29.8.12

Resenha: Starters - Lissa Price

Título: Starters
Série: Duologia Starters
Volume: 1
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 368
Classificação: 5/5 (favorito)
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando a guerra de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...
   
Em um futuro próximo, guerras explodem no oceano e logo chegam ao continente, mas especificamente, nos Estados Unidos da América. Bombas nucleares são coisa do passado, agora as armas de destruição em massa são mísseis de esporos, que lançam sobre a população estadunidense um vírus mortal. 

Prevenidos como são, os estadunidenses se vacinaram contra os mísseis de esporos, mas apenas as classes mais vulneráveis, ou seja as crianças, adolescentes e idosos, receberam a vacina a tempo. Um ano depois do ataque dos mísseis, os idosos, ou Enders, dominam em todas as áreas. A longa expectativa de vida os permite trabalhar por muito tempo, deixando assim todos os jovens sobreviventes, os Starters, sem qualquer meio de se sustentar. Aqueles Starters que não possuíam parentes vivos eram obrigados a viver nas misérias das ruas, o que era melhor opção do que os Institutos, espécies de orfanatos nada agradáveis. 

Callie é uma dos Starters sem lar. Para piorar a sua situação, seu pequeno irmão, Tyler, tem uma doença rara que é agravada pela situação dos dois. Com ajuda de Michael, um amigo também órfão, Callie conseguia sobreviver, morando em prédios abandonados e fugindo dos inspetores. 
“- O... que... você... aplicou... em... mim? – tive que empurrar as palavras para fora da boca, uma a uma.
Ela se ergue novamente e me olhou com um sorriso insidioso.

- Bem vinda ao clube privado na Instituição 37 – disse ela. – A ala da detenção.” (Pág. 276)
Para tentar melhorar as condições em que vive, Callie acaba aceitando ser uma doadora de corpo para a empresa Prime Destinations. Em troca de um generoso salário, Callie “alugaria” seu corpo três vezes para Enders ricos. Depois de passar por uma transformação no visual, Callie já vai para seu primeiro aluguel. Tudo acontece perfeitamente no primeiro e segundo aluguel e Callie mal podia esperar pelo terceiro e último, pois em seguida receberia a bolada que lhe fora prometida. 

Entretanto, algo vai claramente errado já que Callie acorda em seu corpo antes do prazo. A primeira reação da garota é querer correr para o prédio da Prime Destinations, já que ela acordou em uma boate movimentada, vestindo roupas caras e cercada de adolescentes. Mas, uma voz na cabeça de Callie diz claramente para ela não voltar a Prime Destinations, se não ela será morta.
“Uma tontura forte tomou conta de mim, como se alguém houvesse me girado dez vezes ao redor de mim mesma. Como aconteceu com Alice quando perseguia o coelho, eu senti que caía em um buraco negro e profundo.” (Pág. 122)
Assim, Callie vai para a casa de sua inquilina para descobrir mais sobre a pessoa que estava controlando o seu corpo e por que ela não queria que Callie voltasse a Prime Destinations. Enquanto investiga a casa e a vida de Helena, sua inquilina, Callie finge ser Helena, andando em carros caros e vestindo roupas de marca. Mas, Helena consegue tomar o controle de Callie mais uma vez e cada vez Callie acorda em um lugar diferente, sem saber o que se passou. Após cada “apagão”, Callie começa a suspeitar mais de Helena, afinal, o que aquela Ender milionária queria ao alugar o corpo de Callie? O que ela estaria planejando? Se divertir como uma adolescente linda e rica é que não era.
“- Bem, se alguma coisa acontecer comigo, venha até aqui e pegue esta caixa.
- Como conseguirei abri-la?

- Ela já está codificada de acordo com suas impressões digitais. Helena pediu que eu o fizesse.

Olhei para as pontas dos meus dedos. Haveria alguma coisa no mundo que ainda fosse verdadeiramente minha?”  (Pág. 247)
Callie começa a correr contra o tempo e não sabe mais em quem confiar. Indo cada vez mais fundo na vida e intenções de Helena, a garota acaba por descobrir os planos secretos não só de sua inquilina, mas também da Prime Destinations. Callie terá que decidir em quem confiar e principalmente o que fazer, já que muitos Starters estavam em risco, inclusive ela.
“Tudo começara com uma mentira, e agora era quase impossível reverter a situação sem que algo se quebrasse.” (Pág. 160)
Starters é uma distopia de tirar o fôlego. Ação e tecnologia recheiam esse livro, mas ele não deixa de ter um lado cítrico bem discreto. Analisando mais profundamente, percebi que o livro, de certa forma, é uma crítica às injustiças sociais como concentração de poder politico e econômico nas mãos de poucos; ao espaço do jovem na sociedade atual e futura; ao avanço da tecnologia e consequências desses avanços e principalmente ao consumismo exagerado. Hoje em dia as pessoas gastam fortunas com tratamentos de beleza e não duvido nada que se fosse possível “alugar” um corpo jovem, nem que sejam por alguns dias, muitos ricaços pagariam fortunas para reviver os tempos de juventude. 

