6.9.12

Resenha: Cuco - Julia Crouch

 
Título: Cuco
Subtítulo: O primeiro erro foi convidá-la para entrar...
Autora: Julia Crouch
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 464
Classificação: 3,5/5 
Sinopse: Polly é a mais antiga amiga de Rose. Então quando ela liga para dar a notícia que seu marido morreu, Rose não pensa duas vezes ao convidá-la para ficar em sua casa. Ela faria qualquer coisa pela amiga; sempre foi assim. Polly sempre foi singular — uma das qualidades que Rose mais admirava nela — e desde o momento em que ela e seus dois filhos chegaram na porta de Rose, fica óbvio que ela não é uma típica viúva. Mas quanto mais Polly fica na casa, mais Rose pensa o quanto a conhece. Ela não consegue parar de pensar, também, se sua presença tem algo a ver com o fato de Rose estar perdendo o controle de sua família e sua casa. Enquanto o mundo de Rose é meticulosamente destruído, uma coisa fica clara: tirar Polly da casa está cada vez mais difícil.

As coisas estavam se acertando para Rose. Sua casa no interior da Inglaterra estava pronta, seu marido Gareth estava feliz e suas filhas Anna e Flossie estavam bem. Em uma noite, ela recebe uma ligação de sua amiga Polly e ao saber da morte do marido dela, Rose convida a amiga e seus filhos para passarem um tempo em sua casa. 

Polly é uma ex-estrela do rock que já passou por maus bocados. Ao se casar com o lindo Christos, ela foi para a Grécia, terra natal de seu marido. Voltar para a Inglaterra foi seu primeiro desejo após a morte dele, já que ela não se dá nada bem com a família de Christos. 

Rose recebe a amiga de braços abertos. A esquelética e linda Polly traz consigo seus energéticos filhos Nico e Yannis. A mulher está visivelmente abalada e triste com a morte do marido, o que faz com que Rose se desdobre para cuidar não só dos filhos dela, mas também da própria Polly. 

Aos poucos, os visitantes começam a fazer parte da rotina da família, estando sempre presente nas refeições, conversas e passeios. Todos parecem estar se dando bem, mas Polly continua extremamente deprimida e reclusa. Sempre observadora, Rose não perde um movimento de Polly, desde o quanto ela come até o modo com ela trata os próprios filhos.
“Para alguém tão pequena, Polly tinha arestas bem afiadas.” (Pág. 405)
Diferentemente do que se esperava, a convivência vai afastando as amigas e logo Rose começa a se sentir incomodada com a presença de Polly e de seus filhos. Eles parecem estar sempre ao seu redor, mudando sua rotina e o comportamento de sua família. Entretanto, apesar de se sentir desconfortável, Rose mantém sua pose de amiga e anfitriã. 

É inevitável que a presença de Polly desperte lembranças em Rose, mas agora amiga não parece tão meiga, fiel e divertida como nos tempos antigos. Enquanto desenterra todo o seu passado, que está vitalmente ligado a Polly, Rose começa a se perguntar quem Polly realmente é e o que ela realmente está fazendo em sua casa.
“Sentou-se e olhou para Polly, esta mulher que tinha sido sua amiga. Perguntou-se se as coisas sempre foram difíceis entre elas (...). Ou teria sido como um longo casamento, dissolvido por ressentimentos mudos, em que sem dúvida uma vez já houvesse amor?” (Pág. 405)
Cuco contém uma trama de suspense que é lentamente construída ao longo da história. As primeiras 100, 150 páginas demoram a passar e o livro só consegue realmente conquistar quando está caminhando para seu desfecho. Apesar de ter desanimado um pouco no início, consegui curtir a história e fazer uma boa leitura. 

