8.5.16

7 situações que só quem tem mãe leitora entende


Nós reclamamos delas, brigamos com elas, mas não conseguimos viver sem nossas mães por um dia, não é mesmo? E, como vocês bem sabem e elas não nos deixam esquecer, pedido de mãe é uma ordem e é por isso que estou aqui hoje! Eu não tinha preparado nada para o blog nesse Dia das Mães, o que não passou despercebido para a minha! Como eu, a minha mãe é uma bookaholic e estava comentando comigo sobre o post 5 tipos de Leitores e como eu poderia ter falado sobre mais um tipo: as mães leitoras! E foi aí que tive a ideia para o post de hoje (e obrigação de fazê-lo já que minha mãe ficou indignada por eu não ter pensado em nada especial para a data)! 

Mães que amam livros são um caso a parte e quem tem uma sabe como isso é maravilhoso, às vezes irritante e, outras vezes, bizarro. Para quem ama livros, é incrível poder falar sobre eles com sua mãe, assim como é estranho quando vocês tem um crush no mesmo personagem... Vamos conhecer mais 7 situações inusitadas e divertidas que só quem tem mãe leitora entende


1- Quando chega livro novo, você e sua mãe disputam para ver quem vai ler primeiro

Você: "Mãe, chegou livro novo"
Sua mãe: pega o livro e sai correndo.

Como amante de livros, sua mãe partilha da sua felicidade em receber visitas do carteiro e vai logo atrás saber o que chegou. Ela enlouquece junto quando percebe que, além de contas, chegaram seus livros novos e corre para escolher qual ela vai ler primeiro, o que, geralmente, acaba com vocês disputando algum livro e ela ganhando, claro. 


2 - Sua própria mãe é quem te dá spoilers de todos os livros

Você: "Acho que vou ler esse livro agora mãe. Parece que a história é..."
Sua mãe: "Ah, eu já li. Acontece isso e mais isso, e fiquei super triste quando tal personagem morreu...".

Elas não fazem por querer, mas esse é um sério - e irritante - problema quando se tem uma mãe viciada em livros. A minha consegue ler bem mais rápido do que eu, então acaba lendo todos os livros na minha frente e, volta e meia, me conta grande parte da história, às vezes até o final, de uma obra que eu ainda não li. A gente bravo na hora, mas quem nunca soltou um spoiler sem querer, não é mesmo?


3 - Ela sempre te grita quando não encontra o livro na estante

"Filho(a), como é o nome daquele livro mesmo, que acontece isso e isso? Onde você colocou ele?"

Na verdade, mães adoram nos gritar para tudo (talvez porque a gente nunca escuta mesmo) e as mães leitoras não são diferentes. Quando elas não encontram o livro que querem, já saem nos chamando para o encontrar, sendo que, na maioria das vezes, não fomos nós que mudamos a obra de lugar e sim elas que não se lembram onde a colocaram! Mas mãe é mãe e a gente grita de volta, reclama, e acaba indo procurar o tal livro de qualquer jeito...


4 - Você sempre tem uma companheira para os lançamentos, eventos literários e livrarias

"Olha a livraria ali filho(a), vamos entrar"
"Filho(a), porque você não me avisou que aquele autor tá vindo para o Brasil?"

Um lado imensamente positivo de ter uma mãe que gosta de livros é que você sempre tem com quem falar sobre eles e, também, sempre tem uma companhia para os eventos literários. Ela não vai reclamar de ficar horas na fila por um autógrafo e sempre vai querer entrar na livraria quando vocês passarem por uma. 


5 - Sua mãe é a primeira a encontrar promoções online e encher o carrinho de livros

"Pega meu cartão na minha bolsa que aquele box tá em promoção"

Como qualquer leitor, sua mãe ama comprar livros assim como ama lê-los. Mas, diferente de você, ela pode comprar quantos quiser. As mães leitoras são também, em sua maioria, mães moderninhas, que ficam de olho nas novidades literárias e em sites como Submarino, Saraiva e Amazon e, quando tem promoção por lá, não perdem a oportunidade de comprar os livros que desejam. E claro que, nós filhos, não reclamamos. Afinal, uma mãe que não perde tempo na hora de comprar um montão de livros é um sonho, não?


