19.4.16

Resenha: Os Tambores de Outono, Parte 1 - Diana Gabaldon


A HISTÓRIA

Claire viajou no tempo, deixou seu emprego, seus amigos e sua filha para trás para reencontrar seu grande amor, Jamie Fraser, no século 18. Novamente juntos e cada vez mais perto de superar de vez os vinte anos que ficaram separados, o destino mais uma vez surpreende Claire e Jamie quando um naufrágio os leva para a América. Sem dinheiro e com poucos contatos, eles precisam aprender a viver nessa terra estranha, onde colonos lutam para sobreviver em meio a natureza ainda, em grande parte, tão selvagem como os índios que as habitam. 

Mas não são só as matas que escondem inimigos. O perigo também está por trás de ladrões pobres que aterrorizam estradas e também de ricos donos de propriedades e escravos, que já conspiram para a construção de um país rico e independente. Apesar de estar bem longe do seu lar, na Escócia, Jamie encontra auxílio em sua tia Jocasta, uma viúva cega, mas muito inteligente, que comanda sua própria propriedade na Carolina do Norte. Contudo, a proteção de Jocasta não salva Jamie das ambições da própria e de outros homens da região, todos sedentos por formar alianças fortes e para usá-lo em benefício próprio. 


Jamie, que está cansado de ter sua vida traçada a partir de objetivos de terceiros, quer se manter longe de jogos e disputas políticas e que lugar perfeito para recomeçar do que a América? Com o apoio incondicional de Claire, os dois dão um início a um novo capítulo de suas vidas, mas sem saber exatamente o que buscam. Contudo, sempre juntos, eles sabem que conseguirão superar qualquer desafio.

Enquanto isso, duzentos anos no futuro, a filha de Claire e Jamie, que nunca conheceu o pai, ainda está tentando descobrir como lidar com a partida da mãe. Brianna jamais impediria a mãe de buscar o seu grande amor, o que não a impede de se sentir desolada e perdida. Contudo, ela não está sozinha e, mesmo morando do outro lado do mundo, Brianna encontra apoio em Roger, o único que sabe a verdade sobre a mãe e o verdadeiro pai da garota. Apesar de o namoro ser dificultado pela distância, Brianna e Roger se mostram cada vez mais apaixonados um pelo outro. Entretanto, quando eles voltam a pesquisar sobre o destino da mãe da garota, no século 18, uma descoberta chocante ameaça colocar o relacionamento deles em risco. 


A SÉRIE

Outlander é uma série de (até o momento) oito livros e Os Tambores do Outono é seu quarto volume, que, como o anterior, foi dividido em duas partes. A saga conta a história de Claire, uma inglesa que, acidentalmente, viaja para o passado, onde conhece e se apaixona por um escocês, Jamie. Os livros narram as várias aventuras e desventuras do casal, que se envolveram com disputas por tronos, guerras sangrentas, piratas e muito mais, assim como enfrentaram vinte anos separados. 



A LEITURA, A TRAMA E OS PERSONAGENS

Como sempre, comecei mais um volume de Outlander bastante ansiosa. Contudo, mesmo amando a série, não me lembrava que a escrita de Gabaldon era tão viciante e, quando dei por mim, já tinha acabado o livro e estava sedenta por mais. Eu achei incrível que a autora tenha levado nossos personagens queridos para a América, o que deu um ar novo e excitante para a saga. Claire e Jamie estão passando por um momento de reconstrução nesse quarto livro, o que é simplesmente fantástico, pois estão nos surpreendendo cada vez mais.

Com um novo cenário, a América colonial do século 18, e protagonistas que se reinventam nesse lugar novo e fantástico, a trama de Os Tambores do Outono – PARTE 1, se tornou extremamente cativante e surpreendente, além de bastante ágil. Mesmo com o seu grande número de páginas, a leitura da obra é rápida e nem um pouco cansativa. Como sempre, acompanhamos tudo a partir da narrativa em primeira pessoa, pelo ponto de vista extremamente observador, envolvente e divertido da Claire. Entretanto, novamente, Gabaldon nos presenteia com alguns capítulos não só pela perspectiva de Jamie, mas também de Brianna e Roger, que roubaram de Claire e Jamie o posto de casal favorito da saga. 

