11.6.18

6 filmes de época baseados em livros


Que vocês também são apaixonados por romances de época, eu já sei! Mas, recentemente, descobri que vocês também gostam de adaptações desses livros! Após a dica de uma leitora na nossa página do Facebook, fiz dois posts sobre séries baseadas em livros do gênero e vocês amaram as indicações! Por isso, hoje voltei com mais, mas, dessa vez, 6 filmes de época incríveis que vieram de obras literárias! Deixei de fora adaptações que todo mundo já conhece e ama, como Orgulho e Preconceito e Jane Eyre, mas garanto que a lista tá boa! Tem clássico sobre irmandade na guerra civil americana, história baseada em fatos reais sobre a realeza inglesa, romance sobre sedução e poder, e mais! Confiram:

Leia também:


Adoráveis Mulheres (Little Women), baseado no livro de Louisa May Alcott

E vamos começar por um livro que já apareceu no post "Mais 5 séries de TV de época que vieram dos livros". A história vocês conhecem: as irmãs Jo, Meg, Beth e Amy  se unem para sobreviver enquanto o pai está no campo de batalha e a mãe lutando para sustentar a família. Tendo que crescer durante a Guerra Civil Americana dos anos de 1860, as quatro enfrentam diversos desafios, que vão desde os papéis de gênero à rivalidade entre irmãos, primeiro amor, perda e casamento. A nova série de Mulherzinhas, da Louisa May Alcott, promete. Mas, vocês também precisam conferir o filme de 1994, com nomes como Winona Ryder, Kirsten Dunst e Christian Bale no elenco. Faz algum tempo que vi o filme, mas lembro de ter me apaixonado pela história, que é muito fofa e divertida. Adoráveis Mulheres (Little Women) fez sucesso e até foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Atriz (Winona Ryder), Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Não tem desculpa para não assistir!


A Outra (The Other Boleyn Girl), baseado no livro de Philippa Gregory

Quem curte romances históricos conhece bem as obras de Philippa Gregory, que retratam o lado das mulheres envolvidas nas tramas revolucionárias da realeza inglesa. E, em 2008, A Irmã de Ana Bolena chegou aos cinemas com o nome de A Outra (The Other Boleyn Girl). Os personagens principais são interpretados por ninguém menos que Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana. Na trama, Anne e Mary Bolena são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar o coração de Henry Tudor, o rei da Inglaterra. Elas são levadas à corte e logo Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo. Porém, isto não faz com que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas passar para trás tanto sua irmã quanto a rainha Catarina de Aragão. Mas, como bem sabemos, a disputa das duas pela devoção do rei terminará de forma trágica. Apesar de distorcer fatos históricos, A Outra conquistou muita gente com sua pegada dramática e sensual. Estou bastante curiosa para ver o filme, ainda mais depois que descobri que ele está no catálogo da Netflix!


Miss Julie, baseado na peça de August Strindberg

Essa indicação é um pouco diferente, já que foi baseada na peça de teatro Senhoria Júlia, do suíço August Strindberg. Contudo, a história é comercializada em formato de livro e já deu origem a inúmeras adaptações, inclusive o filme brasileiro Noite de São João, de 2003. Mas, o longa do qual falo hoje é de 2014, uma produção independente bastante elogiada pela atuação do elenco principal, que tem nomes como Jessica Chastain e Colin Farrell. Miss Julie se passa no verão de 1890 e conta a história da instável filha de um aristocracia anglo-irlandês, Julie, que incentiva John, um empregado de seu pai, à seduzi-la. Ela se declara apaixonada por ele na véspera de um baile e eles começam a flertar descaradamente. Contudo, Kathleen, a cozinheira da casa e também noiva de John, testemunha o jogo entre os amantes. Apesar de perplexa, a empregada não conta a ninguém sobre o caso entre Julie e John. Vi alguns comentários sobre Miss Julie ser bastante fiel a peça e não ser tão fácil de assistir, mas que vale a pena pelos diálogos e atuações.


