19.7.12

Resenha: Drácula - O Vampiro da Noite - Bram Stoker

Título: Drácula - O Vampiro da Noite
Autor: Bram Stoker
Editora: Martin Claret 
Ano: 2012
Páginas: 406
Classificação: 4/5 
Sinopse: Em Drácula, o irlandês Bram Stoker baseou-se no fabulário húngaro do século XVIII para criar a história do Conde da Transilvânia 9inspirado num personagem real, o rei Vlad, o Empalador), que se tornou o típico representante do mito do vampiro. Romance de cunho epistolar, páginas de diário, telegramas, cartas e recortes de jornais se misturam criando uma atmosfera verossímil e realista, pano de fundo para a narrativa ficcional repleta de elementos fantásticos. O leitor deste livro deve estar preparado para penetrar num universo completamente misterioso, gótico e envolvido de terror. E atenção: muito cuidado ao abrir estas páginas! Uma vez em meio a essa narrativa, você pode ser seduzido, hipnotizado, manipulado e ver-se completamente indefeso, incapaz de se desvencilhar de sua trama. Afinal, mistérios envolvem Drácula: o que faz dele esse clássico universal, lido em todo o mundo e adpatado inúmeras vezes para o teatro, a televisão e o cinema? Está preparado para descobrir? 

A história começa quando Jonathan Harker, um jovem advogado, vai para a Transilvânia a negócios. Ao chegar nesse estranho país, Jonathan fica encanto com as diferenças culturais e com as belíssimas paisagens. Entretanto, a maravilhosa viagem começa a se tornar estranha. Acontecimentos no mínimo sinistros na beira das perigosas estradas, além do comportamento estranho do povo daquele país assustam Jonathan. Mas, quando o advogado chega ao seu destino final, um castelo completamente isolado no meio das montanhas, seus temores parecem se dissipar.
“Os uivos dos lobos pareciam cada vez mais próximos, como se nos envolvessem, vindos de todos os lados.”  (Pág. 28)
Com o passar dos dias e com a convivência com seu misterioso cliente, o conde Drácula, Jonathan começa a se convencer de algo está terrivelmente errado naquele lugar e todos os seus temores voltam. Mas, já é tarde demais para voltar atrás e Jonathan percebe que se tornou um prisioneiro do Conde antes mesmo de sequer entrar em seu castelo. A única esperança que resta ao advogado é descobrir quais são os verdadeiros planos do Conde e para isso ele terá que entrar no jogo de Drácula, o que pode acabar resultando em uma morte nada prazerosa ou coisa pior. 
“Havia um sorriso zombeteiro no rosto intumescido que pareceu enlouquecer-me. (...) Ao dar uma última olhadela, percebi o rosto intumescido, sujo de sangue e apresentando uma careta fixa de malícia que poderia muito bem pertencer ao mais baixo dos demônios.” (Pág. 70 e 71)
"Drácula – O Vampiro da Noite" é um livro recheado de mistério. Apesar de algumas pessoas considerarem esse livro como um clássico de terror, eu, particularmente, não vi o terror. Para mim Drácula é mais um livro de suspense do que de terror. As cenas assustadoras e/ou bizarras que são características de obras de terror, quase não apareceram nesse livro, pelo menos não a meu ver. 

Outra coisa que não gostei foi a narrativa. O livro é contado através de cartas, diários, telegramas, etc. Quando um livro é contado através de relatos dos próprios personagens, a intenção do autor é deixar a história com um ar mais verídico. Como são diferentes personagens que narram Drácula, era de se esperar que a narrativa mudasse de acordo com o narrador, só que, para mim, isso não aconteceu. Como tive a impressão de que uma pessoa só que contou a história toda, acabei achando toda aquela narrativa epistolar (narrativa através de cartas, diários, etc.) muito maçante.

Apesar de a narrativa ser entediante, ela não é tão cansativa. A editora teve o bom censo de não deixar o livro com uma linguagem muito antiga (ninguém merece aqueles “tus” e palavras que ninguém usa a décadas!). Achei o tamanho das letras pequenas, mas isso é normal já que essa edição é em formato de bolso. Não encontrei nenhum erro de ortografia ou de digitação e acho que nem preciso falar que amei a capa do livro! 

Quanto aos personagens, confesso que me irritei muito com alguns deles. As respostas estavam debaixo dos seus narizes, mas eles simplesmente não conseguiam enxergar! O personagem que mais gostei foi o Drácula. Ele é verdadeiramente um vampiro vilão, mas não como os de hoje em dia. Drácula não perde a chance de morder uma jugular ou de transformar suas vitimas. Outra coisa que gostei no personagem é que ele tem poderes bem legais e bem bizarros. Como qualquer vampiro ele pode controlar a mente dos humanos e como o Damon (dos livros de Diários de um Vampiro) ele consegue fazer uma nevoa surgir do nada e também se transformar em animais, morcego e lobo no caso. Além de poder se transformar em um animal, Drácula também pode controlá-los, pelo menos é assim com os ratos e os lobos. Ah, outras peculiaridades do Drácula é que ele não reflete em espelhos e realmente dorme em um caixão. Outro personagem com que simpatizei foi o Van Helsing. O médico caçador de vampiros é um exemplo de coragem e inteligência, além de perseverança. 

