boas e a estória me agrada bastante!
ResponderExcluirOi
ResponderExcluirParece ser bem legal esse livro *-*
Despertou a minha curiosidade e a capa é muito lindinha.
Parabéns pela excelente resenha ;)
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Eu sempre achei essa capa meio estranha. Pra mim, que ainda não li o livro, achei que não tem nada a ver com a história.
ResponderExcluirAinda bem que Clara tem consciência do Christian é. E agradeço também por ela não ser chorona
Parabéns pela resenha. Está ótima!
Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
Comprei esse livro bem baratinho em uma promo no Submarino, sempre tive interesse nele, sei como é a sensação de estar em um relacionamento possessivo, no meu Ensino Médio eu enfrentei um bem barra pesada (E eu achava bonitinho no começo mas depois quando começou a interferir na minha liberdade percebi que aquilo não estava certo *.*)
ResponderExcluirEstou ansiosa para ler =) a resenha está ótima flor, passou bem o que eu queria saber mais a fundo sobre "Um Lugar para Ficar" gostei muito
Bjs
Olá parabéns pela resenha já ouvi falar muito desse livro talvez eu leia um dia
ResponderExcluirbjos
Oi..
ResponderExcluirFaz muito tempo que estava doida para ler esse livro, mas ao ler a sua brilhante resenha a necessidade que eu tinha de ler esse livro só aumentou e agora se eu não ganhar esse livro em alguma promoção que estou participando vou ter que comprar pois estou desesperadamente louca para ler ele.. Tanto a sinopsia como a capa estão excelentes.
oie
ResponderExcluireu quero tanto ler esse livro, é tão lindo essa historia