Ontem recebi um e-mail da Clara Rios pedindo apoio para divulgar seu projeto "Desenho é Vida". Como a Clara mesmo disse no e-mail, o projeto "visa mostrar a importância de profissões como desenhista e designers, além da própria cultura". E claro que eu não podia deixar de mostrar esse projeto incrível para vocês!
Adoro desenho (apesar de não ter talento nenhum na área) e tenho dois amigos que também gostam, além de desenhar super bem! Minha BFF, como eu, adora e desenhos e fotografia e queria fazer dessas paixões sua carreira. Mas o medo dela, assim como de muitas outras pessoas, é de seguir uma carreira mais artística e acabar sem trabalho, o que acontece muito aqui no Brasil. Mas como a Clara mesmo diz, o que falta é incentivo e é exatamente por isso que ela criou o projeto!
Abaixo, o texto que a Clara me mandou por e-mail falando sobre o projeto e que conta com uma entrevista bem legal no final! Vamos conferir?
Projeto Social – Desenho é Vida.
Nesses últimos tempos a internet vem se tornando algo fundamental para a vida dos seres humano, sendo uma importante fonte de aprendizado e descobertas. Por exemplo, é possível descobrir sobre a cultura de um país ou de uma civilização antiga apenas digitando uma frase em uma ferramenta de busca.
Ou até sobre certas profissões que são tão antigas e importantes para o ser humano e seu desenvolvimento, mas que infelizmente vem sendo banalizada, como é o caso da profissão chamada desenhista/designer.
No Brasil essa profissão acaba sendo jogada de lado, sofrendo um grande preconceito pela massa. A maioria das pessoas que segue essa carreira já deve ter ouvido algo ofensivo vindo de amigos próximo ou até de sua família, às vezes sendo até tachados de “vagabundos”.
Isso acontece no Brasil porque não há incentivos suficientes à cultura. Há pouca explicação para os alunos de que o desenho é uma forma de expressão e que é um grande passo para a humanidade, logo que antes de se produzir qualquer cadeira, notebook, IPhone, IPad etc, é preciso ter um projeto desenhado do mesmo. O design é responsável de fazer com que as coisas fiquem com formas mais confortável e interessante.
E não se deve esquecer que o ser humano sempre busca diversão, uma forma de se aventurar pelo mundo sem ao menos sair do lugar. Por isso muitas pessoas acabam lendo tirinhas, mangás e comics.
Mangás são quadrinhos da cultura japonesa, os artistas que as desenham acabam sendo chamadas de mangakás e eles são bem prestigiados em seu país, ganhando milhares de fãs. Sendo que o Japão é um dos países mais industrializados, organizados e com uma das melhores educações do mundo.
Enquanto as comics já são conhecidas por todo mundo, já sendo parte da cultura estadunidense e mundial. Quem hoje em dia não conhece personagens como o Batman ou o Superman? E esse mercado é tão apreciado pelos brasileiros que dois dos melhores desenhistas de comics são brasileiros:
- Ivan Reis
Nos EUA seu trabalho é tão reconhecido que fãs não pode o ver na rua que já correm para conseguir faturar um autografo.
- Mike Deodato Jr.
Esses são apenas dois exemplos de artistas que são extremamente famosos fora do Brasil, que possuem talento e potencial, mas que possuem apenas prestigio fora de seu país. Isso está certo? Estamos jogando nossos melhores profissionais para outros países apenas por preconceito causado por falta de conhecimento.
É importante valorizar os profissionais do país, de reconhecer seus trabalhos e até dialogar com eles. A maioria deles possui redes como Tumblr, blogger, twitter, página no facebook e até DeviantArt (ferramenta digital especializada para artistas).
Porque é preciso fazer isso? Simples: Vá a uma sala de aula, ou até mesmo se dirija a qualquer pessoa que não é simpatizante da arte e pergunte a opinião deles sobre desenhistas, designers e animadores, as respostas não serão animadoras.
