17.2.18

Resenha: Prazeres Sombrios - Kresley Cole


A HISTÓRIA

Kaderin é uma valquíria, uma guerreira imortal filha dos deuses, apelidada de Coração Gelado. Mais de um milênio antes, ela perdeu as irmãs em uma guerra contra os vampiros. E, desde então, por causa de algum mistério mágico, Kaderin não consegue sentir nada, nem alegria, tristeza, desejo sexual ou amor. Até mesmo o humor é algo que não faz mais parte de sua vida. Assim, ela se tornou a assassina perfeita e uma das mais famosas entre os imortais.

Contudo, um dia, Kaderin hesita. Ela foi contratada para matar um vampiro em um castelo isolado, mas, quando coloca a espada na garganta dele, Kaderin não consegue matá-lo. Há trezentos anos, desde que foi transformado contra a sua vontade, Sebastian quer morrer. Antes um guerreiro nobre conhecido por sua inteligência, ele se tornou um monstro de alma atormentada. Quando uma bela mulher aparece para matá-lo, Sebastian fica contente que suas preces foram atendidas. Mas não esperava acabar se sentindo atraído pela sua assassina. Que foge dele após o surpreendente encontro.

“-Sempre lhe darei mais, até eu morrer.
Agora, pela primeira vez, em trezentos anos infernais, Sebastian queria desesperadamente viver.” pág. 28

Sebastian já tinha escutado histórias sobre Noivas, mulheres destinadas a ficar com um determinado vampiro, mas jamais imaginou que encontraria a sua. E, agora que Kaderin despertou novamente seu desejo e vontade de viver, Sebastian fará de tudo para conquistá-la. O encontro com o vampiro desperta sentimentos em Kaderin adormecidos por mais de um milênio. Mas, a valquíria resolve ignorar a coisa toda para se concentrar na Corrida do Talismã, uma competição proporcionada por uma deusa a cada quinhentos anos e da qual Kaderin foi campeã nas últimas 5 vezes.

E, o prêmio dessa vez é irresistível, uma oportunidade de voltar no tempo e salvar suas irmãs. Por isso, Kaderin fará de tudo para ganhar a Corrida. Percebendo como a competição é importante para ela, Sebastian segue Kaderin pelo mundo, ajudando-a ganhar pontos e eliminar concorrentes. Kaderin não quer seu auxílio e briga constantemente com o vampiro, mas não consegue resistir a atração entre eles e logo terá que fazer uma escolha. Mas será que se entregar a paixão por Sebastian não fará a valquíria perder tudo que mais valoriza?


A SÉRIE

Prazeres Sombrios é o segundo livro da série Imortais, de Kresley Cole. Como há uma história antes do primeiro livro, Desejo Insaciável, um conto que depois foi lançado em formato físico, Prazeres Sombrios pode ser considerado também como o terceiro volume da série. A saga sobrenatural Imortais conta, até o momento, com um total de 18 livros lançados no exterior. Contudo, cada volume é independente, trazendo a história de um casal diferente, todos imortais do “Lore”, nome dado ao conjunto de vampiros, valquírias, lobisomens, demônios e outras criaturas mágicas que vivem escondidas dos humanos.

Os livros da série Imortais começaram a ser publicados em 2006 e, mais de dez anos depois, se tornaram referência no gênero de romance sobrenatural erótico, entrando diversas vezes para a lista de mais vendidos do New York Times. O 13º volume da saga também deu a origem a um spin-off chamado "The Dacians", cuja saga terá seu terceiro volume publicado em 2018.


A LEITURA: NARRATIVA, TRAMA E CRÍTICAS

A sinopse de Prazeres Sombrios me conquistou logo de cara. Sempre gostei de romances sobrenaturais com vampiros, mas foi a protagonista valquíria, algo que nunca tinha visto, que me cativou definitivamente. A leitura me conquistou logos nas primeiras páginas. A narrativa em terceira pessoa da autora é simples, rápida e pouco detalhista, o que serve bem a um livro cujo único foco é o romance entre os protagonistas.

A trama também não traz muita complexidade. Não há grandes surpresas ou reviravoltas. Contudo, as questões relativas a Corrida do Talismã agregam momentos de ação, com direito a lutas, perseguições, caçadas, emboscadas e até viagem no tempo, que deixam a história mais movimentada. Prazeres Sombrios cativa mesmo pelo mágico universo em que se passa. É fascinante imaginar a vida secreta dos seres imortais, como vampiros, lobisomens, fadas e deuses. Kresley Cole misturou mitologias de diversas origens para criar a sua própria, que acaba sendo um pano de fundo muito interessante para um romance previsível.

