Título: Os Miseráveis
Autor: Victor Hugo
Adaptação em português de: José Angeli
Editora: Scipione
Ano: 2001
Páginas: 120
Classificação: 5/5 (favorito)
Sinopse: Jean Valjean foi condenado a realizar trabalhos forçados por ter roubado um único pão. Naquele fatídico dia, seus sobrinhos sentiam fome. Libertado 19 anos depois, Valjean adota uma nova identidade, tornando-se um próspero empresário. Perseguido pelo implacável inspetor Javert, nosso protagonista é preso novamente, mas consegue escapar; resgata a pequena Cosette da inescrupulosa família Thénardier e vai morar com ela em um convento em Paris. Poucos anos depois, a Revolução Francesa entra em cena, trazendo conflitos políticos às ruas da Cidade-Luz. E a vida só mostra como é uma sequência de problemas que se substituem por tempo indeterminado.
Como comentei aqui tive que parar a leitura de "O Sonho de Eva" para ler Os Miseráveis, pois terei duas provas de literatura desse livro. Quando peguei esse livro na biblioteca já esperava uma leitura maçante, mas acabei me surpreendendo.
O livro conta a história de Jean Valjean, um ex-condenado que depois de cumprir sua pena quer apenas viver uma vida normal e honesta. Entretanto, constantemente perseguido pelo inspetor Javert, Jean acaba tendo que assumir identidades falsas e até forjar a própria morte para não acabar - injustamente - na cadeia.
Durante o livro, o caminho de Jean acaba cruzando com muitos outros, trazendo assim novos personagens para a história e alterando a vida e os valores de Jean.
O mais interessante desse livro é como as diferentes histórias dos diferentes personagens são interligadas. A trambiqueira Éponine - filha mais velha dos Thénardier - por exemplo, aparece na historia como uma personagem sem importância, mas acaba que ela possui um papel importante para o final da trama.
Para mim, Os Miseráveis acabou sendo um exemplo que de que nem todos os clássicos são maçantes e que aquele livrinho antigo, de páginas amareladas, pode guardar uma história incrível.
A única reclamação que tenho é sobre a adaptação que li. O livro é bem curtinho e muito resumido, senti falta de descrições mais completas e de diálogos mais profundos. Fiquei com vontade de ler uma edição mais completa, e, pesquisando nas editoras parceiras, vi que a Editora Martin Claret possui uma edição recente do livro, que conta com dois volumes. (Primeiro volume, aqui, segundo, aqui.)
Enfim, recomendo esse clássico da literatura para todos. Com emoção e romance na medida certa, Os Miseráveis nos traz uma história maravilhosa e inesquecível.
olha, olhando pela capa eu não teria coragem de ler, pois como vc disse, eu imagino ser maçante, mas pela sua resenha me parece ser interessante a história.
ResponderExcluirnão gosto de literatura brasileira, pois qndo estava no ensino médio os prof. forçavam a gente ler aqueles livros chatos que parecem ser escritos em outra lingua hahahah
beijos
Um clássico! Digno de todos os elogios possíveis!!! Tenho ele em volume único aqui em casa... Adoro!!!
ResponderExcluirBoa noite :)
ResponderExcluirApesar de ser um clássico,eu nunca tive a oportunidade de ler. Lembro de uma professora que me indicou mas na biblioteca d escola não tinha :O
Sobre a adaptação,só de ter Anne Hathaway o filme promete *--* rsrs
Beijos e cuide-se
Clássicos são sempre clássicos, né? Gosto muito quando acontece de eu descobrir um livro assim, na surpresa. Se não fosse essa prova de literatura, né? rsrs
ResponderExcluirFiquei MUITO feliz mesmo sabendo que vão lançar um musical, e o elenco será ótimo.
Beijinhos, Mallú
Concordo...Clássicos são Clássicos, e esse é um que eu adoro. Tenho uma edição desse classico de Victor Hugo, de 1922...meu xodó. Mas essa adaptação é ótima pra quem começa a tomar gosto pelos clássicos da literatura. Excelente post.
