13.11.11

Entrevista Amanda Viera

Confira abaixo a entrevista que fiz com Amanda Viera autora do livro O Vale das Borboletas:




1- Fale um pouco sobre o seu livro.

O Vale das Borboletas é o meu primeiro livro, uma história única, que tem um pouquinho de tudo: romance, aventura e mistério. É um livro narrado na primeira pessoa, mesclando as vozes dos personagens principais, tornando a história mais dinâmica e atrativa. O enredo se desenrola na pequena cidade de Crisálida, mas é o Vale das Borboletas, um lugar onde a natureza generosa caprichou em cada detalhe, o palco principal desta perigosa paixão.
 

2- De onde surgiu o Vale das Borboletas?
 

  O Vale das Borboletas surgiu quando percebi que a cada livro que lia (não desmerecendo nenhum porque adorei a maioria deles) eu queria algo a mais, sabe? Aquela sensação que você tem ao terminar de ler um livro e achar que está faltando alguma coisa, que o final deveria ser diferente, que está faltando uma cena ou algo assim. Então, procurei escrever o livro que gostaria de ler, um livro que tivesse um pouco de tudo. 

3- O que te inspira na hora de escrever?
 
   Acredito que seja o amor, ele é a parte mais importante de qualquer história, e sou uma pessoa extremamente apaixonada, não faço uma coisa se não for de todo o coração porque sei que não sairá bom. Então, apenas aprecio o que o meu coração tem a dizer.    
  O livro surge como um trailer em minha cabeça, sei o começo, meio e fim, mas não exatamente como as coisas vão se desenrolar, por isso também fico ansiosa para escrever a cena seguinte. As idéias para os meus livros não sei mesmo de onde vêm, talvez cada livro já esteja pronto, esperando que alguém o traga do além (risos).

4- O Vale das Borboletas é um livro único ou tem continuação? Se sim, fale um pouco mais.

  Isso é uma possibilidade, adoro séries, mas por enquanto é um livro único, é claro que isso também vai depender da aceitação do livro pelo público, de qualquer forma essa é uma resposta que depende dos leitores.

5- Qual a importância que você vê nos blogs, em relação a sua carreira de escritora?
 

  Considero a iniciativa dos blogs uma grande ajuda para qualquer escritor, uma das coisas positivas que sempre encontro são pessoas que além de te ajudar na divulgação, abrindo espaço em seus blogs para posts, resenhas e promoções, são pessoas que sabem realmente o que querem, que dão valor a cultura e também nos incentivam a continuar, é sempre bom ver algum comentário sobre mim ou sobre o meu livro, isso deixa o meu dia mais feliz.

6- Você esta escrevendo outros livros? Fale um pouco dos seus projetos futuros.
 

  Sim, por enquanto pretendo não comentar muito sobre ele, mas posso adiantar que até o momento o batizei de A Cura (suspense)e isso é só. 

7- Quando você começou escrever O Vale das Borboletas?
 

  Comecei a escrevê-lo em julho de 2009. Era natural sentar na sala de estar da minha casa, e pedir para o meu namorado avaliar a última música que tinha aprendido a tocar no violão, e como se o destino desse um jeito de me cutucar, dizendo-me que a hora chegara, tocamos no assunto e acabamos fazendo uma aposta: escrever um livro. É claro que o meu namorado nem começou a escrever, mas no dia seguinte eu começava a rabiscar os primeiros capítulos em um caderno pequeno que comprei para o propósito, já que ainda não tinha computador (isso era quase um artigo de luxo na cidade onde passei minha infância), mas dizem que quando o discípulo está pronto o mestre aparece, em agosto ganhei o meu companheiro de escrita (risos). Abandonei o livro por um período, quando o tempo se tornou bem escasso para mim, mas retornei a escrita em 2011 e aqui estamos.

8- Foi difícil achar uma editora para O Vale das Borboletas e qual foi sua reação ao saber que o seu livro seria publicado?
 

  Acho que sou uma pessoa realmente abençoada, a avaliação do meu livro foi bem rápida, em pouco tempo a Editora Dracaena aprovou o meu livro e o sonho começou. É claro que a minha reação foi de uma felicidade que não cabia no peito e continuo com a mesma alegria do começo, a cada novidade, com cada pessoa que se interessa pelo livro e também porque a Editora Dracaena é excepcional, o editor Léo Kades está sempre me ajudando no que preciso e aprendo muito com ele.

