Livro: Cinco Luas
Autor: Ronaldo Cavalcante
Editora: Novo Século
Selo : Novos Talentos da Literatura Brasileira
Páginas: 504
Classificação: 5/5 (favorito)
O terror e o desespero se espalham quando uma onda de abortos em todo o mundo acontece sem precedentes. Durante seis meses nenhuma criança nasce viva em todo o planeta. Descobre-se então que uma espécie de doença está afetando todo o globo tornando todas as mulheres estéreis. Esse fato é apenas o estopim do que os povos que se autointitulam soberanos chamam de Extinção. Uma peste destruidora e aparentemente sem cura que ataca de maneira misteriosa determinando se os povos merecem permanecer entre os melhores ou devem perecer e ceder suas terras e recursos aos soberanos intocados pela terrível doença. A Terra começa a ser invadida por seres maravilhosos e hostis, viajantes de lugares distantes em bases colossais, seres imunes a Extinção. Povos escolhidos pela criação para permanecer e conquistar. É uma questão de tempo até todos no planeta morrerem sem sucessores ou serem simplesmente assassinados se assim decidirem os soberanos.
Não era um dia comum. Há mais de um ano os dias na Terra se tornaram fora do comum. Tudo começou quando as grávidas sofreram abortos, as crianças nasceram mortas e as mulheres se tornaram estéreis. O mundo já estava chocado o suficiente quando um buraco negro se abriu no céu e duas novas luas aparecerem. Se as coisas já estavam ruins, elas só iriam piorar dali para frente.
“Sua voz é assustadoramente familiar, quase que amiga, paterna. William tem vontade de contar tudo, como a quem conta a um confidente. Não sente nenhum rancor pelos ferimentos. Sente-se até mesmo culpado por eles, sente que os merece.” Pág 13
As novas luas trouxeram consigo o que nos chamamos de alienígenas. Seres de outros planetas que auto se denominam soberanos trazem a noticia que nenhum terráqueo queria ouvir: a nossa raça iria se extinguir. Os abortos foram só o começo. A raça humana iria definhar enquanto observa os povos “soberanos” extrair nossa riqueza natural.
“Ninguém queria se mover. Apenas comentavam, lamentavam, questionavam e o observavam juntos o céu modificado. Observavam sua Extinção.” Pág 24
Mas, como bons seres humanos que somos, não iriamos simplesmente assistir nossa população morrer e nosso planeta ser usado pelos soberanos. Assim pensa Rafael, o guardião da Terra. Cada planeta fadado à extinção ganha um Guardião com poderes mais que especiais e com imunidade a doença que atinge os outros seres da raça.
Apesar dos Guardiões serem extremamente poderosos, eles não tem poder para vencer os soberanos ou a doença. Mas, o nosso querido planeta azul difere dos outros planetas, e logo, um planeta tão especial não poderia ter apenas um Guardião. Para a surpresa dos soberanos, mais quatro Guardiões surgem (William, Leo, Vinícius e Luciana), cada um com habilidades únicas.
“William fala com os olhos perdidos no nada. Sonda-se em busca de respostas. Sabe de muitas coisas e ao mesmo tempo não sabe nada. Suas habilidades parecem vir em ondas, não sabe exatamente o que fazer até o momento de realmente precisar usá-las.” Pág 32
Um pontinho de esperança surge na raça humana, mas a chegada de mais duas luas pesa sobre os Guardiões, ainda mais sendo que os quatro que despertaram por ultimo estão totalmente despreparados para a inevitável guerra. Enquanto se preparam, os Guardiões acabam descobrindo “entidades” dispostas a ajuda-los, além de aliados entre os inimigos. Surge então à possibilidade de uma vitória, mesmo os inimigos sendo bastante poderosos e em número maior, não será fácil dominar a Terra. E humanos e Guardiões não caíram sem antes lutar.
“No caso da Terra, tudo parece prosseguir de modo estranho. Todos os povos dispostos à colonização agem de forma peculiar por vários motivos encobertos e um em aberto. A Terra é especial.” Pág 60
Criatividade a perder de vista e muitas cenas luta recheiam Cinco Luas. Apesar de não ser fã das histórias de invasões alienígenas, esse livro conquistou um lugar entre os meus favoritos. Sempre com muitos detalhes, o autor conseguiu mesclar invasão alienígena com dominação de elementos em batalhas de tirar o folego. Apesar de haver muitas cenas longas de lutas, o livro não se resume a isso.
Falando de escrita, sou toda elogios ao Ronaldo. Ele escreve de forma simples, mas sempre com detalhes precisos. A leitura flui de forma natural, e apesar dos capítulos longos, o livro não é cansativo. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada significativo. O autor foi bem criativo na hora de criar personagens e cenários e explorou todos com perfeição. A editora fez um belo trabalho na capa, que é linda.
Impossível não gostar dos Guardiões. Cada um possui características e poderes únicos. Todos os Guardiões são extremamente poderosos, e não acho que um em especial seja mais forte que os outros, apesar de que os poderes da Luciana são bárbaros! Não querendo revelar spoilers, só vou adiantar que o final é bem surpreendente e que nos faz ansiar pela continuação.
Cinco Luas superou minhas expectativas. Esse é um livro cheio de criatividade, mas bem “pé no chão”, afinal, ninguém sabe se existem outras raças “inteligentes” como a nossa. Uma coisa interessante sobre o livro é que o autor também nos faz refletir sobre como nos relacionamos entre nós mesmos e com o ambiente. Apesar de sermos de uma única raça, deixamos que as diferenças físicas, culturais e sociais gerem conflitos, alguns deles armados. Para mim, o livro deixou uma mensagem muito clara: se não superarmos os conflitos que temos com a nossa própria raça e com a natureza, de uma maneira ou outra acabaremos instintos, haja invasão alienígena ou não.
