28.7.18

Melhores livros de romance de época - Parte 4


Livros nunca são demais, especialemente quando são do nosso gênero favorito, concordam? E é por isso que estou aqui mais uma vez, na 4ª Parte da postagem não só mais acessada, como mais amada, do blog! Como eu, vocês não se cansam de descobrir novos romances de época e se deliciar com as histórias de amor fofas e divertidas situadas no passado, geralmente na Inglaterra Regencial ou Vitoriana. Por isso, sem mais delongas, vamos aos livros! Mas já aviso para se prepararem porque só tem dica boa, desde autora consagrada como Julia Quinn, até estreantes, e obras tanto nacionais quanto internacionais! Confiram:

Leia também:


E vamos começar já falando de uma autora consagrada no gênero! Lisa Kleypas não se cansa de nos encantar com suas histórias românticas e divertidas e, mais uma vez, ela nos trouxe uma família excêntrica para amar. A série Os Ravenels, que está sendo publicada pela Editora Arqueiro aqui no Brasil, já conta com 4 volumes e a previsão do lançamento de um 5º para 2019 (e boatos de que ainda haverá um 6º). As obras são independentes, mas interligadas. Todos os livros têm um casal diferente, em que um dos mocinhos ou pertence a nobre família Ravenel (conhecida por seu temperamento forte, impulsivo, explosivo e apaixonante) ou é amigo de algum Ravenel. Tudo começa no primeiro livro, Um Sedutor Sem Coração, quando Devon Ravenel repentinamente herda o título de Conde. Mas, mais do que isso, ele também ganha um monte de dívidas e uma propriedade no campo, onde mora a jovem viúva do último conde, Kathleen, e as três irmãs do falecido, Helen, Pandora e Cassandra.

Em Um Sedutor Sem Coração, Devon e Kathleen brigam pela casa no campo, mas acabam se apaixonando no meio do caminho. No livro 2, Uma Noiva Para Winterborne, Helen se envolve em uma trama de sedução e intrigas com Rhys Winterborne, um rico comerciante amigo de Devon. O 3º livro, Um Acordo Pecaminoso, vai contar a história de Pandora com ninguém menos que Gabriel, Lord St. Vincent, filho de Evie e Sebastian, casal fofo de outro livro da autora, Pecados No Inverno. Em Um Estranho Irresistível, livro 4, Ethan Ransom, um ex-detetive, e Dr. Garret Gibson, a primeira médica mulher da Inglaterra, se envolvem em missões perigosas. E no ainda não publicado 5º livro, Devil's Daughter, é a vez do irmão de Devon, West, se apaixonar por uma jovem viúva, Phoebe, a irmã de Gabriel (também filha de Evie e Sebastian).

Leia a resenha dos livros da série Os Ravenels:
- Um Sedutor Sem Coração - vol. 1
Uma Noiva Para Winterborne - vol. 2


Da adorada Julie Garwood, a editora Universo dos Livros lançou o primeiro volume, A Lady de Lyon, da série Crown's Spies (Espiões da Coroa), que promete muito romance e um pouco de mistério. Ainda não foi divulgado se os próximos livros da saga, (são 4 no total), também serão lançados. Contudo, aparentemente, eles podem ser lidos de forma independente, já que cada um conta a história de um casal diferente. Em A Lady de Lyon, Christina é uma beldade inglesa com um passado misterioso. Uma noite, Lyon, o Marquês de Lyonwood, rouba-lhe um beijo ousado e sensual. Assim, o arrogante aristocrata com coração de pirata fica decidido a conquistar Christina, que não cederá tão facilmente.