A realidade de Starters não é muito distante da nossa e é essa mistura de fantasia com possível realidade que deixa esse livro mais encantador! Tive a impressão que a autora teve o cuidado de não criar uma realidade muito fictícia, o que contou como muitos pontos positivos para mim. 

O final do livro foi muito satisfatório. Gostei do modo como a autora resolveu todos os conflitos, mostrando uma ponta solta apenas na última página, criando assim expectativa para o próximo volume, mas sem nos deixar loucos de ansiedade por ele. 

Os personagens são todos bem criados, cada um com suas características próprias e seu papel na trama. Callie é uma garota corajosa, dedicada, inteligente e bem intencionada. Muitas vezes ela se concentra em apenas em ajudar os outros e achei que a personagem se parece muito com Katniss Everdeen, protagonista de Jogos Vorazes. Michael é um garoto muito fofo, assim como Blake, outro adolescente por qual Callie se interessa enquanto finge ser Helena. Tyler é garotinho bem fofo e se parece muito com a irmã em muitos aspectos. Outro personagem que vale a pena mencionar é o misterioso Velho. Todo o mistério que ronda o Velho, desde suas intenções a sua verdadeira identidade alimentou muito a minha imaginação e passei a história inteira cogitando quem seria o Velho. 

A narração é feita por Callie e a autora fez um ótimo trabalho nesse quesito. A escrita é simples, leve e rápida e realmente parece pertencer a uma adolescente. As únicas coisas que fizeram falta foram descrições mais detalhadas dos aparelhos modernos que os personagens usam e detalhes mais profundos sobre a guerra, como começou, o motivo, quem participou, etc. 

A editora também fez um maravilhoso trabalho e a obra realmente merecia. A capa é mais linda ao vivo e os detalhes em relevo ficaram super legais! Lembro-me de ter encontrado um erro ou dois de digitação, mas nenhum de concordância ou muito significativo. Como sempre, fiquei feliz pelo tom amarelado das páginas e pelo tamanho e fonte perfeitos das letras. 

Enfim, Starters é um livro muito bom e merecedor de elogios em todos os aspectos. “Na medida certa” seria a perfeita definição para esse livro. Recomendo para aqueles que adoram uma boa e velha distopia, mas que não seja extremante fantasiosa.
“Ouvi o som de alguém respirando. Dentro da minha cabeça.
Meu coração acelerou.
Menina Cal.
Fazia muito tempo que eu não ouvia aquela voz.
Quando os gaviões gritam, é hora de voar.” (Pág. 367)

Leia também:

Comente com o Facebook:

27 comentários:

  1. Nossa eu li este livro e adorei eu lembro que no final quando fala esta frase que voce cito ou senti um arrepio !!!!

    ResponderExcluir
  2. gostei da resenha, mas não tenho vontade de ler este livro =/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Lendo sua resenha dentre outras vi que a proposta de Starters é ótima, mesmo pra mim que não sou muito de ler Y.A, mas se a estória tem adrenalina, originalidade, personagens encantadores é claro que deve ser uma ótima leitura. Fiquei super interessada em ler, mas fica dificil pois não tenho parcerias com editoras e os livro hots me consomem..rsrs..não resisto e tenho uma pilha na frente.
    Adorei a resenha e como você observou certos detalhes que muitas vezes passam despercebidos mas que talvez seja a real mensagem que a autora tenta passar.
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Curto distopias, histórias apocalípticas...
    Esse livro é uma linguagem mais YA?

    Beijos.

    www.doseliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau, que resenha
    a primeira vista eu tinha lido a sinopse e imaginado uma coisa totalmente confusa, e sua resenha esclareceu muito sobre a história.
    Acho super legal quando a autora consegue criar uma distopia não muito distante da nossa realidade, e que de certa forma serve como uma crítica.
    starters é o próximo livro da NC que irei ler
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Apesar de ter medo dessa capa pq me lembra jogos de video game de espiritões malignos, eu tenho muita vontade de ler esse livro!
    SUper interessante, principalmente por ser distopia.
    Adorei a resenha, me deixou mais curiosa ainda
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro na Bienal e ele já está na minha listinha de leitura...não vejo a hora de ler...parece ser maravilhoso
    bjooooks

    Lanny
    leituraeoutrostantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie! Nossa adorei a resenha, tenho muito vontade de ler esse livro, mas nem sabia do que se tratava a história, agora que parei pra ler sua resenha, a vontade aumentou haha! ótima resenha, adorei *-*

    Beijos. Fani.

