
Título: Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Editora: FTD
Ano: 1999
Páginas: 224
Classificação: 3/5
Sinopse: Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.
Dom Casmurro, do ilustre escritor brasileiro Machado de Assis, é conhecido mesmo por aqueles que não leram o livro. Com uma trama envolvente e misteriosa, o livro é o mais aclamado trabalho de Assis e um dos mais aclamados da literatura nacional.
Os personagens são reais e complexos e despertam a atenção e curiosidade do leitor. Apesar de ser narrado por Bentinho, a personagem principal do livro é a bonita e misteriosa Capitu. Todos os acontecimentos e conflitos de alguma forma estão ligados a ela, sendo a moça dona de olhos descritos como “de cigana oblíqua e dissimulada”, Capitu mexe não só com os personagens, mas também como o próprio leitor. Inteligente e sedutora, Capitu é uma personagem que sabe o que quer e como conseguir, mostrando assim uma personalidade completamente contrária a de Bentinho. Indeciso, tímido e medroso, nosso narrador é um personagem influenciável e dono de uma imaginação muito fértil, além de um ciúme quase doentio. Desde pequeno, Bentinho se mostra loucamente apaixonada por sua vizinha Capitu, sendo capaz de fazer qualquer coisa por ela. Mas, esse amor imenso que ele sente é corroído aos poucos pela suspeita da traição, teria Capitu o traído com seu melhor amigo, Escobar? A dúvida permanece durante todo livro, não sendo negada ou confirmada no desfecho da obra.
A narração feita por Bentinho pode ser considerada suspeita, já que sendo um dos personagens principais da história, ele sempre mostrará os fatos do seu ângulo, tentado convencer o leitor (e também a si mesmo) de que suas suspeitas são válidas. Mas, ao mesmo tempo em que a história nos mostra diversos motivos e situações que comprovariam a traição de Capitu, ela também nos fornece material para duvidar do narrador (e até da sua sanidade). É impossível saber, se baseando apenas na história, se Capitu traiu ou não e essa é a magia da história.
Quando li o livro pela primeira vez, alguns anos atrás, cheguei à conclusão de que Capitu não tinha traído Bentinho. Entretanto, ao ler novamente, já tive uma visão completamente diferente de Capitu. Dessa vez a achei bem dissimulada e muito mais inteligente do que aparenta, mas ainda penso que ela não traiu Bentinho.
Dom Casmurro sem dúvida é uma ótima obra, mas não posso negar que a leitura foi pouco prazerosa, em parte, porque li o livro por obrigação, mas também porque o livro é meio enrolado. Achei que muitos capítulos foram desnecessários, apesar deles serem curtos.
Misterioso, envolvente e simplesmente brilhante, Dom Casmurro é uma obra que deve ser lida por todos. O livro não é fácil de ler ou mesmo simples de entender, mas merece ser lido, já que não é a toa que ele é um dos maiores clássicos da literatura brasileira.
Ah, já li este livro apesar de não ser fã de clássicos, este foi um dos poucos que gostei. Recomendo!
ResponderExcluirVanessa - Blog do Balaio
ai, li este livro para prestar vestibular, e confesso que não gostei.
ResponderExcluirna verdade eu tenho trauma de literatura brasileira pois a minha professora da 6°... 7° serie sempre forçava a gente ler! e eu nunca gostava disso :(
ótima resenha amiga, eu ja conhecia Capitu hehe pelo menos por nome.. Mais não leria esse livro agora não ^^
ResponderExcluirbjs
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Eu simplesmente amo Dom Casmurro. Mas não gostei dessa capa não. E também acho que Machado de Assis não ia gostar também! Capitu aí está muito sensual!
ResponderExcluirEngraçado que vc não gostou de ler, eu já li diversas vezes e cada vez que eu leio me encanto mais e mais com ele. Adoro o jeito que o Machado escreve. E se Capitu traiu ou não Bentinho? Não acho. Tudo fruto da cabeça possessiva dele. Ele era muito inseguro!
