17.4.17

5 livros (de romance) que se passam na faculdade


Falo por experiência própria que cursar faculdade é uma das coisas mais incríveis e complicadas, ao mesmo tempo, da vida. Por um lado, é preciso lidar com os montes de trabalhos e provas para fazer, com professores que pouco se importam com você e se preocupar, quase o tempo todo, com o seu futuro profissional! Mas, por outro lado, essa é uma época também de aprender coisas novas e que são a sua cara, de conhecer pessoas completamente diferentes e incríveis, assim como de finalmente poder seguir e começar a realizar os seus sonhos! 

E claro que uma época tão marcante da juventude da maioria das pessoas acabou virando tema de livros! Tanto que gerou uma tendência lá fora, um novo subgênero dos romances para jovens adultos (New Adults), chamados de "college romance", que se propõem a entregar histórias de amor fofas de personagens que estão cursando faculdade. E, foi lendo um livro desse novo subgênero que acabei tendo ideia para essa listinha! É bastante divertido ler sobre as aventuras e desventuras de protagonistas jovens na universidade, realizando seus sonhos e se apaixonando, ao mesmo tempo em que precisam lidar com os perrengues da vida de universitário! Por isso, hoje resolvi falar de 5 livros divertidos, cativantes e românticos que se passam nesse universo de faculdade/universidade! Confiram:
E começando com o livro que inspirou essa lista e uma das minhas leituras recentes: Espero Por Você! Com personagens únicos e divertidos - e que estão na faculdade - o livro constrói uma história de amor cativante e emocionante. Mesmo falando bastante, e de forma inteligente e sensível, sobre violência sexual, culpabilização da vítima e traumas emocionais, esse acaba sendo um romance jovial, leve e surpreendente. Gostoso e rápido de ler, Espero Por Você mistura tramas de superação, autodescoberta e romance, em uma história com pitadas de humor, sensualidade e drama, que provoca risadas, suspiros e reflexões. Eu simplesmente adorei Espero Por Você e recomendo para todo mundo!

Sinopse de Espero Por Você: Algumas coisas valem a pena esperar. Algumas coisas valem a pena experimentar. Algumas coisas não devem ser mantidas em silêncio. E, por algumas coisas, vale a pena lutar. Avery Morgansten precisa fugir. Ir para uma faculdade a centenas de quilômetros de casa foi a única forma que encontrou para esquecer o acontecimento fatídico que, cinco anos antes, mudara a sua vida para sempre. O que não estava em seus planos era atrair a atenção do único rapaz que pode mudar totalmente a rota do futuro que Avery está tentando construir. Cameron Hamilton tem um metro e noventa de altura, impressionantes olhos azuis e uma habilidade notável para fazer com que Avery deseje coisas que ela acreditava terem sido roubadas irrevogavelmente dela. Envolver-se com ele é perigoso. No entanto, ignorar a tensão entre eles — e despertar um lado dela que nunca soube que existia — é impossível. Até onde ela estará disposta a ir e o que fará para esquecer o passado e viver aquela relação intensa e apaixonada, que ameaça ruir todas as suas certezas e fazê-la conhecer um mundo de sensações que julgava estar negadas para sempre?


Um pouco diferente da indicação anterior, o nacional Sussurro Noturno (1º volume da Trilogia Angellore – A Divina Conspiração) é um romance sobrenatural, no qual a nossa protagonista lida com mistérios mágicos e perigosos ao mesmo tempo em que cursa faculdade (inclusive, a mesma universidade em que eu estudo - a UFMG!). Com pegadas de fantasia urbana, policial e sobrenatural, além de pitadas de ação, Sussurro Noturno é um new adult intrigante e cativante. O livro tem seus clichês, mas consegue conquistar desde as primeiras páginas e se tornar único em alguns aspectos. Sussurro Noturno torna-se ainda mais emocionante e interessante por se passar em terras brasileiras, e, assim, mostrar que a rotina na faculdade da protagonista é bem parecida com a que nós experimentamos, algo que, infelizmente, não acontece com os livros gringos!

Sinopse de Sussurro Noturno: Olívia Giacomelli é uma agente de polícia especializada em complexos casos de assassinato. Competente, ela sempre conseguira resolver com êxito cada um deles, nunca encerrando um crime sem solucioná-lo. No entanto, uma sequência de mortes misteriosas vinha ocorrendo desde 2007. Perturbada com a falta de pistas, Olívia começa a investigar os incidentes mais a fundo, até que, em um suposto suicídio na UFMG, ela encontra uma pena negra. 
Enquanto isso, Sophie, uma jovem universitária, tenta superar a ausência da família, que morrera num trágico acidente de carro no Réveillon de 2008. A polícia nunca foi capaz de explicar o que ocasionou a tragédia nem o estranho desaparecimento do corpo do padrasto. Como se não bastasse, ela passa a ser atormentada por sombras, que, ocultas na escuridão, a perseguem obstinadamente. É quando ela conhece Nicolae: reservado e enigmático, ele parece rondar Sophie e, ao que tudo indica, esconde segredos que envolvem diretamente sua vida. Numa busca por respostas, os caminhos de Sophie e de Olívia se cruzam, e ambas se deparam com uma realidade aterradora. Elas se veem em meio a uma batalha invisível que desde sempre era travada por seres sobrenaturais: os angellores. Agora, elas estão num terreno obscuro e assustador, e precisarão se arriscar para descobrir a verdade, que mudará suas vidas para sempre.


