17.2.17

Melhores Romances de Época que se Passam na Escócia


Que eu sou apaixonada por romances de época vocês já sabem! Eu não consigo resistir a uma boa história de amor em meio a vestidos, bailes e passeios de carruagem. Contudo, após me apaixonar pela saga Outlander, acabei descobrindo um segmento do gênero que adoro em especial: os romances de época que se passam na Escócia! 

Com um horizonte muito verde, castelos que são verdadeiras fortalezas e uma cultura rica em lendas e criaturas mágicas, a Escócia é o cenário perfeito para um romance de época, especialmente quando envolvem algo que me fascina: os clãs escoceses. E, como são reconhecidamente um povo guerreiro, alguns livros ainda trazem um bônus, caso os protagonistas sejam escoceses: mocinhas bastante audaciosas e mocinhos altos e fortes, ambos sempre prontos para batalhar!

Sério, se você já leu qualquer livro de romance que se passe na Escócia antiga sabe do que estou falando: a história ganha certo toque de magia e a história de amor ganha mais ação simplesmente por se passar naquele lugar. E foi por isso que decidi fazer esse post, sobre os Melhores Romances de Época que se Passam na Escócia, para fazer com que mais pessoas se apaixonem, como eu, por livros que se passam naquele lugar maravilhoso! Vamos então conhecer as obras?

Leia também:
Melhores livros de romance de época - Parte 2
5 séries de livros romance de época que precisam ser lançadas no Brasil
10 coisas que todo mundo pensa quando lê um romance de época


Como já falei aí em cima, a série Outlander, da Diana Gabaldon foi a grande responsável por me fazer apaixonar por romances de época que se passam na Escócia. Além de narrar bem as paisagens e a cultura escocesas, os livros ainda nos presenteiam com uma boa lição de história sobre a política dos clãs da Escócia e como eles foram sendo dizimados pela Inglaterra. Durante a série, o casal protagonista viaja para vários lugares e, infelizmente, no final da segunda parte do 3º livro, O Resgate no Mar, eles acabam indo morar nos Estados Unidos. Mas, isso não é motivo para desanimar, pois a leitura de todos os livros é deliciosa e muito emocionante, e com os dois primeiros volumes conseguimos conhecer a fundo a bela Escócia. A série Outlander tem muito romance, bastante ação, várias intrigas e mistérios, assim como personagens incríveis, e merece ser conhecida e lida por todos!

Sinopse do 1ª livro - A Viajante do Tempo: Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente?

Leia as resenhas dos livros da saga Outlander:


E para quem já conhece e adora Outlander, a série Montgomery e Armstrong é a recomendação certa! Os livros dessa série se situam na bela e perigosa Escócia medieval, com seus poderosos clãs e guerreiros. E, para melhorar, cada volume traz um casal e uma história diferente, mas todos proporcionam uma leitura divertida e apaixonante. Dos três livros da série, os dois primeiros já foram lançados aqui no Brasil com os nomes de Seduzida por Um Guerreiro Escocês e O Mais Desejado dos Highlanders - e valem a pena serem lidos!

Sinopse do 1º livro - Seduzida por Um Guerreiro Escocês: Eveline Armstrong é imensamente amada e protegida por seu clã, mas as pessoas a consideram diferente, pois apesar de ser linda e encantadora, a moça sofreu um acidente que lhe causou sequelas não só psicológicas, mas também físicas, visto que ela ficou surda. Satisfeita com sua vida reclusa, ela aprendeu a ler lábios e permitiu que o mundo a enxergasse como uma tola. Contudo, quando um casamento arranjado a torna esposa de Graeme Montgomery, integrante de um clã rival, Eveline aceita seu destino - despreparada para os deleites que viriam. Enredado pelos mistérios de Eveline, cujos lábios silenciosos são cheios de tentação, Graeme vê seu casamento ameaçado devido às rivalidades entre clãs e agora deverá enfrentar inúmeras adversidades para salvar a mulher que lhe despertou tanto amor.

Leia as resenhas dos livros da saga Montgomery e Armstrong:

De todos os nove livros da incrível série Os Bridgertons, O Conde Enfeitiçado é o único que não se passa totalmente em Londres e região. Um pouco mais sério que as outras obras da saga, esse sexto livro narra a história emocionante de uma viúva, que está louca para ter um filho, e o primo de seu falecido marido descobrindo o amor em um casarão na Escócia. Contudo, mesmo tendo um tom mais sóbrio, O Conde Enfeitiçado ganha uns pontos por trazer algumas cenas mais sensuais...

