4.5.16

5 tipos de leitores


Uma das coisas que mais amo na literatura é como ela acolhe absolutamente todos os tipos de pessoa. Nas páginas dos livros, existe espaço para todo mundo - desde os românticos e sonhadores, até os críticos e pensadores, por exemplo -, e também para todos os gostos. Contudo, acaba que o hábito de leitura vem com alguns outros, como o de cheirar livros, o de viver com um livro em mãos, e fica muito fácil identificar um amante de livros, como já falei nesse post sobre os 12 sintomas para diagnosticar um. Contudo, existem diferentes tipos de leitores, cada um com suas particularidades, e hoje vim para falar sobre 5 deles! Será que você vai se identificar com algum? Me conte depois, lá nos comentários! E vamos aos tipos:


O leitor bookaholic

E quero começar já com o meu tipo! Como identificar esse tipo de leitor? Bom, ele está sempre lendo. O tempo todo, às vezes mais de um livro por vez. O termo bookaholic já deixa claro: esse tipo de leitor é um viciado em livros, que está sempre com um volume debaixo do braço, outro na mochila, uma e-book no celular... Ele não consegue viver sem sem os livros. 
O lado positivo: recomendação são com eles mesmos! Geralmente leem de tudo e não têm preconceitos. Amam emprestar seus livros e falar sobre leituras. Grande parte do tempo estão tentando te incentivar ou convencer a ler alguma coisa.
O lado negativo: ele nunca cansa. O leitor bookaholic está o tempo todo falando de livros ou mergulhado em um, então provavelmente vai recusar todos os convites para sair, nunca vai saber das fofocas do momento e pode até mesmo evitar você e suas conversas para continuar lendo em paz. Ele pode ser um chato de vez enquanto, sempre insistindo para que você leia tal obra ou pedindo algum volume emprestado.


O leitor fã 

Como identificar esse tipo de leitor? Bom, ele vai fazer questão de que você saiba o quanto ele ama sua saga, autor ou gênero favorito. Esse tipo de leitor está sempre falando sobre as obras que gosta e também ama colecionar objetos e tudo que possa ser relacionado ao livro, saga, autor ou gênero que tanto admira. Ele também pira nas adaptações das obras e adora colecionar diferentes edições dos livros que tanto gosta.
O lado positivo: se você gosta da mesma saga, autor ou gênero do qual esse tipo de leitor é fã, encontrou um amigo para a vida toda. Ele ama dividir todas as novidades e notícias sobre a obra que tanto ama,  te acompanhará nos lançamentos e vocês sempre terão assunto em comum.
O lado negativo: se você não gosta da mesma saga, autor ou gênero do qual esse tipo de leitor é fã, dificilmente conseguirá se aproximar dele. O leitor fã é bem apegado a seu objeto de admiração, só fala sobre ele, não aceita críticas sobre ele e pode ficar agressivo quando encontra alguém que não curte as mesmas coisas.

"Como você consegue ler isso? Não tem figuras!"
O leitor que não lê

Como identificar esse tipo de leitor? Esse está por aí aos montes... Normalmente, quando mais jovem, esse tipo adorava livros, mas, como o tempo, os foi deixando de lado. O leitor que não lê sabe que livros são incríveis e quando realmente para ler um, ele se apaixona pela história. Contudo, por falta de tempo, preguiça e até mesmo por provocações alheias (já que tem muita gente, que infelizmente, considera ler uma besteira), esse tipo de leitor acaba não lendo tanto assim e raramente você vai vê-lo com um livro, mesmo que que ele fale, às vezes, sobre algumas obras que gosta.
O lado positivo: não vai te encher o saco para ler, já que ele mesmo não o faz com frequência. Também não vai ficar pedindo livros emprestados e fala de outros assuntos além de literatura. Entretanto, mesmo não sendo um leitor voraz, vai compreender quando você quiser conversar sobre um livro que amou.
O lado negativo: bem, ele não lê com frequência. Dificilmente vai conversar sobre os lançamentos mais recentes ou trocar muitas dicas de leitura com você. De vez enquanto, ele pode até entrar na sua onda e pegar um livro que você recomendou para ler, mas há grandes possibilidades dele não passar das primeiras páginas...


O leitor cult

Como identificar esse tipo de leitor? Ele mesmo vai se apresentar como o leitor que é. Esse tipo foge dos bestsellers, crítica sagas de sucesso e faz questão de falar sobre o que lê: clássicos. Ele é culto, extremamente seletivo, só lê obras de grande importância cultural, aclamadas pela crítica e que entraram para a história. Preferem livros físicos aos digitais e adoram edições de colecionador das suas obras favoritas. Normalmente não curtem muito romance, e se deliciam com obras complexas, com questionamentos profundos e linguagem rebuscada.
O lado positivo: clássicos é com ele mesmo e o leitor cult sempre terá um para te recomendar. Sabe aqueles livros que "todo mundo deve ler antes de morrer"? Ele já leu todos e vai amar conversar com você sobre e, quem sabe, até mesmo te emprestar a obra. Eles são um poço de informação e geralmente bem inteligentes, um amigo para se ter na hora de estudar para as provas de literatura e vestibular.
O lado negativo: ele sabe muita coisa, o que, muitas vezes, pode deixá-lo convencido. O leitor cult geralmente não reconhece valor nas obras que não gosta e se delicia em criticar bestsellers e livros contemporâneos. Ele sempre vai tentar de convencer a ler os clássicos e a falar sobre eles, mesmo que você já não queira mais ouvir...