Pode parecer uma ideia boba e idealista, mas todo projeto e sonhos começam assim: com um pequeno passo.
Desenhar é uma profissão como qualquer outra. Para ser desenhista é preciso de muito treino, dedicação, estudo e força de vontade, logo que isso ocupa muito tempo de sua vida. Uma simples página pode ocupar 14 horas de seu tempo, ou uma marca de uma empresa pode fazer com que você passe 12 horas procurando referências e fazendo o projeto da proposta.
Entrevista com Mike Deodato Jr.:
Para você, qual a importância do desenho?
Desenhar é o que me define, é parte de mim. Eu sou um desenhista e não consigo me ver fazendo outra coisa.
Na sua opinião, as comics são uma boa leitura ara crianças, adolescentes e adultos? O que elas podem nos ensinar?
Nos quadrinhos, como na literatura, no cinema e em outras formas de arte, você pode encontrar de tudo e para todos os gostos. Desde quadrinhos para simples diversão e escape, como quadrinhos ganhadores de prêmios importantes na literatura e jornalismo.
Como um artista brasileiro, qual a sua opinião quanto ao tratamento que essa profissão recebe em nosso país?
Infelizmente ainda é difícil, hoje em dia, se viver de quadrinho produzido no Brasil. A situação tem mudado um pouco nos últimos anos, com o crescimento do mercado, e novas editoras investindo no talento nacional. Acredito que o futuro reserva dias melhores para o profissional de quadrinho brasileiro.
Você acha que o Brasil está se tornando um país centrado apenas em futebol, novela e está se esquecendo de seu lado cultural como a leitura e a arte?
Acho que sim. Talvez o problema seja na educação, na qualidade do ensino, na falta de bibliotecas.
Você já foi convidado a ir a convenções de quadrinhos em outros países, estou certa? Há muita diferença no tratamento que você recebe nesses outros lugares com o que é lhe dado aqui no Brasil? Há mais publico?
O tratamento em geral é o mesmo: muito respeito e atenção dos organizadores e dos fãs. O mercado lá fora é maior e o público também, mas a quantidade de eventos no Brasil tem aumentado. A última FIQ teve um público de dar inveja em qualquer convenção no exterior.
Qual a sua opinião quanto a maioria dos artistas brasileiros trabalharem mais no mercado do exterior?
É um mal necessário. No dia em que tivermos um mercado tão competitivo quanto o do exterior, não precisaremos buscar trabalho lá fora.
Muitas pessoas acham que esse é um trabalho fácil e é mais como uma brincadeira. Quais os maiores problemas que você tem que enfrentar e quais são as maiores dificuldades desse trabalho?
É um trabalho muito difícil. Em média você precisa produzir 22 páginas de arte mais uma capa por mês. O mercado é pequeno e a competição é muito grande.
A maioria dos fãs de quadrinho lhe considera o “salvador” da Mulher Maravilha. Como foi esse trabalho e qual sua opinião sobre essa afirmação?
Eu apenas desenhei a Mulher-Maravilha como eu a via na época e tive a sorte de minha visão ser compartilhada pelos leitores, só isso. O texto excelente de Loebs, somado com meu desenho arrojado elevaram as vendas e a personagem voltou a “moda”. Me sinto de sorte por estar no lugar certo, na hora certa.
E, por ultimo, o que você diria à aqueles que querem seguir esse ramo mas que acabam sendo desmotivados por muito?
Acho que todos deveriam perseguir seus sonhos. Qual a graça da vida se não for assim? Não importa se você vai ser um sucesso, ou ficar rico, o que importa é ir atrás do que gosta.
Alguns outros artistas brasileiros: Joe Prado, RB Silva, Adriana Melo, Rod Reis e etc.
Por: Clara Rios
_____________________________________
Muito legal, não? Para quem quiser entrar em contato com a Clara Rios, o e-mail dela é cgominha@gmail.com. A Clara está começando um blog ( http://cgominha.blogspot.com/ ) e o perfil dela no Deviantart (site que eu amo, por sinal) é esse: http://cgominha.deviantart.com/.
