20.11.11

Resenha: Princesas e Damas Encantadas - Editora Martin Claret

Princesas e Damas Encantadas da editora Martin Claret , é recheado de contos celtas, que são mais emocionantes e realistas do que os famosos contos de fadas que conhecemos. 
Diferentemente do estereótipo de princesa que conhecemos – mulher frágil e sempre à espera de um bondoso e belo cavaleiro que a proteja –, as princesas celtas são mulheres corajosas que enfrentam os mais temíveis perigos para conquistarem a felicidade. Elas combatem bruxas tiranas, recusam casamentos forçados, lutam pelos homens que amam e até mesmo os salvam de emboscadas. São espertas, hábeis e cheias de truques de magia.    Em Princesas e damas encantadas, estão reunidos contos da cultura celta que foram recolhidos da tradição oral e recontados por Joseph Jacobs, folclorista e estudioso dos mitos e lendas britânicos.    Constituem este volume 12 contos de princesas muito corajosas e de damas misteriosas e mágicas. Aqui, revelam-se outras versões para muitas histórias que você conhece, ou imaginava conhecer.

 
As heroínas desses contos são bem corajosas e não temem enfrentar bruxas e príncipes infiéis. Elas fazem juramentos e saem a luta. Recorrem a magia e a inteligencia para vencerem seus inimigos. Os vilões celtas são mais impiedosos, cruéis e invejosos, eles lutam até a morte e passam de todos os limites para conseguirem o que querem. E não podemos nos esquecer dos seres mágicos: não fadas madrinhas que realizam desejos ou anões que abrigam donzelas, mas sim raposas falantes, pássaros de ouro e duendes rancorosos. Eu simplesmente amei esse livro. A leitura é bem leve e flui com facilidade. Os personagens, mágicos ou não, são bem humanos e realistas e é fácil lembrar de alguém do nosso cotidiano que se assemelha a eles. 

Não posso deixar de mencionar a introdução de Taís Gasparetti, ela nos mostra  o quanto é importante a leitura de contos de fadas em nossa vida e também fala da importância dos ditos "rituais de transição", onde a passagem da infância para a vida adulta molda como encaramos as coisas ao ler um conto de fada. 

Eu adoro conhecer coisas de culturas diferentes e Princesas e Damas Encantadas me proporcionou uma visão totalmente nova dos contos de fadas . Meu conto favorito foi "Justa, Morena e Trêmula", a versão celta de Cinderela. Também gostei muito de "Árvore de ouro e Árvore de Prata" a versão de Branca de Neve. Sempre nos ensinando algo, os contos brincam com a nossa imaginação e nos permitem por alguns minutos que viajemos a um tempo onde tudo era possível. 

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Ai que fofo, adoro livros assim, parabéns pela resenha!

    www.falandodelivros.com

    ResponderExcluir
  2. Ei! Adorei conhecer esse livro, que ler! Parece sem bem interessante e diferente dos contos como sempre kk
    assim que é bom!
    super beijo :**
    @Web_Teen_

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei sua resenha e fiquei com muita vontade de ler, adoro lendas celtas, sou muito a fim de conhecer a Irlanda, Escócia e Inglaterra por conta desta magia que flui por lá.
    Você que seria adequado para uma menina de 11 anos? Minha filha adora ler e acho que ela iria adorar as histórias das princesas...

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro. Achei o tema super legal e fiquei curiosa pra ler depois da sua resenha
    :)
    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  5. Olha, tudo o que diz respeito a cultura celta me chama a atenção... Música e Literatura, então, nem se fala...
    Amei o livro... Mulheres fortes quer vão em busca de seus objetivos de forma mágica e graciosa...
    É um livro fininho, mas "fantástico"... em todas as vertentes da palavra...

    http://poetizaoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. me chamo a atenção demais, gostei muito !

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)