10.5.17

5 coisas que me fazem querer ler um livro logo de cara

Foto fofa da Melina Souza

Uma das coisas mais difíceis, mas ao mesmo tempo mais divertidas, da vida de um leitor é encontrar novas obras para ler! Nem sempre a sinopse, capa e título do livro conseguem nos cativar, ou deixam claro se aquele é o tipo de leitura que estamos procurando ou que combina com a gente. Contudo, às vezes, uma obra desperta imediatamente a nossa curiosidade, seja por causa da sua capa, ou da história que traz alguém elemento que você adora. E, pensando nisso, hoje resolvi fazer uma listinha rápida sobre 5 coisas que me fazem querer ler um livro logo de cara! Confiram:

Leia também:
20 livros que você também leria só pelo título
- 7 coisas que tornam um livro de romance perfeito (e bem sucedido)

1 - Uma capa bonita

Aquele que nunca julgou um livro pela capa que atire a primeira pedra! É fato e não sinto vergonha em admitir que uma capa bonita faz sim que eu queria ler um livro logo de cara! A capa é a primeira coisa que você vê em uma obra, então é natural que ela desperte ou não sua curiosidade por um livro! Claro que esse não é o único fator que me faz querer devorar um livro, sempre leio a sinopse da obra e às vezes comentários que quem já leu, e nunca deixei de ler algo só porque tinha uma capa feia. Contanto, uma capa bem feita, com uma imagem bonita e elementos que remetem a história, me deixam, na maioria das vezes, imediatamente intrigada para conhecer melhor algum livro!

Livros incríveis que me conquistaram logo na capa:
- o divertido e fofo romance de época  "Sedução da Seda"
- o triste, mas impactante, drama "Cartas de Amor aos Mortos"
- uma das minhas melhores leituras de 2016, o chocante e crítico "Placebo Junkies"


2 - Uma mocinha empoderada

Seja pela sinopse, ou comentários de quem já leu, mas saber que uma história traz uma mocinha empoderada já faz o livro ganhar pontinhos antes mesmo de eu lê-lo! Não tem nada mais legal, para uma garota ou mulher, ler um livro que tem uma protagonista feminina forte, que sabe o que quer e corre atrás dos seus sonhos. Claro que a mocinha não precisa ser perfeita, um modelo de heroísmo, pelo contrário, é interessante também acompanhar uma personagem com defeitos e que tem lá seus momentos de fraqueza e vai aprendendo e ganhando força aos poucos. Mas, sem sombra de dúvidas, uma obra, ainda mais se for de romance, se torna mais especial por ter uma mocinha determinada e empoderada, que deixa as leitoras mais inspiradas!

Livros com protagonistas femininas muito bad-ass:
"Lembrança", da série a Mediadora, que traz a incrível e hilária (e mediadora de fantasmas) Suzannah
"Nunca Julgue Uma Dama Pela Aparência", um romance de época cuja protagonista, Georgiana, é uma Lady que comanda seu próprio cassino
"Alice no País das Armadilhas", com sua Alice caçadora de zumbis, além de divertida e corajosa

3 - Um cenário mágico

Uma das partes mais legais da literatura é poder viajar para lugares incríveis e que, infelizmente, não podem existir na vida real. Então, quando percebo que tal história se passa em um lugar mágico, seja ele realmente dotado de magia, como Nárnia Hogwarts, ou apenas bem diferente do nosso, mas ainda assim criativo e inusitado, como um planeta de uma galáxia distante, ou um futuro cheio de tecnologias e máquinas incríveis, eu já fico curiosa para ler o livro! Sem falar que qualquer história já se torna ainda mais cativante com um cenário especial e diferente, que nos faça sonhar e imaginar as coisas mais loucas!