Que muita gente acaba encontrando o amor da sua vida na faculdade a gente já sabe, mas o que acontece quando alguém se apaixona pelo seu professor e o sentimento é correspondido? Esse é o pontapé inicial de Perdendo-me, uma leitura divertida, sensual, romântica e muito cativante. A protagonista desse livro está no último semestre de faculdade e, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as inseguranças sobre seu futuro, ela também vive as aventuras e desventuras típicas da universidade enquanto tenta perder a sua virgindade e acaba se apaixonando por seu professor. Perdendo-me é um livro fofo e divertido, que vai agradar bastante de quem gosta de livros que se passam na faculdade e de romances proibidos.

Sinopse de Perdendo-me: Virgindade. Bliss Edwards vai se formar na faculdade e ainda tem a sua. Chateada por ser a única virgem da turma, ela decide que o único jeito de lidar com o problema é perdê-lo da maneira mais rápida e simples possível com uma noite de sexo casual. Tudo se complica quando, usando a mais esfarrapada das desculpas, ela abandona um cara charmosíssimo em sua própria cama. Como se isso não fosse suficientemente embaraçoso, Bliss chega à faculdade para a primeira aula do último semestre e... adivinhe quem ela encontra?


Sociedade dos Meninos Gênios é o único livro que não se encaixa no gênero new adult, mas eu precisava recomendá-lo de qualquer maneira! Faz bastante tempo que li esse steampunk, mas até hoje me lembro de como adorei a obra! O livro se passa em uma versão alternativa do século 18, onde máquinas mirabolantes existem tanto quanto vestidos vitorianos. E é nesse mundo que a protagonista, uma jovem cientista, se disfarça do seu irmão gêmeo para poder cursar a faculdade! É simplesmente incrível e hilário acompanhar as aventuras e desventuras de uma garota em uma universidade só para homens em pleno século 18. Sociedade dos Meninos Gênios é uma leitura surpreendente, cativante e divertida, que ao mesmo tempo que nos entrega uma história fantástica e emocionante, com pitadas de romance, que ainda critica preconceitos de gênero. Mais que merecia estar na nossa lista!

Sinopse de Sociedade dos Meninos Gênios: chantagem, mistério, confusões de gênero, coelhos falantes e um assassino autômato: mergulhe na trajetória de Violet Adams, que assume a identidade de seu irmão gêmeo para conseguir uma vaga na mais prestigiada universidade de Londres, que é exclusiva para meninos. Inspirado em clássicos como Noite de reis, de Shakespeare, e A importância de ser honesto, de Oscar Wilde, Sociedade dos Meninos Gênios traça um retrato pitoresco e provocativo da aristocracia vitoriana, oferecendo diversão, aventura e uma reflexão bem-humorada sobre a questão do gênero.


E para finalizar a nossa listinha, a minha adaptação preferida de Orgulho e Preconceito! Em O Diário Secreto de Lizzie Bennet, a protagonista é uma estudante de pós-graduação em Comunicação que, como um projeto para faculdade, começa a registrar sua vida em vlogs e, assim, acaba ficando famosa na internet. O livro é muito, muito fofo, além de bastante divertido. O Diário Secreto de Lizzie Bennet consegue não só trazer Orgulho e Preconceito para a nossa época, quanto nos entregar uma história hilária e emocionante de uma família meio maluca e da paixão arrebatadora e complicada de Lizzie e Darcy!

Sinopse de O Diário Secreto de Lizzie Bennet: Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries.Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...



E essa foi a nossa listinha de hoje, sobre 5 livros incríveis (de romance) com personagens que estão na faculdade! O que acharam? Já leram alguns dos livros da lista? E quais obras que se passam na universidade que vocês recomendam? Não deixem de comentar aí embaixo!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. ainda nao li nenhum mas me interessei pra ler. parecem otimos
    te sorteio rolando no blog. participa
    http://dose-of-poetry.blogspot.com.br/2017/03/sorteio-mes-nacional-2-kits-2-ganhadores.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!
    Gosto muito de ler sus listinhas que sempre acabo aumentando a minha interminável lista de leitura. rs
    Dentre eles já li o Perdendo-me e estou terminando Espero por você. Ainda não li Sociedade dos meninos Gênios que tenho na estante e o O Diário Secreto de Lizzie Bennet já foi para a lista.
    Separei algumas de suas listas para futuramente fazer as minhas e claro com os devidos créditos.
    Uma ótima semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. é um enredo que sempre me atrai, adoro encontrar personagens com idades equiparadas a minha
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana!!

    Dos livros que citou aí, só fiquei com vontade de ler Espero Por Você e O Diário Secreto de Lizzie Bennet.
    Acho que são os que vou gostar mais.
    Já estão na lista! ;)

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas ! Estava fuçando na internet livros com esse tema e acabei achando o seu Blog. Adorei.
    Umparadoxoliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Já coloquei Sociedade dos Meninos Gênios na lista de desejados, parece bem interessante... :)

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)