O envolvimento de Sebastian e Kaderin segue a fórmula básica de grande parte dos romances eróticos contemporâneos. Eles se conhecem, sentem uma atração gigantesca um pelo outro, se odeiam e depois se amam para todo o sempre. Particularmente, não tenho nada contra romances que seguem essa linha, ainda mais os que, como Prazeres Sombrios, conseguem acrescentar bom humor a história, com diálogos intensos e brigas divertidas entre o casal. Contudo, algo me incomodou e fez a obra perder parte do seu charmes. As cenas de sexo de Prazeres Sombrios são cansativas e com descrições exageradas que, em alguns momentos, soam desconfortáveis. O protagonista, por exemplo, parece estar sempre com um ereção eterna e todos os momentos, até mesmo os mais inapropriados, quando estão sendo perseguidos por monstros, os mocinhos estão pensando em sexo. O que me fez revirar os olhos muitas vezes e pular algumas páginas sem culpa.


OS PERSONAGENS

Apesar de clichês, os personagens são marcantes e cativantes. Eu adorei que Kaderin é uma mocinha empoderada, uma guerreira imbatível que, mesmo quando começa a ser invadida por sentimentos adormecidos de mil anos, não se deixa levar e continua usando a lógica como guia de suas ações. O Sebastian já não me agradou 100%. Ele é um vampiro tímido e inteligente, mas a forma como vê Kaderin, como uma propriedade ou direito seu, é bastante irritante. Felizmente, ao longo de Prazeres Sombrios, o mocinho vai caindo na real e percebendo que ele não pode possuir Kaderin, como se ela fosse um objeto, ainda mais contra a vontade da mulher - o que, de maneira alguma, fez com que eu superasse a minha leve antipatia por ele. Como casal, eles são divertidos, com suas brigas e disputas constantes, mas, como disse acima, o fato de sempre estarem pensando ou fazendo sexo tira bastante o charme romântico da história.

“Ela não tinha consciência. Nem sentimentos verdadeiros, nem emoções à flor da pele. Tinha um coração gelado. (...) Kaderin já não sofria pesares, não sentia desejo, nem raiva, nem alegria. Nada se colocava em seu caminho de matanças. Era uma assassina perfeita.” pág. 19

Um ponto bastante positivo de Prazeres Sombrios são seus personagens secundários, todos cheios de personalidade e que proporcionam as cenas mais engraçadas do livro. Fiquei especialmente cativada por Myst e Nicolai, respectivamente a amiga valquíria de Kaderin e o irmão de Sebastian. Eles formam um casal fofo e fiquei curiosa para conhecer a história dos dois (que é narrada no conto que incia a série).

A EDIÇÃO

Não há reclamação quanto a edição de Prazeres Sombrios. A tradução é boa e o texto não contém erros ou trechos confusos. Inclusive, há no final do livro um pequeno glossário explicando alguns termos muito utilizados na obra, o que facilita o entendimento do rico mundo criado pela a autora. A diagramação é boa e conta com detalhes no início de cada capítulo. A fonte é um pouco pequena, mas não chega a deixar a leitura difícil. As páginas cor de creme ajudam nesse sentido. Eu gosto da capa de Prazeres Sombrios, que é igual a americana e combina com o ar de mistério sobrenatural da história. Sem falar que a modelo combina com a Kaderin descrita. Também gostei da adaptação do título. “No Rest For The Wicked”, algo como “Sem Descanso Para Os Perversos”, não soa bem em português ou tão intrigante como Prazeres Sombrios.


CONCLUSÕES FINAIS

Prazeres Sombrios tem suas qualidades e defeitos, mas, no geral, é uma leitura rápida e gostosa. Apesar de trama e narrativa simples, o livro se passa em um intrigante universo mágico e traz um romance divertido com pitadas de ação. As cenas de sexo repetitivas e exageradas podem desagradar algumas pessoas, como acontecem comigo, e tirar um pouco do ar romântico da história. Entretanto, o casal da obra cativa, assim como a mocinha guerreira e empoderada, que não se deixa dominar pelo mocinho com visões machistas. Prazeres Sombrios é um romance sobrenatural que me divertiu bastante e me deixou curiosa para ler os outros volumes da série. Quem curte o gênero, em especial eróticos bastante calientes, vai gostar da obra, com certeza.

QUOTES FAVORITOS

“Quando menino, Sebastian tinha ouvido histórias terríveis contadas pelo avô; lendas que falavam de demônios com presas longas, que viviam nos pântanos perto dali. Vampiir. (...) Os seres das histórias eram raptores de bebês e bebedores de sangue que se alimentavam de pessoas como se elas fossem gado. Pior: transformavam seres humanos em gente da sua espécie. Foi nesse instante que Sebastian entendeu que seus irmãos haviam se transformado nesses tais demônios amaldiçoados.” pág. 11

“- Não nos force a nós tornarmos isso. Viver não é tudo.
Muitas vezes, eles haviam discutido a esse respeito. Nikolai sempre considerará a sobrevivência algo sagrado; Sebastian acreditava que a morte era melhor que uma vida de desonra.” pág. 12

Título: Prazeres Sombrios
Título original: No Rest For The Wicked
Série: Imortais
Volume: 2
Autora: Kresley Cole
Editora: Valentina
ISBN: 9788558890540
Ano: 2018
Páginas: 352
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Valentina
Compre: Amazon - Submarino

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)