18.5.17

Resenha: Amor Para Um Escocês - Sarah MacLean


A HISTÓRIA

Para Alex Stuart, um escocês orgulhoso que não odeia nada do tanto que odeia a Inglaterra, ter ganhado um ducado inglês é uma verdadeira piada do destino. Depois da morte de vários nobres, ele se tornou Duque de Warnick, fato que fez questão de ignorar por anos. Até que recebeu uma carta e descobriu que, além das propriedades e título, tinha recebido na herança uma responsabilidade, ou melhor, um problema: uma pupila da qual ele deveria cuidar e que, recentemente, causou um escândalo de proporções inimagináveis. Assim, apesar de seu repúdio por tudo que é inglês, Alex parte para Londres, a fim de livrar sua pupila seja lá do que ela tenha se metido.

“Mulheres inglesas deveriam ser dóceis e submissas. Mas, aparentemente, ninguém havia contado isso para Lillian Hargrove.” Pág. 73

Contudo, o que Alex jamais imaginava é que sua pupila fosse uma mulher já feita e a mulher mais bela que ele já tinha visto. Contudo, foi justamente a beleza que meteu Lillian Hargrove nessa confusão. Órfã desde cedo, as mortes consecutivas dos Duques de Warnick fizeram de Lillian uma responsabilidade facilmente esquecida. Sem uma temporada e sem uma família, ela vivia em um limbo às margens da aristocracia londrina. Contudo, tudo mudou quando uma artista libertino e brilhante se aproximou dela e jurou amá-la. Lillian achava que finalmente tinha encontrado o amor e a família que tanto desejava, mas, acabou sendo vítima de um escândalo terrível.


Lillian não é só rejeitada publicamente, como acaba virando motivo de chacota quando seu ex-amante revela que vai expor, em dez dias, uma pintura nua da mulher. Lillian, que posara para o homem que amava, acaba se tornando refém dos escândalos e da possibilidade de ter seu corpo exposto para toda a sociedade. Tudo que ela deseja, agora, é fugir para o mais longe possível, mas seus planos são estragados pela chegada de Alex, seu tutor escocês gigante e mal-educado. Após tentar comprar o quadro e acabar jurando acabar com a vida do artista que enganou Lillian, Alex acredita que a solução para os problemas da pupila é se casar com algum nobre e o mais rápido possível.

Contudo, Lillian, após uma vida sozinha e da recente decepção amorosa, não deixará que ninguém a obrigue a se casar e, muito menos, a ficar em um lugar onde é motivo de risada e fofoca. Contudo, Alex afirma que os escândalos a seguirão para onde ela for e começa a bolar meios de fazer com que Lillian se acerte com algum nobre. Assim, inicia-se uma disputa entre os dois, cercada por fofocas e situações malucas. Os dias passam e o nu de Lillian está cada vez mais perto de ser revelado, contudo, quem diria que, apesar da ruína eminente, a única coisa que preencheria os pensamentos tanto de Lillian quanto de Alex é que eles estão cada vez mais atraídos um pelo outro? Mas, será que Lillian pode se entregar para um homem que jura que jamais irá amá-la? E Alex, depois de tantos anos acreditando que a Inglaterra seria sua ruína, se permitirá amar justamente uma mulher inglesa?


A SÉRIE

Amor Para Um Escocês é o segundo livro da série Escândalos e Canalhas, da Sarah Maclean. Até o momento, três volumes da saga foram lançados. O primeiro, Cilada Para Um Marquês, conta a história de Rei e Sophie, que se envolvem e se apaixonam após ela tentar fugir escondida na carruagem dele. Já esse segundo livro, Amor Para Um Escocês, traz o romance do Duque de Warnick, o amigo escocês de Rei, e sua pupila Lillian. O terceiro livro, ainda não publicado no Brasil, The Day of the Duchess, contará a história de uma das irmãs de Sophie, cujo marido está tentando reconquistá-la. Apesar de serem obras independentes, cada uma delas traz uma trama recheada de escândalos e com participação de outros casais da autora.


A LEITURA, OS PERSONAGENS E AS CRÍTICAS DO LIVRO

Eu estava ansiosa para ler Amor Para Um Escocês. A Sarah Maclean é a minha escritora de romances de época favorita e eu sabia que ela não ia me decepcionar. E dito e feito: apesar de o livro anterior, Cilada Para Um Marquês ainda ser o meu queridinho da série Escândalos e Canalhas, Amor Para Um Escocês foi uma leitura rápida, deliciosa e apaixonante. Como sempre, fui conquistada logo nas primeiras páginas, quando somos apresentados para o nosso mocinho. Com seu jeito bruto e resmungão, assim como ódio pela Inglaterra, Alex nos conquista logo de cara.

“- Se quer romance, peça-o a um escocês.” Pág. 97

Contudo, mesmo sendo belo e apaixonante, com seu temperamento impaciente, mas jeito fofo, o mocinho me irritou em alguns momentos, com sua mania de querer ser o herói da vez e resolver todos os problemas da Lillian. Mas, como todas as personagens da Sarah Maclean (o que me faz amar a autora), a protagonista feminina de Amor Para Um Escocês, mesmo tendo seu lado frágil e machucado, se mostrou dona do seu próprio nariz e opiniões, e não deixou Alex controlá-la nem por um segundo. Eu gostei que a autora tenha mostrado, através da Lillian, como uma mulher pode desejar se apaixonar e ter uma família sem perder sua liberdade, força e personalidades próprias. 