Aqui no blog e na blogosfera em geral, se fala muito sobre apoiar a literatura nacional. Mas de fato, o que o Brasil precisa é apoiar e conhecer os mais diversos tipos de arte. É preciso abrir a mente para coisas novas, para os novos artistas e parar de achar que só porque algo é nacional é ruim. Enfim, é preciso ter orgulho do que é nosso e do que é feito pelo nosso povo, por pessoas como a gente e que estão por aí, lutando todos os dias para serem reconhecidos pelo seu trabalho.
Conto com o apoio de vocês! E viva a arte verde e amarela!
Beijos,
La Mademoiselle.
adorei muito este projeto, e realmente, muita gente tem medo de entrar neste ramo e depois ficar sem emprego. essas pessoas precisam de muito apoio mesmo.
ResponderExcluireu não tenho nenhum dom na arte de desenhar, mas o primo do meu namorado de 10 anos desenha incrivelmente bem. ele mesmo me disse (sim, com apenas 10 anos) que não quer seguir esta vida pq ele não vai ser bem sucedido financeiramente no futuro. :(
Adorei a ilustração "e se outros profissionais tivessem que passar pelo que designers passam?"! É uma profissão super importante, e da qual quase não se ouve falar...
ResponderExcluirNossa! Adorei o projeto!
ResponderExcluirE que desenhos lindos e criativos! Queria tanto conseguir desenhar assim. Huahuahua
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Muito legal mesmo,esse projeto social Desenho é Vida.Pois,na minha opinião desenhista também é uma profissão como quelquer outra,mas,o preconceito como sempre marcando presença,isso é triste.É através dos desenhos que muitos expõem o que estão sentindo.
ResponderExcluirAhhh... Muito legal o projeto!!!
ResponderExcluirTem meme pra vc lá no blog! :)
Beijinho
http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/2012/08/memes-e-selinhos-8.html
Adorei o projeto.
ResponderExcluirEu tb desenho, faço curso de Design, mas o negócio não é tão fácil assim, e a divulgação desse trabalho além de ser importante, é bem bacana! Fora o incentivo!
Gostei muito do post!
Bjokas
Flavia - Livros e Chocolate
Muito obrigada pelo espaço e por ajudar a divulgar esse projeto. Fico muito feliz e agradecida por isso :3
ResponderExcluirMuito obrigada
Muito legal esse projeto, fiquei só admirando os ddesenhos conforme ia lendo seu post..]
ResponderExcluirAdorei
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
beijos
Muito legal o projeto..
ResponderExcluirGostei muitooo
Que projeto legal! A Clara Rios é uma fofa!Muito Sucesso no projeto.
ResponderExcluirBjs
É um ótimo projeto e para um trabalho lindíssimo e tão digno quanto qualquer outro, o que precisa é de um pouco de incentivo e mais oferta de emprego mesmo..
ResponderExcluirBeeeijos!
Olá amei o projeto e sou fã dessa arte embora eu não saiba desenhar nem uma casinha hehe
ResponderExcluirGosto de mangá e de comics são ótimos entretenimentos
Desejo sucesso com o projeto
bjos
Lindo projeto \o/
ResponderExcluirAmo desenhar, e os desenhos são maravilhosos *-*
Beeijo :*
Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
papeldeumlivro.blogspot.com
Concordo plenamente!!
ResponderExcluirApesar de o conceito de "belo" ser relativo, a linguagem da Arte é universal!!
Ah, como gostaria de ter um pouquinho desse dom!
http://poetizaoamor.blogspot.com.br/
Desenhar é legal e é uma forma de passar o tempo, além de ser um ótimo relaxante (acho que é esse o termo), eu particularmente não sei desenhar nem um sol com um sorriso, mas admiro muito quem faz desenhos daqueles que parece que ficou uma foto...
ResponderExcluirBacana você apoiar esse projeto!
Adoraria saber desenhar bem !!!!
ResponderExcluirnocantodaestante.blogspot.com