Beijos
adriana
O livro que causa o maior dos classicos. "Capitu matou ou não matou Bentinho?". Eu prefiro acreditar que não. Já como você disse, é Bentinho que conta a história.
ResponderExcluirCaraca... nao lembro se ja li esse livro... li tantos livros na escola, mas como odiava ler por obrigação, nunca aproveitava a leitura e nunca lembro quais foram os que li rsrsrs
ResponderExcluirNao curto muito esse tipo de leitura, mas gosto dessa história da Capitu. Qdo assisti o filme "Dom", achei super bacana!
Adorei a resenha!
Bjoka
Flavia - Livros e Chocolate
Li esse livro e assim como você além de ter lido por "obrigação" também o achei enrolado, rs. A estória é boa e a dúvida que planta na cabeça do leitor também, lembro bem que tivemos uma discussão em sala, ano passado, sobre esse livro e a sala estava completamente dividida, enquanto uns "provavam" que ela tinha traído bentinho, outros afirmavam sem pudor a inocência de Capitu e a insanidade do narrador!
ResponderExcluirAdorei, beijoo!
Bah..
ResponderExcluirAcho que li esse livro a muito tempo atrás pra uma disciplina durante o Ensino Médio, na época não gostei muito dele, pois, fui forçada a ler esse livro. Mas, quem sabe se lesse agora acho que gostaria dele..
Bem a Capitu pode ser dissimulada mas não acho que ela traiu o Bentinho
ResponderExcluirbjos
O livro mais comentado da Literatura Brasileira, agora resenhado aqui no Blog...
ResponderExcluirMuitas pessoas não gostam de machado de Assis e não sabem o porquê... Não é a questão de que ele trazia uma linguagem difícil. Pelo contrário. Suas palavras eram por demasiado semelhantes ao vocabulário coloquial, o que na época, não trouxe muitas aceitações, gerando, assim, um certo "preconceito" às suas obras...
É muito bom saber que a literatura contemporânea ganha vez nos olhos de nosso público... mas Machado de Assis é, ao lado de José de Alencar, o maior representante da nossa literatura no estrangeiro. pena não ser valorizado como merece, aqui, por nossa gente.
http://poetizaoamor.blogspot.com.br/
Tem gente que não gosta de literatura brasileira. Na maioria das vezes, essa pessoa não está acostumada com a leitura, ou não tem um vocabulário correspondente aos livros de Machado de Assis, por exemplo. Acho que de todos os autores nacionais que eu conheço, ele é o que possui a escrita mais rebuscada. Lembro que quando comecei a ler esses clássicos eu tinha uns 12 anos, conhecimento quase 0 em livros; daí para entender cada palavra desconhecida, eu deixava o dicionário aberto ao lado do livro kkkk
ResponderExcluirPassei a conhecer o universo literário, e mais ou menos a partir daí comecei a ler mais!
Eu já o li, fiz até resenha dele també, eu sinceramente gostei dele. Meu sentimento ao final da leitura foi de raiva, pois Bentinho mesmo acreditando que Capitu o traira não poderia ter sido mais passivo e vivido com ela? Descoberto com a convivência se ela fez isso mesmo! mas não, tinha que acabar com a família!
ResponderExcluirO raiva
Boa resenha...
bjs
www.leituradeouro.blogspot.com
Já li Dom Casmurro duas vezes e sempre fico na dúvida kkkkk será que a menina dos olhos de ressaca de Bentinho realmente o traiu? Machado de Assis deixou uma grande dúvida na mente de todos os leitores de Dom Casmurro... eu acho isso genial!
ResponderExcluirLi Dom Casmurro por curiosidade,e eu gostei ;D!
ResponderExcluirClaro,que não foi um livro mega boom,inesquecivel e talz..mas é um bom livro,e somente isso!
Eu li este livro este ano pra um trabalho na escola e confesso que nao gostei nao!!!
ResponderExcluirEu tambem acho que ela nao traiu Bentinho !!!
Mais eu nao ia com a cara do amigo do Bentinho !!!
