6.4.16

Resenha: Psi-Q - Ben Ambridge


A PROPOSTA DO LIVRO

Ben Ambridge, autor de Psi-Q, é um professor de Psicologia que também escreve artigos e cria testes para o jornal The Guardian. E, usando sua experiência nos dois ofícios ele criou Psi-Q, uma obra interativa cujo objetivo é mostrar para o leitor como a Psicologia faz parte de tudo na nossa vida. Através de testes, questionários, jogos, charadas, perguntas e muito mais, Ambridge desafia o leitor, colocando-o em várias situações, e o levando a aprender e entender vários conceitos e descobertas da Psicologia, especialmente aquelas relacionadas ao nosso dia a dia. A obra transforma os sofisticados testes e experiências dos pesquisadores da área de psicologia em testes e jogos simples que devem ser feitos ao longo da leitura do livro e que também mostram o que a psicologia pode dizer sobre o próprio leitor.


A LEITURA

Assim que recebi as informações sobre os lançamentos da Editora Sextante e que vi esse livro, sabia que precisava lê-lo. Primeiramente, tudo o que envolve Psicologia já chama a minha atenção, contudo, o que mais me cativou a primeira vista foi o livro ter vários testes (semelhantes a quizzes de internet), algo no qual sou simplesmente viciada! E, assim que comecei a obra, me apaixonei. 

Psi-Q é um livro interativo e desafiador. Cada atividade é mais interessante que a outra e, quando eu percebia, já tinha passado horas e horas com a obra em mãos. Por não ser uma ficção, Psi-Q não foi criado para ser lido como os outros livros e o melhor é devorá-lo aos poucos. Os “capítulos” são curtinhos e cada um deles traz um teste, jogo, charada, pergunta ou algo assim, que tenha a ver com o assunto da vez. As atividades do livro são simples e muito divertidas, e facilitam a nossa compreensão quando, depois de nos dar a resposta, o autor explica sobre as experiências e conclusões científicas que os pesquisadores de psicologia alcançaram sobre o assunto.


Sonhos, relacionamentos, atração, percepção visual, inteligência, personalidade, temperamento, emoções, o modo como pensamos e nos comportamos, como vemos o mundo… Psi-Q fala de tudo isso e muito mais! Alguns mitos e boatos que tanto circulam por aí são esclarecidos no livro e eu adorei saber a resposta para questionamentos como:

- videogames deixam crianças mais violentas?
- o que o seu QI pode dizer sobre você e seu sucesso profissional e…
- … os testes de QI são realmente confiáveis?
- o que é e qual é o seu QI emocional?
- O que o seu estilo favorito de música pode dizer sobre sua personalidade?
- realmente existem pessoas melhores em descobrir quando o outro está mentindo?
- somos todos, no fundo, um pouco racistas?
- e, o meu preferido de todo, como identificar um psicopata?


CONCLUSÕES FINAIS

Uma leitura muito gostosa e divertida, Psi-Q entrou para os meus favoritos. A obra é bastante enriquecedora e consegue nos ensinar muito sobre descobertas e experimentos da Psicologia de forma simples e rápida, em que o leitor consegue entreter-se ao mesmo tempo em que aprende sobre si mesmo também. Algo que amei é que o livro também indica vários links interessantes, especialmente de testes online, para o leitor que deseja ir além das páginas. Definitivamente a melhor obra interativa que já vi, recomendo Psi-Q para todos que não resistem a um teste, jogo ou desafio, assim como para quem curte ler sobre Psicologia. O livro é garantia de diversão e conhecimento!


A EDIÇÃO

A edição de Psi-Q está perfeita. A tradução está muito boa e a diagramação é ao mesmo tempo simples e rica, já que encontramos vários gráficos, quadros e imagens que complementam os testes e jogos da obra. Eu adorei a capa do livro! O tom de amarelo usado é muito bonito e a imagem que ilustra a capa de Psi-Q é criativa e divertida, como o próprio livro, além de bastante chamativa.


