27.1.19

Resenha: O Segredo do Conde - Lorraine Heath


A HISTÓRIA

Edward Alcott fará de tudo para cumprir o último desejo de seu irmão gêmeo. Em seu leito de morte na África, Albert, o Conde de Greyling, implorou para que o irmão se passasse por ele até seu filho nascer. Pela primeira vez sua esposa, lady Julia, está conseguindo levar uma gravidez até o final e Albert temia que a notícia de sua morte a fizesse perder o bebê.

Assim, se sentindo culpado por ter levado Albert para a viagem que culminou em sua morte, Edward assume o nome e o lugar do irmão idêntico. E todos na sociedade se convencem da farsa, exceto seus melhores amigos, o Duque de Ashbury e o Visconde Locksley. Contudo, eles aceitam guardar o segredo até que Julia dê a luz. Mas, acaba que convencer a esposa do seu falecido irmão será a tarefa mais difícil de todas.

Publicamente, Edward desprezava Julia... mas apenas para disfarçar o fato de que se apaixonou por ela na mesma época em que o irmão gêmeo começou a cortejá-la. Agora que tem que se passar por seu marido, os velhos sentimentos voltam à tona, assim como a culpa por estar enganando-a. Julia, que sentiu muita falta do marido durante seus meses de viagem, não entende porque eles estão tão distantes, especialmente fisicamente.

Assim, mesmo grávida de oito meses, ela se compromete a seduzir o marido mais uma vez, sem saber que ele carrega um segredo que vai mudar completamente sua vida. Já Edward não sabe como se manter longe de uma mulher inteligente, bonita e sedutora como Julia. Ele descobre um novo, e fascinante, lado da viúva de seu irmão e passa a temer o dia que terá que contar a verdade e partir o coração dela.


A SÉRIE

O Segredo do Conde é o segundo dos três volumes da série Os Sedutores de Havisham. Na saga de Lorraine Heath, os Sedutores, também chamados de Diabos, de Havisham são quatro jovens nobres, criados na mansão de Havisham por um marquês que enlouqueceu após a morte da esposa. O primeiro livro, Codinome Lady V, conta a história de amor do Duque de Ashebury e Minerva Dodger. O segundo livro, O Segredo do Conde, traz o complicado amor de Edward Alcott e a viúva de seu irmão gêmeo, Lady Julia. E o terceiro e último livro, The Viscount and the Vixen, aborda o romance do Visconde Locksley e Portia Gadstone.

Leia também:

A LEITURA

Eu adorei a leitura de Codinome Lady V, por isso estava bem ansiosa para devorar O Segredo do Conde. Contudo, logo nas primeiras páginas me surpreendi com o tom do livro, muito mais sério e dramático que o primeiro, afinal, Edward está enfrentando a morte do irmão ao mesmo tempo em que se passa por ele. Apesar de logo ganhar momentos divertidos, com o jogo de sedução entre o casal protagonista, que troca diálogos rápidos, afiados e engraçados, esse livro provoca bem mais emoções que o primeiro.

O Segredo do Conde aborda temas como luto, culpa, inveja, segredos, paternidade e maternidade, amor fraternal, entre outros. Essa maior carga dramática não deixa a história triste, mas mexe com o leitor, tanto que em vários momentos da leitura fiquei com os olhos marejados. Por outro lado, tais temáticas também deixam a narrativa mais cativante, já que nos identificamos mais facilmente com os personagens diante a montanha russa de sentimentos que eles vivem envolvendo perda, amor e esperança.

A escrita de Lorraine Heath continua objetiva e fluída nesse livro. Mesmo sem se apegar a muito detalhes, a narrativa em terceira pessoa é envolvente e consegue transmitir muito bem o que os personagens estão pensando e sentindo. A trama foi bem desenvolvida e as cenas se encaixam bem, de forma que a leitura é rápida e tranquila. Eu devorei 90% de O Segredo do Conde em uma só noite. Mas me apeguei tanto aos personagens que enrolei mais alguns dias para ler o final.

Apesar de não ter muitos acontecimentos mirabolantes, a trama é inovadora e bem realista quanto as consequências do mocinho se passar pelo irmão gêmeo, mas sem sacrificar o final feliz da obra. O Segredo do Conde ainda entrega momentos bastante sensuais, mas também cenas divertidas e fofas entre o casal, que se apaixona e se redescobre em uma bela mansão no campo. Para quem também curte cenários bucólicos, esse é mais um ponto positivo da obra.