Desde que comecei a fazer essas postagens sobre romances de época, muitas pessoas me recomendam as obras da Judith McNaught que, infelizmente, ainda não tive oportunidade de ler. Mas, uma pesquisa rápida na internet nos revela que a autora é uma das rainhas do gênero! Ela publica romances de época desde os anos 80 e hoje em dia também escreve histórias de amor contemporâneas, conquistando uma legião de fãs pelo mundo. E, para a nossa alegria, sua série mais famosa, chamada de Dinastia Westmoreland, está ganhando novas edições aqui no Brasil pela Editora Bertrand! Composta de 3 livros e alguns contos, a série promete trazer histórias de romances apaixonantes e impossíveis, cheios de aventuras, desventuras e casais fofos.

No livro 1, Um Reino de Sonhos, duas moças da nobreza escocesa, Jennifer e Brenna Merrick, são raptadas por um temível guerreiro inglês, Royce Westmoreland. Apelidado de Lobo Negro, ele acaba se revelando um homem sucinto e amigável. Mas, quando Brenna fica doente, Jennifer se vê disposta a qualquer coisa para salvar a irmã. Inclusive ceder a sedução de Royce. No 2º livro, Whitney, com amor, Whitney Stone é uma mulher a frente do seu tempo. Ela deseja conquistar seu amor de infância, Paul, mesmo que isso custe sua reputação. Mas, o que Whitney não esperava era chamar atenção de outro homem, Clayton Westmoreland, que faz um acordo com o pai de Whitney para se casar com ela. E, por fim, no 3º e último livro, Até Você Chegar, conhecemos a professora de uma escola para damas da alta sociedade, Sheridan Bromleigh. Ela é contratada para acompanhar uma de suas estudantes até a Inglaterra, mas a moça acaba fugindo. Tudo isso se segue a um acidente, no qual Sheridan perde a memória. Ela acorda na mansão de Stephen Westmoreland, onde todos presumem que ela é, na verdade, sua estudante. Apesar de não saber quem é, de uma coisa Sheridan tem certeza, ela está apaixonada pelo dono da casa.


Outra autora que ps fãs de romance de época estavam ansiosos para conhecer é a Suzanne Enoch. Os livros da autora começaram a chegar nas nossas livrarias esse ano, já conquistando muita gente com suas histórias que fogem de clichês e são muito divertidas e fofas de ler. Na Parte 3 dessa postagem, falei sobre uma saga da autora que se passa nas Highlands da Escócia. Mas, quem ama romances situados em Londres não vai se decepcionar com sua outra série, a trilogia Lições no Amor (Lessons in Love). As obras já tinham sido publicadas há alguns anos, em formato de banca, mas agora ganham nova versão e até novos títulos, em formato de livro, pela editora Harlequin

No 1º volume, três amigas solteironas fazem um pacto e, assim, cada uma delas deve escolher um cavalheiro libertino ou sedutor para lhe dar uma lição sobre como tratar uma dama de forma honrada. Em Como se Vingar de um Cretino, Geogiana, que foi quem teve a ideia, decide disciplinar o visconde de Dare, seu inimigo de longa data. Como podem imaginar, a obra é cheia de momentos hilários e surpreendentes, com os protagonistas fazendo loucuras em seu jogo de poder e sedução. No 2º livro, marquês de St. Aubyn é escolhido por Evelyn para aprender uma lição e não destruir o orfanato no qual ela dá aulas. E, no último volume da trilogia, o irmão de Dare, o misterioso e calado Robert, se voluntaria para ajudar Lucinda em sua missão de dar uma lição a outro nobre. 

Os livros da série Lições no Amor são independentes, mas interligados não só entre eles, mas com outras sagas da autora. O irmão do meio do visconde de Dare, Bradshaw, é protagonista do livro Rules of an Engagement, da trilogia Adventurers' Club, ainda não publicada no Brasil. E a história do primo de Geogiana, Greydon Brakenridge, duque de Wycliffe, e sua esposa Emma, que já estão casados em Como se Vingar de um Cretino, é contada em A Matter of Scandal, livro 3 da trilogia With This Ring, também inédita no nosso país.


