12.5.17

Resenha: Fogo Contra Fogo - Jenny Han e Siobhan Vivian


A HISTÓRIA

Mary, Kat e Lillia fizeram uma promessa de ir até o fim em sua vingança, mas não esperavam que as coisas fossem tão longe. Ou que mudassem tanto. A morte trágica de Rennie fazem as garotas repensar todo o seu plano e o trio se separar. Antes de Rennie morrer, ela e Kat tinham se tornado amigas novamente, enquanto Lillia virou sua nova inimiga por causa de Reeve. Rennie era apaixonada por Reeve, mas ele se apaixonou por Lillia e ela por ele. E descobrir sobre os dois foi o que fez Rennie escapulir da própria festa e sofrer um acidente de carro. E, agora, a culpa corroí Lillia duas vezes mais: ela odeia ter participado dos eventos que levaram a morte de Rennie e luta contra seus sentimentos por Reeve, que estão mais fortes do que nunca.

Lillia sabe que precisa se manter bem longe de Reeve, mas não o consegue fazer, mesmo após prometer para Kat que o faria. Acontece que Kat se preocupa com a reação de Mary, que tanto sofreu no passado por causa de Reeve. Contudo, Mary está desaparecida desde o dia da festa e as outras garotas não sabem que fim ela levou. Por isso, quando chegam a conclusão de que Mary abandonou a ilha, Lillia e Kat tentam seguir com a sua vida, o que não é nada fácil, já que o fim do ensino médio está chegando e, assim como as dúvidas sobre o futuro e faculdade, todos ainda estão abalados pela morte de Rennie


Contudo, o que ninguém sabe é que Mary não deixou a ilha. Na verdade, essa é a única coisa que ela não pode fazer. Enquanto Kat tenta garantir sua vaga na faculdade, e Lillia namora Reeve em segredo, Mary lida com a sua nova realidade. No mesmo dia da festa e morte de Rennie, Mary finalmente percebeu que não é uma garota normal: pelo contrário, ela é, na verdade, um fantasma. Diferente do que pensava, Mary não sobreviveu a sua tentativa de suicídio anos atrás, mas em vez de seguir em frente, sua alma ficou presa a Ilha Jar, tudo por causa de Reeve.

“Estou fazendo coisas importantes. Sou a vingadora dos perdidos, dos oprimidos. Estou punindo aqueles que merecem.” Mary, Pág. 166

Foi Reeve que levou Mary a se matar e, agora que sabe disso, ela quer que ele morra. Assim, conforme vai aprendendo sobre seus poderes sobrenaturais, Mary se infiltra na mente e vida de Reeve, levando-o aos poucos à loucura. Contudo, Lillia e Kat acabam descobrindo a verdade sobre Mary e tentarão impedi-la de continuar ferindo Reeve e qualquer outra pessoa. É temporada de caça mais uma vez, mas, agora, amigas se tornaram inimigas e, independente que quem vencer essa disputa, pessoas vão se machucar e segredos perigosos vão ser revelados.


A SÉRIE

Fogo Contra Fogo é o terceiro e último livro da Trilogia Olho por Olho, escrita por Jenny Han e Siobhan Vivian. Nessa série de drama adolescente, que no final do segundo livro ganhou pitadas sobrenaturais, três adolescentes, habitantes da Ilha Jar, se unem para se vingar dos colegas que as machucaram de alguma forma. Contudo, a promessa de vingança revela segredos profundos e perigosos, e coloca a vida de todos os envolvidos em risco. 

Conheça os primeiros volumes da Trilogia Olho Por Olho:
- Resenha de Olho Por Olho
- Resenha de Dente Por Dente

EXPECTATIVAS E A LEITURA DE FOGO CONTRA FOGO

Eu estava curiosa para a leitura de Fogo Contra Fogo. Há anos esperava pelo desfecho da história, que deixou apenas de ser um drama adolescente para de tornar um sobrenatural cheio de tensão no final do segundo livro, Dente Por Dente. Contudo, com a demora da publicação desse último volume no Brasil, acabei perdendo a vibe que tanto me fez cativar com a história. Para alguém que já passou dessa fase de ensino médio e adolescência, é um pouco difícil se relacionar com os dramas e as questões da protagonista, o que acabou fazendo com que a história, no final, soasse, pelo menos para mim, um pouco bobinha.


E a dificuldade de me identificar com as protagonistas deixou a minha leitura um pouco mais lenta e com menos brilho. Assim, por mais que as autoras tenham conseguido trazer uma trama recheada de surpresas e ação, o livro, no final, não foi uma obra muito marcante. Contudo, preciso elogiar a narrativa das autoras e a construção da trama. Jenny Han e Siobhan Vivian entregam uma escrita em primeira pessoa que, além de não revelar que o livro foi escrito por mais de um par de mãos, ainda consegue passar muito da personalidade de cada uma das protagonistas. 

