20.4.16

Os meus 10 trechos favoritos de livros


Vocês que acompanham todas as minha resenhas, sabem que eu sou a louca dos quotes! Eu sei que muita gente não curte, mas eu adoro marcar e anotar os trechos que mais gosto dos livros que leio (quando o exemplar é meu, claro! Marcar livros dos outros ou de bibliotecas é muito feio, viu?). E cada livro sempre tem pelo menos um ou dois trechinhos que  me chamam atenção, talvez por trazer uma reflexão bacana ou uma frase impactante... 

Contudo, como há livros que nos marcam mais do que outros, há vários quotes que ficaram na minha memória, mesmo depois de bastante tempo que li o livro! Por isso, no post de hoje, resolvi trazer 10 dos meus trechos favoritos de livros e o porque que gosto tanto deles! Sem delongas, vamos conhecer esses quotes maravilhosos?

“Julieta – Ó Romeu, Romeu! Por que és Romeu? Renega teu pai e recusa teu nome; ou se não quiseres, jura-me somente que me amas e não mais serei uma Capuleto.”

Gente, Romeu e Julieta é um clássico, não é, por favor! Não aceito quem não gosta da história, porque, pelo menos na peça original de Shakespeare, ela não é tão melosa e boba quanto parece! Mas falando do quote, essa última frase é simplesmente linda (e muito, muito romântica). Para mim, no contexto da história e da época, claro, não poderia existir prova maior de amor que essa que Julieta oferece para Romeu. Como ela é bem disse, ela renegaria seu nome e sua família apenas por uma jura do amante, em vez de exigir que ele o fizesse. Eu amo muito esse trecho!

“Hamlet – (...) Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do pode sonhar tua filosofia.”

Minha história favorita do autor, a saga de Hamlet é sangrenta e trágica, mas muito divertida! Apesar desse quote acima não ser o meu favorito da peça toda, eu o adoro, pois a frase é muito, muito verdadeira. Sem falar que eu amo dize-la sempre que posso, para quem quiser ouvir...

- Leia a resenha do conjunto de Tragédias de Shakespeare e conheça as principais peças do dramaturgo


Garota, Interrompida é um daqueles livros que, depois que eu li, ficou super colorido de tantos quotes que eu marquei! Contudo, de todos os trechos bacanas do livro, o que mais gosto e que mais me marcou foi a frase acima. O questionamento é muito verdadeiro, pois, afinal, quantas pessoas não julgamos loucas ou estranhas apenas porque elas pararam de fingir que se importam com a opinião dos outros ou de fingir que eram pessoas completamente diferentes?



“- Porque as regras são a única coisa que temos!
(...)
- Que as regras vão pro inferno! Somos fortes, nós o caçamos! Se houver um bicho, nós os caçaremos! Vamos cercá-lo e bater, bater, bater!...”

Eu amo esse trecho justamente porque ele define perfeitamente o grande questionamento da obra em que ele se encontra. O Senhor das Moscas é um livro inquietante, que nós faz refletir bastante sobre valores morais e civilidade ao trazer a história de um grupo de meninos preso em uma ilha deserta. Rapidamente, os garotos se tornam extremamente selvagens e um dos conflitos do livro é que alguns deles tentam restabelecer uma ordem, enquanto outros querem se entregar ao estado animalesco - como vemos pelo trecho de diálogo acima.

- Conheça o livro de William Golding na resenha de O Senhor das Moscas


Eu não sou uma pessoa religiosa, mas essa frase de Hemlock Grove me marcou intensamente! Eu a acho muito inspiradora e extremamente verdadeira. Muita gente tenta encontrar em Deus felicidade, um sentido para a vida, respostas prontas ou qualquer outra coisa que mude a sua vida, enquanto, na minha opinião, claro, elas deveriam buscar força para encontrar todas essas coisas por si mesmas...


“Poder não é um meio, mas um fim. Não se estabelece uma ditadura para proteger uma revolução. Faz-se a revolução para instalar a ditadura. O objetivo da perseguição é a perseguição. O objeto da tortura é a tortura. O objetivo do poder é o poder.”

1984 é um daqueles livros que mudam completamente seu jeito de ver as coisas. Depois que li a obra, comecei a perceber a política de modo mais cínico e também mais verdadeiro. E se antes eu já era desacredita quanto aos governos, fiquei ainda mais depois do livro de Orwell. Eu amo o trecho acima porque, em palavras simples, ele traz uma verdade perturbadora. As pessoas sempre encontram desculpas ou estabelecem motivos para buscar e conquistar o poder: muitos se elegem dizendo que querem ajudar os pobres, outros que querem fazer a nação crescer, contudo, como vemos bem nesse exato momento de inquietação da política brasileira, "o objetivo do poder é o poder" - as pessoas buscam o poder para si mesmas...