Título: Psi-Q
Subtítulo: 80 jogos, questionários e experiência para testar sua inteligência psicológica.
Título original: Psy-Q
Autor: Ben Ambridge
Editora: Sextante
ISBN: 9788543103372
Ano: 2016
Páginas: 272
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Sextante

Compre: Amazon - Submarino - Americanas - Shoptime

Leia também:

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Oi, Ana!
    A priori, eu não tinha interesse no livro. Apesar de gostar muito de psicologia, pensei que era daqueles que o povo fala, fala, fala até cansar. Mas, pela sua resenha, vi que é completamente diferente e já quero. Eu vivo fazendo esses testes psicológicos. Fora que trata de alguns temas bem interessantes.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Porcelana - Financiamento Coletivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu, esse livro é uma grande surpresa! E, acredite, não tem nada de falatório e sim um monte de testes e jogos bem legais! E se você gosta de psicologia e testes, aposto que vai amar!

      Excluir
  2. Olá!
    Muito boa essa dica! Também mão quizzes e testes desse tipo. Inclusive adoro revistas de charadas e palavras cruzadas... rsrs.
    Acho que vou gostar desse. valeu pelo comentário!
    Beijo! ☺

    http://www.luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Que bacana que gostou! E se gostas de testes, vai amar o livro!

      Excluir
  3. Oi Ana, como vai?
    Ao contrário de você, eu sempre fui muito reticente a Psicologia. Pra mim tudo que envolvia isso era um saco só, mas então comecei a ter aulas de Comportamento Humano e Trabalho e acabei gostando muito.
    Justamente por isso, o livro acabou me sendo interessante porque é um livro interativo, mas diferentemente de Destrua esse Diário, faz os leitores pensarem e é muito mais agradável.

    Beijos!
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fala isso não moça, Psicologia é lindo (e que bom que você já descobriu isso) kkk E sim, o livro é bem bacana e super interativo!

      Excluir
  4. Caramba, que legal. Quando eu vi esse livro antes eu imaginei que o seu conteúdo fosse totalmente diferente hahaha Ele é bem mais interessante do que eu imaginava, acho que vou comprar, rs.

    Mago e Vidro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Psi-Q é incrível! Espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  5. Nossa, adorei a ideia desse livro :O
    Eu estudo psicologia, é um prato cheio! Adorei a dica. E ameeeeeeeeei a sua caneca! hahahaha
    Obg pela visita, Ana! <3

    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, se cursa psicologia, você vai amar esse livro! E obrigada, eu amo essa caneca também! kkkk É meu xodó!

      Excluir
  6. Oi Ana,
    Adorei a indicação e sua opinião.
    Me atraiu bastante, adoro essa coisa de quizzes, saber mais sobre a personalidade e tals.
    Não conhecia o lançamento, achei bem bacana;

    tenha uma ótima quinta. :*
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado! E se você curte quizzes, vai amar o livro mesmo!

      Excluir
  7. Se você indica para quem gosta de testes e PSicologia, você indica pra mim ♥
    Quase nunca me interesso por livros interativos, mas esse eu fiquei desejando tanto que grudei "ozóio" aqui na tela pra enxergar essa página do PARE haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou tão chegada em livros interativos, mas esse vale a pena viu! kkkk É bem legal essa capítulo da placa, ele fala sobre como conseguimos entender palavras mesmo elas estando embaralhadas! rs

      Excluir
  8. Sou estudante de psicologia e acho incrível a parte de teste, não sabia que esse livro era interativo, e abordava esse tema, pois eu já tinha comprado, adorei a premissa desse livro, também achei a diagramação maravilhosa, esse com certeza vai pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana que gostou! E como estudante de psicologia aposto que vai amar a obra!

      Excluir
  9. Estou doida pra ler esse livro, curto muito muito psicologia e fazer testes, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bacana! Se gosta de psicologia e testes, vai amar esse livro!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)