Dom Casmurro é sempre aquele livro obrigatório nas escolas. E isto estraga a genialidade da obra.
ResponderExcluirCom um olhar mais atento e uma mente aberta, sem preconceitos escolares, podemos ver um drama envolvente, misterioso e inteligente se desenvolvendo.
Eu adoro este livro e indico para todo mundo que tem paciência para "mastigar" a obra um pouquinho.
bjs
ja li 2 vezes e nunca consegui chega a uma conclusao traiu ou naum traiu. é muito intrigante!
ResponderExcluir"...*"Olá*"...,
ResponderExcluirSou Rosemary,*"Profª de Português*"!
Estava justamente,na *"Praia*",agora,em *"Janeiro*",discutindo,exatamente com *"Minha
Sobrinha Ludimila*",a respeito da (*"entre aspas*")*"Suposta Traição*" de *"Capitu*"
com seu *"Amante ou não*",*"Escobar*".
Ora...,*"Machado*",com seu perfil *"Irônico*" ,deixa dúvidas,porém,se:
.O *"Olhar* de *"Capitu* era *"Oblíquo*": Inclinado,enviesado,torto,dissi-
mulado,sinuoso - *"Olhos de Ressaca*",como o próprio *"Machado*" *"Os*"
entitulou,*"Eu*" não tenho dúvida alguma de que *"Capitu*" traiu,sim,*"Ben-
tinho*",com seu *"Melhor Amigo Escobar*",pois se *"Um Olhar*" de *"Uma Pes-
soa*" eh *"Dissimulado*",se a própria pessoa é *"Dissimulada*",obviamente
que *"Essa Pessoa*" está *"Disfarçando*" para que não seja *"Descoberto*"
*"Algo*" *"Muito Grave*",*"Sinistro*" o qual *"Ela*" tenha cometido.
*"Concordam*"?
E *"Machado de Assis*" retoma o que tinha anunciado no começo do romance, dizendo que, na hora em que o *"Caixão*" de *"Escoba*" se fechou, *"Bentinho*" viu *"Capitu*" *Chorando*", e *"Os olhos de Capitu*" eram como a *"Ressaca do Mar*" que tinha *"Tragado Escobar*",o *"Nadador da Manhã*"!!! A *"Mesma Ressaca*" que *"Ameaçou*"
*"Bentinho*" no *"Início*" do *"Livro*" !!!
>>>"...*"Quem dissimula,*"Esconde*",*"Disfarça*"...!!!<<<Capitu*"
Por isso. posso *"Afirmar*",mediante esse *"Contexto*" de *"Capitu*",de que *"Ela*",
*"Discaradamente*" apaixonada ou não,*"Traiu*" *"Bentinho*" com *"Escobar*" !!!
Agradecida...,
(*"Profª Rosemary*"!)
São Paulo/Capital
8877-4482
Abraços!
to*", *"Algo*" de muito grave que a *"Pessoa*" *"Cometeu*",concordam?
Sinônimos de Oblíquo
Sinônimo de oblíquo: diagonal
*"O Olhar*" de *"Capitu*" era *"Oblíquo(*"
Dom Casmurro foi um dos melhores livros da literatura brasileira que já li! Machado de Assis foi magnífico!
ResponderExcluirTambém tenho a minha opinião de que Capitu não traiu Bentinho! ;)
Dom Casmurro é um clássico, atemporal. Pra mim a Capitu é culpada, mesmo todo mundo achando que não.
ResponderExcluirOi! Dom Casmurro é um clássico mesmo, foi com esse livro que Machado ganhou ainda mais reconhecimento e foi conhecido mundialmente pela capacidade de confundi o leitor sobre a traição. Muitos que repetiram a leitura mudaram de opinião, mesmo assim fica aquela dúvida. Ele foi um gênio nessa obra. Acho que ela não traiu Bentinho, o personagem é persuasivo, ele quer fazer com que o leitor se incline a suas supostas provas, que na verdade não são nenhuma concreta.
ResponderExcluir