19.3.17

Resenha: Espero Por Você - J. Lynn


A HISTÓRIA

Avery Morgansten divide sua vida em um Antes e um Depois. Antes: ela era uma jovem garota popular, cheia de amigos e sonhos. Depois: ela é uma jovem mulher em fuga, marcada por um passado sombrio, odiada por todos que conhece. Avery não se mudou para uma faculdade do outro lado do país a toa. Aos 14 anos, ela foi violentada e obrigada a ficar em silêncio sobre isso. Chamada de “vagabunda” e coisas piores pelos antigos amigos e pela própria família, Avery sobreviveu ao inferno pelos últimos cinco anos e está decidida a recomeçar a sua vida na nova faculdade.

Entretanto, é difícil simplesmente deixar para trás algo como o que aconteceu por Avery. É por isso que, em seu primeiro dia, a ansiedade e medo falam mais alto e ela acaba atrasada para a aula de Astronomia e praticamente atropela um cara no corredor. Mas não qualquer cara, e sim Cameron Hamilton, muito alto, muito bonito e muito popular. Mais tarde, através dos novos amigos, Jacob e Brit, Avery descobre que Cam é o cara dos sonhos de todas as mulheres do campus. É por isso que, quando Avery não se mostra nem um pouco interessada nele, o belo de olhos azuis faz de sua missão pessoal convencê-la a sair com ele. 


Se algo que Avery evita com todas as suas forças são homens como Cam, confiantes e charmosos, já que eles a lembram do garoto que a violentou. Contudo, após continuar se esbarrando com o cara e descobrir que ele é seu vizinho, Avery percebe que Cam não é como ela imaginava. Por trás do sorriso fácil e flertes constantes, está um homem gentil e inteligente, mas também marcado por seu próprio passado sombrio. Cam, por sua vez, fica cada vez mais encantado com Avery, que obviamente esconde muitos segredos, mas também esconde a bela, inteligente e corajosa garota que é.

Meses se passam e Cam continua chamando Avery para um encontro, apesar de que a coisa toda meio que se tornou uma piada interna entre os dois. Avery continua dizendo “não”, mas ela e Cam se tornam amigos. Contudo, todos os momentos divertidos com Cam e seus outros amigos não deixam Avery esquecer de seu passado, ainda mais agora que está recebendo e-mails, mensagens de texto e telefones insistentes de um desconhecido, mas claramente alguém da sua cidade e que sabe de seu passado, já que as mensagens sempre tem o mesmo teor de ódio. Cada vez mais consumida pelo medo e insegurança, Avery acaba se apegando ainda mais a presença de Cam, mas será que não é tarde demais para finalmente dizer “sim” a ele? E será que a paixão intensa e apaixonada dos dois resistirá a tantos segredos sombrios?


A SÉRIE

Espero por Você é o primeiro livro dos seis volumes da série Wait For You (Espero por Você) de Jennifer L. Armentrout como J. Lynn. Apesar de fazer parte de uma série, e terem alguns personagens em comum, cada obra da saga pode ser lida de forma completamente independente, já que trazem romances únicos e diferentes casais. O primeiro livro, Espero por Você, conta a história de amor de Avery e Cam. O segundo livro, Be With Me, traz o envolvimento de Teresa e Jase, respectivamente a irmã e o amigo de Cam.

A LEITURA: NARRATIVA, TRAMA E CRÍTICAS DO LIVRO

Eu fiquei curiosa por Espero Por Você quando li a sinopse do livro pela primeira vez. Essa parecia ser uma história de amor divertida e romântica, com pitadas de drama e sensualidade, que daria uma boa leitura de final de tarde. E, no final, o primeiro volume da série Wait For You foi exatamente o que eu esperava, um pouco mais cativante até. A narrativa em primeira pessoa, sobre o ponto de vista da Avery, é envolvente e fluída. Além de ter boas pitadas de humor, a escrita da autora conseguiu agregar bastante da personalidade da narradora, o que proporciona ao leitor uma narrativa cativante e jovial, que nos permite conhecer bastante da protagonista. A narrativa em primeira pessoa também ajuda a desenvolver melhor um dos temas mais marcantes do livro: violência sexual


E J. Lynn conseguiu falar sobre abuso de forma inteligente e sensível. Em vários momentos ela critica a culpabilização da vítima, mostrando como, muitas vezes, a mulher que foi abusada é tachada de “vadia” ou “vagabunda”, acusada de ter provocado a violência que sofreu, quando, na verdade, a culpa é única e exclusiva do agressor. A autora também fala sobre como, em muitos casos, a violência é acobertada e a vítima silenciada, o que só prolonga o sofrimento e traumas da vítima. E falando de traumas, Espero Por Você também aborda alguns deles, ao mostrar o medo e ansiedade que, em alguns momentos, se apoderavam de Avery e como isso atrapalha a sua vida e os seus relacionamentos.