As autoras ainda foram bem felizes na história, que é recheada de tensão e surpresas do início ao fim. Apesar do final não ter sido o que eu imaginava e queria, gostei bastante do desfecho, que ajuda a passar bem as mensagens críticas da história. Em Fogo Contra Fogo, vemos uma promessa de vingança adolescente tornar-se algo muito mais complexo, perigoso e até mesmo sobrenatural. Eu gostei bastante que a história tenha conseguido, mesmo agregada de um lado fantástico, falar sobre bullying, luto, amizade, paixão e, principalmente, como as nossas ações podem tomar proporções complemente inesperadas e mudar não só a nossa vida, como daqueles ao nosso redor. 


OS PERSONAGENS

Como já disse, foi difícil me identificar com os personagens de Fogo Contra Fogo, contudo, me cativei bastante a alguns deles. Algo que me agradou foi as autoras mostrarem que todos começavam a transitar para a vida adulta, a se preocupar com seu futuro e perceber que promessas de vingança são coisas perigosas, assim como mentiras e segredos. A minha favorita da série sempre foi e sempre será a Kat, e justamente por isso gostaria que as autora tivessem dado mais destaque para ela. Senti que a nossa rebelde acabou ficando em segundo plano, mas fiquei feliz de ver que, foi graças a Kat, que as coisas deram certo no final. 

A Lillia me irritou do início ao fim, com suas atitudes mal pensadas e sua mania de achar que o mundo gira ao seu redor. Contato, a garota é a que mais aprende durante Fogo Contra Fogo, por isso acabei, no final, me simpatizando com ela. Mas, a personagem que faz a maior transição é a Mary. De uma adolescente sofrida em busca de paz, ela se tornou um fantasma vingativo e com sede de sangue. É interessante acompanhar a Mary descobrindo seus poderes sobrenaturais, assim como é dolorido vê-la perder toda a sua humanidade para conseguir sua vingança. Nesse ponto, as autoras foram sábias, já que mostraram que bullying, baixa autoestima e depressão podem transformar e acabar com a vida de uma pessoa, assim como a vingança.


A EDIÇÃO

A edição de Fogo Contra Fogo está excelente e combina com os outros volumes da série. A tradução é boa e o texto sem qualquer tipo de erro. A diagramação é simples, mas tem uma fonte em um bom tamanha e páginas amareladas que ajudam a deixar a leitura mais rápida. A capa de Fogo Contra Fogo, como todas da série, é divina e combina bem com o ar adolescente da obra.

CONCLUSÕES FINAIS

Após anos de espera, a leitura de Fogo Contra Fogo foi boa, mas não tão marcante quanto seria se eu tivesse lido o livro logo após ter terminado os anteriores. Apesar da dificuldade de me identificar com as temáticas e os personagens adolescente do livro, eu gostei e me surpreendi com o desfecho da saga, uma mistura tensa de drama e sobrenatural. Por tratar de temas como bullying, luto, baixa autoestimaamizade, paixão e vingança, e nos fazer refletir sobre o poder das nossas ações e escolhas, de forma acessível para leitores jovens, eu mais que recomendo a Trilogia Olho por Olho. Mesmo o último livro não sendo tão especial quanto os primeiros foram para mim, fico feliz de ter encerrado a saga e curiosa para ler mais de ambas as autoras, que provaram bem para mim que conseguem escrever muito bem.

QUOTES FAVORITOS

“O que eu fiz para merecer isso? Ficar presa na Ilha Jar por toda a eternidade? Será que é porque cometi suicídio? Sei que foi uma enorme estupidez. Só queria que Reeve se arrependesse do que tinha feito.” Mary, Pág. 9

“Reeve sabe como encantar todo mundo. Isso é, em parte, o que o torna perigoso. Pode acontecer, mesmo quando você não quer que aconteça. Mesmo quando está tentando resistir com toda a sua força.” Mary, Pág. 213

Título: Fogo Contra Fogo
Título original: Ashes to Ashes
Série: Trilogia Olho Por Olho
Volume: 3
Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634876
Ano: 2017
Páginas: 352
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi Ana!! Eu acho que por ter lido os três, um seguido do outro, não tive problemas com o terceiro, afinal, não tive que esperar nada hehehehe mas eu entendo vc e esse é um dos motivos de tentar evitar séries, a demora nos cansa. Eu tb gostei do final, embora eu realmente ainda ache que a Kat merecia bem mais e acho que ela foi a melhor personagem! De modo geral a série me surpreendeu eu não esperava o sobrenatural!

    Enfim, excelente resenha, super completa, adorei!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!!

    Essa é uma trilogia que não tenho vontade de ler. =/
    Talvez um dia eu tente, mas não sei. A ideia da história não me atrai.
    Bom, nunca diga nunca, né?

    Que bom que você conseguiu terminar pelo menos!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)