30.1.18

13 livros de romance que se passam na escola


Para muita gente, chegou a hora de se despedir das férias e voltar aos estudos! Adeus às madrugadas e finais de semana lendo e vendo série, é hora de novo de acordar cedo e se preocupar com datas de provas e trabalhos. Seja na escola ou na faculdade, voltar às aulas é sempre, ao mesmo tempo, animador e chato. Por um lado, é bom rever os amigos e os crushes da turma, mas sempre tem aquela aula com um professor insuportável e uma pilha gigantesca de coisas para estudar que te deixa um pouco para baixo! 

Mas, quem disse que tanto a escola quanto a faculdade não podem ser divertidas? Na vida real, nem sempre é assim, claro. Mas, nos livros pelo menos, os dois lugares são cenários de aventuras incríveis e romances apaixonantes! Eu adoro quando uma história de amor se passa na escola ou na faculdade, tanto que já até fiz uma listinha (que vocês adoraram) sobre 5 livros (de romance) que se passam na universidade. E, hoje, chegou a vez das obras que se passam na escola, a maioria delas no ensino médio. Entre muito drama sobre quem vai passar de ano e quem vai ser a rainha do baile, os personagens dos livros vivem romances divertidos e fofos que vocês vão adorar ler sobre! Sem mais delongas, conheçam 13 livros de romance que se passam na escola!

Leia também:


E vamos começar com um dos meus romances favoritos do ano passado! Dumplin' (da Julie Murphy) me surpreendeu por trazer uma garota gorda como protagonista, mostrando que ser gorda não é um defeito e que não são só garotas magras que se apaixonam. E, nesse livro, ao mesmo tempo em que lida com os dramas do último ano do ensino médio, a mocinha de Dumplin' ainda vive uma relação divertida e fofa, mas conturbada, com um colega, pelo qual ela era apaixonada há muito tempo. Com humor, romance e crítica, Dumplin' é uma leitura deliciosa que consegue fugir dos clichês e dar uma lição de representatividade. A obra nos fazer refletir sobre padrões de beleza e relacionamentos, tanto amorosos como familiares e de amizade, ao mesmo tempo em que nos encanta com uma história de amor que mescla bem contos de fadas e realidade.


Três Coisas Sobre Você é outro livro que aborda temas sérios, como luto, superação e problemas familiares. Na história de Julie Buxbaum, a protagonista de 16 anos perdeu a mãe e, agora, também precisa lidar com a mudança para uma nova cidade. Ela se distanciou do pai desde que ele se casou novamente, e se sente mais sozinha do que nunca. Contudo, tudo muda quando ela recebe um e-mail misterioso, com dicas de como se adaptar a nova escola. E, rapidamente, a garota vai se apaixonando por seu correspondente misterioso. Adolescente, divertido e muito fofo, Três Coisas Sobre Você é um livro cheio de clichês, mas cativante e emocionante, a ponto de te fazer rir e chorar. A obra fala bastante sobre seguir em frente e construir um lar no lugar onde você está e com as pessoas com quem você está e de quem gosta. Uma leitura despretensiosa e rápida, mas emocionante e muito gostosa, Três Coisas Sobre Você é um dos melhores romances adolescentes que já li na vida, sem exageros.

- Saiba mais sobre essa linda história e veja fotos na resenha de Três Coisas Sobre Você


Para quem gosta de romances que abordam temas mais sérios e que fogem dos padrões, Apenas Um Garoto é uma boa pedida. O livro traz a história de um garoto gay que nunca teve problemas quanto a sua sexualidade. Sua família, amigos e vizinhos da pequena cidade sempre encararam tudo com normalidade. Contanto, o garoto decide que precisa de uma mudança, que quer conhecer lugares diferentes. E, por isso, ele se matricula em uma escola só para garotos do outro lado do país. Mas, tudo se complica quando o mocinho começa a se sentir atraído pelo seu colega de quarto, que é hétero. Apenas Um Garoto é daqueles livros simples, mas que passam mensagens poderosas. A obra nos faz rir e suspirar, além de nos fazer refletir bastante. Bill Konigsberg fala, sem máscaras ou filtros bonitinhos, sobre sexualidade, rótulos, preconceito e aceitação, de modo acessível e interessante para os jovens, assim como divertido.


Na minha próxima indicação, a renomada autora de romances jovens, Sarah Dessen, presenteia o leitor com a história não só de uma garota em busca de si mesma e de um sentido para sua vida, mas também uma narrativa sobre famílias imperfeitas, sobre a força que há dentro em cada um de nós, sobre amizades verdadeiras e ainda sobre o poder do perdão. Os Bons Segredos é um livro sensível e tocante, mas igualmente divertido e gostoso. A obra narra a história de uma adolescente cuja família foi abalada pela prisão de seu irmão mais velho. Com tantos conflitos com os pais dentro de casa, a garota acaba adorando a nova escola, na qual ninguém a conhece ou se importa com os problemas de seu irmão. Com o tempo, ela acaba fazendo uma amiga, que entende muito sobre irmãos problemáticos. Mas, as coisas se complicam quando a protagonista começa a se apaixonar por um dos irmãos da nova amiga.