E com essa mocinha tão empoderada e cativante, a autora nos conduziu por uma trama que, além de bom humor e romantismo, trouxe também algumas críticas. Em vários momentos a Lillian fala sobre o machismo da sociedade, como o mundo coloca regras diferentes e estúpidas para homens e mulheres, tratando as últimas como objetos sem direito a opinião e privilégios como os dos homens. Através da exposição pública do quadro nu da Lillian, Sarah Maclean ainda abordou de forma criativa um problema bem comum nos dias de hoje: a exposição e vazamento de conteúdo íntimo, que expõem os corpos das mulheres e transformam-nas em motivo de risada e desprezo. Mesmo em um contexto completamente diferente e em um livro leve e divertido no geral, a autora mostrou como tais situações fragilizam a vida de uma pessoa e como é errado divulgar publicamente quadros (como na história), fotos ou vídeos pessoais, que foram destinados a apenas uma única pessoa de confiança. Por isso, é sempre bom lembrar: não compartilhem esse tipo de coisa e evitem até mesmo ver ou comentar sobre!

“- Minha reputação está arruinada porque eu sou uma mulher, e nós, mulheres, não nos pertencemos. Nós pertencemos ao mundo. Nosso corpo, nossa mente.” Pág. 126

Apesar desse lado mais sério e crítico, Amor Para Um Escocês é um romance de época divertido e fofo. Com muitos momentos surpreendentes e engraçados, a jornada amorosa dos personagens é muito bem construída, com encontros e desencontros inesperados e românticos, além da tensão em relação a revelação do quadro, que nos fazem rir, roer as unhas de ansiedade e suspirar. A trama foi muito bem amarrada e a autora me conquistou ainda mais trazendo a presença forte (e bem vinda) de vários outros personagens e casais não só da série Escândalos e Canalhas, como também da saga Clube dos Canalhas. Foi delicioso rever personagens tão queridos depois do seu final feliz.


A EDIÇÃO

A edição da obra está excelente. A tradução é perfeita e o texto não tem qualquer tipo de erro. Há um detalhe da diagramação que eu adoro: os títulos dos capítulos vem em forma de manchete de jornal, o que combina muito com um livro que fala tanto sobre escândalos. A capa de Amor Para Um Escocês é maravilhosa, e combina com a história, já que a Lillian é ruiva e os tons claros e românticos usados combinam com o ar fofo do livro. Bem mais bonita que a do livro anterior, ela ainda combina com a capa de Cilada Para Um Marquês, já que em ambas há mulheres em vestidos de época olhando por uma janela.

CONCLUSÕES FINAIS

Está cada vez mais difícil resenhar os livros da Sarah Maclean, pois todos são bem construídos e apaixonantes. Contudo, é muito fácil devorar um livro dela em poucas horas. Amor Para Um Escocês, por exemplo, é divertido do início ao fim. Além dos diálogos bem humorados, o livro ainda traz um romance cheio de idas e vindas fofas e sensuais, com um casal bem cativante, graças a sua mocinha empoderada e o mocinho escocês sedutor. Amor Para Um Escocês também critica, sem tirar a leveza da história, o machismo da cultura ocidental e a seriedade da divulgação de conteúdo íntimo. Entre momentos de tensão, risada e suspiros, o livro me cativou profundamente e foi uma leitura rápida e deliciosa que me deixou maluca pelo próximo volume da série e todos os outros livros mais da autora.

Conheça mais livros da Sarah MacLean:


QUOTES FAVORITOS

“Vestindo algo sem graça ou não, não seria um exagero dizer que ela era, facilmente, a mulher mais bonita da Grã-Bretanha.” Pág. 26

“- As regras são tão diferentes para homens e mulheres. Por que tem que importar para o mundo com quem sou vista? Por que deve importar o fato de eu ter um encontro particular com um homem? Não devia ser da conta de ninguém. Devia ser apenas isso: particular.” Pág. 153

“Lillian Hargrove não era outra coisa além de um problema. Do pior tipo, do que obrigava os homens a fazer coisas estúpidas, como beijá-la até perder a razão dentro de uma carruagem, até estarem os dois fracos de prazer.” Pág. 156

“- Não faça da garota uma condessa por dinheiro. Faça dela uma duquesa, por amor. Não existe nada que o mundo goste mais do que uma boa história de contos de fadas.” Pág. 263


Título: Amor Para Um Escocês
Título original: A Scot in the Dark
Série: Escândalos e Canalhas
Volume: 2
Autora: Sarah Maclean
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582354315
Ano: 2017
Páginas: 302
Compre: Amazon - Submarino

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Oi, Ana!!!

    Eu também não tenho nenhum livro da Sarah Maclean que não tenha gostado muito. Ela escreve muito bem mesmo.
    Estou LOUCA para comprar essa nova série dela, mas pelo menos termino em breve Os Números do Amor e poderei ir para a próxima!! :D

    Adorei a resenha!!

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ana

    Não sou muito de romances históricos, confesso que a maioria me cansa, mas se tem uma autora que me ganhou desde o ano passado, essa foi a Sarah MacLean. Li as duas primeiras partes da série dos Canalhas e amei de paixão, curti como nunca havia curtido um romance histórico e quero muito em breve ler mais coisas da autora, com certeza. E essa capa hein? Que coisa linda.

    Beijos

    aliceandthebooks.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)