"Tudo o que eu peço é sentar ao sol e ler o meu livro. Sozinho."

O leitor "de boas"

Como identificar esse tipo de leitor? Simples: ele é aquele leitor solitário, que fica no seu canto, com seu livro, bem tranquilo. O "de boas" diz tudo, eles não se importam ou se incomodam com os outros, preferem ficar no seu quadrado em paz. O leitor "de boas" geralmente lê de tudo, sem se apegar muito a uma obra ou saga específica. Não tem preconceito, raramente vai falar mal de um livro, mesmo que não tenha gostado, ou tentar te convencer a ler um que ele tenha curtido. Gosta muito de ler, mas tem outros interesses, que também leva de forma bem "deboísta". 
O lado positivo: nunca discute ou julga. Ele não vai ficar te enchendo o tempo todo, falando de livros, gosta de outros assuntos e não vai deixar de sair para ficar em casa lendo. Mas, quando está lendo, fica na dele, sem fazer barulho ou até mesmo comentar a leitura. 
O lado negativo: dificilmente vai te recomendar ou emprestar um livro. Nada de discussões calorosas sobre literatura, o que às vezes é bacana, não concordam? Ele não é do tipo que fala de livros o tempo todo, então pode se irritar se você for e talvez não entenda se você for muito fã ou apaixonando por alguma obra. Quando estiver lendo, ele vai te ignorar por completo e enxotar qualquer companhia.


Bom amores, e essa foi a lista de hoje, sobre os 5 tipos de leitores, as suas características e lado positivo e negativo de cada um! Gostaram da postagem? Eu espero que sim! E se identificaram com algum dos tipos? Se quiserem, eu posso fazer mais um top 5 com mais tipos de leitores! Quais tipos vocês sentiram falta nesse post? Não deixem de comentar aí embaixo!

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Ai, acho que o primeiro ali me descreveu! Como viver sem livros, como viver sem ler? Como????? Se alguém souber a receita me explica, porque a bookaholic aqui tá precisando diminuir a dose! ♥

    www.meiahoraemparis.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Também estou querendo saber viu! Se eu passo alguns dias sem ler já entro em crise de abstinência kk

      Excluir
  2. Oi Ana tudo bem? minhas amigas costumam me chamar de leitora traça por que eu leio de tudo, e sou dessas que vive livros, fala dos livros, assiste filmes de livros... ahhh livros é vidas! Amei sua resenha, e como não tem a opção tracinha acho que sou bookaholic também rs

    XoXo

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Sou uma leitora traça também, definitivamente! Livros são a minha vida!

      Excluir
  3. Acho que sou um pouco de quase todos, rsrs... mas analisando bem, acho que sou o "leitor de boas". Não tenho preconceito com séries, mesmo aquelas que a maioria detesta. Também não gosto de discurir e dificilmente irei emprestar algum livro pra alguém, apesar de que eu também adoro indicar livros para amigos... aliás, quando começo a falar eu não paro mais! kkkkkk

    Beijos,
    Pri
    vintage.blogspot.com


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Que bacana que conseguiu se identificar com mais de um! <3

      Excluir
  4. Oi, Ana! Eu me identifiquei com o primeiro de fato, o leitor bookaholic. Porque sempre que termino um livro, automaticamente já começo outro. Além de ter comprado três exemplares novos e ter terminado um hoje, já tenho 6 em e-book para ler. Meu namorado acha que isso é ser compulsiva e que eu preciso descansar a vista, mas é meio difícil na minha situação. O ponto negativo na minha opinião e no meu caso é que eu fico querendo ler e não gosto que me incomodem. Detesto quando resolvem puxar assunto comigo, fora isso, adoro sair para qualquer lugar, desde que posso levar o livro comigo.
    Beijos!!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Você é do meu time então! ;) Exceto pela parte de sair, na maioria do tempo prefiro ficar em casa mesmo, lendo tranquila...

      Excluir
  5. Ha há...com certeza sou o leitor de boas!!
    Fiquei rindo muito tempo quando li, é fácil de identificar...rsrsr!
    Passando para conferir os últimos posts.!
    Abraços, tem um post novo no meu blog, o fotografando de Maio já saiu, não vai perder né!
    Até o próximo post, estarei aqui novamente!rs!
    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Que baca que se identificou e se divertiu com o post! E pode deixar que vou visitar o seu blog em breve!