Quando se fala de romances que se passam no colégio, imediatamente lembro da Stephanie Perkins e sua trilogia Anna, Lola e Isla. Apesar de interligados, cada livro é independente e conta a história fofa e divertida de um casal diferente. No 1º deles, Anna e O Beijo Francês, a protagonista é mandada, a contragosto, para cursar seu último ano de ensino médio em um internato em Paris. Lá, ela se aproxima de um belo e divertido garoto, por quem acaba se apaixonando. Mas, para complicar tudo, o cara já tem uma namorada. No livro 2, Lola e o Garoto da Casa Ao Lado, a protagonista apaixonada por moda mora em São Francisco com os dois pais, que são contra seu namoro com um roqueiro mais velho e gostoso. Contudo, sua vida de cabeça para baixo quando seus antigos vizinhos voltam a morar na casa ao lado, reacendendo a paixão da garota pelo vizinho brilhante e o ódio da irmã gêmea dele.

E, para finalizar a série, Isla e o Final Feliz se passa em Nova Iorque. A mocinha do livro estuda em um internado em Paris (o mesmo do primeiro livro), mas passa as férias nos EUA. Na mesma cidade que um colega pelo qual ela é apaixonada há anos também curte seus verões. Mas, a garota está crente de que sua paixonite nunca vai notá-la, até que eles acabam na mesma cafeteria e o inimaginável acontece. De todos os livros da série, apenas não gostei do terceiro, Isla e o Final Feliz, mas os dois primeiros são muito amorzinhos. Lola e o Garoto da Casa Ao Lado é o meu favorito da trilogia, mas toda a série vale a pena ser lida. As cidades que servem de cenários são incríveis e todos os protagonistas têm personalidades únicas e cativantes. Stephanie Perkins tem uma escrita divertida e sabe criar histórias fofas. Quem ama um bom romance água com açúcar despretensioso vai adorar a trilogia!

Leia as resenhas dos livros:


E claro que eu tinha que indicar dois livros de um dos meus autores favoritos, David Levithan, que só escreve histórias incríveis para jovens, cheias de representatividade e mensagens inspiradoras. Em Garoto Encontra Garoto, o mocinho estuda em uma escola não muito convencional, em que gays, héteros e até transexuais se misturam com certa naturalidade. Contudo, a vida do mocinho se complica quando ele começa a se apaixonar por um garoto novo na escola ao mesmo tempo em que seu ex-namorado resolve se reaproximar dele. Apesar de não ser um dos livros mais marcantes do autor, Garoto Encontra Garoto tem aquele ar leve e gostoso de todas as obras do Levithan e amo sua narrativa poética, mas objetiva e fluída. É um livro muito bom, fofo e emocionante!


Em Dois Garotos Se Beijando, meu segundo livro favorito do autor, temos a história de amor de não um, mas de quatro casais gays. E tudo começa quando um deles (que eram apenas amigos) resolve quebrar o recorde mundial de beijo mais longo do mundo, o que os faz perceber que, talvez, há mais que amizade entre os dois. Outro casal do livro enfrenta um segredo, o fato de um deles ser transexual, enquanto outros dois garotos se apaixonam sem se conhecer na vida real. Ainda há o casal que está junto a muito tempo, apesar do preconceito da família de um deles. Dois Garotos Se Beijando traz uma trama complexa e bem desenvolvida, assim como singela e emocionante. O livro tem um olhar único sobre homossexualidade no mundo atual e nos faz refletir bastante, principalmente sobre como perdemos tanto tempo impondo padrões de comportamento, julgando e rotulando as outras pessoas, enquanto podíamos estar apenas conhecendo e amando uns aos outros. É um romance que foge dos clichês, e que todos deveriam ler!

- Saiba mais sobre essa inspiradora história e ainda veja fotos na resenha da obra


E claro que tinha que ter indicação nacional! Começando por A Aposta, da Vanessa Bosso. Na verdade, grande parte desse livro não se passa na escola, e sim em uma ilha paradisíaca. Contudo, os personagens estão lá para comemorar a formatura do colégio e tudo esquenta por causa de uma aposta. Um dos garotos mais populares apostou que fará uma colega se apaixonar por ele, mas a garota de língua afiada e personalidade ferina não deixará que o jogo seja fácil para ele. A Aposta é uma história bastante adolescente, mas deliciosa, que me prendeu do início ao fim. Com personagens cativantes, trama leve, divertida e fofa, é difícil não amar esse chick-lit cheio de romance e bom-humor, além de apostas..


