25.6.18

7 músicas que dariam livros de romance incríveis


Acho que nenhum outro assunto rendeu tanto para a arte quanto o amor. Nos livros, filmes ou nas músicas: todo mundo gosta de uma boa história romântica; seja com casal que se odiava ou já eram amigos desde o começo, ou tramas que terminam em "felizes para sempre", ou em decepção para um dos dois. Do mesmo jeito que não resisto a um livro de amor, canções românticas também têm a sua vez nas minhas playlists. E, recentemente, vi um post incrível no blog da Miriã Mikaely em que ela fala sobre músicas que se transformariam em bons livros de romance e eu não resisti e decidir fazer o mesmo! Assim, confiram 7 músicas que eu adoro e que gostaria muito que virassem livros de romance:

Leia também:
3 trilhas sonoras de filmes que não me canso de ouvir
Playlist: 10 músicas para se sentir inspirado
7 músicas inspiradas em livros


"Nós escrevemos uma história nas janelas embaçadas aquela noite
Mas o final é o mesmo toda merda de vez
Eles pensam que sou louca, eles pensam que meu amor é estranho
Mas eu não tenho que dizer-lhes porra nenhuma"

E começando por uma música cujo título também ficaria perfeito em um livro. Strange Love (Amor Estranho, em tradução livre), de uma das minhas cantoras favoritas, Halsey, daria um romance erótico incrível! Do início ao fim a letra fala sobre um relacionamento muito quente, mas cheio de conflitos. O eu lírico da canção conta sobre como todo mundo pensa que ela é louca, que seu amor é estranho, e como todos querem saber sobre a pessoa com quem ela está se relacionando, e que, logo, é melhor guardar segredo sobre tudo. Eu não sei vocês, mas a letra de Strange Love me faz imaginar um bom romance com direito a mocinhos famosos, sendo o galã bem tipo bad boy (Halsey literalmente canta que "você anda como se fosse um Deus") e um relacionamento bem inconvencional e conturbado que precisa ser mantido em segredo da mídia.


"E por que estragar uma coisa boa, bebê?
É um risco mesmo se apaixonar
Então, quando você dá aquele olhar para mim
Melhor olhar para trás com cuidado
Porque este é o problema, sim, isso é problema"

Muitas músicas do Neon Tress poderiam entrar nessa lista, mas em homenagem a um romance que li recentemente e amei (Mais Que Amigos, da Lauren Layne), decidi por Sleeping With a Friend. O motivo? A letra traz um eu lírico em conflito, por um lado se sentindo muito atraído por um amigo, que corresponde o sentimento, mas com medo de se envolver e acabar estragando tudo, além de sair de coração partido. E, indo um pouco além, a canção ainda me faz imaginar o casal tendo que lidar com os seus outros amigos, que podem ou não aceitar o relacionamento deles. Parece uma boa sinopse de romance para vocês? Porque eu já fiquei louca querendo ler essa história!



"Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã"

Eu amo Cotidiano, do Chico Buarque, justamente por sua simplicidade. A música narra a vida rotineira, mas ainda apaixonada, de um casal, história que daria um bom romance, com certeza. Mas não daquelas histórias de amor cheias de reviravoltas e emoções. Eu imagino que Cotidiano viraria um livro fofo sobre um casal previsível, como vizinhos de infância ou namorados de escola, que vão, dia a dia, encontrando novas formas de se amar. E sim, eu sei que pelo contexto em que foi escrita, em plenos anos de 1970, em meio a uma ditadura, Cotidiano pode ser interpretada de várias maneiras. Uma delas, inclusive, e com a qual concordo é que a música reforça papéis sexistas de gênero, já que descreve uma mulher presa ao ambiente doméstico e que parece desesperada com a possibilidade de perder o marido, tanto que o "aperta pra eu quase sufocar". Mas, ainda sim gosto da música e a acho fofinha, preferindo imaginar que fala sobre um relacionamento bom...