Os personagens são bem construídos e caracterizados, suas histórias pessoais estão diretamente ligadas à trama e aos conflitos principais. Rose é uma mulher aparentemente alegre e realizada, mas por baixo da posse de boa mãe e mulher, esconde-se um passado tortuoso que ela insiste em esconder da própria família. Gareth é um cara legal, bom pai e marido, mas assim como a mulher, tem um passado meio perturbado e um lado que nem todos conhecem. Polly é uma personagem misteriosa. É difícil saber quais suas reais intenções e sentimentos, mas ao longo do livro cheguei a conclusão de que ela possui personalidade impulsiva, infantil, dissimulada e inconsequente. Mas essa impressão que tive da personagem pode não ser a mesma de outros leitores e é isso que torna a Polly a personagem mais interessante do livro.

Atenção! O próximo parágrafo contém muitos spoilers! Para quem não leu o livro, recomendo que pule para o parágrafo seguinte! 

Não gosto de revelar muitos spoilers, mas com o recado acima, espero não estragar a leitura de ninguém! Bom, com disse anteriormente, a Polly foi a personagem mais interessante do livro. É impossível saber realmente qual é a dela antes dos acontecimentos finais. A impressão que temos ao ler a sinopse do livro, é que Polly queria “roubar” a família e a vida perfeita de Rose. Ao terminar o livro, tive uma impressão diferente. Na minha cabeça, a intenção de Polly (primeiro inconscientemente e depois de propósito) era “roubar” Rose de volta. Pelo que vemos através das memórias de Rose, a garota era o tipo de amiga que fazia qualquer coisa e que idolatrava e amava Polly incondicionalmente. Mas como agora o foco de Rose era sua família, penso que Polly queria a velha Rose de volta, a amiga submissa e tola, refém de segredos antigos que compartilhavam. Como Rose foi perdendo o controle com suas suspeitas sobre Polly, ela acabou caindo no plano da amiga e nas últimas páginas, quando Rose recebe a carta de Polly, percebemos claramente que Polly saiu triunfante. Essa coisa de amigas dependentes e amizade nada saudável me lembrou o livro Conselho de Amiga, só que em Cuco o relacionamento é muito mais sombrio e intrigante! (Não interessante como dois livros completamente diferentes podem abordar a mesma coisa?)

Crouch sem dúvida fez um bom trabalho. Ela soube construir a trama, mesmo que de forma mais lenta, e resolver os conflitos da história. A narração foi em terceira pessoa, mas como os fatos são contados pelo ponto de vista de Rose, a autora consegue nos envolver na história e plantar as dúvidas de Rose na nossa cabeça.

Sabe aqueles finais de filme de terror que deixam claro que a história realmente não acaba ali? Assim é o final de Cuco. O livro acaba e você fica imaginado o que mais poderia ter acontecido se a autora tivesse continuado a escrever. Comparei o final do livro com os de filmes de terror, porque enquanto estava lendo Cuco tive uma sensação parecida da que tenho ao ver filmes de terror/suspense, onde ficamos ansiosos por não saber o que é devaneio do personagem e o que é realidade. Sério, não me surpreenderia se Cuco virasse um filme! 

A editora também fez um ótimo trabalho. A capa é divina e a edição bem feita, assim como a diagramação. 

Cuco é um livro envolvente, bem feito em todos os sentidos. A trama pode parecer bem lenta para alguns, mas essa característica contribuiu para que a história fosse extremante completa, sem qualquer tipo de ponta solta. Recomendo esse livro para aqueles que apreciam suspenses bem construídos, mas que não tenham medo de leituras mais lentas. 
“E duas mulheres permaneciam sentadas na tormenta, debaixo do guarda-chuva, recordando-se de que tudo isso estava morto, perdido, desfeito.”  (Pág. 43)

Comente com o Facebook:

59 comentários:

  1. Oi flor!
    Eu não tenho muito interesse de ler Cuco, mesmo sendo um suspense...mas gostei da tua resenha.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. estou LOUCA para ler este livro! mas estou me segurando para não comprar né, já que minha estante está cheia :(
    adorei a resenha ;~~

