No Perfil de Autor de hoje vou falar de Colleen Gleason, que recentemente entrou para a lista das minhas autoras favoritas (me lembrem depois de fazer um Top 10 com meus autores e autoras favoritas, ok?). Vamos conhecer mais sobre ela?
Sobre:
Colleen Gleason, escreveu as Crônicas Vampiricas de Gardella, uma série sobre uma caçadora de vampiros do sexo feminino na Inglaterra do século XIX, muitas vezes descrita como "Buffy a caça-vampiros encontra Jane Austen." Ela mora em Michigan com seu marido e filhos. Ela tem graduação em Inglês e MBA pela Universidade de Michigan. Antes de ser escritora em tempo inteiro, trabalhou na venda e comercialização de produtos saudáveis. No seu tempo livre, Colleen adora cozinhar, jardinagem, assistir filmes, e claro, ler.
Colleen na web:
Livros:
Os livros mais famosos da autora - pelo menos aqui no Brasil - são os da série "Crônicas Vampíricas de Gardella" que contam com cinco livro. No Brasil, já foram publicados os dois primeiros volumes:
Livro 1: O Legado da Caça Vampiro (The Rest Falls Away)
Vitória Gardella é jovem, linda e usa piercing no umbigo. Ela vive na Inglaterra do século XIX e herdou um legado: matar vampiros. Londres, 1810. Num ambiente que lembra os romances de Jane Austen, como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, uma jovem linda e sensual, Vitória Gardella, debuta na sociedade e precisa arrumar um marido rico. Mas Vitória parece viver 200 anos adiante de seu tempo. Quer levar vida independente. Usa piercing no umbigo. E herdou um terrível Legado – o de ser uma Venadora, ou caça-vampiro. Você não precisa esquecer tudo o que leu sobre vampiros, de Bram Stocker a Stephenie Meyer, mas vai se surpreender e se arrepiar com esse novo jeito elegante, erótico, sangrento e eletrizante de contar uma história.
Livro 2: Ergue-se a Noite (Rises The Night)
A venadora Vitória Gardella arrisca seus poderes ao desvendar os mistérios da poderosa organização Tutela. Seus membros servem aos vampiros, oferecendo a eles seres humanos, para que saciem sua necessidade de sangue. Deixando Londres, ela viaja pela Itália, disposta a tudo para desbaratar os inimigos, destemida a ponto de colocar em tremendo risco a vida de sua tia-avó e mentora, Eustácia. Sem contar com a preciosa ajuda de seu experiente companheiro de outras aventuras, Max, que depois de ter voltado àquele país tem estranhas atitudes. Tudo leva a crer que ele mudou de lado!
Ainda estou lendo, mas estou amando assim como o primeiro!
Os outros livros ainda são inéditos no Brasil:
- Livro 3: The Bleeding Dusk - O Anoitecer/Crepúsculo Sangrento
- Livro 4: When Twilight Burns - Quando o Crepúsculo Queima
- Livro 5 : As Shadows Fade - Conforme as Sombras Desaparecem(?)
Capas originais dos outros volumes:
Um pouquinho mais sobre as
Crônicas Vampíricas de Gardella:
No site da editora Jardim dos Livros - que publicou O Legado da Caça Vampiro e Ergue-se a Noite - encontrei uma entrevista que eles fizeram com a Colleen sobre "O Legado da Caça Vampiro". Não consegui visualizar a página da entrevista completa, mas só esse pedacinho já é bem interessante:
Sempre fui fã de Buffy, a Caça-Vampiros, mas também amava os livros de Jane Austen, Georgette Heyer, e outros, da época da Regência. Certa noite, enquanto assistia Cinderela com minha filha, pensei: “Não seria interessante se a Cinderela não deixasse o baile porque o feitiço estava acabando, mas porque ela tinha que cravar a estaca em um vampiro!” E foi assim que surgiu a ideia. O conceito de a mulher ter mais de um papel e, no caso de Victoria, um papel secreto, foi que me fascinou. As pessoas tentam fazer tantas coisas, e tentam atender às necessidades e expectativas da família, da sociedade e suas próprias… Achei que a justaposição desses conflitos seria muito interessante para uma história.
- Por que a senhora escolheu especificamente a era da Regência de Londres como cenário para O Legado da Caça-Vampiros?
Eu amo o período da Regência e o conheço bem, o que facilitou minha escolha. Além disso, as roupas daquela época eram mais propícias a atividades tais como lutar e tornavam mais fácil a movimentação do que, por exemplo, as da Era Vitoriana. Aquelas saias longas e espartilho menos apertado poderiam ajudar Victoria com o seu segredo. Além disso, o senso de Sociedade – da época, dos bailes e festas de debutantes – funcionaram bem no aspecto clandestino de Victoria e seu segredo.
