20.7.18

Para todos os gostos: 6 livros nacionais que você precisa conhecer


É incrível que, hoje em dia, temos acesso a arte produzida em locais distantes e culturas tão diferentes da nossa. Contudo, por mais que seja irresistível conhecer realidades distintas, acabamos deixando as produções nacionais de lado, e não só na literatura. Com a pressão que países europeus e norte-americanos fazem para que consumamos seus produtos, acabamos nos esquecendo que há muita coisa boa aqui mesmo, inclusive livros. Vou ser a primeira a admitir que não leio tantas obras nacionais assim. Em parte, claro, porque o próprio mercado literário não dá visibilidade e acesso a tais obras, mas também por culpa minha mesmo, que não hesito em escolher um livro internacional antes de um da casa.

Por isso iniciativas como a do blog Leituras da Mary é tão importante. Em um mês dedicado a divulgação de literatura brasileira contemporânea, a Mary criou a TAG Livros nacionais para todos os gostos. Eu conheci o desafio lá no blog Suddenly Things e imediatamente fiquei louca para fazê-lo. A TAG é bem simples, mas muito interessante! Para participar, é só escolher seis livros nacionais de gêneros variados, como romance e terror, que você já leu ou que gostaria de ler. Eu decidi fazer só com obras que já li, então se preparem que eu estou cheia de indicações! Sem delongas, vejam 6 livros nacionais para todos os gostos que você precisa conhecer:

Leia também:
5 romances nacionais para devorar no 7 de Setembro
Os melhores livros de 2018 até agora - Tag dos 50%
8 livros de romance de época que li em um dia

mentira-perfeita-carina-rissi-romance-chick-lit-6-livros-nacionais-que-voce-precisa-conhecer-mademoisellelovesbooks

1 - Um romance contemporâneo ou chick-lit nacional favorito:

Essa não é a primeira vez que recomendo Mentira Perfeita aqui no blog, mas não posso fazer nada se esse é o meu livro favorito da Carina Rissi! A obra é um chick-lit surpreendente e viciante, que foge dos clichês e traz uma história apaixonante e hilária. Tudo começa quando, para agradar a avó, uma jovem inventa um namorado. Quando arranja um cara para fingir ser esse companheiro de mentirinha, ela acaba se apaixonando por ele, e ele por ela, claro. Mentira Perfeita ainda consegue ser uma obra crítica e nos fazer refletir sobre a vida de pessoas com deficiência, já que o mocinho é cadeirante. O romance é fofo e muito divertido, a leitura perfeita para um dia gostoso na cama!

Conheça essa e mais obras da Carina Rissi:
Resenha de Mentira Perfeita
Resenha de Procura-se um Marido
Resenha de Perdida
Resenha de No Mundo da Luna
Resenha de O Livro dos Vilões


2 - Uma fantasia nacional maravilhosa:

Outra figurinha repetida nos posts do blog, Doce Vampira também foge do comum. Nesse romance sobrenatural acompanhamos a história de uma humana e uma vampira que precisam lutar para viver seu amor em um mundo que condena não só a relação entre duas mulheres, como também o envolvimento de duas raças diferentes. Além de crítica, a obra da Ju Lund é apaixonante, com bons toques de sensualidade, e muito surpreendente. Doce Vampira é uma história doce, empoderadora e nacional, que nos entrega um romance apaixonante que nos faz refletir sobre preconceito e homofobia!

Leia também:
- Resenha de Doce Vampira
5 livros adolescentes com protagonistas fora dos padrões
3 - Um suspense nacional instigante:

Para quem, como eu, gosta de histórias sobre assassinos em série e investigações policiais, Eu Vejo Kate é uma boa pedida. A obra da Cláudia Lemes é carregada de tensão do início ao fim e prende o leitor completamente durante toda a leitura. Violento e sangrento, Eu Vejo Kate é um mergulho profundo e brutal ao mundo dos serial killers. Esse é um thriller policial emocionante, que entrou para os meus favoritos do ano em que o li. Mas, já deixo avisado, essa é uma leitura para os de estômago forte!

Leia também:
- Resenha de Eu Vejo Kate
12 livros de suspense que você precisa conhecer

ninguem-nasce-heroi-eric-novello-editora-seguinte-distopia-literatura-para-todos-gostos-6-livros-nacionais-que-voce-precisa-conhecer-mademoisellelovesbooks
4 - Um livro de Terror/ horror que você adorou:

Confesso que aqui roubei um pouquinho! Apesar de amar terror e horror, não leio tantas obras do gênero e não consegui pensar em nenhuma nacional para recomendar. Por isso, acabei me decidindo por Ninguém Nasce Herói, uma distopia do Eric Novello que é assustadora de tão real. Essa não é uma obra fácil de ler e aviso que pode acabar sendo gatilho para quem passa ou já passou por momentos de vulnerabilidade mental. Contudo, Ninguém Nasce Herói é uma história crítica e intensa sobre fanatismo religioso, ódio, violência e opressão, mas também fala sobre luta e amizade. Com personagens cativantes (e bastante representativos, já que são de sexualidade e etnias diversas) e uma narrativa intimista e quase poética, Ninguém Nasce Herói pode não ser uma leitura fácil, mas é necessária.


treze-fml-pepper-new-adult-college-romance-sobrenatural-para-todos-os-gostos-6-livros-nacionais-que-voce-precisa-conhecer-mademoisellelovesbooks
5 - Um Young/New adult favorito:

No finalzinho, Treze mostra uma pitadas de sobrenatural, mas não deixa de ser um Young Adult delicioso (assim como um college romance, já que os protagonistas estão na faculdade). A obra da FML Pepper é um romance moderno e jovem, que apesar dos clichês, nos apresenta a protagonistas únicos. Essa história de amor divertida e emocionante ainda conta com pequenas doses de ação, drama e também espiritualidade. Eu devorei Treze em apenas um dia e vocês precisam ler a obra também!

Leia também:

6 - Um romance nacional de época que ganhou seu coração:

Uma das minhas leituras mais recentes, A Marquesa, da Nahra Mestre, me encantou. O romance de época traz uma narrativa bastante leve e fluída. A trama mistura momentos divertidos e românticos com cenas de tensão e drama, e ainda um segredo de família bastante surpreendente. Para quem quer se transportar e se divertir na Inglaterra Vitoriana com personagens cativantes e um romance fofo, A Marquesa é uma excelente recomendação.

Então, o que acharam da TAG e das minhas escolhas? Já leram ou ficaram com vontade de ler alguma das obras? E quais livros nacionais, seja de romance, terror, suspense ou chick-lit, vocês recomendam? Não deixem de comentar aí embaixo!

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Que bom que você resolveu fazer a tag e indicar seus próprios livros. Só li Mentira Perfeita mas ele realmente é ótimo, eu adorei essa obra e a leveza que a autora traz na obra.
    Com toda certeza vou pegar as indicações de Treze, que era um livro que já queria ler, e A Marquesa, porque simplesmente amo romances!
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)