Já Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática, da incrível Thalita Rebouças, tem muitas cenas na escola da protagonista, já que um dos conflitos do livro é a mudança da garota para um novo colégio. Na história, uma estudante adolescente passa a sofrer bullying na nova escola, mas isso acaba aproximando-a de outros colegas desajustados. Contudo, ela gostaria mesmo é de ficar próxima de um dos garotos populares, de quem gosta secretamente. O romance não é exatamente o foco de Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-Amada e (Um Pouco) Dramática, mas o livro tem muitas cenas fofas e fala bastante sobre os primeiros amores da adolescência. Mas, mais do que isso, a obra aborda temas como amizade, bullying e autoconfiança - e ainda traz algumas receitinhas deliciosas que a personagem faz ao longo da história!

Saiba mais sobre essa história fofa, e ainda veja fotos na resenha do livro


E para finalizar as minhas indicações, dois livros incríveis e com uma temática em comum. O primeiro deles é O Herói Improvável da Sala 13B, da Teresa Toten. A obra traz a história de um jovem adolescente com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) que, além de lidar com a própria doença, também se esforça para esconder os segredos da mãe, que é uma acumuladora. Contudo, quando se apaixona por uma das colegas de seu grupo de terapia, o jovem decide ser o herói da moça e de si mesmo, o que provocará grandes mudanças em sua vida. Apesar de não ter muitas cenas na escola, O Herói Improvável da Sala 13B é uma leitura extremamente cativante e intrigante; um romance jovem, alegre e divertido, que nos causa boas risadas e alguns suspiros também. Uma história de amor fofa e gostosa de ler, a obra é um relato sensível, mas realista, sobre a mente, o comportamento e a vida de jovens com TOC e passa uma mensagem bem legal sobre autoaceitação e a importância do apoio para quem está sofrendo.

- Saiba mais sobre e veja fotos do livro na resenha completa

Minha outra dica que, como podem imaginar pelo título, fala bastante sobre Transtorno Obsessivo Compulsivo, é Uma História de Amor e TOC, da Corey Ann Haydu. O livro traz o romance de dois jovens que se conhecem em um grupo de terapia para pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo. Os dois têm muitos problemas e passados sombrios, mas descobrem que, juntos, podem enfrentar seus traumas e aprender a viver com o transtorno, além de se apaixonarem como pessoas "normais". Além da fofura das aventuras amorosas dos protagonistas, Uma História de Amor e TOC nos proporciona um olhar minucioso sobre a vida e as dificuldades de quem tem TOC. Mas tudo isso sem deixar de ser uma leitura surpreendente, cativante e profunda, além de romântica e fofa.

- Leia a resenha completa de Uma História de Amor e TOC e saiba mais sobre o livro
Conheça mais 9 livros que, como esse, falam sobre transtornos mentais


E essa foi a super lista de hoje, sobre 13 livros (de romance) que se passam na escola! O que acharam das minhas escolhas? Vocês também gostam de histórias de amor que se passam no colégio? E quais obras vocês me recomendariam? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Dessa relação que você postou, li apenas 3 livros: Ana e o beijo francês; Lola e o garoto da casa ao lado; O heroi improvável da sala 13B. Os demais ainda estão na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  2. Eu serei uma eterna adolescente, já vi muitos desses livros e nunca parei pra prestar atenção.
    Dica anotada ♥
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  3. Por mais incrível que pareça, mesmo com treze títulos eu nunca li nenhum aí, apesar de conhecer quase todos. Li há uns 5 ou 6 anos um livro da Sarah Dessen (A Caminho do Verão), e apesar de ter gostado da protagonista não gostei muito do livro (acho que já estava grandinha pra livros adolescentes) especialmente do romance. Bom... mas na mesma época eu li Duff, da Kody Keplinger, e acho que é meu romance "que se passa na escola" favorito... e esse eu curti super, acho que pq o romance trazia dois aspectos que eu amo: cão e gato + sexo sem compromisso. Suspirei horrooooores! rs
    Mesmo não sendo muito chegada, tem alguns aí na sua lista que estão na minha listinha pra ler também, como os da Stephanie Perkins e o da Vanessa Bosso. Espero gostar!
    Bjsss

    http://www.cafeidilico.com/

    ResponderExcluir
  4. eu gosto desses enredos que se passam na escola por me trazer nostalgia, pois em geral eles são mais próximos a mim e as situações que eu de alguma forma vivenciei na adolescência e também me ajudam a pensar no que não aconteceu e em como eu reagiria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pf traga mais,eu amo esses tipos de livro mas sinto que pararam de escrever

    ResponderExcluir
  6. Admito que tenho uma queda gigantesca com livros assim, Três Coisas Sobre Você é um dos meus favoritos. Eu recomendo essa outra maravilha: Inventei Você? da Francesca Zappia. A protagonista é a Alex, que é esquizofrênica paranóica. Os limites entre real e o resto são confusos nesse livro, mas conta bastante sobre a necessidade de apoio e empatia

    ResponderExcluir
  7. Ahhh tão apaixonada,eu amei o fato de que você expôs livros de outras sexualidades sem qualquer receio,expondo sua opinião abertamente dizendo que você lê o livro que lhe agrada independente do tipo de sexualidade ou tema abordado,eu literalmente estou batendo palmas pra você,um beijo 😙

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)