5.4.12

Resenha: Presentes da Vida - Emily Giffin


Quando as coisas começam a não dar certo para Darcy, a garota percebe que nem tudo é beleza e glamour. Mas as mentiras que destruíram a sua vida não podem ser apagadas e ela resiste à única coisa que pode lhe trazer a felicidade: mudanças severas de comportamento.

Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.

Em quase todos os filmes, livros e séries sempre encontramos uma personagem – secundária- que normalmente é odiada por todos: a garota mais bonita, popular e desejada da escola/faculdade que consegue tudo o que quer. No caso de Presentes da Vida, essa garota bonita é a nossa protagonista! Darcy Rhone sempre foi a mais bonita, a mais desejada e mais popular. Ela sempre tinha o que queria e sempre conseguia quem ela queria.
“De repente, percebi que, uma vez que Dex tinha conteúdo de sobra, ele não se importaria com a minha visão relativamente superficial do mundo. E nem com meu interesse descarado em buscar coisas de qualidade e diversão. Ao contrário, acho que ele admirava a minha sinceridade, a minha honestidade ao revelar quem eu era. Posso não ser uma garota muito profunda, mas não sou falsa.” (Pág. 33)

Apesar de não estar mais na escola ou na faculdade, Darcy continua sendo a garota mais bonita e desejada que sempre consegue o que quer. Darcy tem a vida perfeita: ela trabalha no emprego dos seus sonhos onde todos a adoram e onde ela sempre se destaca, ela possui um grande circulo de amigos, um bom apartamento, roupas e sapatos maravilhosos e o principal: o noivo dos sonhos! Dex é um cara bonito, inteligente e rico e é apaixonado por Darcy, e ela por ele. Mas a poucas semanas do casamento, Darcy e Dex percebem que não foram feitos um para o outro. O rompimento não abala muito Darcy, já que ela está apaixonada – e grávida – do melhor amigo de Dex, Marcus. 

Quando Darcy vai até o apartamento da melhor amiga, Rachel, contar as novidades, ela acaba tendo uma surpresa: a sua melhor amiga está tendo um caso com seu ex-noivo. Se sentindo traída, Darcy sai do apartamento às pressas, mas somente após declarar o fim da amizade com Rachel. Darcy tenta seguir sua vida com Marcus, mas ela não consegue esquecer Rachel, Dex e a “traição” de ambos!

"Três semanas atrás, eles eram as pessoas que eu mais conhecia. Minha melhor amiga e meu noivo. Agora eles pareciam estranhos ou alguma pessoa conhecida que eu não via há anos." (Pág. 102)
Aos poucos, Darcy vai ficando cada vez mais obcecada por Rachel e Dex, agora que nenhum dos dois cai em seus truques e encantos. Distraída com sua nova obsessão, Darcy nem percebe sua vida desandar. A garota vai se distanciado do emprego, de seus pais e dos amigos, ao mesmo tempo em que tenta fazer de Marcus um cara perfeito, ou seja, uma cópia de Dex. O tempo todo Darcy tenta se convencer de que ela está melhor agora, sempre colocando a culpa nos outros pelos seus erros. 


Quando Darcy finalmente percebe o caos em que sua vida se encontra, ela pede ajuda a Ethan e viaja até Londres para "visita-lo". Na verdade, a garota está usando essa viagem como desculpa para fugir de sua vida e de seus problemas, que aumentam cada vez mais, assim como a sua barriga e as suas inseguranças.

"O oposto do amor não é o ódio, é a indiferença." (Pág. 121)
Presentes da Vida e O Noivo da Minha Melhor Amiga - ambos da Emily Giffin – trazem os mesmos personagens e um mesmo conflito: o triângulo amoroso entre Darcy, Rachel e Dex. Entretanto, nenhum dos livros é continuação do outro e é possível ler apenas um deles e entender a historia. Seria mais interessante ler os dois, já que Presentes da Vida mostra a visão de Darcy, enquanto O Noivo da Minha Melhor Amiga a visão de Rachel. Eu nunca li O Noivo da Minha Melhor Amiga, mas vi o filme há algum tempo. 


Os personagens da historia são bem cativantes, mas o único que me marcou foi Darcy. No inicio do livro achei a personagem muito convencida e antipática, mas com o tempo acabei me divertindo com esse lado nada humilde dela. Como vemos a Rachel pelos olhos da Darcy não posso opinar muito sobre ela, mas as impressões que tive quando vi o filme (O Noivo da Minha Melhor Amiga) é que ela é uma garota bem legal e que não se apaixonou por Dex de proposito! Dex é aquele personagem que não tem nenhum defeito, por isso não simpatizei muito com ele. Ethan é muito fofo e me apaixonei logo por ele!!! Confesso que odiei Marcus desde o inicio, principalmente por saber que existem muitos caras como ele! 

A escrita de Emily é super leve e flui muito facilmente! A narração pela perspectiva de Darcy ficou simplesmente perfeita! Eu gosto bastante da capa desse livro, mas acho que ela não combinou muito com a personalidade da Darcy, que é a personagem principal e a narradora! 

Presentes da Vida nos ensina algumas lições da maneira mais sutil e divertida possível! Essa é uma historia cativante e emocionante, mas que não nos deixa deprimidos ou tristes! Me surpreendi com esse livro e gostei mais da historia do que imaginava! Adorei o final e fiquei muito curiosa para ler outras obras da Emily Giffin!!

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oii
    Recebi o selo de ''Vale apena acompanhar esse blog''
    e te indiquei...
    passe por la ;D
    http://misturandoasmentes.blogspot.com.br/2012/04/selo-vale-apena-acompanhar.html

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Presentes da Vida! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    A sua resenha ficou muito boa,tinha dúvidas se deveria ler este livro,mas pela sua resenha acho que vou gostar de Presentes da Vida.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha, estou mtoo afim de ler esse livro *--*

    ResponderExcluir
  5. ganhei este livro de dia dos namorados mas ainda não li. quero ler ele logo! *-*
    li Questões do Coração desta autora e amei *-*

    ResponderExcluir
  6. Não sou fã desse tipo de literatura, mas gostei do livro!
    Ganhei no sorteio do blog de uma amiga (primeira vez que ganhei)e li...
    Ora me identificava com a personagem, ora a odiava...
    Assim são os seres...

    http://poetizaoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha está linda, sou apaixonada por esse livro.
    muito mesmo.
    Ele é meigo e ao mesmo tempo um inferno, mas adorei muito!

    ResponderExcluir
  8. O que acho mais fantástico neste livro (além da leveza e facilidade para ler) é o amadurecimento da personagem principal. Adoro livros que falam disto. Que começam com um personagem terrível e o acompanham em uma jornada de autoconhecimento e valorização da vida e das pessoas.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. a todas as obras da Emily Giffin são belissimos, mas esse é surprendente é tranquilo lindo !

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é uma graça! E eu que odiava essa personagem acabei gostando dela. Adorei o que a autora fez com esse livro.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)