Sinopse de O Conde Enfeitiçado: Toda vida tem um divisor de águas, um momento súbito, empolgante e extraordinário que muda a pessoa para sempre. Para Michael Stirling, esse instante ocorreu na primeira vez em que pôs os olhos em Francesca Bridgerton. Depois de anos colecionando conquistas amorosas sem nunca entregar seu coração, o libertino mais famoso de Londres enfim se apaixonou. Infelizmente, conheceu a mulher de seus sonhos no jantar de ensaio do casamento dela. Em 36 horas, Francesca se tornaria esposa do primo dele. Mas isso foi no passado. Quatro anos depois, Francesca está livre, embora só pense em Michael como amigo e confidente. E ele não ousa falar com ela sobre seus sentimentos a culpa por amar a viúva de John, praticamente um irmão para ele, não permite. Em um encontro inesperado, porém, Francesca começa a ver Michael de outro modo. Quando ela cai nos braços dele, a paixão e o desejo provam ser mais fortes do que a culpa. Agora o ex-devasso precisa convencê-la de que nenhum homem além dele a fará mais feliz.


Uma Semana Para Se Perder, na verdade, se passa, em grande parte, em estradas tortuosas entre a Inglaterra e a Escócia. Contudo, esse segundo livro da série Spindle Cove é definitivamente um dos melhores romances de época que já li. Simplesmente hilário do início ao fim, Uma Semana Para Se Perder é recheado de acontecimentos divertidos, inusitados, emocionante e apaixonantes. É incrível acompanhar dois mocinhos tão diferentes descobrindo o amor durante uma viagem de carruagem completamente maluca. Vocês precisam ler esse livro!

Sinopse do livro Uma Semana Para Se Perder: O que pode acontecer quando um canalha decide acompanhar uma mulher inteligente em uma viagem? A bela e inteligente geóloga Minerva Highwood, uma das solteiras convictas de Spindle Cove, precisa ir à Escócia para apresentar uma grande descoberta em um importante simpósio. Mas para que isso aconteça, ela precisará encontrar alguém que a leve. Colin Sandhurst Payne, o Lorde Payne, um libertino de primeira, quer estar em qualquer lugar – menos em Spindle Cove. Minerva decide, então, que ele é a pessoa ideal para embarcar com ela em sua aventura. Mas como uma mulher solteira poderia viajar acompanhada por um homem sem reputação? Esses parceiros improváveis têm uma semana para convencer suas famílias de que estão apaixonados, forjar uma fuga, correr de bandidos armados, sobreviver aos seus piores pesadelos e viajar 400 milhas sem se matar. Tudo isso dividindo uma pequena carruagem de dia e compartilhando uma cama menor ainda à noite. Mas durante essa conturbada convivência, Colin revela um caráter muito mais profundo que seu exterior jovial, e Minerva prova que a concha em que vive esconde uma bela e brilhante alma. Talvez uma semana seja tempo suficiente para encontrarem um mundo de problemas. Ou, quem sabe, um amor eterno.

- Leia a resenha e veja fotos do livro Uma Semana Para Se Perder


Eu estava absolutamente louca para ler A Noiva do Capitão, também da Tessa Dare! A saga Castles Ever After é uma das minhas séries queridinhas do gênero e esse terceiro livro acabou sendo surpreendente, divertido e viciante! Na verdade, A Noiva do Capitão acabou se tornando o meu favorito da série, afinal, ele se passa em um castelo na Escócia e tem um mocinho escocês! Tenho certeza que vocês irão adorar essa leitura!

Sinopse do livro A Noiva do Capitão: Maddie é bonita e talentosa, por isso todos esperam que ela se case em breve. Entretanto, Maddie é muito tímida em relação aos homens, além de ter um medo terrível de espaços públicos e multidões. Para se livrar de ter de ir a festas e ser cortejada, ela inventa um noivo imaginário: um capitão escocês de nome MacKenzie, muito apaixonado e dedicado, a quem escreve cartas onde revela os seus mais íntimos desejos e anseios. Aproveitando as prolongadas ausências do capitão, que vive convenientemente longe por causa da guerra, Maddie vai conseguindo escapar à pressão de se apresentar à sociedade. Anos depois, porém, o inimaginável acontece: o capitão, produto da sua imaginação, aparece-lhe em carne e osso. Este capitão Logan MacKenzie é um soldado atraente, mas rude e selvagem. E o pior de tudo é que tem na sua posse as cartas de Maddie, aquelas que ela escreveu ao seu noivo fictício, e que contêm segredos inconfessáveis. Agora, o capitão pretende fazê-la cumprir todas as promessas que ela lhe fez e que nunca esperou ter de concretizar…

