Livro: O Arquiteto do Esquecimento
Autora: Marcos Bulzara
Editora: Life
Páginas: 470
Classificação: 5/5 (favorito)
Sinopse: Conheça a impressionante história de Doran Visich. Ele sobreviveu milagrosamente aos campos de concentração nazistas e transformou-se no gênio por trás da maior criação da indústria farmacêutica mundial: uma droga capaz de apagar a memória humana. Mesmo depois de vencer inúmeras barreiras, ganhar milhões e conquistar posição de destaque no mundo da ciência, ainda existe uma culpa que o prende ao passado e o impede de ser feliz. Até o dia em que ele finalmente conhece a verdade que buscou por mais de cem anos! O Arquiteto do Esquecimento revela uma trama visceral e emocionante. Você será arrebatado numa história de ódio e perdão; de perseverança e resgate; de esperança e salvação.
Confesso que não sei por onde começar essa resenha! O livro basicamente conta a historia de Doran Visich, um polonês que foi um dos milhares de judeus capturados na invasão da Polônia pelos nazistas. Acontece que Doran não era só mais um na multidão, desde pequeno ele se mostrou dono de uma imensa curiosidade e inteligência. Mesmo vindo de uma região rural, o futuro de Doran não poderia ser menos do que brilhante. Entretanto, a adolescência tranquila é interrompida quando sua família é morta e ele é capturado por nazistas. A partir daí, a vida de Doran ganha um futuro sempre incerto, onde sua inteligência pode ser sua salvação ou sua condenação.
Não vou falar mais nada sobre a história, pois não quero soltar muitos spoilers. O que acontece, é que em “O Arquiteto do Esquecimento” todos os acontecimentos, absolutamente todos, estão de alguma maneira interligados. Mesmo a história de personagens secundários é importante para a trama principal! Falando de personagens, todos são bem construídos e bem aproveitados. Cada um exerce um papel importante e único para a trama.
Quanto à escrita, o autor foi muito detalhista, o que em alguns momentos deixou a história um pouco cansativa, principalmente nas duas primeiras partes do livro. Apesar disso, a leitura flui com naturalidade. O que mais gostei na escrita do Bulzara é que ele não deixa lacunas na história, o que me lembrou um pouco a escrita do Stieg Larsson (Trilogia Millennium).
A editora fez um ótimo trabalho de edição, a capa é maravilhosa assim como as páginas que dividem as cinco partes da história. A fonte usada não é pequena, o que torna a leitura mais fácil.
Uma história no mínimo emocionante, que nos faz pensar sobre família e sobre nossos próprios atos, afinal, quem nunca quis esquecer algo no passado? Entretanto, o livro também nos faz pensar sobre consequências e perdão, pois, assim como os personagens da história descobriram, não podemos fugir ou apagar o que fizemos, mas podemos assumir que erramos e tomar um caminho diferente.
Trechos:
“Mas um cansaço maior, mais profundo, impiedoso, latente, subjugava-o com uma fúria letal: cansara-se da vida.” (Pág 09)
“Aquelas lembranças de uma infância rica de significados se transformariam em retalhos de emoções que se perderiam nos contornos de um futuro sombrio.” (Pág 41)
“Aquele lugar talvez significasse para Doran todo o seu fracasso como filho, como irmão, como homem.” (Pág 377)
“[...] não havia culpados ou inocentes em todo o seu trajeto de vida. Ouvindo a própria história se deu conta de que simplesmente as coisas aconteceram do jeito que aconteceram.” (Pág 406)
Resenha fantastica deu ate vontade de ler!!!
ResponderExcluirSe te lembrou a escrita de Stieg Larsson não precisa falar mais nada, não tem melhor recomendação que está (na minha opinião) ^^
ResponderExcluirAdoro livro sobre a segunda guerra, essa época de extremo horror gera histórias intensas.
Sua resenha como sempre ótima!
bjs
O Perdão acima de tudo, é preciso enfrentar nossos fantasmas do passado pra fazê-lo, esquecer não é a saída, e sim enfrentá-lo.