Apesar de a narrativa ter me desagradado e alguns personagens terem me irritado, gostei da história. Como amante das histórias de vampiro, foi interessante conhecer a obra que mais inspirou escritores, roteiristas e cineastas na hora de criar seus próprios vampiros. "Drácula" é um clássico da literatura mundial e mesmo aqueles que não gostam de vampiros deveriam lê-lo.

Comente com o Facebook:

40 comentários:

  1. Eu quero tanto ler esse livro. O eterno Drácula vale a pena ser lido hehe Digamos que vampiro de verdade, é ele, não os que podem andar na luz do sol e brilhar como fadas ASUIUSA enfim. Espero ler esse livro um dia, e pela narrativa um pouco "ruim", eu acho que se faz necessária *-*
    Adorei a resenha diva, sucesso SEMPRE, beeijão :*

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi flor!
    Eu adoro livros de vampiros, pena que esse não é dos melhores :/
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Tenho um fascínio por Literatura Fantástica. Tudo que é estranho, que causa repugnância, terror, medo me encantam... Os livros grotescos chamam-me a atenção. Meu livro preferido é "O Retrato de Dorian Gray", do excêntrico Oscar Wilde. Lendo tua resenha não pude deixar de lembrar um caso interessante da vida deste autor. Oscar Wilde foi apaixonado, na juventude, por Florence Balcombe, esposa do talentosíssimo Bram Stoker. Hoje, quando se fala em Literatura e Vampiros, não há como não passar pela mente este escritor que, pode-se dizer, praticamente, difundiu esta arte. Ótimo livro. Ótimo escritor. Ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Um clássico! Um resenha perfeita! Adorei!!! E claro que já li, reli e leria novamente!! Amo!!

    ResponderExcluir
  5. adoro as histórias do drácula
    ainda não li este!

    ResponderExcluir
  6. É um livro muito interessante, já anoitei ele aqui na minha listinha de desejados que nunca acaba. A resenha ficou ótima.

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho um fascínio pelo livro de Bram Stoker, tenho o livro mega de Drácula, se olha-lo diremos que saiu da própria história de tão antigo. ^^
    Adoro essa história, a lenda, a perseguição, a história em si.
    Não seja cruel, Drácula surgiu em uma época que as pessoas acreditavam em bicho-papão! Logicamente este livro tirou o sono de muita gente, sabemos que hoje , precisamos de muito mais pra assustar, a vida real assusta. rsrs
    Porém, é sim, um clássico e deixou muita gente fazendo xixi na cama.
    Eternamente Drácula.
    Bjo
    Ni
    @ciadoleitor

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha bem criativa

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Uma leitura de lei para amantes de vampiros, foi o meu começo neste caminho e não parei mais.
    Realmente não é terror, tem muito mistério, gosto muito do livro, mas requer paciência para ler.


    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books
    @c_i_d_a

    ResponderExcluir
  10. O único vampiro que gosto é ele! Clássico e muito malvado.Ainda não li o livro,somente assisti ao filme(um pouco sinistro),mas pretendo ler o livro também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, eu sei que eu deveria ler, que é um classico e coisa e tal, mais olha não gostei da capa, e tenho a impressão que não vou gostar muito deste livro...

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostei da sua resenha, não sabia que esse livro era publicado pela Martin Claret... quando der vou ver se leio, mas confesso que não me interessei tanto pelo livro...

    Abraços
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde :)
    Por ser um livro sobre o Drácula eu esperava mais mas sua resenha me fez pensar melhor em ler o livro.
    Quando a gente não gosta dos personagens é tão difícil de ler não é? :(

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  14. Muito legal esse livro, não? eu adorei na epoca em que li...e foi antes de vampiros estar na moda, bem "vampiros" estão na moda, mas enfim...muito boa a sua resenha sobre ele...e realmente estava tudo debaixo do nariz dos personagens.
    Eu não sei que palavra usar pra dizer o quão surpreso fiquei ao saber que a senhora Meyer não leu o livro, imagino por isso que saiu aquela coisa que muitos amam...eu particularmente não gosto, apesar de ter lido todos os livros da série...não vi NADA neles.
    Tem uma versão do livro que tem ele e O Médico e o Monstro (se não me engano), vou ver se compro qualquer hora.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    Fiquei um pouco decepcionada,não tem terror?
    Achei que Drácula nos traria a natureza sanguinária dos vampiros.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a sua resenha.
    Nunca li nada sobre vampiros.
    Nem assisto filmes ou seriados com eles. Só sabia o básico do básico de ele ser invisível no espelho, e dormir no caixão. haha

    Também nunca li nada com uma narrativa epistolar. Deve ser chato, mesmo.