- Leia a resenha do incrível e surpreendente romance de época A Noiva do Capitão


Pode Beijar a Noiva não me agradou tanto, mas sei que várias pessoas amaram a obra, que foi escrita por ninguém menos que Meg Cabot (sob o pseudônimo de Patricia Cabot). Esse livro traz uma história meio maluca, mas divertida, de uma jovem viúva que, de repente, se vê cercada dos pretendentes mais inadequados, mas que estão mais que dispostos a casar com ela e sua fortuna. E tudo isso se passa em uma pequena e fofa vila escocesa. Para quem quer conhecer melhor o interior da Escócia através dos romances de época, está aqui uma boa pedida!

Sinopse do livro Pode Beijar a Noiva: Quando tudo parece estar perdido para Emma Van Court, que acaba de se tornar viúva, a promessa de uma grande fortuna lhe cai dos céus. Mas há uma condição para abocanhar a herança: ela terá de se casar novamente. Como não se especificou o noivo, todos os homens da pequena Faires, na Escócia, resolvem participar dessa corrida do ouro e passam a disputar as atenções da jovem viúva. Os competitivos pretendentes só não contavam com a presença de James Marbury, primo do falecido marido, Stuart, que chega ao vilarejo para ajudar Emma com os trâmites do inventário. No passado, os dois tiveram uma aproximação, e James ainda nutre fortes sentimentos pela, agora, viúva.

Mais um romance da Meg Cabot (como Patricia) que se passa na Escócia. Eu ainda não li A Dama da Ilha, mas, pela sinopse, a obra parece ser bastante divertida e interessante, já que conta a história de dois mocinhos orgulhosos, disputando o posto de médico de uma ilha escocesa remota. Quem já leu o livro diz que é bem legal acompanhar um romance de época que acontece longe dos salões de baile e das formalidades da aristocracia inglesa. A Dama da Ilha parece ser uma excelente leitura!

Sinopse de A Dama da Ilha: O Marquês de Stillworth, Reilly Stanton, quer reconstruir o seu orgulho ferido comprovando para todos e para si mesmo que é um verdadeiro herói e não um bêdado inútil como afirmou sua ex-esposa. Ignorando os conselhos sensatos que recebeu, o londrino Stanton assume um posto médico na remota Ilha de Skye (que fica na Escócia) convencido de que pode conviver com as condições de vida precárias. Então conhece Brenna Donnegal, que ocupou o antigo papel do pai como médica local da Ilha, e está mais do que irritada por encontrar Dr. Stanton assumindo seu trabalho e a casa de campo de seu pai. Por bem ou por mal, ela dará o castigo merecido ao usurpador. Mas o que começa como um cabo de guerra entre dois corações orgulhosos pode se tornar uma paixão.

Compre o livro A Dama da Ilha

Foto maravilhosa do blog Seja Cult

Outra obra que está na minha lista de leitura e que todo mundo que lê ama! Fiquei especialmente curiosa por Um Amor para Lady Johanna já que ele traz uma história com clãs e guerreiros escocês, que, como comentei mais acima, é uma temática que adoro. Esse livro ainda parece ser bem emocionante e fofo, além de um pouco mais sensual!

Sinopse do livro Um Amor para Lady Johanna: Uma jovem viúva. Um guerreiro escocês fascinante. Duas vidas transformadas pelo amor e por uma paixão avassaladora. Quando Lady Johanna soube que estava viúva, ela prometeu que jamais se casaria novamente. Com apenas dezesseis anos, ela já possuía uma força de vontade que impressionava a todos que enxergavam além de sua beleza avassaladora. Contudo, quando o Rei John ordenou que ela se casasse outra vez – e selecionou um noivo para ela – pareceu que a moça deveria se conformar com esse destino. Seu irmão, no entanto, sugere ao Rei um novo pretendente:o belo guerreiro escocês Gabriel MacBain. No início, Johanna estava tímida, mas, conforme Gabriel revelou com ternura os prazeres magníficos a serem compartilhados, ela começou a suspeitar que estava se apaixonando por seu novo e rude marido. Logo ficou claro para todo o clã das Terras Altas, portanto, que o ríspido e galante lorde rendera completamente seu coração. Porém, a iminência de uma intriga da realeza ameaça separar o casal e destruir o homem que ensinou a Johanna o significado do verdadeiro amor, que a transportou além de seus sonhos mais selvagens.