Minha Prima Raquel (My Cousin Rachel), baseado no livro de Daphne du Maurier

O filme mais recente da lista, Minha Prima Raquel foi inspirado em uma obra de Daphne du Maurier, autora bastante famosa no exterior. Infelizmente, só encontramos edições brasileiras antigas de seu livro mais famoso, Rebecca, que, curiosamente, foi acusado de ser plágio de um romance brasileiro pouco conhecido, A Sucessora, de Carolina Nabuco. Mas, falando sobre Minha Prima Raquel (My Cousin Rachel), o filme lançado em 2017 é apenas um das adaptações da obra de Daphne du Maurier. Com pitadas de mistério e suspense, o longa de época vai trazer a história do jovem Philip que, após a misteriosa morte de seu tutor, planeja se vingar contra sua prima Raquel. Ele suspeita que ela tenha cometido assassinato, mas, a bela, e cheia de segredos, Raquel usará de seu charme para invalidar as pistas e confundir Philip. Romance de época sempre combina com tramas de assassinato e mistério, não acham? Pelo trailer, o filme parece ter uma atmosfera bastante sombria e intrigante, e estou curiosa para vê-lo.


Bel Ami - O Sedutor, baseado no livro de Guy de Maupassant

O próximo filme dividiu opiniões. Lançado em 2012, Bel Ami - O Sedutor chamou atenção especialmente por trazer Robert Pattinson em um dos seus primeiros papéis fora de Crepúsculo. Mas, o elenco ainda conta com as maravilhosas Uma Thurman e Christina Ricci no elenco. Baseado no livro francês Bel Ami, de Guy de Maupassant, o longa traz a história de George Duroy, jovem sedutor e ambicioso que percorre os bares de Paris, na década de 1890, utilizando seu charme para conquistar mulheres da alta sociedade e melhorar sua situação social. Contudo, quando ele se envolve com mulheres casadas, acaba entrando em um jogo perigoso de sedução e manipulação psicológica, no qual a diferença de classe do homem e das suas amantes não passará despercebida. Com um vestuário divino e uma boa trilha sonora, Bel Ami - O Sedutor vale algumas horas do seu dia para um mergulho, mesmo que breve, na glamourosa e perigosa Paris do século 19.


A Duquesa (The Duchess), baseado no livro de Amanda Foreman

E não só de Orgulho e Preconceito viveu Keira Knightley em seus papéis em filmes de época. Ela também foi o rosto principal de A Duquesa, filme de 2007 que até ganhou o Oscar na categoria de melhor figurino. O filme conta a história real de Georgiana Cavendish, duquesa de Devonshire, que foi ícone da moda, autora e ativista no final do século 18. Contudo, o longa se baseou no livro Georgiana, de Amanda Foreman, e acompanha a trajetória de Georgiana desde seu casamento, aos 18 anos, com o Duque de Devonshire, que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto, ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco. Eu adoro filmes que se baseiam em fatos reais, e A Duquesa parece retratar bem o lado glamouroso da aristocracia britânica, mas sem deixar de mostrar suas regras rígidas e sexismo.



E essa foi a listinha de hoje, pessoal! O que acharam desses 6 filmes de época baseados em livros? Vocês conheciam algum deles? E qual longa de época vocês adoram que foram inspirados em obras literárias? Comentem aí embaixo!

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Ahh que super post, ainda não assisti nenhum filme de época apesar de estar gostando dos livros desse gênero. Já anotei essas dicas e irei aproveitar as férias para assistir :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Eu não sabia que A Outra e A Duquesa são baseados em livros. Ainda não assisti A Duquesa, apenas A Outra, achei a história muito forte, gostei. Os demais filmes/livros eu ainda não conhecia.

    Beijos!
    Flor de Outono

    ResponderExcluir
  3. apesar de conhecer os livros citados não conheço as adaptações, então claro que quero ver e conferir se são tão boas!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)