    ResponderExcluir
  3. Com certeza, essa foi a melhor resenha que li sobre esse livro! Me deixou mais intrigada a lê-lo.
    Adoro suspenses e esse parece ser um que não vai me decepcionar.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei sua resenha, estou super ansiosa para ler esse livro, Beijos http://estantedecristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiie, bem definitivamente o livro não me inspirou muito, e sim, eu li a parte com os spoilers kkkkk, não consegui não ler, pois fiquei curiosa com sua resenha kkkk. Bom, não pretendo comprar para ler, mas se eu ganhar de alguém, sei lá, com certeza irei ler e mesmo que não o devore, espero gostar, haha.
    Um beijo :*

    ResponderExcluir
  6. Resenha incrivel! Mesmo com o aviso, não pude deixar de ler, rsrs. E agora que li sua resenha por completo, vejo, que Cucu é exatamente o livro que ando procurando, com suspense e misterio, além de um final para nos deixar em dúvida =D

    Bjs

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  7. Amiga, fiquei super curiosa com sua resenha, diferente da Sammy eu nao li depois do aviso, prefiro ler depois com calma e ter minhas revelações ^^

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros que deixam um suspense no ar quando acabamos de ler...


    http://poetizaoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu estava interessada em ler este livro, mas sei lá algo não me soou bem. Eu gosto de suspense, e só espero que não seja uma história arrastada.

    Beijos :D

    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  10. A resenha está muito bem feita,achei Polly meio sombria e amarga, fiquei querendo saber quem ela é de verdade e o que tanto esconde.

    Bjos!

    Cida

    ResponderExcluir
  11. Fiquei mais interessada em ler ainda, mas pensei que ela estava atrás do marido da amiga que coisa, amizade possessiva rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  12. E agora? Fiquei com mais vontade ainda de ler Cuco!
    Ele virou agora o meu mais novo alvo de livro quero ler da editora.
    Parabéns pela resenha +_+

    ResponderExcluir
  13. Quee blog super na frente *_*! Primeira resenha de Cuco que veejo! Me parece um bom livro,e bem envolventes! Quero ler ;D

    ResponderExcluir
  14. Me interessei por esse livro logo que ouvi falar dele. Gosto de tramas de suspense e esse parece ser um daqueles livros tensos que não largamos até chegar ao final. Pulei instantaneamente o paragrafo dos spoilers (alias, que bom que você avisou. É pessimo encontrar spoilers sem aviso em uma resenha), pois quero ler o livro. Depois volto aqui para conferir o restante da resenha :)

    Ah..e eu quase esqueci de avisar: respondemos o meme para o qual você nos indicou (obrigada!) e indicamos você para outro.

    Um abraço
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi..

    Adorei a capa e achei o livro super interessante.. E já estou doidinha para ler esse livro.. E gostei muito da sua resenha Parabéns..

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Que legal! Esse livro parece ser bom mesmo.
    Ele me lembrou um pouco os filmes "A Órfã" e "A mão que balança o berço", pois personagens queridas entram na casa de modo sorrateiro e acabam destruindo a família.
    Gostei!

    André Luiz
    www.viajandonoslivros.com

    ResponderExcluir
  17. Todos só falam bem desse livro, já estou com vontade de lê-lo mas agora, depois dessa resenha estou LOUCA por ele *-*
    Quando você disse "ficamos ansiosos por não saber o que é devaneio do personagem e o que é realidade" lembrei de Dom Casmurro que todos que leem têm essa impreção.

    beijoss

    ResponderExcluir
  18. adorei sua resenha, mesmo vc tendo mencionado que o livro prende mais no desfecho final. fiquei super interessada em saber o que acontece com os personagens, e se a impressão que vc teve sobre Polly será a mesma que a minha. pela sinopse me pareceu muito que ela seria um pouco como o pássaro cuco que e uma especie de parasita das aves.

    ResponderExcluir
  19. Parece ser bem interessante... Tô doida pra lê-lo. Excelente a resenha! :)

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha e lendo o que vc escreveu me veio na cabeça que a gente idealiza demais as amizades por isso que acabamos nos decepcionando. As pessoas mudam. O que deve ter acontecido com a Polly e Rose. Elas mudaram, mas queriam a pessoa que eram no passado. Aí fica muito dificil. Agora elas já casaram e tiveram filhos, tudo muda. Ah, fiquei mega curiosa para ler todo!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  21. Muito lindo o livro e a resenha que vcs fizeram foi ótima.