Boa noite:)
ResponderExcluirEsse livro eu não conhecia :O
Meus parabéns pela resenha e vou procurar ler a obra(autor nacional tem muito mais "moral" comigo)
Beijos e cuide-se
www.rimasdopreto.com
OMG!!!
ResponderExcluirEu tenho este livro! Estava curiosa, mas cheia de coisas a fazer, porém, depois de sua análise, vou parar tudo para lê-lo!
Obrigada por me fazer mudar de rota.
Beijos,
Adriana.
que resenha MARAVILHOSA!
ResponderExcluiramei, adorei! fiquei morrendo de vontade de ler o livro
ainda mais depois de 5 estrelas! *-*
Oi, gostei bastante da sua resenha, esse livro parece ser muito bom. Gostei muito da capa e da sinopse também, mas foi a resenha que me fez querer ler o livro, acho que eu vou gostar, já que o enredo é muito interessante e superou as suas expectativas.
ResponderExcluirAbraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com.br/
Hum, interessante. Mas não sei se leria...só pelo fato de ter continuação. =S
ResponderExcluirExcelente resenha, Mademoiselle.
ResponderExcluirFico extremamente satisfeito de ter gostado do livro mesmo não sendo seu gênero de leitura.. e puxa... Cinco Luas entre os seus favoritos? Fico honrado.. de verdade!
Obrigado mesmo pela linda e resenha. E vamos ao próximo!
Primeira resenha que vejo deste livro, a você me deixou morrendo de vontade de ler.
ResponderExcluirDá para perceber o quanto você gostou.
Bjos
Cida
http://www.moonlightbooks.net/
Olá, bom dia!
ResponderExcluirNão conhecia o autor, mas pela sua resenha pude perceber o quão interessante é o livro. Estou interessada!
Beijo,
www.estanteseletiva.com
Oi Flor!
ResponderExcluirJá ouvi muito falar sobre esse livro,mas infelizmente eu compro muito pela capa,é errado eu sei,mas não sou sempre assim.Gosto de livros que nos passam mensagens reais,pois realmente,se continuarmos assim,só Deus sabe como vamos terminar.
Parabéns pela resenha.
Bjso Fabi
http://roubando-livros.blogspot.com
Gostei da resenha e devo ler o livro em breve, já que estou em um book tour com blogs parceiros!
ResponderExcluirEu apreciei a resenha e em breve vou poder tirar minha próprias opiniões. Estou em book tour com alguns blogs parceiros! Vamos ver o que irei achar.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
ResponderExcluirEstou super curiosa *-*
Quero ler esse livro
ME APAIXONEI POR ESSA SINOPSE, MEU DEUSSS
ResponderExcluirAdorei tua resenha tambémm!! Adoro livros que são dinâmicos, com cenas de lutas e tal! A única coisa que me deixou meio ressabiada foi os longos capítulos, mas já que você foi toda elogios, não creio que fará muita diferença...
Parabéns pela resenha!!
Beijoss
Thaís - Instinto de Leitura
Nunca tinha ouvido falar desse livro,mas acho que gostaria da estória,parece ser um livro com muita ação que prende o leitor do inicio ao fim!
ResponderExcluirEssa resenha me fez pensar em Falling Sky rs
ResponderExcluirCurto muito esse tipo de história, ficção científica (será que pode ser considerado assim?)é um dos meus estilos favoritos, logo atrás da literatura fantástica =)
Livro grande, é disso que eu gosto! A trama parece ser bem interessante, todo o lance de alienígenas tentando acabar com a raça humana e um fiapo de esparança capaz de salvar a humanidade... Fiquei curioso pra saber mais sobre os Guardiões, é o tipo de resenha que faz a gente pensar "beleza, agora vou ter que saber como termina!" uaheuheauhae
ótima resenha!
Fica na Paz!
@Pedro_Almada
Pedro Almada - Inspirados, O Berço das Grandes Ideias!
inspirados-oandarilhodotempo.blogspot.com
@Pedro_Almada
Mais uma chance para ganhar esse livro curioso. Já tentei uns sorteios, mas sem sucesso. Foi um dos primeiros que vi se destacarem com a temática "fim do mundo" no começo de 2012, rs. Uma coisa assim fica na mente da pessoa. Agora que descobri mais sobre o livro, indescutivelmente quero lê-lo.
ResponderExcluirNao conhecia o autor e nem o livro mas achei bem interessante o tema. Distopia, estou ficando apaixonada por isso. rs.
ResponderExcluirAdorei sua resenha. Esse negocio de invasao alienigena, quando bem escrito, fica legal. Quero saber como tudo vai ser resolvido.
bjs.
http://booksandmuchmore.blogspot.com
Não conhecia esse livro. A capa dele é muito linda e o nome é um pouco curioso e diferente dos que já ouvi falar. A história parece ser ótima e.. Estou ansiosa para ler!
ResponderExcluirOi..
ResponderExcluirNão sou muito chegada ao tema alienígenas, mas achei esse livro interessante e quero muito ter a oportunidade de ler ele... =/
Oi...
ResponderExcluirGostei muito da resenha, esse livro parece ser muito interessante...
Depois dessa resenha maravilhosa só me resta ler esse livro
ResponderExcluirGostei de mais da sinopse desse livro,parece ser muito bom... E gostei também da sua resenha.. pelas palavras..
ResponderExcluirEste tema me interessa, mas fico feliz com o "pé no chão" do autor. Gosto de livros inteligentes, criativos, bem escritos, mas realistas na medida do possível.
ResponderExcluirGostei bastante!
bjs