"Eu amo tudo o que você faz
Quando você me chama de burra pra caralho pelas merdas que eu faço
Eu quero pedalar em minha bicicleta com você
Completamente despida, nada de rodinhas para você
Eu vou tirá-las para você"

Eu amo a Melanie Martinez e as metáforas que ela cria em suas músicas. Training Wheels mesmo fala sobre um eu lírico que ama tanto outra pessoa que, apesar do medo, tiraria as rodinhas da sua bicicleta (aquelas que as crianças usam enquanto ainda estão aprendendo a andar) por ela. Apesar de fofa, a letra guarda um ar dramático: o eu lírico está pronto para se arriscar e se dar por completo ao seu amado... que não parece tão disposto a fazer o mesmo. Assim, Training Wheels me faz imaginar um bom romance que começa com um dos protagonistas tendo uma baita paixão platônica pelo o outro, e que não é correspondida. Claro que, seu eu estivesse escrevendo esse livro, no final daria tudo certo e o casal viveria feliz para sempre. Mas não sem antes viver um baita drama! Vocês leriam essa história?


"Eu preciso saber
Que quando eu fracassar você continuará aqui
Pois se você ficar, cantarei pra você belas músicas"

We Don't Believe What's On Tv, do Twenty One Pilots, é basicamente uma comédia romântica pronta. E nessa versão acústica do vídeo acima, a música parece ainda mais apaixonante e romântica! Eu adoro que uma parte da letra diz "E nós vamos ganhar dinheiro vendendo seu cabelo", o que me faz imaginar a jornada hilária de um casal completamente quebrado, cheios de ideais (já que eles não acreditam em TV, como bem diz o título), tentando realizar os seus sonhos e permanecerem juntos acima de tudo. Afinal, o eu lírico bem diz que "Eu não ligo para o que tem no seu cabelo/ Eu só quero saber o que tem na sua mente/ Eu dizia que queria morrer antes de envelhecer/ Mas por você, eu posso pensar duas vezes". Se isso não parece uma história de amor muito fofa e divertida, que daria um excelente livro, não sei o que mais pareceria! 


"Se você gosta do seu café quente
Me deixe ser a sua cafeteira
Você que decide, querida
Eu só quero ser seu"

Uma das minhas músicas favoritas do Arctic MonkeysI Wanna Be Yours (Eu Quero Ser Seu, em tradução livre) também já guarda no título seu potencial para se tornar um livro incrível de romance. Ao longo de toda a letra, o eu lírico fala como seria tudo para a pessoa que ama: sua cafeteira, seu aquecedor portátil, seu aspirador de pó... qualquer coisa, desde que pertença a pessoa que ele/ela ama. E toda essa ansiedade de pertencer a outra pessoa me faz imaginar, talvez, que essa história de amor comece de forma não correspondida. Mas amante de finais felizes como sou, prefiro de imaginar que tanta dedicação acabou sendo reconhecida e o casal ficando juntos no final.


"Ela ama o controle, ela quer do jeito dela
E não há como ela ficar a não ser que você o entregue"

E para finalizar, uma música que daria uma história de amor interessante e com uma protagonista feminina bastante forte. She Loves Control, da Camila Cabello, fala, como o título bem diz, sobre uma mulher que ama estar no controle e que só será conquistada se seu amante der todo o controle para ela. E, ainda, quando narra que "Oh, diga o que quiser/ Mas a maneira como ela te mata, faz você se sentir vivo/ E você sabe que a sensação", passa a ideia de que, apesar do jeito obcecado por controle dela, a pessoa que a ama curte muito estar com ela. O ritmo dançante de She Loves Control também me faz imaginar uma história de amor bem movimentada, com direito a muita sedução entre os protagonistas!


E essa foi a listinha de hoje! Vocês conhecem alguma das músicas que escolhi? E vocês acham que elas se transformariam em bons livros de romance? E quais canções vocês amam e acreditam que virariam boas histórias de amor literárias? Comentem aí embaixo!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ah sou apaixonada por Twenty one pilots & Arctic Monkeys ♥
    São demais.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  2. Lindas músicas, dariam livros incríveis mesmo :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. as ideias ficaram incriveis, eu adorei

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)