Livros com cenários absolutamente encantadores e mágicos:
"Crave a Marca", que se passa em uma galáxia diferente da nossa e regida por uma força mágica
"Boo", que nos leva para uma versão inusitada, fascinante e habitada apenas por crianças do paraíso
- Conheça mais obras no post 7 livros que se passam em lugares inusitados

 Foto fofa da Sarah K.

4 - Um casal inusitado

Que eu sou viciada em romances vocês já sabem, então podem imaginar que saber que um livro vai ter uma pitadinha de amor e paixão sempre me deixa curiosa para lê-lo! Contudo, é melhor ainda quando a história traz um casal inusitado que, mesmo por alguns segundos, te faça duvidar que a história vai ter um final feliz! E, geralmente, casais assim são os mais fofos e hilários, eles não se gostam no início ou tem personalidade e vidas completamente opostas, mas acabam se apaixonando e conseguindo conciliar suas diferenças - o que deixa qualquer obra ainda mais apaixonante! Então sim, se tem um casal que troque muitas faíscas me faz ficar louca para ler um livro!

Livros com casais inusitados e apaixonantes:
- o romance de época "Cilada para um Marquês", cujos mocinhos se odeiam e se amam ao mesmo tempo
"O Projeto Rosie", com um casal que tinha tudo para não ser um casal, mas que acaba se apaixonando meio que por acaso
"A Aposta", um romance jovem com dois colegas de escola que acabam se apaixonando por causa de uma aposta

5 - Referências a livros clássicos/favoritos

Vocês também acham incrível quando um personagem do livro que você está lendo menciona ou conversa sobre outra obra que você conhece e ama? Eu adoro quando isso acontece, por isso, quando encontro livros baseados ou inspirados em clássicos que gosto, ou que façam referências a alguma história queridinha minha, eu fico louca para lê-lo! É bem legal quando a literatura fala sobre literatura, por isso saber que isso vai rolar me deixa louca por uma história logo de cara!

Livros com referências a outros:
- "O Diário Secreto de Lizzie Bennet", uma adaptação moderna muito divertida e fofa de Orgulho e Preconceito
- "Quando a Bela Domou a Fera", um romance de época super fofo e hilário, inspirado no conto da Bela e da Fera
- A emocionante série de fantasia Splintered, que faz muitas referências a Alice no País das Maravilhas


E essa foi a nossa listinha de hoje, sobre 5 coisas que me fazem querer ler um livro logo de cara! O que acharam? E o que desperta imediatamente a curiosidade de vocês sobre um livro? Não deixem de comentar!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Tento não julgar um livro pela capa, mas se encontrar o mesmo livro em edições diferentes, claro que escolho a capa que gostei mais. A sensibilidade estética acaba por ter um peso significativo na hora de escolher um livro, mesmo que tentemos rejeitar isso.
    Protagonistas femininas empoderadas também me cativam imenso, até porque é algo que ainda não se vê muito na literatura e nós, como mulheres, também merecemos ser representadas e de nos sentirmos identificadas com uma personagem forte, contrariamente ao estereótipo passivo e submisso que tentam enfiar-nos goela abaixo.

    ResponderExcluir
  2. Amei seu post, Luiza, como sempre!
    O que mais me faz ter vontade de ler um livro é a sua capa e quando a sinopse mostra que a história vai ter um quê de romance proibido, em que o casal se ama muito e luta para ficar junto mesmo com o mundo contra eles. Sabe aquela história sofrida mas bonita? rs
    E também adoro os livros com protagonistas femininas fortes, simpatizo com todas na hora! Ultimamente tenho conhecido muitas, dá para fazer uma bela lista!

    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!
    Também sou muito atraída por capas. Mas parando para pensar não consigo muito bem definir o que mais me atrai em um livro. Consigo com mais felicidade definir o que definidamente me faz olhar e dizer "esse não!" XD
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!!

    Eu também me atraio pelo o que disse e acrescento mais um item: quando sei que é uma temática nerd. Eu simplesmente não resisto!! Hahahahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)