OS PROTAGONISTAS

O grande atrativo de O Segredo do Conde são seus mocinhos incríveis. Algo que adorei é que Edward e Julia são muito humanos. Eles guardam segredos, contam mentiras, sentem inveja e rancor, assim como culpa, medo e insegurança. Os mocinhos também possuem corações enormes, se amam com intensidade, ajudam e são gentis com o próximo, possuem hobbies e desejos, se divertem e vivem intensamente. É impossível não se cativar e torcer por ambos.

Edward é aquele clássico canalha com um coração mole. Contudo, ele realmente foi bem injusto com a Julia no passado, mas se redime de verdade ao longo de O Segredo do Conde. Ele vai até as últimas consequências para cumprir a promessa do irmão, ao mesmo tempo em que encontra uma maneira de finalmente ser ele mesmo e se permitir amar, e ser amado, por Julia. Edward gosta de provocar e é um herói divertido, um mocinho fofo que, mesmo enganando a mocinha, sempre a trata bem e a permite ser quem ela é, em vez de sufocá-la para protegê-la. Edward cresce bastante ao logo de O Segredo do Conde, conforme vai descobrindo como ser um homem mais responsável e que se preocupa com outras pessoas além de si mesmo.

Julia também evolui ao longo do livro. Uma mulher de personalidade forte e muita inteligência, ela se tornou mais independente e segura de si na ausência do marido e, ao longo da trama, batalha para continuar assim na presença dele (na verdade, do irmão dele). Eu amei que Julia é uma mocinha ciente dos seus desejos, que não tem medo de ousar ser quem é. Ela também é uma mulher gentil, inteligente e talentosa. Eu amei que seu hobby de desenhar, em certo momento do livro, se encontra com o de Edward de contar histórias. As cenas em que eles criam e bolam personagens e tramas infantis são muito fofas e divertidas.

Como um casal, Edward e Julia são perfeitos um para o outro. Apesar de se unirem por causa de uma mentira, eles crescem juntos e se redescobrem ao longo de O Segredo do Conde. Eles também vão se apaixonando lentamente não só um pelo outro, mas pela pessoa que são na companhia do outro. A fofura do casal principal é completada pela aparição dos protagonistas dos outros livros da série, sempre divertidos e cheios de conselhos e carinho para com Edward e Julia.


A EDIÇÃO

O Segredo do Conde apresenta uma boa edição. A diagramação é simples, e apesar de não apresentar erros de verdade, alguns trechos da tradução ficaram um pouco estranhos. O tamanho e tipo da fonte são bons, e, como sempre, gosto bastante que a edição traga páginas cor de creme em vez de brancas. Eu adoro as capas dessa série e a de O Segredo do Conde segue o estilo da primeira. Apesar de ser um pouco sensual demais para uma história mais dramática como essa, a capa é muito bonita.

CONCLUSÕES FINAIS

Partindo de um clichê (um irmão que se passa por seu gêmeo), O Segredo do Conde acaba entregando uma história inusitada sobre luto, segundas chances no amor e redescobrimento pessoal. A história é divertida, sensual e emocionante, e ri na mesma medida em que fiquei com os olhos marejados durante a leitura. Sem grandes reviravoltas ou surpresas, a mágica de O Segredo do Conde reside em seus protagonistas muito humanos, com os quais nos identificamos e pelos quais torcemos. Os mocinhos são fortes e apaixonantes, e a leitura do livro é rápida e muito gostosa. Apesar de ter curtido um pouco mais o volume anterior, eu adorei O Segredo do Conde, um romance de época que recomendo para todos os apaixonados pelo gênero. Agora espero ansiosamente pelo próximo volume da saga Os Sedutores de Havisham.


Título: O Segredo do Conde
Título original: The Earl Takes All
Série: Os Sedutores de Havisham
Volume: 2
Autora: Lorraine Heath
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582355107
Ano: 2018
Páginas: 284
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Adorei o primeiro livro da série, já nessa altura fiquei intrigada com a complicada relação de Edward com a cunhada Júlia. Depois de ler a resenha, fiquei com vontade de ler este segundo livro da série logo.
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)