      Excluir
  6. Que post mais bem feito, tá lindo.
    Acho que sou todos um pouco, mais sem dúvida sou a fã é a que mais se aplica a mim.
    Me apego as sagas! QUERO COMPRAR TUDO QUE TEM RELAÇÃO.
    Adorei o post ♥
    Com carinho,
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! ♥ Fico feliz que tenha gostado! Eu acho super divertido vocês que conseguem se identificar com mais de um, eu sou bookaholic demais!

      Excluir
  7. Oi, Ana! Tudo bem?

    Eu definitivamente sou o Leitor bookaholic. Sem sombra de dúvida, pois estou sempre com algum livro nas mãos, na mochila, seja em qualquer lugar! :D

    Beijos!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ana!
    Com certeza eu sou os leitores 1 e 2. Nesse momento, eu estou lendo 6 livros ao mesmo tempo hahhahahha
    Eu também sou um pouco do leitor de boas...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk 6 livros?! Você é corajosa menina! Quando leio dois ao mesmo tempo já fico meio confusa!

      Excluir
  9. Oiii Ana

    Estou entre o leitor fã e o leitor bookaholic. Quando goste de algo recomendo mesmo, exaustivamente. E amo ler de tudo, descobrir novos autores, completamente viciada em histórias mesmo....rsrs

    Beijos

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bacana Alice, você é um pouco como eu então! rs

      Excluir
  10. Oi Ana!

    Acho que sou uma mistura de "leitor de boas" com o "leitor fã" hahahaha... me diverti com esse seu post!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura
    http://www.saletadeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oww, fico muito contente que tenha se identificado e se divertido com o post! ♥

      Excluir
  11. Ana, eu me enquadro na leitora bookaholic! Estou sempre lendo, diversos ao mesmo tempo hehe.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Bate aqui então, você é das minhas!

      Excluir
  12. Oi Ana!
    Adorei o post, muito divertido!
    Acho que estou mais pra leitor bookaholic... Só não fico o tempo inteiro falando de livros porque na vida real conheço quase ninguém que goste de ler. :/

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sora, fico feliz que tenha gostado! Então você é do meu time rs Minha mãe e algumas amigas são apaixonadas por livros, então quando nos juntamos não conseguimos calar a boca kkkkk

      Excluir
  13. Oi Ana,
    Me diverti com esse post haha
    Eu sou o leitor 'de Boas' com certeza...a parte negativa super comprova.
    Só consigo emprestar pra minha prima porque ela mora perto! haha

    tenha uma ótima quinta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e se divertido com o post Nana! Mas eu que sou bookaholic também entendo isso, não é para qualquer pessoa que eu empresto meus preciosos livros!

      Excluir
  14. Gostei do post, mas não seiiii qual leitora sou eu! Hahaha!
    1) Amo livros e leio uns 30 por ano, mas isso não é TANTO assim
    2) Amo Harry Potter, mas gostei de outras sagas (SdA, GoT, Nárnia), não li as mais recentes (Jogos Vorazes) e gosto de ler livros de único volume. Aliás, o que eu mais leio são livros sem continuações!
    3) Quase me identifiquei =( Eu gosto de ler mas...Cadê o tempo? Como disse, me esforço ao máximo, então não sou a leitora que não le, e sim a que não le com a frequência que gostaria rs
    4) No Book Club essa sou eu hahaha, amo clássicos e se tivesse que escolher, só leria isso e gostaria que todos dessem uma chance! Também não leio tantas novidades hehe. Mas isso não é porque eu sou cult e ler livros clássicos é superior, é só porque eu não tenho tanto tempo pra ler e prefiro investir em livros que eu já sei que são bons - os clássicos.
    5) Como assim não indicar livros?! Existe gente que gosta de tudo?! Eu quero discussões calorosas!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Fico feliz que tenha gostado do post Vic! E não tem problema não, tem muita gente que se identificou com diferentes tipos ao mesmo tempo! E eu também amo discussões calorosas quanto se trata de livros!

      Excluir
  15. Olá tudo bem? Eu sou A leitora fã, eu vivo falando de Jogos Vorazes, só falta eu escrever o nome na testa kkkkk, e bookholic também, não vivo sem um livro na mochila! Eu acrescentaria mais um na lista? O leitor TOC: deixa seus livros impecáveis, não deixa ninguém tocar, mão suja? nem pensar! vive limpando a estante e olhando pra ver se tem algum livro amassado kkk, é difícil encontrar um tão minucioso assim mais existe! ~~sou quase assim~~
    Beijos!
    leitoraemsagas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Boa dica Lu! Eu sou um pouco de leitora TOC, detesto que fiquem mexendo demais nos meus livros!

      Excluir
  16. Acho que, no passado, eu era a leitora cult e, com o tempo, passei a ser uma leitura bookaholic, hehe. Gostei muito do post, como sempre, adoro suas listas e os temas que você inventa.

    Beijos
    Ruh Dias
    perplexidadesilencio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)