Eu adoro a Brianna, que é forte como a mãe, mas um pouco mais sensível e que acrescenta um ar mais jovial a história. Eu estou amando que a autora esteja dando cada vez mais espaço para a garota, que é uma personagem incrível, assim como Roger. Eu demorei um pouco mais para me cativar ao escocês, mas acabei me apaixonando por seu jeitinho um pouco nerd, bem diferente do de Jamie. E, como casal, Brianna e Roger são incríveis e têm uma dinâmica bem diferente da de Claire e Jamie, o que está deixando a história da saga cada vez mais rica. E estou especialmente ansiosa para a próxima parte desse quarto livro pois acredito que, finalmente, Brianna vai seguir os passos da mãe e viajar para o passado – o que realizará o encontro que mais espero nessa série: ela finalmente conhecerá Jamie.


A EDIÇÃO

Apesar de agora ser lançada pela Editora Arqueiro e não mais pela Saída de Emergência, a série segue com a mesma edição dos volumes anteriores. A diagramação do livro tem alguns detalhes fofos e o texto está impecável, sem erros de tradução. Apesar de combinar perfeitamente com as outras capas da série, não gosto da capa de Os Tambores do Outono, ela é escura demais e a imagem como um todo soa muito falsa. 

CONCLUSÕES FINAIS

Mais uma leitura arrebatadora, viciante e emocionante do início ao fim, Outlander: Os Tambores do Outono – PARTE 1 foi como um sopro de vida a essa série e promete muitas aventuras incríveis e surpresas nos próximos volumes. É fascinante o modo como a autora consegue desenvolver várias histórias e personagens ao mesmo tempo, todos únicos e interligados em uma narrativa simplesmente genial. 

Eu amo a saga Outlander, uma das minhas favoritas, e recomendo-a para todos que gostem dessa mistura gostosa de romance de época e histórico, com aventura e fantasia. Eu estou simplesmente louca para ler a PARTE 2 de Os Tambores do Outono, assim como todos os volumes seguintes de Outlander.

Título: Os Tambores de Outono
Título original: Drums of Autumn
Série: Outlander
Volume: 4 (Parte 1)
Autora: Diana Gabaldon
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580415087
Ano: 2016
Páginas: 576
*Esse livro foi uma cortesia da Editora Arqueiro
Compre:
AmazonSubmarino - Americanas

Leia também:

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Oii Ana!!

    Tenho essa série quase completa, na verdade era da minha mãe ela leu e passou pra mim. Por enquanto ainda nem fuçei nas primeras páginas, mas à cada resenha que leio tenho certeza que deveria ler urgente pois parece uma história apaixonante. Uma amiga minha leu e me preveniu que o começo pode ser um pouco lento, mas que depois fica viciante. Agora com a sua resenha, fiquei empolgada pra conhecer os personagens. Amo viagens no tempo, amo essa época retratada nos livros, aliás, quer ver a série de TV também...

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é maravilhosa e se já tem os livros, se joga querida! kkk Sério, os livros valem muito a pena e a série de TV é muito boa também!

      Excluir
  2. Olá! Essa série parece ser incrível! *-* Sua resenha ta ótima, parabéns!

    ps: não sei se você lembra do meu blog, era o "strawberry de livros e filmes" mas agora o nome mudou para "pitada de cinema e leitura" e eu voltei com novidades nesse novo blog! Conto com a sua visita! E espero que goste! :)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! E pode deixar que vou visitar o novo cantinho!

      Excluir
  3. Tenho muita vontade de ler essa série, estou amando a séria da TV, curto muito história sobre viagem no tempo, porem são muito livros e ainda não tenho nenhum volume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tanto de volumes desanima mesmo, mas confia em mim, se está gostando da série, vai amar os livros!

      Excluir
  4. Amiga, me desculpa mas não li sua resenha, eu ainda não cheguei lá nos livros, só li até o volume dois.. Mas li suas consideração finais, também amo está saga, também amo a série!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem problema Mila, seria chato se você pegasse algum spoiler! A série é puro amor, não é?

      Excluir
  5. Olá,
    Tenho muita vontade de ler esses livros <3
    Assisti a série e me apaixonei <3
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se gostou da série, vai amar os livros! São ainda mais maravilhosos!

      Excluir
  6. Nossa! Eu não sabia que Outlander tinha uma série de livros O.O Voudar um jeito de ler todos antes de começar a série, porque parece que eles são ótimos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto livro quanto série de Tv são maravilhosos! Espero que goste tanto quanto eu!

      Excluir
  7. Quero muito esses livros,sou apaixonada por a serie,Pretendo comprar quero ler muito...

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)