24.8.16

Resenha: Sua Secretária: Desfeita - Melanie Marchande


A HISTÓRIA

Meghan já aceitou que não tem vida própria. Ela está acima do peso, não tem amigos ou namorado e seus pais só entram em contato para encher o seu saco. O trabalho de Meghan, que nem paga tão bem assim, consome todo o seu tempo e sua paciência, mas ela sabe bem que é sua culpa estar presa nesse emprego. Por mais que use a economia e falta de oportunidades como desculpa, Meghan sabe que seu chefe, o bilionário Adrian Rising, não conseguiria amarrar os próprios sapatos sem ela, por isso se demitir está fora de questão.

Adrian Rising é rico, bonito, poderoso e muito intimidador, além de extremamente rígido e pouco querido. A única pessoa que parece aturá-lo é sua secretária, Meghan, que sempre responde suas grosserias a altura. Apesar de não conseguir largar o emprego, Meghan acha a sua vida um verdadeiro inferno e odeia o chefe. Mas, tudo mudou quando ela conhece as obras de Natalie McBride, romances eróticos, divertidos e apaixonantes sobre a história de amor picante de um chefe e sua secretária. Os livros são um sopro de vida na vida de Meghan, que consegue aturar melhor seu trabalho horrível através das palavras de Natalie, com quem ela começa a se corresponder virtualmente.


Mas, como sempre faz, Adrian Rising rouba mais uma vez a felicidade de Meghan. Um dia, inesperadamente, ele revela que, na verdade, é Natalie McBride. Por anos Adrian vem escrevendo romances secretamente sobre um pseudônimo feminino, mas, o sucesso dos livros exige que a autora apareça em eventos literários, algo que Adrian não pode fazer. Assim, ele pede a Meghan, sem saber que ela era fã dos livros, que finja ser Natalie McBride. Saber que sua autora favorita não existe parte o coração de Meghan, ao mesmo tempo em que provoca sua ira saber que fora seu chefe horrível que escreveu suas histórias favoritas.
“Não satisfeito em fazer do meu trabalho um inferno, o Sr. Risinger conseguiu arruinar também a minha vida pessoal. Só havia uma coisa na vida que realmente me fazia feliz. Uma coisa que ele não conseguia alcançar. Ou isso era o que eu pensava.” Pág. 6
Apesar de detestar Adrian por ter mentido para ela e todas as fãs de Natalie McBride, Meghan acaba aceitando, por um bônus generoso, claro, se passar pela autora. Contudo, por mais divertido que seja ir a convenções sobre livros e fingir ser a escritora que muitos amam, Meghan não está nem um pouco ansiosa para viajar lado a lado de Adrian, que fingirá ser seu editor. A coisa toda sai do controle quando fica óbvio que Adrian sente atração por Meghan, e ela por ele. Meghan, de maneira alguma, quer acabar na cama do chefe, mas será que ela continuará a resistir ao bilionário mandão que esconde um lado para lá de romântico?


A SÉRIE

Sua Secretária: Desfeita é o primeiro livro da série A Novel Deception, que já teve mais dois livros lançados no exterior: His Secretary: Unveiled, que dá continuidade a história de Meghan e Adrian, e Meeting Mr. Steele, que traz novos personagens, mas uma situação parecida com a de Sua Secretária, só que, nesse terceiro livro, é o cara que tem que fingir que é autor de romances eróticos famosos.

A LEITURA E OS PERSONAGENS

Assim que fiquei sabendo do lançamento do livro, através da editora, fiquei louca para ler a obra. Eu curto romances eróticos de tempos em tempos e esse pareceu trazer a medida certa de humor, romance e sexo. Apesar de não curtir muito o clichê do bilionário (e da secretária), fiquei intrigada para conhecer Adrian, afinal, nunca havia lido um livro onde o cara é o autor de romances eróticos!


Sua Secretária: Desfeita começou muito bem. A narrativa em primeira pessoa na perspectiva de Meghan, apesar de bem simplista, é sarcástica e muito divertida. O livro, mesmo sendo um romance erótico, não traz cenas de sexo muito extensas, o que é muito positivo, na minha opinião. Eu adorei a protagonista, a princípio. Apesar de não entender o seu apego em trabalhar para Adrian, gostei da sua honestidade e capacidade de respondê-lo sempre a altura. Meghan não atura as provocações do chefe e devolve todos os insultos. E é bacana ver como a descoberta dos livros da Natalie McBride mudou a vida da personagem. 

Nesse ponto, Sua Secretária: Desfeita é uma obra muito interessante, já que mostra o poder da literatura. Em outros momentos da série, quando os personagens vão para um evento literário, é abordado muitas características dos romances eróticos, ainda mais os clichês (como o do bilionário), e foi algo que gostei bastante, já que a autora passa uma mensagem positiva (na qual também acredito) de que mesmo os romances mais bobos ou fantasiosos tem seu valor. Afinal, se um livro já conseguiu deixar a vida de alguém mais leve, se já provocou risadas, sorrisos e suspiros, se já fez os leitores viajaram através da imaginação (como aconteceu com a Meghan), já valeu a pena alguém ter escrito a obra e alguém a ter lido. 


