3.10.12

Resenha: O Começo do Adeus - Anne Tyler

Título: O Começo do Adeus
Subtítulo: Aprendendo a se despedir...
Autor: Anne Tyler
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 208
Classificação: 3/5 
Sinopse: Anne Tyler nos leva a um romance sábio, assustador e profundamente tocante em que descreve um homem de meia-idade, desolado pela morte de sua esposa, que tem melhorado gradualmente pelas aparições frequentes da mulher — na casa deles, na estrada, no mercado. Com deficiência no braço e na perna direita, Aaron passou sua infância tentando se livrar de sua irmã, que queria mandar nele. Então, quando conhece Dorothy, uma jovem tímida e recatada, ele vê uma luz no fim do túnel. Eles se casam e têm uma vida relativamente modesta e feliz. Mas quando uma árvore cai em sua casa, Dorothy morre e Aaron começa a se sentir vazio. Apenas as aparições inesperadas de Dorothy o ajudam a sobreviver e encontrar certa paz. Aos poucos, durante seu trabalho na editora da família, ele descobre obras que presumem ser guias para iniciantes durante os caminhos da vida e que, talvez para esses iniciantes, há uma maneira de dizer adeus.

Aaron desenvolveu uma deficiência no braço e perna direita durante a infância, o que somado a uma pequena dificuldade na fala, fez com que ele fosse sempre muito mimado pela mãe e pela irmã. Na realidade, Aaron é mimado por muitas pessoas, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos, principalmente após a morte de sua esposa Dorothy, o que o irrita profundamente. Ele odeia depender de outras pessoas, ser considerado incapaz e até mesmo receber qualquer tipo de demasiada atenção, o que faz com ele seja extremante recluso, antissocial e até meio mal-humorado. 

Aaron seguia sua vida normalmente, trabalhando na pequena editora da família e sempre tentando escapar de interações sociais desnecessárias. Ao procurar uma médica para ajudar em um dos livros da editora, Aaron conhece Dorothy, uma médica super dedicada ao trabalho e que, como ele, é bem antissocial. O que mais atrai Aaron para Dorothy é o fato dela não o mimar, e assim, em poucos meses eles se casam. 

Quando Dorothy é atingida pela árvore que cai sobre a casa deles e falece alguns dias depois, Aaron tenta seguir em frente e superar a dor e a saudade da esposa. Mas, quase um ano depois, Dorothy começa a aparecer nos lugares mais inesperados e Aaron percebe que ele ainda sente muita falta dela e que ainda não superou sua morte. 
“Talvez seja um caminho muito, mas muito longo a ser percorrido e, por isso, Dorothy tenha demorado aqueles meses todos para voltar. Ou talvez ela tivesse tentando ficar sem mim, como eu já tinha tentado ficar sem ela – para ‘superar’ minha perda, ‘fechar o ciclo’, ‘seguir em frente’ e todas aquelas frase ridículas que as pessoas usam quando incitam a suportar o insuportável. Mas, no final das contas, ela havia encarado o fato de que simplesmente sentíamos demais falta um do outro. Ela tinha desistido e voltado. Era nisso que eu queria acreditar.” (Pág. 12/13)
Enquanto tenta seguir a vida normalmente, mesmo que esteja vendo a esposa morta, Aaron acaba por voltar ao passado, relembrando muitos momentos com Dorothy, ele acaba descobrindo que não quer que a esposa parta novamente e que poderia ter feito muitas coisas diferentes. 
“Eu costumava brincar com a ideia de que, ao morrermos, finalmente ficamos sabendo para que a vida serviu. Nunca imaginei que poderia descobrir isso quando outra pessoa morresse." (Pág. 162)
O Começo do Adeus é uma história simples, com uma pitada sobrenatural e de romance que traz um tema delicado, mas muito comum a todos: como se dizer “adeus” aos falecidos queridos, como “superar” a morte de pessoas próximas. Todo mundo, em algum momento da vida, vai passar pela mesma situação de Aaron. Não é fácil nos despedir de quem parte (em todos os sentidos), mas é necessário. 

Anne Tyler criou uma história pouco complexa, mas que tem seu brilho e beleza. Além de ser fácil de ler, o livro cumpre seu papel de nos fazer refletir sobre um tema difícil, mas de forma leve e, acredite, sem nos fazer soltar uma lágrima. 