    ResponderExcluir
  22. Muito interessada nesse mistério.
    A trama parece bem envolvente.

    ResponderExcluir
  23. Eu preciso dizer que esse título é muito estranho, mesmo que eu não ache legal julgar um livro pelo nome e pela capa eu não consegui evitar, eu me distanciei desse livro por um tempo, até que eu me forcei a ler a sinopse dele e a sua resenha e eu não sabia o que estava perdendo, parece ser um suspense muito bom, mesmo a sua resenha não tendo sido muito positiva eu quero lê-lo, pois adoro esse gênero.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Realmente parece ser um bom livro, com uma ótima história, estou louca para lê-lo.
    Ah, e ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  25. eu amo suspense,eu tbm fico do msm geito q vc, com a sensação de filme de terror.e como quero ler o livro obg por avisar onde tinha spoilers. ótima resenha!

    ResponderExcluir
  26. Para ser honesta, o titulo não me chamou a atenção. Mas após ler sua resenha, fiquei curiosa e agora desejo muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  27. Esse livro me lembrou aquele filme "A Mão que Balança o Berço", da safada que queria roubar a familia da outra lá.. rsrsrs

    Não sou muito fã do titulo desse livro, mas o nome é super adequado pela sinopse e pela resenha, que tá ótima! A capa tb me chamou a atenção.
    Fiquei super interessada nesse livro!

    Bjoss

    ResponderExcluir
  28. Eu gostei da resenha, bem completa e descritiva.
    O livro parece ser bem interessante.
    Fiquei curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  29. O livro é bem legal por ser desse gênero que adoro. Senti que é mais calminho, mesmo assim gostoso. Tem suspense, é tudo o que quero ver no livro. E o legal foi o título dado ao livro, foi o que me chamou atenção... Que..nome estranho.. Mas bem inteligente.

    ResponderExcluir
  30. Ótima a sua resenha!!
    Estou super curiosa para ler esse livro, parece ser muito legal!!
    Me lembrou o filme do Curtis Hanson " A mão que balança o berço"

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  31. Ótima resenha!!
    Agora fiquei com vontade de ler o livro!! *-*

    ResponderExcluir
  32. Já estava de olho neste livro por conta da capa e sinopse, mas sua resenha só reforçou meu interesse por ele.
    Gostei, muito boa resenha.
    Todo esse suspense em volta das amigas e do passado de uma delas, fez do livro um enigma a ser desvendado.
    Parabéns!
    Bjo
    Nizete - Cia do leitor

    ResponderExcluir
  33. Me parece ser um livro bem tenso mesmo, mas ao mesmo tempo envolvente. Preciso ler amiga! *-*

    Um beijo e óóótima resenha como sempre!

    www.perdidasnabiblioteca.com

    ResponderExcluir
  34. Muito interessante, despertou minha curiosidade, vale a pena conferir

    ResponderExcluir
  35. Esse livro parece ter uma história muito interessante e instigante. Estou louca para ler.

    ResponderExcluir
  36. Adoro suspenses, e este parece o tipo de livro envolvente, que te segura até a última página. Estou louca para descobrir os segredos do passado e que fim dará a amizade das duas. Com certeza vai para minha lista de futuras leituras!!

    ResponderExcluir
  37. É o tipo de história que eu gosto *-*
    Estou louca por esse livro!
    Gostei bastante da resenha, me deixou com mais vontade ainda de lê-lo!

    ResponderExcluir
  38. Parece um livro lento, mas que trabalha muito a lado psicológico dos personagem e deixa um ar de mistério e suspense

    ResponderExcluir
  39. Eu li sobre este livro no site da editora, fiquei curiosa pra lê-lo, tem um ar de mistério,suspense que é intrigante!