E, como sempre, também tivemos várias novidades bacanas da Julia Quinn recentemente. Começando pela duologia Irmãs Lyndon, uns dos primeiros livros da autora que ainda eram inéditos no Brasil. Com essas capas maravilhosas da editora Arqueiro, as obras prometem romances emocionantes e apaixonantes. O livro 1, Mais Lindo Que a Lua, conta a história de um casal improvável. Após sua fuga para se casar dar errado, a filha do vigário e o jovem conde se separam, apenas para se reencontrar sete anos depois e perceber que ainda gostam um do outro. Já no volume 2, Mais Forte Que o Sol, a irmã da protagonista do primeiro livro se envolve com um irresistível conde. Ambos precisam se casar para se livrar da pressão de suas famílias, por isso acabam em um relacionamento de conveniência. Contudo, o matrimônio de mentirinha acaba se tornando uma atração bem verdadeira.


Outra novidade da Julia Quinn, também pela Arqueiro, é a série Os Rokesbys, que traz outra família aristocrática, e provavelmente igualmente apaixonante, que é amiga dos Bridgertons. Com 3 volumes até o momento, a saga promete aventuras inesperadas e muito divertidas. O 1º livro, Uma Dama Fora dos Padrões, se passa 30 anos antes do início da saga dos Bridgerton e traz uma mulher da família como protagonista. Billie Bridgerton (irmã mais velha de Edmund Bridgerton) sabe que todos esperam que ela se case com um dos irmãos Rokesbys, seus vizinhos de décadas. Contudo, de todos, ela não gosta apenas de George, o herdeiro arrogante e irritante. Mas, um dia, tudo muda e uma faísca surge entre eles e o casal acaba se beijando. 

Em The Girl with the Make-Believe Husband, Cecilia Harcourt vai para a América para tentar encontrar o irmão, mas acaba ao lado do melhor amigo dele, Edward Rokesby. As coisas se complicam, entretanto, quando Edward perde a memória por causa de um ferimento de guerra e fica convencido que Cecilia é sua esposa. No livro 3, The Other Miss Bridgerton, Poppy Bridgerton é uma mulher que ama aventuras. Logo, não é surpreendente que ela acabe sendo sequestrada por piratas! Contudo, o que ela não sabe é que o sedutor capitão do navio é Andrew James Rokesby, primo dos seus vizinhos de longa data.

Compre: A Marquesa - A Cortesã

E tem recomendação de saga nacional também! Recentemente descobri a série Damas Perfeitas, da mineira Nahra Mestre. Até o momento foram lançados os dois primeiros livros que, apesar de independentes, estão interligados. No 1º volume, A Marquesa, Sarah foi prometida em casamento a Thomas na infância, que é alguns anos mais velho que ela e que sempre se manteve distante dela. Prestes a debutar, Sarah cansou de ser deixada de lado e está determinada a seduzir o noivo, custe o que custar. No livro 2, A Cortesã, é apresentada a história de David, irmão de Thomas, e Marie, sua misteriosa amante francesa, que se tornou criada e amiga de Sarah durante o primeiro livro. Eu já li e adorei A Marquesa, que me fez imaginar que toda a série trará romances de épocas apaixonantes, com pitadas de humor e mistério, assim como mocinhas fortes e a frente de seu tempo.

Leia a resenha dos livros da série Damas Perfeitas:

Apesar de só estar estreando no Brasil esse ano, Laura Lee Guhrke é uma autora bastante conhecida no exterior. Seus romances de época já ganharam vários prêmios e, se tomamos A Verdade Sobre Amores e Duques como exemplo, imagino que todos os seus livros são emocionantes, surpreendentes e muito divertidos. Esse livro, que é primeiro volume da série Querida conselheira amorosa (Dear Lady Truelove), traz uma mocinha forte e a frente de seu tempo, e muitas cenas inesperadas e tão hilárias quanto românticas. Até o momento, a saga conta com 3 livros, publicados pela editora Harlquin.