Contudo, J. Lynn também mostra como é possível seguir em frente. Sem ser clichê ou diminuir a gravidade da violência sexual, Espero Por Você acaba trazendo uma história de superação, conforme Avery vai lutando contra os seus medos e redescobrindo a si mesma, aos poucos. E, nesse ponto, J. Lynn precisa ser elogiada por não ter caído em sensos comuns e mostrado Cam como o grande herói da Avery. O nosso mocinho acaba se tornando parte do grupo de pessoas que fornecesse apoio emocional para a Avery, mas, apesar dele e os outros a ajudarem, a Avery acaba sendo sua própria heroína e vencendo suas dificuldades por si mesma.

É preciso dizer, entretanto, que apesar de abordar temas tão densos como violência sexual e traumas emocionais, Espero Por Você não é um livro pesado ou arrastado. A temática mais séria da trama está diluída em um romance jovem e divertido. Com muitas cenas românticas, mas também momentos de amizade e autodescoberta, essa é uma história de amor fofa, surpreendente e leve. Devorei as 384 páginas do livro em apenas dois dias e, durante toda a leitura, quando eu não estava gargalhando, com as tiradas sarcásticas dos personagens ou seus momentos malucos, eu estava suspirando pelo envolvimento romântico do casal ou com um sorriso no rosto por estar lendo uma história tão cativante...


OS PERSONAGENS

O melhor de Espero Por Você é, sem sombra de dúvidas, os seus personagens. Todos são únicos e marcantes. Começando pela nossa mocinha, Avery, uma garota corajosa e inteligente, que, ao longo do livro, enfrenta seus medos e aprende a viver novamente. Avery é um amor de pessoa, gentil e divertida, o tipo de garota que eu adoraria ter como melhor amiga. Cam, ao contrário da Avery, soa um pouco perfeitinho de mais, mas ainda assim muito cativante. Ele é convencido e atrevido, mas também fofo e muito charmoso.

Apesar de ser bastante insistente, no início, para a Avery sair com ele, em nenhum momento o Cam soa sufocante, algo bastante positivo para um mocinho (já que não suporto quando o cara não sabe dar espaço para a garota). Como casal, Avery e Cam também são puro amor. Eu gostei que o romance deles tenha se desenvolvido bem lentamente, já que um grande amor soa mais real quando demora mais para ser construído. A autora soube dosar bem desenrolar do relacionamento dos protagonistas, mostrando como paixão só vira amor mesmo quando se nutre grande carinho, respeito e confiança entre os envolvidos.

Contudo, além de protagonistas incríveis, Espero Por Você traz também personagens secundários muitos fofos. Eu adorei os melhor amigos de Avery: Jacob é divertido e desbocado, mas o tipo de amigo que sempre incentiva os outros a buscar o que é bom para eles, enquanto Brit é fofa e mais discreta, mas uma amiga fiel até a morte. Ollie não aparece tanto quanto Brit e Jacob, mas gostei das poucas e divertidas vezes que ele marcou presença. Senti que o personagem tem muito mais para oferecer, assim como Brit, e que eles dois dariam um belo casal, apesar de que, até o momento, nenhum dos outros livros da autora trouxe os dois como protagonistas. Teresa e Jase aparecem rapidamente (e separadamente) nesse livro, o que acabou me deixando ansiosa para ver como a autora vai dar um jeito de juntar os dois nos próximos livro. Contudo, o meu personagem secundário favorito de todos foi Rafael, a tartaruga fofa de Cam!


A EDIÇÃO

A tradução e diagramação de Espero Por Você estão boas. As páginas cor de creme, sem grandes detalhes nos permite focar mais na história, mas gostaria que o tamanho das letras fosse um pouco maior. Eu gosto da capa de Espero Por Você, que é a mesma que a versão original, em inglês, da obra. Mesmo ela tendo um ar bem mais sensual que o livro em si, a capa é bonita e chamativa.


CONCLUSÕES FINAIS

Com personagens únicos e divertidos, Espero Por Você constrói uma história de amor cativante e emocionante. Mesmo falando bastante, e de forma inteligente e sensível, sobre violência sexual, culpabilização da vítima e traumas emocionais, esse acaba sendo um romance jovial, leve e surpreendente. Gostoso e rápido de ler, Espero Por Você mistura tramas de superação, autodescoberta e romance, em uma história com pitadas de humor, sensualidade e drama, que provoca risadas, suspiros e reflexões. Eu adorei o livro bem mais do que esperava e estou ansiosa para devorar mais obras da série Wait For You.

Título: Espero Por Você
Título original: Wait For You
Série: Wait For You
Volume: 1
Autora: Jennifer L. Armentrout como J. Lynn
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581638201
Ano: 2017
Páginas: 384
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Novo Conceito
Compre: Amazon

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Que resenha incrível! Fiquei com muita vontade de ler o livro, já está na minha lista de desejados. :)

    ResponderExcluir
  2. Ana, eu confesso que nem tinha dado bola para esse livro quando vi na loja, mas sua resenha está ótima!!

    Eu adorei de verdade e já estou adicionando na minha lista de leituras pendentes! Hahahaha

    Bjs!!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler e adorei,ja to espera dos outros livros

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)