“O presidente, em particular, é simplesmente uma figura pública: não detém nenhum poder. Ele é aparentemente escolhido pelo governo, mas as qualidades que ele deve exibir nada têm a ver com liderança. Ele deve é possuir um sutil talento para provocar indignação. Por esse motivo, o presidente é sempre uma figura polêmica, sempre uma personalidade irritante, porém fascinante ao mesmo tempo. Não cabe a ele exercer o poder, e sim desviar a atenção do poder.”

Mais um quote que nos traz uma reflexão política, e o curioso é que ele vem de uma obra de ficção científica. Extremamente divertido, O Guia do Mochileiro das Galáxias também é uma obra muito crítica, como podemos perceber pelo trecho acima, que nunca saiu da minha cabeça depois que o li. E, parem para refletir um pouco, o que Douglas Adams está dizendo é muito verdadeiro! Acho que nem preciso dizer mais nada...



Eu não curti muito a leitura de O Morro Dos Ventos Uivantes, mas nunca consegui tirar esse trecho da minha cabeça! Acho frase tão impactante e poética... Além de que me identifico muito com ela, pois sou uma pessoa muito emotiva, e fico ainda mais emocional quando me deparo com gente fria ou calma demais...


"Quando chegamos ao fim do túnel, Sam deu um grito muito divertido, e foi isso. Chegamos ao centro. As luzes nos prédios e todo o resto eram maravilhosos. Sam se sentou e começou a rir. Patrick também riu. Eu comecei a rir. E naquele momento eu seria capaz de jurar que éramos infinitos."

Aposto que esse trecho, especialmente por causa da última frase, vocês também conhecem e amam! Todos nós já tivemos momentos assim, ao lado de pessoas que amávamos, em que sentimos que tudo ia durar para sempre... Esse quote é tão poético como todo o livro As Vantagens de Ser Invisível, que já citei mil vezes aqui no blog, porque é um dos meus favoritos!


"A característica do homem imaturo é aspirar a morrer nobremente por uma causa, enquanto que a característica do homem maduro é querer viver humildemente por uma causa."

E vamos terminar a lista com mais um quote de mais um dos meus livros favoritos! O Apanhador no Campo de Centeio é uma obra que me marcou muito e adoro vários trechinhos do livro, sendo o acima o mais querido. E a frase é bem verdadeira, quando paramos para refletir... É realmente falta de maturidade querer morrer como um herói ou mártir, sendo que viver, e lutar diariamente, por uma causa trará benefícios muito maiores e duradouros para todos.

- Leia a resenha da obra de J.D. Salinger: O Apanhador no Campo de Centeio


E esse são os meus 10 trechos favoritos de livros! Gostaram deles? Já conheciam alguma das obras citadas? Não deixem de comentar o que acharam do post e, claro, de deixar o seu trecho de livro favorito nos comentários! 

Comente com o Facebook:

11 comentários:

  1. Desses livros, só li 1984, e amo as quotes deles, assim como o livro!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FIco feliz que tenha gostado! 1984 é maravilhoso!

      Excluir
  2. Oi Ana!
    Amei os quotes escolhidos e não li nenhum desses, apesar de querer muito ler 'O apanhador no campo de centeio'... aliás vou resolver isso logo!
    Não consigo marcar os meus livro a mas gosto de anotar algum trecho que me chame a atenção. É sempre bom.
    Adorei as dicas de leitura também!
    Um beijo!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado! E é sempre bacana marcar ou anotar os trechinhos, eles são inspirados e nos lembram do tanto que gostamos de tal livro...

      Excluir
  3. Amei! Fiquei a fim de fazer no meu blog também ♥
    Te adicionei no skoob! <3

    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz sim, eu ia curtir conhecer os trechinhos que você gosta!

      Excluir
  4. Oi Ana,
    Amei sua seleção de quotes.
    Antigamente, eu tinha costume de anotar versos em cadernos, mas estava pensando em fazer isso com quotes também haha
    Tenho maior inveja de quem consegue memorizar boa parte deles...porque eu não consigo kkkkkkkkk

    Gente, esse "Tuas veias estão cheias de água gelada", me definiu hahaha

    P.S.: James Franco é muito ♥

    tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Nana, fico muito contente que tenha gostado! Ah, também morro de inveja de quem consegue decorar! O único que lembro de cabeça é esse de Morro dos Ventos Uivantes, que é maravilhoso! Franco é um amorzinho mesmo rs

      Excluir
  5. Eu também sou viciada em quotes, mas não conheço nem a metade dos quotes que você citou. Mas adorei sua seleção, com certeza são frases de efeito e reflexão.
    Beijos!
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, legal a lista.
    Vi que tu não gostou de O Morro dos Ventos Uivantes. Eu amei! Um dos melhores livros do ano pra mim.
    Beijos,
    Rafa (ohmylivros.wordpress.com)

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)