ResponderExcluirA resenha ficou muito boa, mas esse não é um livro que chame muito a minha atenção, mas quem sabe eu não dou uma chance para ele.
ResponderExcluirBjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Deixa anotar aqui esse livro...
ResponderExcluirNunca fui de ler muito esses clássicos que somos obrigados a ler na escola...acho que pelo fato de ser obrigado a ler, sei lá, eu gosto de um livro quando eu vou atrás dele, sei mais ou menos a história, mas um livro que mandam a gente ler? É...talvez por isso que quase sempre me dava mal. rs
Sempre ouvi falar muito desse Victor Hugo, agora que juntei as pontas...
Muito boa resenha por sinal, bom saber que nem todos os clássicos são chatos...digo maçante.
Eu já vi o filme desse livro, com a Umma Thurman, e simplesmente amei!
ResponderExcluirTenho altas expectativas em relação ao livro, já que geralmente é melhor que o filme. Já anotei sua dica, vou ficar longe das versões resumidas e procurar a versão na integra!
Adorei a resenha (como sempre)!
bjs
Que interessante, acho que as vezes me envolvo com os lançamentos e deixo de lado outros livros. Gostei do enredo, por mais que você relata a falta alguns diálogos mais completos. Mas deve ser bom.
ResponderExcluirOi Ana!
ResponderExcluirOs Miseráveis é um clássico da literatura,te saíste muito bem com a resenha,sempre sincera o que é mais importante.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Ah pensei que nunca ia encontrar uma resenha desse livro!
ResponderExcluirLi ele a muuuuito tempo atrás,estava no ensino fundamental..mas foi um livro que me marcou muuito! Lembro da estoria como se fosse hoje *_*! Uma pena que não tenho mais esse livro :/
Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nunca tinha parado para ler uma resenha dele. Parece ser um ótimo livro.
ResponderExcluirBeijos, Paati'
Blog Resenhando
http://livros-resenhados.blogspot.com.br/
Adorei a resenha. Parabéns!
ResponderExcluirNão conhecia o título ainda!
Beijo,
www.estanteseletiva.com
Já ouvi falar sobre esse livro, mais nunca me interessei, mais lendo sua resenha fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirBeijos
geralmente eu gosto dos clássicos :x
ResponderExcluireu li 'Os Miseráveis' há alguns anos, indicado por mamis, tb a versão adaptada por walcyr carrasco *.*
mas, gostei tanto, que dps procurei a versão original e assisti o filme!
é uma história belíssima!
beijos
agnes
rascunhoseborroes.blogspot.com.br
OMG... capa feia e "velha" rsrsrs
ResponderExcluirSério que só pq o livro é classico tem que ser assim? rsrsrs
Acho que só leria se fosse obrigada mesmo.. tipo se fosse leitura obrigatória de colégio, ou coisa parecida...
Flavia - Livros e Chocolate
Os clássicos, infelizmente, não são mais a preferência de leitura entre os jovens.
ResponderExcluirOs livros contemporâneos, com fatos comuns à vida de nossos adolescentes, são muito mais atrativos e estão lotando as prateleiras das estantes da nova geração.
O triste é que nossos professores de literatura fazem da mesma algo enfadonho. Os estudantes só recorrem a livros literários quando os são impostos pela escola ou aos indicados para o vestibular. A leitura não é sugestionada e estimulada por prazer e sim por obrigação. Isso é um fato. Cabe aos novos mestres usar de sua criatividade para "formar" leitores...
Ótima resenha! Parabéns!!!
Sou louco por esse livro e quero ler a versão extendida dele. Poque li este e achei bem curtinho mesmo. Mas mesmo assim é incrível.
ResponderExcluirVou ler o extendido para depois ver o filme.
Olá eu li o livro quando tinha 11 anos a muito tempo atrás e bota tempo nisso rsrs, eu li na versão original ele é grande mas não é massante, o Jean é ótimo não lembro todos os detalhes mas pretendo ler de novo
ResponderExcluirbjos
classico , foi um dos primeiros livros que li, mas não gostei muito !
ResponderExcluir