Os dois primeiros volumes da trilogia As Irmãs Cynster são independentes, mas têm muito em comum: ambos são romances de época cheios de ação, que envolvem mocinhas audaciosas, nobres sedutores, mistérios, sequestros e resgastes, e ambos se passam na Escócia!

Sinopse de Conquistada por um Visconde: Londres, 1829. Decidida a escolher seu próprio herói, um que a deixe completamente extasiada e pronta para a felicidade conjugal, Heather Cynster declina convites para os bailes conservadores da aristocracia londrina e busca aventuras fora de seu círculo social. Ao ultrapassar as fronteiras de seu mundo seguro e comparecer a um sarau oferecido por uma dama de reputação duvidosa, Heather acaba entrando na cova de leões. Mas seus planos de independência são arruinados quando encontra, no meio do salão, o enervante Visconde Breckenridge. Amigo dos Cynster e, principalmente, dos irmãos de Heather, ele a toma pelo braço e a leva até a carruagem. Mas seus esforços são inúteis. A poucos metros de entrar no carro, Heather é interceptada e sequestrada por inimigos ocultos que buscam vingança contra os Cynster. Agora, o arrojado Visconde terá de provar que é realmente o herói que Heather tanto almeja. Escrito com maestria, paixão e toques de humor, Conquistada por um visconde é uma trama inesquecível, que deixará o leitor querendo mais após a última página.

Sinopse de Salva por um Cavalheiro: Impetuosamente sequestrada do baile de noivado de sua irmã Heather Cynster com o Visconde Breckenridge, Eliza desperta em um coche estranho a caminho de Edimburgo… Após passar 3 dias e 3 noites sedada, ela fará de tudo para escapar — nem que precise fingir estar desacordada para enganar seus algozes ao longo do percurso. Enquanto percorre os prados escoceses pensando em pergaminhos a serem decifrados e em uma esposa com quem possa compartilhar a vida, o erudito Jeremy Carling é pego de surpresa ao ver uma mulher gritando desesperada de dentro de um coche. Parecia alguma conhecida… Alguém a quem fora apresentado em um salão londrino… Mais precisamente… Eliza Cynster!A pesar de não ser nenhum herói, e sim um especialista em hieróglifos de grande prestígio, seu código de cavalheiro jamais permitiria ignorar uma dama aflita! Mas o perigo os espreita sorrateiramente na forma de um lorde misterioso que insiste em se apoderar de uma das irmãs Cynster. Um confronto à beira do penhasco colocaria um ponto final aos ardis do vilão oculto? Ou seria o momento certo para Eliza e Jeremy ousarem assumir um amor que nasceu em meio a tantos percalços? Em Salva por um cavalheiro, Stephanie Laurens presenteia seus leitores com a apaixonante história de Eliza, a segunda irmã Cynster, e Jeremy. Ao longo das estradas, vales e montanhas que ligam Edimburgo a Londres, a autora desenvolve uma narrativa audaciosa com personagens sedutores em uma trama de mistério capaz de prender a atenção até a última página.


Conheci A Rosa Branca Rebelde pesquisando para fazer esse post e claro que fiquei bastante curiosa para ler esse romance de época que, além de se passar na Escócia, ainda se situa em um período tenso da história do país, com disputas intensas entre os logo finados clãs escoceses e a coroa inglesa. Curiosamente, essa mesma guerra é retratada em Outlander, então imagino que quem gostou da série, como eu, vá gostar desse livro também!

Sinopse do livro A Rosa Branca Rebelde: A Escócia, em especial os clãs das Terras Altas, reluta em aceitar a sua incorporação ao Reino Unido. Divididos entre a esperança no retorno do príncipe jacobita Charles Edward Stuart e as dívidas e acordos pré-estabelecidos com o governo inglês, os clãs terão de se enfrentar na batalha pela independência. Enquanto os revolucionários aliam-se ao tão aguardado príncipe, alguns membros do clã mantêm sua palavra, trabalhando ao lado da Guarda Negra na defesa do rei George. Em meio a essa excitante luta pela liberdade, duas pessoas descobrem e redescobrem o amor, tendo de enfrentar pontos de vista distintos: Aeneas McIntosh e Anne Farquharson, Lady McIntosh, terão de escolher suas batalhas no casamento e na política, mesmo que estejam em lados opostos. Mais do que um romance histórico, o livro retrata a força da mulher na cultura escocesa, uma força que move legiões e inspira revoluções. 



Infelizmente, Desejo Concedido não me agradou muito. Contudo, todas as outras pessoas que já leram o livro acabaram se apaixonando por ele! E se você gosta de romances de época com muita ação, mocinhos guerreiros e mocinhas destemidas, vai gostar de Desejo Concedido, com certeza!