    ResponderExcluir
  40. To doida pra ler esse livro desde a Bienal no livro em SP! O atendente do stand me indiou mas eu ja tava sem grana :/ haha Fiquei só na vontade

    ResponderExcluir
  41. To doida pra ler esse livro, Gostei bastante da resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler!

    ResponderExcluir
  42. Gostei da resenha. O livro parece ser bom mesmooo. Típo nunca li livro meio de suspense,mas com a toda zerteza me interessei bastante.
    A sua resenha me deixou com mais vontade ler o livro. Uau você com certeza passou a sua paixão pelo livro na resenha. Muitoa boa mesmo

    ResponderExcluir
  43. Adorei a resenha.
    Estou com muita vontade de ler o livro,mas ainda não tive a oportunidade.

    ResponderExcluir
  44. Quero ler Cuco! tô namorando esse livro faz tempo adorei a estória,adorei a capa,necessito desse livro!

    ResponderExcluir
  45. nossa que vontade de comprar Cuco pena que nao tenho dinheiro ; (

    ResponderExcluir
  46. Acho o livro muito interessante, a resenha muito boa me mostrou que realmente o livro é o que eu espero, pretendo lê-lo o quanto antes. Muito ansioso *-*

    ResponderExcluir
  47. O livro parece ótimo, pelo que você descreve na resenha.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Cuco é o livro que mais quero no momento. Me apaixonei já de cara pela capa.
    Quando vi a sinopse e vi que o nome se adequava perfeitamente a história e que a trama era maravilhosa, cheia de suspense e intrigas, logo eu quis.

    Muita vontade de ler esse livro. A sua resenha só aumentou isso. Adoro personagens complexas, histórias bem contadas e bem construídas. E nem tenho medo de leitura lenta..rsrs

    Thais Vianna
    @dathais
    dathais@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. Nossa! Adorei! Não vejo a hora de devorar essa leitura!

    ResponderExcluir
  50. Apesar de não estar tão ansiosa pra ler o livro, tenho a leve curiosidade de o ler. O livro é completamente o oposto que eu pensava, ele era tudo menos um livro de gênero suspense. Fiquei muito curiosa para saber sobre a Polly ela parece ser o ótimo de personagem que tem uma mente complexa. Esse livro já esta na minha lista de desejados.
    Ps: Ainda vou entender o porque do nome do livro
    Ps2: O livro é m pouco grande não? 464!!

    ResponderExcluir
  51. Eu sou apaixonada por suspense, desde que vi esse livro quis comprar! Gentee, que história fascinante.

    ResponderExcluir
  52. Adoreeei a resenha! Quero muito ler esse livro, sou louca por suspenses :)

    ResponderExcluir
  53. Engraçado o título do livro, por que Cuco? Isso me deixou curiosa desde a primeira vez q o vi. Mas não me chamou a atenção, não sabia do que tratava a história. Sua resenha é ótima, me senti convidada a ler essa trama e saber que diabos essa 'amiga' vai aprontar na vida da Rose. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  54. Boa resenha. Livro interessante, o suspense ao longo da história é interessante.
    Os personagens,suas histórias e os conflitos principais tornam o livro DIGNO DE SER LIDO. .

    ResponderExcluir
  55. Ótima resenha! Li vários comentários ótimos sobre o livro, e quero lê-lo logo!

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Quero muito Cuco!!!
    Justamente por ele ser assim, diferente.
    Mais uma ótima resenha! Tenho que vim aqui mais vezes...
    Espero que quando eu leia seja gratificante e que me marque como um bom livro faz!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  57. Total suspense, mistério.. é assim que gosto de um livro do gênero!
    Confesso que CUCO parece um pouco com o filme A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO, que por sinal, é fantástico.
    Quero muito ler esta obra. O meu exemplar está chegando! *-*
    bjs

    ResponderExcluir
  58. parece ser um livro bem legal, suspensinho bom

    ResponderExcluir
  59. Ê livro irritante! Meu Deus, muito bom, mas aquela mulher? Fiquei querendo matar aquele troço o livro todo, só esperava que isso acontecesse e no final...UAL! Muito bom esse livro.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)