Olá amores, como estão?
Todos os críticos são unanimes quando afirmam que a versão americana do primeiro volume da Trilogia Millennium conseguiu superar a sueca. Não posso concordar ou descordar deles, já que não vi a versão sueca, mas posso afirmar com absoluta certeza que essa é uma das melhores adaptações cinematográficas que já foi feita.
A uns dois anos atrás li a Trilogia Millennium e me apaixonei. Quando fiquei sabendo que iriam fazer uma versão americana da série, corri para a livraria mais próxima e comprei o primeiro volume, pois pouco me lembrava da historia. Li Os Homens Que Não Amavam As Mulheres mais uma vez e novamente me apaixonei (veja a resenha aqui).
Esperei ansiosamente pela estreia desse filme, sempre me perguntando se essa seria uma boa adaptação (como a da maioria dos filmes da saga de Harry Potter) ou se ela me decepcionaria (como os filmes da saga de Crepúsculo). Logo que o filme estreou corri para o cinema (arrastando junto minha companheira para filmes em que não entraria se estivesse sozinha - minha mãe) e comprei o meu ingresso.
Na hora do filme, comprei meus companheiros essenciais para aventuras cinematográficas - refrigerante de laranja e a versão brasileira dos M&M's - e corri para dentro do cinema. Escolhi a cadeira aparentemente perfeita, e quase morri me perguntando por que eles não começavam logo o filme. Quando os trailers começaram a passar, meus olhos grudaram na tela e posso afirmar que eles não desgrudaram dela nem por um segundo.
O filme começa assim como o livro: Henrik Vanger, o velho patriarca do clã do Vanger, recebe uma flor emoldurada e liga para seu fiel advogado. Beleza, pensei, pelo menos eles tiveram a decência de começar o filme igual ao livro. Naquele momento fiquei meio feliz (e meio decepcionada) por imaginar que ao menos eles seguiriam o livro á risca. Entretanto David Fincher (diretor desse filme, de A Rede Social e O Curioso Caso de Benjamin Button, entre outros) nos surpreende bastante.
A primeira surpresa - que foi de tirar o folego - foi abertura do filme. Como seria dificil de explicar a abertura, confiram-a no vídeo abaixo:
Como odeio quando as pessoas contam um filme quando você ainda não assistiu, não vou revelar mais nada, mas posso afirmar que o filme é muito bom.
Conforme o filme foi se desenvolvendo, percebi que algumas cenas e alguns acontecimentos foram mudados, mas nada muito revelante. Se o objetivo ao mudar essas cenas e acontecimentos era deixar o filme mais envolvente e a historia com mais ação, posso dizer que eles alcançaram tais objetivos.
O elenco foi super bem escolhido. Daniel Craig que fez
um ótimo trabalho como Mikael, o que não foi uma grande surpresa, já que ele é reconhecido por filmes como A Casa dos Sonhos, Cowboys & Aliens e 007 - Quantum of Solace.
Mas quem surpreendeu mesmo foi Rooney Mara, que viveu ninguem menos que Lisbeth Salander. Rooney é irmã de Kate Mara, que brilhou ano passado como a Hayden em American Horror Story. As irmãs realmente tem um talento para papeis fortes e dramáticos, mas em uma disputa entre as duas acho Rooney ganharia. Afinal, ela foi indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro como melhor atriz em ambas as premiações. E já que estamos falando de premiação, veja abaixo para que premiações e categorias que Os Homens Que Não Amavam As Mulheres foi indicado:
OSCAR - 2012
Indicações
Melhor Atriz - Rooney Mara
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Mixagem de Som
Melhor Edição de Som
GLOBO DE OURO - 2012
Indicações
Melhor Atriz - Drama - Rooney Mara
Melhor Trilha Sonora
BAFTA - 2012
Indicações
Melhor Fotografia
Melhor Trilha Sonora
Particularmente acho que Os Homens Que Não Amavam As Mulheres são uns dos concorrentes mais fortes para o Oscar de Melhor Atriz, para o Globo de Ouro de Melhor Atriz - Drama e de Melhor Trilha Sonora e para o Bafta de Melhor Trilha Sonora. Na realidade, eu sou mega suspeita para opinar, já que assim como o livro, amei o filme. A única coisa que teria mudado é a caracterização para a Lisbeth que fizeram em Rooney. Achei que o cabelo dela ficou horrível e que em geral os looks ficaram muito pesados.
Para quem já viu o filme, o que acharam dele? E para quem não viu, eu recomendo que assista, já que as continuações dele prometem!
XOXO,
La Mademoiselle.
Ps: Vou deixar o trailer do filme aqui no finalzinho do post para quem ainda não assistiu!
assisti o filme e adorei, ainda pretendo ler a trilogia
ResponderExcluirEsse com certeza é um dos próximos filmes que eu vou ver. Eu queria ler os livros primeiro, mas tá tão caro. ):
ResponderExcluirUm beijo,
Luara - Estante Vertical
Olá! Ainda não li a trilogia, mas estou louca para fazê-lo.Fincher me ganhou logo na abertura, que achei estranha, inesperada, mas excelente! A música pesada misturadas às cenas ficou de uma beleza incrível! Sobre a caracterização da Rooney, acho que ficou perfeira pq mnisturou seu rosto super delicado com aquele cabelo negro irregular, os brincos, os piercings.
ResponderExcluirBj e ótima semana!
Nayara.
www.dignidadenaocabeaqui,blogspot.com
@dignidadencaqui
Ainda não assisti este filme! Mas com certeza vou... Porque trabalha Daniel Craig! E como fã de 007 gosto de conferir as performance do autor que interpreta Bond, James Bond!
ResponderExcluirEu tô louca para assistir esse filme!
ResponderExcluirAté semana que vem eu assisto! rs
BjO
Oi!!
ResponderExcluirAinda não li os livros, mas estou louca para ver o filme, ainda mais depois de ler sua resenha.
Nem sei se ainda está passando no cinema, acho que vou esperar mais um pouco para assistir em casa.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Eu tenho esse filme...os livros são ótimos, agora preciso tomar coragem com os filmes.
ResponderExcluirAinda não li a trilogia, mais já ouvi falarem coisas boas, eu quero mtoo ver o filme mais primeiro eu queria ler o livro.
ResponderExcluirGostei muito do filme, é interessante demais e envolvente mesmo que eu não tenha lido o livro
ResponderExcluirAh eu não gostei muito do fim, mas eu quase não gosto de fim nenhum rsrs
bjos
Ah esqueci de comentar, acabei de ver a abertura de novo eu tinha esquecido de como é boa a entrada serio é mesmo de tirar o folego
ResponderExcluirbjos
Eu assisti esse filme umas 12 vezes, pois estava com ele aqui em casa em cartaz.
ResponderExcluirGente , eu amei .
Muito esplêndido.
Beeijos