9.11.18

Resenha: A Torre do Amor - Eloisa James


A HISTÓRIA

Gowan é um jovem duque escocês que vive sobre dois lemas: eficiência e perfeição. Com tantas responsabilidades e pessoas em seus ombros, ele não tolera perda de tempo ou erros. Por isso, em uma viagem de negócios a Inglaterra, ele decide resolver outra pendência: encontrar uma esposa. Gowan deseja uma mulher bonita, dócil e de uma boa família. Para ele, o casamento é um negócio como qualquer outro e ele quer uma esposa adequada para sua posição e que não interfira em seu trabalho.

E quando conhece lady Edie, Gowan se convence de que encontrou a moça perfeita: bela, elegante e, o mais importante, silenciosa. Gowan dança duas vezes com a jovem e no dia seguinte acerta seu casamento com o pai dela. Edie estava tão doente no baile em que conheceu seu noivo, que não foi capaz de abrir a boca e não se lembra sequer da aparência dele. A jovem sabe que, para a aristocracia, casamento nunca é baseado em amor, mas, pelo menos, espera que seu marido não se importe que ela continue se dedicando a estudar música e tenha bom senso de humor.

Sempre prática, Edie escreve para o noivo para descobrir que tipo de pessoa ele é. E fica encantada com as palavras atrevidas e irônicas dele. Em um primeiro momento, Gowan se choca com a ousadia da noiva, ao mesmo tempo em que fica obcecado por ela. Na segunda vez em que se encontram, faíscas voam entre eles. Gowan e Edie não conseguem se desgrudar, desfrutando tanto de conversas espirituosos, como beijos intensos.

Talvez, com a dedicação de Gowan ao trabalho e de Edie ao violoncelo, somados a grande atração que sentem um pelo outro, tornem esse casamento perfeito. Entretanto, as coisas não acabam tão bem na noite de núpcias do casal. Apesar de adorarem a presença e o corpo um do outro, a falta de experiência de ambos se torna um problema. Contudo, nem Gowan nem Edie estão dispostos a desistir tão cedo. E, talvez, na torre isolada de sua propriedade da Escócia eles encontrem a salvação para seu relacionamento.


A SÉRIE

A Torre do Amor é o quinto dos cinco volumes da série Contos de Fadas, da Eloisa James - que conta ainda com 5 contos que retratam as histórias de alguns personagens secundários da série. Como podem deduzir, essa saga de romances adaptam os famosos contos de fadas, com seus príncipes, princesas e bruxas, em romances de época. A editora decidiu publicar o segundo volume, Quando A Bela Domou A Fera, primeiro, para pegar carona na adaptação live-action da Disney do conto da Bela e a Fera, e A Torre do Amor como quarto livro. Contudo, a Arqueiro vai publicar toda a saga. As obras da série Contos de Fadas são releituras, respectivamente, dos contos da Cinderela, A Bela e a Fera, A Princesa e A Ervilha, O Patinho Feio e Rapunzel. As histórias não têm nenhuma relação entre si, então os livros podem ser lidos de forma independente, até mesmo fora de ordem. 

Leia a resenha dos outros livros da série:


A LEITURA

Eu estava curiosa para ler A Torre do Amor, mas sem grandes expectativas, já que os livros anteriores foram bons, mas não surpreendentes. Contudo, esse volume da série Contos de Fadas acabou sendo o mais inusitado e, logo, se tornando o meu favorito até o momento, da saga. A inspiração em Rapunzel é visível em A Torre do Amor, mas mais discreta e menos fiel ao clássico do que nos livros anteriores. A obra também conta com referências deliciosas a Romeu e Julieta, mas sem o final trágico, já garanto. 

O que torna a história de A Torre do Amor tão incrível é o fato de ser um dos poucos romances de época em que o casal não se dá bem na cama logo de cara. Os mocinhos sentem muita atração um pelo outro, mas a falta de experiência torna a relação deles no quarto, e fora dele, complicada. E por isso A Torre do Amor precisa ser aplaudido, por trazer uma visão do sexo muito mais realista que outras obras do gênero. O livro também me encantou por mostrar que o casamento não é a solução da vida dos protagonistas e que um compromisso como esse demanda muita esforço e adaptação entre os envolvidos. Mas apesar do grande toque de realidade, A Torre do Amor não deixa de ter um aspecto romântico e muito divertido

A história é sensual e fofa, mas também engraçada e dramática na medida certa. E ainda conta com boas surpresas. Enquanto acompanhamos os mocinhos se apaixonar e tentar melhorar seu relacionamento, vemos também o drama amoroso divertido do pai e da madrasta de Edie. A Torre do Amor é um livro mais longo que os outros da série, mas de leitura muito rápida e gostosa. Como sempre, Eloisa James apresenta uma narrativa em terceira pessoa bem objetiva, nem descritiva demais, mas que consegue nos fazer mergulhar na história. Os diálogos do livro são incríveis, recheados com provocações afiadas e irônicas entre os personagens, que nos fazem rir bastante. Para completar, A Torre do Amor ainda conta com cenários diversos, desde salões de baile, carruagens luxuosas, até estalagens de beira de estrada e castelos imensos na Escócia. Mas o destaque vai mesmo para a torre antiga na propriedade do campo do casal, um cenário charmoso, romântico e essencial para a trama. 


A EDIÇÃO

A edição de A Torre do Amor segue o estilo de todas da série, com uma diagramação simples, um bom tamanho e tipo de fonte, e páginas amareladas. Quanto a capa, apesar de gostar muito do tom de verde usado no fundo e combinar com as outras da série, acho-a bastante estranha. Mesmo que o violoncelo seja parte essencial da história, a capa não ficou nem um pouco atraente.

CONCLUSÕES FINAIS

Divertido, romântico e realista: três palavras que definem bem A Torre do Amor. O livro superou seus volumes anteriores da série Contos de Fadas, sendo uma história deliciosa e viciante. Ao mostrar que o casamento, e o sexo, podem se tornar bem complicados quando falta diálogo e tempo juntos para o casal, a obra se tornou bastante inusitada para seu gênero. Só tenho elogios para A Torre do Amor, e recomendo a obra para todos.


Título: A Torre do Amor
Título original: Once Upon a Tower
Série: Contos de Fadas
Volume: 5
Autora: Eloisa James
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580418859
Ano: 2018
Páginas: 352
Compre: Amazon - Submarino

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)