No volume 1, A Verdade Sobre Amores e Duques, a criadora e dona de um jornal, Irene Deverill, ama o seu trabalho e se orgulha de sustentar sua família sozinha. Além de editora da publicação, ela também dá conselhos amorosos como Lady Truelove, apesar dela mesma ser uma solteirona sem qualquer vida romântica. Contudo, sua vida vira de cabeça para baixo quando o duque de Torquil exige que ela impeça o casamento de sua mãe com um pintor. Foi Irene que deu o conselho que fez a duquesa viúva seguir ser coração e, agora, para salvar o jornal, ela precisará impedir o matrimônio. Assim como impedir se apaixonar pelo Duque. No 2º volume da saga, The Trouble With True Love, a irmã de Irene, Clara, assume o papel de Lady Truelove. Um dia, seu caminho acaba se cruzando com um herdeiro irresistível, Rex Galbraith, que fica decidido a expor sua profissão secreta... e a seduzi-la. A sinopse do livro 3, Governess Gone Rogue, ainda não foi divulgada, mas a obra deve ser lançada, no exterior, em 2019.


A Mary Balogh conquistou os leitores com sua saga Os Bedwyns, por isso a editora Arqueiro não perdeu a oportunidade e começou a lançar mais uma série dela. Chamada de O Clube dos Sobreviventes, os volumes da saga são independentes, mas completamente interligados. Em cada uma das obras acompanhamos a história de amor de um dos indivíduos de um grupo de amigos, seis homens e uma mulher que, de alguma forma, sofreram algum tipo perda, ferimentos e traumas profundos durante as Guerras Napoleônicas. Com histórias intensas e cativantes, a série aborda temas como luto, recuperação, segundas chances e a perseverança do amor.

Contudo, O Clube dos Sobreviventes ainda tem ligações com outras duas séries da autora. O duque de Bewcastle e sua esposa, protagonistas do sexto livro da saga Os Bedwyns aparecem rapidamente em Uma Proposta e Nada Mais. E há várias menções às emocionantes histórias de amor do irmão e da amiga de Gwendoline, mocinha do livro 1, que, curiosamente, são os protagonistas dos livros One Night for Love e A Summer to Remember, uma duologia prequel à série dos Bedwyns, ainda não publicada no Brasil.

Leia a resenha dos livros da série Clube dos Sobreviventes:


Mais uma série nacional, os livros da Chiara Ciodarot foram originalmente lançados em e-book. Contudo, o primeiro deles vai ganhar uma versão física pela editora Portal, através do selo Reino. O que me chamou atenção nas obras da autora, em primeiro lugar, foi o fato delas se passarem no Brasil. Também achei curioso que Ciodarot, que é doutora em Literatura e apaixonada por História do Brasil, se empenhou em retratar da forma mais fiel possível a época, mostrando, por exemplo, a articulação do movimento abolicionista. A Coleção Clube dos Devassos está fazendo sucesso na Amazon e traz uma coleção aberta de histórias independentes, mas interligadas. 

Até o momento, dois volumes foram lançados e se passam durante o Império, na década de 1870. Em A Baronesa Descalça, uma jovem, Amaia, herda uma fazenda de café que, por ser mulher, não pode administrar. Ela deseja libertar os escravos, mas o testamento a impede. A solução que Amaia encontra é se casar, mas justamente quem não deveria ser seu pretendente, o devasso Eduardo, dono de um misterioso clube, é quem acaba chamando sua atenção. No livro 2 da série, As Inconveniências de um Casamento, uma jovem apaixonada, Caetana, não vê outra opção a negar a consumação do casamento até que seu marido, Roberto, revele a verdade por trás do matrimônio dos dois. Apesar de amar a mulher, os segredos que ele esconde podem colocar muitas vidas em risco, inclusive de escravos. Assim, Roberto terá que escolher entre o seu casamento, e Caetana, ou o movimento abolicionista.


