12.2.12

Resenha: Os Homens Que Não Amavam As Mulheres - Stieg Larsson


Primeiro volume de trilogia cult de mistério que se tornou fenômeno mundial de vendas, Os homens que não amavam as mulheres traz uma dupla irresistível de protagonistas-detetives: o jornalista Mikael Blomkvist e a genial e perturbada hacker Lisbeth Salander. Juntos eles desvelam uma trama verdadeiramente escabrosa envolvendo a elite sueca. Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou. Quase quarenta anos depois o industrial contrata o jornalista Mikael Blomkvist para conduzir uma investigação particular. Mikael, que acabara de ser condenado por difamação contra o financista Wennerström, preocupa-se com a crise de credibilidade que atinge sua revista, a Millennium. Henrik lhe oferece proteção para a Millennium e provas contra Wennerström, se o jornalista consentir em investigar o assassinato de Harriet. Mikael descobre que suas inquirições não são bem-vindas pela família Vanger. E que muitos querem vê-lo pelas costas. De preferência, morto. Com o auxílio de Lisbeth Salander, que conta com uma mente infatigável para a busca de dados - de preferência, os mais sórdidos -, ele logo percebe que a trilha de segredos e perversidades do clã industrial recua até muito antes do desaparecimento ou morte de Harriet. E segue até muito depois.... até um momento presente, desconfortavelmente presente.



“Tivera todos os trunfos na mão, mas perdera para uma espécie de gângster vestido de Armani. Um especulador safado. Um yuppie defendido por um advogado jet-set que passou o processo inteiro rindo. Como as coisas tinham dado tão errado?” (Pág. 24)
Mikael Blomkvist tinha acabado de ser condenado por difamação pelo governo sueco. Sua integridade como jornalista passou a ser questionada por todo o país e Mikael tinha acabado de ganhar um inimigo poderoso, que não o deixaria em paz tão cedo. No meio de toda a confusão em que sua vida se encontra, o jornalista recebe uma proposta tentadora, feita pelo magnata aposentado Henrik Vanger.
“ Mikael teve a impressão de que o velho fazia um relato minuciosamente ensaiado e calculado com a intenção de captar seu interesse. E foi obrigado a admitir que que Henrik vanger era um excelente contador de historias. Sabia cativar o ouvinte. No entanto, ele continuava sem ter a menor ideia de que rumo a historia tomaria.” (Pág. 94)
A missão era aparentemente simples. Mikael se mudaria para Hedestad, onde escreveria uma crônica da família Vanger e de quebra investigaria o desaparecimento de Harriet, a sobrinha de Henrik, desaparecida há mais de 40 anos. Mikael começou trabalhar no caso sem esperança alguma, pois se o velho Henrik não descobriu nada em quarenta anos, como ele poderia resolver tudo em apenas um? Mas com ajuda da sorte e de Lisbeth Salander, uma hacker com inteligência inestimável, memoria fotográfica e um estilo de vida bem diferente, o jornalista descobre novas evidencias, que leva o caso a um rumo inesperado.

Mikael e Lisbeth fazem um inimigo desconhecido, que está mais perto do que eles imaginam e que mal pode esperar para ter a cabeça dos dois em uma bandeja de prata.

Mikael é um cara inteligente e sedutor, e logo Lisbeth se envolve com ele, mas tudo indica que dessa vez será mais que um romance casual para ambos. Lisbeth é uma garota que guarda um passado misterioso e perturbador, que será o pontapé inicial para o próximo livro. De uma forma geral, os personagens foram bem construídos e são um pouco diferentes dos quais estamos acostumados. A escrita de Stieg Larsson é contagiante, objetiva e flui facilmente. 

A história de Os Homens Que Não Amavam As Mulheres é cheia de reviravoltas e envolve o leitor do inicio ao fim. Apesar da trama super inteligente, quando o mistério de Harriet é revelado nos perguntamos por que uma solução tão obvia foi descartada tão rapidamente. O interessante desse livro é que aos poucos a obsessão do velho Henrik pelo desaparecimento da sobrinha e o ódio pela sua própria família não contagia somente os outros personagens, mas também o leitor. 

O livro não aborda só o desaparecimento de Harriet, mas também a vida problemática dos personagens; relações afetivas conturbadas e os conhecidos jogos de poder. Com uma historia cheia de trunfos e que sempre parece nos surpreender, o livro Os Homens Que Não Amavam As Mulheres é diferente de tudo que já li e nos leva a momentos de pura tensão. Mal posso esperar pelo filme, uma adaptação que promete tanto quanto o livro. 

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu me apaixonei por essa série desde o momento que eu vi, sem duvida é um livro diferente e um pouco forte, mas é maravilhoso, gostei da resenha bem objetiva.

    Luana
    lendoaoluar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa trilogia é uma das minhas favoritas, li na época do lançamento (acho que foi 2008) e nunca saiu da minha cabeça a história e os personagens,tão complexos.
    Amei a resenha, objetiva e dá a ideia certa do que o leitor irá encontrar na leitura.
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa para conhecer essa série,essa é a segunda resenha que leio a respeito e fico cada vez mais interessada nela.
    Ótima resenha!
    Bjs..
    Zilda Mara
    Cachola Literária

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Adorei sua resenha! Ainda não li o livro, mas queria saber mais sobre ele.
    Pelo que você contou, parece ser super bem-escrito. Adoro histórias cheias de reviravoltas e misteriosas.
    Não sei se vou ler o livro, mas certamente irei ver o filme!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Eu li o livro e gostei ele é bem intenso e voamos pelas páginas mesmo. Porém ouvi falar que a versão americana mudou o rumo de algumas coisas ao produzir o filme. Creio que o filme sueco é mais fiel ao livro. Recomendo ver ele antes do americano.

    Beijokas elis

    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ha muito que eu estou ansioso pra ver a adaptação cinematográfica da série Millennium assim como também estou doido pra ler os livros.

    Seus comentários a respeito do filme foram muito bons. Gostei!

    Bjo

    Papos literários
    http://paposliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia a serie até ver o filme, e amei a produção, estou louca pra ler a serie

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Linda sua resenha, nem sabia que tinha o livro, só sabia mesmo do filme.
    Mas achei sua resenha muito legal.
    Beeijos

    ResponderExcluir
  9. que capa intensa e o titulo tambem, muito boa a resenha !

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler me lembra muito sherlock homes.

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)