    ResponderExcluir
  9. Pronto! Alguém, me convenceu de verdade a ler Starters. Antes, coloquei na lista de desejados, porém sem ânimo. Agora sim fiquei com vontade de ler. Que bom saber que os personagens são bem construidos e a realidade não é muito distante, ambos ajudam muito na hora da leitura.

    Lucas

    ResponderExcluir
  10. Confesso que depois que li "A hospedeira" fiquei receosa em ler esses livros futurísticos. Logo quando "Starters" foi lançado vi toda aquela propaganda e meu receio aumentou xDD
    Mas gostei da resenha e me deixou com outro olhar a respeito do livro ^^

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Você escreve muitíssimo bem,sua resenha está ótima, você não só contou a historia como fez de certa forma uma analise.
    Eu tinha uma outra visão do livro. Achava que fosse mais infantil e fantasioso... Fiquei com vontade de ler!

    Fique com Deus, bjos

    http://oceano-literario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro distopias,mas esta me pareceu um pouco confusa e acho que detalhes, princialmente quando se trata de distopias são fundamentais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Super resenha,confesso que ainda não li nenhuma sobre esse livro,mas adorei o conteúdo que sai um pouco da rotina dos romances,não que eu não goste.
    A estória de Callie deve ser bem interessante.
    Sem dúvida mesmo vou colocar na minha pequena lista de novas aquisições.
    Abração bela resenha,
    Alexandra
    Magiasbook

    ResponderExcluir
  14. Oi..

    Menina não sabes como eu estou louca, mas louca mesmo para ler esse livro.. Estou rezando muito para que alguma boa alma me dê de aniver agora dia 07/09 para mim realizar o meu maior desejo de todos os tempos que é ler esse maravilhoso livro... Chego a sonhar com isso.. heheheheh

    Bjinhos!!!! =/

    Samira Chasez

    ResponderExcluir
  15. Terminei de ler nessa semana achei muito bom, só não gostei das mortes, sei é inevitável em uma guerra mas eu nunca gosto das mortes hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Ador distopia e estou ouvindo vários comentários otimo sobre os livros!

    ResponderExcluir
  17. AMEI essa resenha. Não tem uma resenha de Starters que eu tenha lido que não fosse boa. mas essa aqui foi muito mais completa, só pra atiçar ainda mais o meu desejo de ler esse livro maravilhoso!
    http://www.expressodenarnia.com/

    ResponderExcluir
  18. A princípio fiquei com um pé atrás com STARTERS. Me pareceu muito estranha e sem sentido a história, mas pelo que li na resenha as pontas soltas tem um bom desfecho.
    E, de fato, estou curiosa para saber o que acontece com a personagem principal e seu irmão.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. a capa me deu um medo parec eum fantasma rsrs achei legal a resenha fico imaginandu td é muito legal, gostei!

    ResponderExcluir
  20. Cadê essa continuação que não vi?!!! Muito bom esse livro. Uma história bem boa e tensa, gostei bastante.

    ResponderExcluir
  21. Sempre vejo muitas resenhas positivas sobre este livro e estou com muita vontade de lê-lo também, parece ser muito bom. Adoro distopias e gostei de saber que esta não tem muitos elementos fantasiosos, deve ser algo quase real. Outra coisa que gostei de saber, é de que o final é bom, e tudo está na medida certa!
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, curti a resenha. Acho que vou ter que tirar meu exempla da estante e começar logo a lê-lo.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. eu acho essa capa bonita diferentemente da segunda que não gosto muito! como já falei eu fiquei meia indecisa ao livro, mas qualquer dia eu dê a louca e leia, não gosto muito de livros distópicos.

    ResponderExcluir
  24. Acredita que Starters e Jogos Vorazes foram as únicas distopias que ainda não li? Eu estou tão apaixonada por distopia desde que lia A Seleção que tenho devorado todos os livros que envolvem esse ponto, mas este e Jogos Vorazes não me chamaram muito a atenção por isto que não tive coragem de gastar dinheiro com nenhum desses dois, mas depois de ter lido sua resenha fiquei um pouco curiosa sobre o mundo de Starters e como a autora o desenvolveu detalhadamente... Talvez eu abra um tempo para ler ele parece legalzinho.

    http://worldbehindmywall.fanzoom.net/

    ResponderExcluir
  25. muita voltade de ler este livro

    ResponderExcluir
  26. Ainda estou trabalhando meu pensamento a respeito deste livro , ja coloquei o outro desta coleção na minha lista, vamos ver ai se eu me rendo e acabo comprando !

    ResponderExcluir
  27. Adorei Starters! É uma ótima distopia e como você disse, é uma fantasia misturada com o possível. Achei a narrativa super dinâmica e adorei a Callie.
    Gostei bastante do fato de a autora não deixar diversas pontas soltas e sim só um gancho no ultimo capitulo para o próximo livro. Espero poder ler Enders em breve.
    Também achei a capa lindíssima!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)