- Embora sua heroína seja uma garota muito feminina do século XIX, Victoria Gardella tem um piercing no umbigo, – o amuleto sagradovis bulla –, sabe lutar como uma venadora, ou caça-vampiros, tem mais liberdade que a maioria das mulheres de sua época.
Acredito que Victoria seja realmente uma mulher à frente de seu tempo por esses aspectos. Para mim é lógico que uma mulher com os poderes, habilidades e responsabilidades que ela tem veria o mundo de forma diferente de outras mulheres da sua época. Ela sabe mais, consegue fazer mais e se espera mais dela. Ela não precisa ter medo ou se preocupar com as mesmas coisas que outras mulheres do mesmo período… Por isso, faz mais sentido para mim que ela veja o mundo de forma diferente por causa de sua liberdade.
- Nas histórias de vampiro atuais, essas criaturas se tornaram mais humanas, apaixonam-se por mortais e são mostrados como mocinhos, em vez de vilões. Contudo, você ignorou essa tentativa moderna de retratar os vampiros como bonzinhos e deu a eles um aspecto tanto demoníaco quanto predatório. Por quê?
Porque a história das Crônicas Vampíricas de Gardella tem mais a ver com Victoria do que com vampiros. É a história de uma heroína, uma super-heroína em um período histórico, e sua jornada para descobrir que é e do que é capaz.
Os vampiros representam o mal que ela e todos nós encaramos neste mundo – a tentação de ser egoísta ou egocêntrica e a sedução do mal; a escolha entre o certo e o errado.
Minha opinião sobre a autora:
Gosto muito da escrita da Colleen, que apesar de simples é leve e bem envolvente. As histórias da autora são bem construídas, assim como os personagens, que são muito cativantes!
Bom, é isso pessoas. Gosto muito da Colleen e queria muito ver outros livros dela por aqui! E vocês, o que acham da autora e dos livros dela? Gostaram da coluna?
XOXO,
La Mademoiselle.
Vai, me crucifica, eu deixo!
ResponderExcluirConfesso, nunca ouvi falar... ¬¬
Estou pronta, crucifica!
Porém, agora que conheci, através de suas informações, achei muito interessante, ainda vai me crucificar?
Obrigada pela dica.
Bjo
Ni
@ciadoleitor
O Ana!
ResponderExcluirDesde que conheci os livros aqui no Mademoiselle fiquei com muita vontade de ler e conhecer um pouco a autora só acentuou esse desejo ainda mais.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Olá
ResponderExcluirNão conhecia a autora até então,
mas tem livros interessantes, não sei se seria meu estilo. Mas parece legal!
Ainda não li nenhum livro dela, mas agora que li seu post acabei achando interessante, vou incluir na minha gigante listinha *-*
ResponderExcluirXoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/
Oie...
ResponderExcluirSempre é bom conhecer autores novos e essa eu não conhecia
gostei dos livros parecem bem o meu estilo
ótimo post!
seguindo vc ok?
Obg pela visita lá no blog!
tem caixinha de pandora se vc quiser ir lá e deixar um coment...
http://falleninme.blogspot.com
Bjão
Rê
Ainda não li nada da autora, mas em breve devo ler "O Legado da Caça Vampiro".
ResponderExcluirBjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
As capas dos livros dela são incriveis!!!
ResponderExcluirAmoooooooooooooooo a série da caçadora de vampiros! Amo mesmo... Excelente escolha e foi legal conhecer um pouco mais sobre a autora!
ResponderExcluirdevo confessar que nunca li nada da autora, mas gosto de livros de vampiros
ResponderExcluirna verdade não estou lembrada de ter visto algum livro dela as prateleiras das livrarias que frequento...
mas valeu pela dica ;)
Oie!
ResponderExcluirEu li O legado da caça-vampiro e adorei!
Lembrei mesmo de Buffy enquanto estava lendo.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Olá eu também não conhecia a autora e gostei muito das capas e parece muito interessante a historia
ResponderExcluirbjos
http://oincrivelmundodapotinho.blogspot.com.br/
Nunca tinha ouvido falar dessa autora na minha vida rsrsrs
ResponderExcluirGostei do tema e achei bem interessante. Sò não fui muito com a cara das capas
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Ouvi dizer que essa autora é muito boa.. E depois desse post tenho certeza disso... Quero muito ler os seus livros... E as capas são lindas... =/
ResponderExcluirNossa, gostei dessa autora e eu ja tinha visto seus livros pela blogsfera ^^
ResponderExcluirbjs
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/