9- Fale um pouco sobre você.
 

  Essa é uma das perguntas que gostaria de pular(risos), mas aqui vai: sou uma pessoa que não tem medo de buscar os seus sonhos, às vezes fico triste com tanta injustiça, mas me alegro com a coisa mais boba que você puder imaginar, acredito em Deus e em um final feliz. Amo acordar tarde e choro de tanto rir de piadas que não têm graça, gosto de sorvete, chocolate branco, meu violão é rosa(risos) e não canto muito bem. Sou apaixonada por livros e música e escrever é o que faz minha alma sorrir. Já publiquei poemas e conto em antologias e sou a criadora de um lugar onde as borboletas nunca vão embora, o livro O Vale das Borboletas.

10- O que você gosta de ler? Cite os seus autores e livros preferidos.
 

  Gosto de livros que tenham algo diferente, que mude a forma como você vê o mundo e as pessoas, que tenham uma história que te prenda do começo ao fim, que te faça rir ou chorar, mas às vezes também leio bobagens, é claro que sei a diferença e o momento para cada um.
  Como não posso prolongar-me em uma lista de autores em que as pessoas apenas passam os olhos, vou dizer apenas dois: aqui no Brasil eu amo José de Alencar, que foi o autor que me marcou muito quando menina, quando começava a descobrir o gosto pela leitura, livro preferido do autor: Senhora. No exterior cito Stephenie Meyer por influenciar muitos jovens a descobrirem o gosto pela leitura e porque Crepúsculo é uma das séries que mais gosto.
  Livros que me emocionei: A menina que roubava livros do Markus Zusak, Pollyana da Eleanor H. Porter e A Cabana de William P. Young.


11- O mercado literário brasileiro vem crescendo a cada ano. O que você pensa sobre isso? 

  É importante valorizar a cultura em nosso país, que é tão rico e talentoso quanto os demais, nossos livros e autores são muito bons. O que atrapalha um pouco é que o mercado é muito fechado para novos autores, o que vem diminuindo com o tempo. É importante, abrir espaço e criar leis que incentivem de verdade, e não que beneficiem apenas os já favorecidos pelo poder.

12- Eu agradeço muito a entrevista e peço que deixe uma mensagem para os leitores:
 

  Eu é que agradeço pela oportunidade e apoio. Foi um prazer fazer a entrevista com você. E o que tenho a dizer para os leitores é que cada pessoa é um projeto de Deus, que nunca deixem de sonhar e que valorizem os sonhos das outras pessoas também, e espero a opinião de cada um que está ansioso pela leitura do livro O Vale das Borboletas.
Montanhas de abraços para todos:)


Gostaram da entrevista?

O livro:




Quando Heitor se muda para Crisálida, depois de escapar de perseguições enigmáticas em São Paulo, a vida de Maria Luisa também é afetada de forma inesperada. Isa, como ela prefere ser chamada, acaba por se envolver pelo seu misterioso primo que passa a frequentar a mesma escola onde estuda. Um amor de tirar o fôlego, uma aventura impressionante, cercada pelos mistérios do desaparecimento da fortuna de um pintor de borboletas. Ele tenta protegê-la, ela coloca a sua vida em risco, uma perigosa paixão com um final que somente um detetive sagaz poderia imaginar. Isa decide então confrontar o seu perseguidor, sozinha, com o coração na garganta e um tesouro em mãos. Do alto do morro do Vale das Borboletas ninguém poderá escutar o seu grito de socorro.


A Amanda é uma fofa e eu aorei as respostas que ele deu!

Beijos,


La Mademoiselle.

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Que linda a entrevista!
    Tomara que a autora tenha muito sucesso com o livro, pois parece ser ótimo!

    Um beijo,
    Luara - @luuara
    http://estantevertical.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a entrevista e fico muito feliz cada vez que vejo um novo autor brasileiro aparecendo.
    Achei ela uma fofa e desejo que ela tenha muito sucesso e que o Vale das Borboletas seja só o início de muitas outras aventuras...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da entrevista e fiquei curiosa p ler o livro, parece muito legal. Parabéns à autora e ao blog pela divulgação.
    Bjos.
    Lu

    voudeblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi gente, vim aqui agradecer pelos comentários!
    Sempre acompanho a opinião de vocês e fico muito feliz com o carinho que me dão:)
    Muito obrigada,
    Abraços&*_*

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)