Os personagens são simples e reais, mas possuem suas singularidades. Apesar de não me identificar com nenhum deles, consegui vê-los em pessoas que conheço. Aaron, como já disse, é extremante recluso, antissocial e até meio mal-humorado. Em alguns momentos tive vontade de xingá-lo pela sua completa falta de tato e sensibilidade, mas em outros momentos, fiquei com pena dele e entendi seu comportamento e sua dor. Dorothy se parece muito com Aaron, mas como o livro é narrado por ele, a vemos apenas pela visão dele, portanto é difícil saber realmente como ela é. 

A editora, como sempre, fez um ótimo trabalho. A tradução está bem feita e o único erro que encontrei foi uma frase sem ponto final. A capa ficou bonita, mas não vi muita relação dela com o conteúdo do livro. 

O Começo do Adeus é um livro bom de ler e por causa de sua temática, o recomendo a todos. O livro superou as minhas expectativas e fiquei com muita vontade de ler outras obras da autora.

Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. ótima resenha... realmente, parece ser um livro muito bom, e pelo o que eu li nas resenhas a autora soube domar bem este tema!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Eu sabia que o livro trataria de um tema delicado e muito sensível,mas me surpreendi com o toque sobrenatural,adoro.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler!
    Esse livro me chamou atenção de várias formas, tanto pela capa, que é linda, a sinopse e agora sua resenha. Não vejo a hora de ler.
    Beijos, Thami.

    www.souseuastral.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flor, adorei a recomendação, estou doida para ler este livro, e estava doida para ler uma resenha dele.. ^^

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Graças a Dios ainda não tive que passar por nada do tipo de ter que me despedir de alguem proximo... Nunca nem pensei em como seria qdo isso acontecer um dia....
    Curto livros que dão a impressão de que os personagens podem ser qualquer um que conhecemos :)

    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. humm... bom saber que é um livro de leitura fluente... livros assim são ótimos!!!
    bela resenha!!

    ResponderExcluir
  7. Olá adorei seu blog, bem criativo, mas vim te fazer um convite, da uma passada no garotos modernos e se gostar pode segui-lo que logo farei o mesmo beijos...

    ResponderExcluir
  8. Gostei da história do livro é bem diferente e não é comum.

    Na resenha você diz que Dorothy morreu primeiro e depois você escreve spbre o casamento, seria o caso de avaliar a ordem que é passada as informações para que não fique tão confuso.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hmmm, mas esse para minha lista de "Livros que eu quero e vou ter" IUSAIASIAUS Digamos que sua resenha tirou algumas dúvidas que eu tinha e me fez querer apostar no livro. Eu estava bem indeciso pelas opiniões serem bem controversas dos leitores, mas agora decide que vou comprar. :D AH, sem contar que amo a diagramação, a revisão e a tradução da Novo Conceito :3
    Vou ler, ótima resenha diva. Beijo ;*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É verdade, estamos todos sujeitos a isso, infelizmente. Um dia teremos que nos despedir de uma pessoa próxima e aconteceu isso comigo há um ano, foi horrível e eu não sabia o que pensar ou fazer, apenas chorar. Enfim, acho uma tirada interessante a ideia de fazer o livro baseado nisso e tenho interesse em lê-lo, apesar do personagem principal não parecer muito legal, rs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Anne Tyler sempre arrasa! Eu adorei todos os livros dela que li até agora. <3 Grande autora e fico feliz que ela não tenha te decepcionado. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  12. Oi! Te indiquei para um selinho & meme no meu blog, depois dá uma passadinha lá!
    Beijão!
    http://spaceindaze.blogspot.com.br/2012/10/meme-e-selinho-seu-blog-e-abencoado.html

    ResponderExcluir
  13. É tanta gente falando bem desse livro que vou precisar ler +__+
    Gostei bastante de sua resenhas e só veio reafirmar minha vontade de ler-lo.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua resenha... estou doida pra ler esse livro, porque me encantei pela capa e pela sinopse e agora, sendo essa a primeira resenha que li sobre ele aguçou a minha curiosidade

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela resenha mas não tenho muita vontade de ler esse livro não faz muito meu gênero

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Não dava nada por esse livro, a sinopse primeiramente não me fez querer lê-lo, sua resenha está maravilhosa e vou colocá-lo na minha lista de leitura, quero ler sobre "O começo do Adeus" do personagem e vê como ele vai lidar com as visões da sua esposa e ter que dizem adeus mesmo assim ^^

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)