E para quem gosta de romances completamente independentes, também tivemos alguns excelentes lançamentos nos últimos meses. Começando por uma edição maravilha de A Princesa Prometida, de William Goldman, que deu origem ao filme clássico dos anos de 1980. Uma paródia aos épicos clássicos, esse divertido romance conta a história de uma camponesa que se apaixona perdidamente pelo humilde jovem que trabalha na fazenda do pai dela. Juntos, eles descobrem o amor verdadeiro, mas um trágico acidente envolvendo um navio pirata os separa. O nacional O Amante da Princesa, Larissa Siriani, também promete ser engraçado e emocionante, além de sensual. O livro é inspirado na história real de Maria Amélia de Bragança, princesa do Brasil que foi prometida em casamento ao arquiduque da Áustria. Contudo, nesse livro, a jovem se interessa mesmo é pelo amigo do noivo. 

E para quem gosta de romances de época que envolvam a realeza, A História de Amor de Anastásia Romanov, da Fabiane Ribeiro, também é uma boa pedida. A obra nacional é baseada em fatos reais e especula ficcionalmente o que teria acontecido à grã-duquesa Anastásia Romanov caso ela tivesse sobrevivido ao assassinato de toda a família imperial russa em 1918. E também tem livro inspirado em clássico da literatura, que deu origem a série de TV Still Star-Crossed, produzida por Shonda Rhimes. À Sombra de Romeu e Julieta, de Melinda Taub, se passa quinze anos depois da morte de Romeu e Julieta, com suas famílias tentando ficar em paz através de um casamento. Contudo, o jovem casal escolhido não quer subir ao altar e busca outra forma de acabar com a rixa entre suas famílias.


Também inspirado em acontecimentos reais, Onde a Luz Cai, de Allison e‎ Owen Pataki, transporta o leitor para a época da Revolução Francesa. A monarquia já foi derrubada, mas a esperança por novos tempos logo se transforma em caos. E nesse cenário que as vidas de um advogado, de um filho de um nobre e de uma viúva se encontram. Onde a Luz Cai promete ser tão intenso e retratar fielmente um período histórico como Mary Barton. A obra de Elizabeth Gaskell expõe os problemas sociais do século XIX ao mesmo tempo que narra as desventuras de um triângulo amoroso. A protagonista que dá título ao livro, Mary Barton, é uma jovem costureira, filha de um operário. Um amigo de infância, que também é operário, está apaixonado por ela. Mas, Mary acaba sendo iludida pelo filho do dono da fábrica. 

Da mesma autora de Jardim de Espelhos, um romance de época nacional emocionante, descobri recentemente Onde o Amor Se Esconde. A segunda obra de Veridiana Maenaka também se passa no Brasil, no início do século XX. A história nos leva a vida de duas amigas, em que uma se casa com o pretendente rico escolhido pelo pai e a outra com um notório libertino. Mas, quando a primeira se vê incapaz de produzir um herdeiro e seu marido se torna um homem cada vez mais violento, ela acaba se deixando levar pela sedução de outro homem. E, por fim, outro nacional que parece ser emocionante é Volte Para Mim, de ninguém menos que Paola Aleksandra, dona do incrível blog Livros e Fuxicos e uma grande leitora e divulgadora dos romances de época. Sua obra de estreia nos leva para a vida de uma jovem inglesa que largou tudo e fugiu para a Escócia, em busca de refúgio. Contudo, anos depois seu passado volta a tona, quando seu melhor amigo, e primeiro amor, a encontra.


Bom, e esses são os melhores livros de romance de época lançados nos últimos meses! Quanta coisa maravilhosa, não? O que acharam das minhas indicações? Conhecem alguma outra obra do gênero que podem me recomendar? Deixem a opinião e as experiências de vocês nos comentários! Espero que tenham gostado do post! E, se procuram mais indicações de romances, não deixe de conferir essas postagens:

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. posso querer pular de uma vez pro 5° livro da série nova da Lisa?
    quantas boas opções de romances! encantada
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ahh quero muito ler esses livros!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/2018/07/entrevista-escritor-sidnei-coelho.html

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)