Sinopse do livro Desejo Concedido: Na Inglaterra do século XIV, após a morte dos pais, a jovem lady Megan Phillips, de vinte anos, segue uma vida tranquila, focada na educação e na criação de seus dois irmãos mais novos. Para fugir de um casamento arranjado por sua tia, Megan e a irmã, Shelma, vão para o castelo de Dunstaffnage, na Escócia, onde vive seu avô Angus de Atholl, do clã McDougall. Anos depois, durante o casamento de um de seus primos, Megan – uma mulher aguerrida, pronta a empunhar uma espada pra defender sua família e que não se dobra por nada e nem por ninguém –, conhece o temido guerreiro de olhos verdes Duncan McRae – um homem acostumado a liderar exércitos, mas que nunca esteve preparado para enfrentar o gênio forte de uma mulher. O destino trama contra (ou a favor de) Megan, que, contra a sua vontade, acaba se casando com Duncan. Conseguirão os dois se entender e seguir a vida como um casal feliz? Ou viverão às turras, como se estivessem num campo de batalha?

Bom, e esses são os Melhores Livros de Romance de Época que se Passam na Escócia, ou pelo menos, as obras mais legais do gênero que consegui encontrar! O que acharam das indicações? Conhecem mais romances de época que se passam na Escócia? Deixem a opinião e as experiências de vocês nos comentários!

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Oi, Ana. Muito legal seu post! Eu já conhecia algumas obras, inclusive li algumas delas e descobrir esse novo estilo de romance de época foi muito bom. De bailes em grandes salões de festas para o céu aberto de uma vila, é uma mudança bastante brusca mas continuamente maravilhosa. Eu tenho receio de ler Outlander pelo tamanho dos livros, mas resolvi que irei assistir a série.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Adorei, não sabia que todos esses livros se passavam na Escócia. Fiquei curiosa com vários, principalmente parta saber se algum deles trás um personagem tão fofo quanto o Jamie <3
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIO DE 4 LIVROS + SACOLA DO SKOOB

    ResponderExcluir
  3. Sempre fui muito curiosa para ler os livros da Julia Quinn e Outlander. Você sabe se essa série já acabou? Ou ainda tem mais livros por vir?

    Eu sou não sou muito de leituras românticas, mas os de época sempre tem um quê especial né?

    Beijos
    <a href="http://www.perdoemeufrances.com/>Perdoe Meu Francês</a>

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala Outlander? Se sim, até o momento foram lançados (nos EUA) oito livro, mas um nono ainda vem por aí!

      Excluir
  4. Oi Miriã, depois de ver a série, você não vai querer fazer outra coisa se não correr para os livros. Os tamanhos assustam mesmo, parecem uma Bíblia, mas quando a gente começa a ler, a leitura e tão gostosa que nem se da conta que o livro era grande. Você vai amar ��

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns, mas sou apaixonada pela série Outlander. Amei as dicas, vou procurar alguns.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Luiza, amei o seu post!
    Escócia sem dúvidas é um cenário perfeito não é mesmo? Fiquei muito curiosa a respeito dos livros que citou. também sempre tive vontade de ler "A Dama da Ilha", mas ainda não comprei, fui sempre adiando... Agora, a série Outlander é uma que me chama a atenção, mas me deixa dividida, porque sempre fico com um pé atrás com livros grandes. Me disseram que são enormes! Nunca os vi pessoalmente para verificar isso, mas tenho medo de começar e ficar impaciente na metade do caminho, o que quase sempre acontece comigo quando estou lendo um livro muito grosso e a história não me conquista logo.
    Mas acho que vou dar uma pensada melhor, afinal fiquei bem curiosa agora.
    Beijos!

    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana! Tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum desses livros, mas a maioria parece interessante, os da Julia Quin serão os primeiros que estarei pegando para ler.

    Beijos
    www.paginadaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, Ana!!!

    Preciso mesmo ler Tessa Dare!!! Tenho vários livros dela aqui em casa, mas ainda não li nenhum! >.<

    As outras autoras que citou eu também adoro e já li alguns títulos de cada uma. A dificuldade é ter dinheiro para comprar tantos livros, né? Hahahahaha

    Bjs!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,

    Eu adoro romances de época e só li O Conde Enfeitiçado que se passa na Escócia, entretanto tem alguns que eu tenho muita curiosidade em ler e que se passam na Escócia também!
    Adorei seu post e as dicas.


    Beijos,
    May - May e os Vícios

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)