    Achei interessante o livro, quem sabe um dia eu compre :)


    Beijos!
    Blog|Fã Page|Twitter|Sorteios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rumm rummmmmmm............ e eu goatei do seu comentario_\|/_*---*

      Excluir
  17. Eu AMO historias de vampiros e adoraria ganhar esse! AMEI a resenha e fiquei super curiosa pra ler... QUERO MUUUITO! Beijoos

    ResponderExcluir
  18. Adoro histórias sobre vampiros, tirando os vampiros de Stephenie Meyer, que pra mim não são vampiros, mas caricaturas, me desculpe quem gosta, mas é o que eu penso. Esse livro sobre o drácula deve ser muito bom, anciosissima pra lê-lo. ;*

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostei muito de sua resenha. Amo vampiros e livros de suspense,quero muito ler esse livro. Tbm amei a capa. Vou ler ele depois que eu ganhar no sorteio xD
    Bjs

    http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Gostei da sua resenha, gosto de tudo q tenha vampiros, principalmente os livros (:

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Olá,gostei muito da sua resenha!Pois,sou super fã de livros de vampiros:D
    Esse é mais um livro que eu adoraria ler!!!

    ResponderExcluir
  22. Não gosto muito de estórias de vampiro(devido a febre de crepusculo)mas Drácula sempre é ótimo *_*

    ResponderExcluir
  23. Um livro so por ter o Drácula como personagem já vale a pena ler e com essa ótima resenha então... amo ele *-----*

    ResponderExcluir
  24. Preciso.deste.livro. Dracula é um classico mean, esse sim é um vampiro fodão. Muito curiosa para ler este livro, espero que seja bem detalhista e tenha boa narrativa.

    ResponderExcluir
  25. Este é um clássico...Com certeza vou lê-lo.

    ResponderExcluir
  26. Sua resenha me deixou com uma vontade enorme de ler esse livro, mesmo com as críticas que você deu. A capa é realmente muito legal! :) Quero muito esse livro!
    Bjs
    @SalaodeLivros

    ResponderExcluir
  27. QUERO MUITO GANHAR O LIVRO E CONHECER O VAMPIRO MAIS FAMOSO DE TODOS OS TEMPOS!

    kamilla.mendes14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. Eu adoro vampiros já li um livro sobre Drácula e realmente é muito bom conhecer a história mais famosa sobre vampiros.
    Muito boa a tua resenha.
    beijão

    ResponderExcluir
  29. adoror o drácula, o verdadeiro vampiro

    e adorei esta capa do livro

    ResponderExcluir
  30. Adorei o livro, adoro esse tipo de livro ficticio!

    ResponderExcluir
  31. Esse livro é sensacional, um verdadeiro clássico da literatura estrangeira, tenho que concordar com você eu não considero esse livro como terror, mas como um suspense maravilhoso, uma narrativa maravilhosa, que realmente te prende.

    Carla Forner
    Email: lorien_sephiroth@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Este livro é um clássico. Sem comentários!!!! Estou lendo e gostando muito. Boa resenha.

    ResponderExcluir
  33. Clássicos são clássicos, não tem o que falar...
    Já li e reli é muito bom...

    ResponderExcluir
  34. É um vampiro menos romantico kkk
    hoje a onda é o romance desses monstros, mas não podemos nos esquecer da onde veio os vampiros, do verdadeiro Drácula!
    Muito boa sua resenha, mas acha que tem até um filme, não é? pois se não, parece muito com o que voc^Çe detalhou na resenha!
    bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Eu considero uma verdadeira vergonha eu não ter lido esse livro ainda, Drácula é tipo o primeiro de todos os vampiros, e até hoje eu só li os livros de vampiros atuais e bonzinhos (acho que você sabe de quais eu estou falando), estou precisando de vampiros maus para variar um pouco.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Adorei a sua resenha sobre esse livros, achei ele bem interessante só não curti muito essa capa que é horrível rsrs... mas como dizem "não devemos julgar um livro pela capa" então ao ler a sua resenha sobre o livro fiquei muito curiosa para saber mais sobre a história.
    Meus parabéns pela impecável resenha.

    ResponderExcluir
  37. huum
    um classico é sempre bom, esse me da um cadin de medu rsrs
    mais eh bom!

    ResponderExcluir
  38. Vou ter que ler esse livro por que a escola passou, mas espero que seja bom!!
    Já ouvi mesmo falar que é bom, espero realmente gostar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  39. Pra mim Drácula foi um livro de horror, não sei se foi pela minha idade na época, mas achei bem chocante!!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)