ResponderExcluirCreio que seja uma boa leitura, uma história diferente e pelo que li em sua resenha vale a pena ler. então, vamos fazê-lo, certo?
Parabéns pela resenha.
Bjo
Ni
@Cia do Leitor
Eu nunca li este livro, mas desde o lançamento tenho vontade, mas ao mesmo tempo tenho receio por ser um tema forte, como já li muitos livros com o mesmo tema sei bem como deve ser e sei que vou me emocionar....
ResponderExcluirVanessa
http://balaiodelivros.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-kit-mal-intencionado.html
Adoro esse tipo de livro! Gosto de uma escrita detalhista, mesmo que seja um pouco cansativa, e também adoro personagens bem aproveitados, não conhecia o livro, mas parece ser bem conhecido né? Já coloquei na minha listinha!
ResponderExcluirbeijos, Lu
Lendo ao Luar
Nossa esse livro parace beeem interessante!
ResponderExcluirBela resenha!
Beijos
http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/
Muito legal a história...se o livro se assemelha a Trilogia Millenium eu já sei que devo ler. rs
ResponderExcluirA história sinceramente não é a das minhas favoritas...mas a capa é bem interessante também, não?
oi, não gosto muito desses livros que contam este tipo de história, mas pela sua resenha achei bastante interessante!
ResponderExcluirOie,
ResponderExcluirGosto muito de livros que abordam este tema, não sou muito de leituras muito detalistas, tipo exageradas, quando tem páginas de descrições. Mas como gostei muito da resenha, acho que pode ser um bom livro, não conhecia ele.
bjocas e boa semana!!
Boa noite :)
ResponderExcluirComo vai?
Adorei o post *--*
Parece ser um livro bem interessante,já marquei o post aqui nos meus favoritos *--*
Mas a minha lista de leitura esta enorme :(
Beijos e cuide-se
www.rimasdopreto.com
Adorei a resenha... chamou realmente a atenção!
ResponderExcluirParece ser um excelente livro, fiquei curiosa agora.
Beijoos
Jaque - Meus livros, meu mundo.
Oi flor!
ResponderExcluirEu não conhecia o livro mas a proposta é interessante, sobre nazista e tal...adorei a resenha!
Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com
Oi Ana!
ResponderExcluirGosto muito de livros que nos levam a época nazista e nos mostram sua consequência,é um época que jamais poderá ser esquecida.
ótima resenha,mas tenho sérios problemas com livros detalhistas a ponto de se tornarem cansativos.
Bjos Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirNão conhecia o livro nem o autor.Mas, achei o enredo muito interessante. Gosto de livros com essa temática.
Ótima resenha.
Bjs!
Zilda
Cachola Literária
Gostei da sua resenha parabéns!
ResponderExcluirDeu vontade de ler o livro *-*
Adoro esse tipo de livro!! Adorei a resenha! Tudo que fala sobre a pátria de meu antepassados, do meu avô me interessa!!!!! Na listinha!!!
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desse livro,mas gostei bastante! Adoro muito estórias que são ambientadas nas dificuldades do nazimos..acho que vou gostar desse livro!
ResponderExcluirAmei a resenha, agora deu vontade de ler esse livro. O título é forte, a capa é linda e a história parece ser fantástica. Outro livro que entrou para a minha lista.
ResponderExcluirBeijos, Paati'
Blog Resenhando
http://livros-resenhados.blogspot.com.br/
Gostei muito da resenha, parece ser muito interessante, embora nunca tenha ouvido falar do autor, mas é sempre bom ter uma novidade ^^
ResponderExcluirQue livro legal!! Fiquei super interessada.
ResponderExcluirRealmente, todo mundo já quis esquecer alguma coisa do passado, mas é importante perdoar o outro (quando o problema é externo) e a si mesmo. Caso contrário, a pessoa fica presa no passado e perde todo o seu presente para memórias dolorosas de algo que não volta mais.
bjs
resenha muuuito boa, mas aum me chamou muito atenção talvez seja por naum gosta muito desse tipo de livro.
ResponderExcluir