Adrian também me satisfez, no começo. Ele é bonito, inteligente, rude e bastante romântico, mesmo não admitindo, do tipo que você acaba amando e odiando ao mesmo tempo. Eu achava que ele e a Meghan dariam um casal incrível, mas me enganei. Quando os personagens começaram a se envolver, Sua Secretária: Desfeita começou a desandar. A trama se desenvolveu nos caminhos mais óbvios e clichês possíveis. Mas o pior foi a continuidade que a autora deu para os personagens. Meghan já era um pouco depende emocionalmente do Adrian, afinal, não conseguia se demitir mesmo o trabalho sendo um inferno na sua vida, contudo, quando começa a se envolver com ele, ela fica pior. 

A Meghan dá passos para trás: de uma mulher inteligente e que tenta levar as dificuldades com bom humor, ela se torna uma mocinha frágil melodramática. O Adrian vira o clássico mocinho sufocante, que invade a vida de Meghan como se ela pertencesse a ele e, o pior, a moça deixa. De repente, Adrian está se intrometendo até na relação de Meghan com a sua família e ela deixa, o agradece por isso, passando a concordar com tudo o que ele faz e fala como se não pudesse respirar se Adrian não estiver do seu lado, respirando também. Os protagonistas se envolveram rápido demais e criam uma relação de dependência assustadora e nem um pouco saudável, e que me desagradou bastante. Da metade para o final, Sua Secretária: Desfeita é idêntico a 90% dos livros do gênero e, o pior, além de não surpreender, a obra perde o seu bom-humor e se torna bem maçante. O desfecho foi o esperado, mas me agradou que temos um capítulo, inesperadamente, narrado pelo Adrian, que revela o lado romântico do personagem. Outro detalhe que curti bastante ao longo do livro foram os e-mails que Meghan trocou com Adrian, primeiro achando que ele era a Natalie McBride.

A EDIÇÃO

Quanto a edição, a tradução estava boa, assim como a diagramação bem simples, que combina com esse tipo de livro, uma leitura rápida e leve. Eu adoro a capa de Sua Secretária: Desfeita, além de combinar bem com a trama, ela é bem divertida e adorei o contraste do vermelho contra o cinza! 


CONCLUSÕES FINAIS

Sua Secretária: Desfeita, infelizmente, não alcançou minhas expectativas. Pouco surpreendente e com um casal que traz uma relação nada saudável, a obra acabou não me conquistando tanto. O livro é bem divertido no início, mas o desenvolvimento segue por caminhos clichês. Contudo, para quem curte romances eróticos leves e rápidos, recomendo que leia o livro e tire suas próprias conclusões.

QUOTES FAVORITOS

Vou jogar um cinzeiro na cabeça dele. Ok, ok. Calma lá. Eu explico. Meu chefe é insuportável. Quer dizer, um babaca de primeira classe, egocêntrico, o mais rico dos ricos e completamente inacessível.” Pág. 5

Título: Sua Secretária: Desfeita
Título original: His Secretary: Undone
Série: A Novel Deception
Volume: 1
Autora: Melanie Marchande
Editora: Giz Editorial
ISBN: 9788578552596
Ano: 2016
Páginas: 256
*Esse livro foi uma cortesia da Editora
Compre: Amazon - Submarino - Americanas

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Menina, quando você começou a falar da parte que desandou, eu me lembrei na hora de Toda Sua, da Sylvia Day. O livro é bom até que os personagens começam a se envolver. Justamente do jeito que você comentou.
    Eu até ia dar uma chance a esse livro, mas vou passar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!

    Que resenha super completa! Adorei! Eu gosto do clichê por isso na hora que li o titulo da postagem eu já me empolguei! Achei a capa linda, amante dos romances como eu sou vou ler com certeza, mas vou ficar atenta as suas considerações!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Poxa, estava gostando muito do livro, até que você revelou os pontos negativos e desisti completamente...
    Beijos, heartbreaker-girls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana.
    Eu perdi um pouco o gosto por livros eróticos, sabe? Mas vi uma resenha super positiva desse livro e agora lendo a sua fico na dúvida se leio ou não. É claro que o fato da personagem ser gordinha e do bilionário ser escritor de romances eróticos é algo novo, mas essa dependência é um saco! Detesto livros que acabam se tornando assim, infelizmente é uma pena.
    Beijo, http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana! Tudo bem?
    Acho que você descreveu muito bem o livro viu, tudo é um romance meio cliche, sim, mas como arrancou algumas risadas e proporcionou momentos de diversão já valeu a pena, com certeza!
    Valeu pela dica!
    Beijos!
    PARTICIPE DO TOP COMENTARISTA DE AGOSTO!

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, adorei a resenha e fiquei interessada no livro. Estou precisando de uma leitura mais levinha.
    http://no-universo-dos-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li sobre o livro. Mas não tive muito interesse em adquirir...Não sei pq. O único romance erótico que me chamou a atenção foi a trilogia 50 tons...por ter uma história profunda por trás daquela coisa toda... enfim...
    Estou pesando as opções, se quero ou não ler este livro.

    ResponderExcluir
  8. Eu ameiiiii os 2!!!! Estou empolgada para ler a continuação!!! Adoro clichê!!!! Mas tenho que concordar que ficou confuso em algumas partes,mesmo assim valeu a leitura!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)