6 - Ela não quer nem saber de você quando está lendo

Você: "Mãe, faz isso para mim? Mãe! Ô mãe, me responde"
Sua mãe: "Agora não, para de me gritar que eu estou lendo"

Do mesmo jeito que você odeia ser incomodado enquanto lê, sua mãe também odeia. Não interessa se a casa está pegando fogo, se você está atrasado, com fome ou só queria um carinho dela, a hora que a sua mãe lê é sagrada, um dos poucos momentos de descanso que ela tem, então ela tem razão em ficar irritada quando alguém, até mesmo os filhos, a incomodam. Não adianta chamar, gritar, implorar - você provavelmente já é grandinho e pode se virar sozinho, então deixa sua mãe em paz com o livro dela.


7 - Sua mãe faz questão de contar para todo mundo que você ama ler

Outra mãe: "meu filho estuda o dia inteiro, faz isso e aquilo..."
Sua mãe: "nossa, já meu filho não para de ler. É um livro atrás do outro, você precisa ver".

O bom de ter uma mãe leitora é que dificilmente ela vai reclamar que você lê demais, pelo contrário, ela vai elogiá-lo por isso. Os pais amam quando os filhos aprendem coisas bacanas com eles e sua mãe vai espalhar para os quatro ventos como você é um bom leitor e, claro, como puxou isso dela. E o legal é que ela não vai dizer isso só para se gabar, para uma mãe leitora, não existe felicidade e orgulho maior que ver a seus filhos também adoram livros.


E esse foi o post de hoje! Gostaram? Se você também tem uma mãe leitora, não deixem de contar, aí nos comentários, alguma situação que só quem também tem uma mãe assim vai entender! Espero que tenham curtido o post e um feliz Dia das Mães para todos!

Comente com o Facebook:

13 comentários:

  1. Oi, Ana!
    Infelizmente, minha mãe não é leitora, mas meus filhos irão se identificar com essas situações hahahaha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk uma pena que sua mãe não é assim, mas aposto que seus filhos vão se divertir muito em ter uma mãe assim

      Excluir
  2. Oi Ana, eu não tenho mãe leitora (infelizmente), o máximo que ela lê são livros de auto-ajuda e a Bília. Mas identifico nela a 6ª e a 7ª situação pois minha mãe fica muito orgulhosa de dizer a Deus e o mundo que leio e ela mesmo não lendo, sempre que pode ou vê um livro que acha que vamos gostar, sai comprando vários.
    Feliz Dia das Mães pra sua mãe!! Beijos
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que, mesmo não sendo leitora, sua mãe entende e se orgulha de você ser uma leitora (e que te dá livros rs)

      Excluir
  3. Minha mãe também é uma mãe leitora, só não é uma mãe muito conectada com as lojas virtuais hahahhaha Foi ela que me incentivou a ler logo que eu era bebê, ela me dava um livrinho de plástico para eu ficar brincando enquanto me dava banho de banheirinha! Hoje mesmo, no Dia das Mães, tivemos um momento bem de leitoras: entramos na livraria e começamos a ver livros, mas nós tínhamos comprado ingressos para o cinema e por pouquíssimos minutos não perdemos a sessão! Tínhamos esquecido completamente do filme enquanto estávamos na livraria hahahha Beijinhos, Beatriz.

    www.odiariodeumaescritorainiciante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que não sou a única com uma mãe leitora! E eu acho que também tive um desses livrinhos de plásticos kkkk E livrarias são tudo de bom, também sempre perco a noção do tempo quanto entro em uma!

      Excluir
  4. Adorei a lista! Minha mãe não se encaixa em nada aí (apesar de nunca ter reclamado das minhas leituras haha). Mas eu não tenho dúvidas que eu vou me encaixar nessa listinha quando eu for mãe haha
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, principalmente porque sou assim mesmo, então ri muito ao lê-lo. Tenho muito orgulho de ser sua mãe, amo você, obrigado por atender à uma sugestão minha.Beijos, beijos, beijos.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owww obrigada, fico feliz que tenha gostado! <3 Amo você também mãe! rs

      Excluir
  6. Maravilhoso texto!!!!!!Um retrato escrito da sua mãe, que conheço bem, inclusive me beneficio muito dessa mania dela de "sair correndo" com seus livros!!!hehehehe!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Obrigada, fico feliz que tenha gostado! :D

      Excluir
  7. Hahahahaha! Adorei o post, Ana!
    Minha mãe não é tão viciada quanto eu na leitura, mas ela se encaixa em alguns itens que citou aqui! :)

    Espero que sua mãe tenha aproveitado o dia dela ontem!

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carol, fico feliz que tenha gostado e se identificado com alguns itens do post! rs

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)