22.4.16

10 coisas que todo leitor ama


Ser um amante de livros tem lá suas desvantagens... Nós ficamos bravos quando interrompem nossa leitura e tristes quando não temos nada para ler, como comentei em um dos posts mais queridos aqui do blog, sobre as 7 coisas que todo leitor odeia. Contudo, também tem suas vantagens e lado positivo! E por isso que hoje resolvi falar das coisas boas relativas a paixão pelos livros, e que só quem realmente ama literatura vai entender! Vamos conhecer as 10 coisas que absolutamente todo leitor ama?

1 - Comprar e ganhar livros
Livros são nossos objetos de paixão e não tem nada mais gostoso que que comprar exemplares novos! E a felicidade é maior ainda quando ganhamos livros de alguém! Sério, se você está tentando conquistar um leitor, é só dar um livro de presente para ele que, com certeza, já vai te amar instantaneamente! Não sei quanto a vocês, mas não importa pelo o que eu esteja passando, se eu compro ou ganho algum livro, já me sinto infinitamente melhor.

Conheça 7 dicas infalíveis para comprar livros mais baratos


2 - Cheirar livros
Se você acha isso estranho, provavelmente não curte muito livros. Mas todo bom leitor sabe o prazer que é sentir aquele cheirinho gostoso, e único, de papel! Particularmente, eu amo o cheiro característico de livros mais antigos e papel envelhecido (mesmo que ele cause alguns espirros), mas nada supera aquele cheirinho maravilhoso de um livro novo, que acabou de ser aberto pela primeira vez! A sensação é indescritível, e quem ama livros e o cheiro deles, sabe bem do que estou falando! As obras digitais podem ser mais práticas e mais baratas, mas jamais vão superar o prazer de ter um livro em mãos e poder sentir o cheiro maravilhoso dele durante a leitura!

- Conheça os outros 11 sintomas, além de amar cheirar livros, para diagnosticar um amante de livros

3 - Capas bonitas
Algumas pessoas vão descordar, eu sei, mas é natural julgar um livro pela capa. E não é pecado desejar um livro porque sua capa é bonita! Eu nunca deixei de comprar ou de ler um livro só porque a capa não me agradou, assim como a maioria dos amantes de livros, eu aposto. E também não vejo problema nenhum em desejar que as obras tenham capas bonitas e comemorar quando as editoras acertam nas capas! Sejam honestos e me digam lá nos comentários, vocês também amam quando veem aquela capa linda na sua estante, não é mesmo? É extremamente prazeroso comprar e ler um livro que tem uma capa bonita - #prontofalei!

4 - Encontrar pessoas que também amam ler
Essa é, provavelmente, a coisa que mais amo de toda a lista! Além de ler livros, todo leitor também adora falar sobre livros e, quando achamos uma pessoa que também gosta, nos sentimos no paraíso! Não tem nada mais divertido do que trocar experiências literárias com alguém, conversar sobre os livros que vocês amam e odeiam, trocar indicações de leituras e pirar juntos sobre as histórias e personagens que vocês mais gostam! A conversa flui fácil entre dois leitores e as chances deles acabaram como melhores amigos é gigante! Ter um amigo e parceiro de leitura é a melhor coisa da vida, sério!


5 - Descobrir um livro, série ou autor novo
Leitores estão sempre atrás de algo novo para ler. E quando descobrimos alguma obra, saga ou escritor diferentes, ficamos animados e intrigados, loucos para poder nos deleitar com essas histórias ainda desconhecidas! É por isso que ficamos sempre ansiosos sobre os lançamentos e novidades das editoras, que fuçamos sites e blogs sobre livros todos os dias e que ficamos de olho no que os amiguinhos (ou estranhos na rua ou no ônibus)  estão lendo! Aquele livro que, até segundos antes, não sabíamos que existia pode muito bem ser o nosso próximo favorito!

6 - Marcadores, bottons e posters dos seus livros favoritos
Eu amo livros e tudo relacionado a eles. É por isso que fico maluca sempre que recebo algum mimo diferente de alguma editora ou quando vou em uma livraria e encontro aquele montão de marcadores! Também sou apaixonada por bottons (eu inclusive os coleciono, assim como marcadores) e posters, especialmente se eles forem de algum livro que já li e amei. Vocês também são assim? Me contem lá nos comentários! ;D

7 - Finalmente ler um livro que estava há tempos na sua lista
Se por um lado odiamos esperar para ler alguma obra, por outro, amamos quando finalmente a temos em mãos! E se o livro for de uma saga que gostamos, melhor ainda! Uma sinopse curta, uma frase ou até mesmo uma capa de livro é o suficiente para deixar qualquer leitor super curioso para ler uma obra e, quando finalmente podemos matar essa curiosidade, ainda mais depois de esperar por muito tempo, somos preenchidos por um sentimento de missão cumprida. Não tem nada mais gostoso do que riscar da sua lista de livros para ler aquele que estava lá há uma eternidade...


8 - Histórias surpreendentes e que nos ensinam algo
Nada é mais chato que uma obra recheada de clichês... Por isso todo leitor ama quando a história toma rumos inesperados, que deixam a leitura mais emocionante e mais rica! Claro que, como bem diz a tirinha acima, algumas surpresas dos livros realmente são capazes de partir o nosso coração e deixar qualquer leitor no chão, mas depois reparem, acabamos nos envolvendo mais com livros que nos pegam de surpresa! 

E quem disse que literatura é só para divertir? É muito bacana quando as obras te ensinam alguma coisa, independente do assunto! Já aprendi um montão de coisas com livros, desde mitologia grega (com Percy Jackson), ao modo de vida na época vitoriana, com vários romances de época, e até mesmo sobre conceitos e autores da Psicologia (com Tudo o que você precisa saber sobre Psicologia) e sobre autoestima, amor próprio e aparência (com Garotas de Vidro).

9 - Personagens que parecem com você
É muito gostoso quando você encontra um personagem que tem os mesmos gostos, que pensa de maneira parecida com você ou que passou por experiências semelhantes a suas. Esses personagens "gente como a gente" deixam os livros ainda mais intrigantes e nos fazem cativar ainda mais com as obras! Sem falar que passam a sensação de que estamos dentro do livro, de que somos os protagonistas das aventuras narradas- e não existe sensação melhor que essa!

10 - Ser notado/respondido por escritores que você gosta
Por causa do blog, já entrei em contato com diversos autores e, praticamente, todos eles são uns fofos! E, pelo que reparei, a maioria dos escritores é assim mesmo! Alguns deles, mesmo super famosos e ocupados, conseguem ter um contato próximo com os fãs, principalmente através das redes sociais! E tem coisa mais bacana quando o autor de um livro que você curte te nota? Eu não sei se vocês tiveram experiências similares, mas eu já fui respondida (nas redes sociais) por alguns escritores e é uma sensação incrível! Eu já piro até mesmo quando eles curtem o meu tweet ou postagem! É muito amor quando coisas assim acontecem! 


E agora quero saber, vocês amam essas 10 coisas tanto quanto eu? Deixem sua opinião nos comentários, aí embaixo, e, claro, me digam algumas coisas que vocês mais adoram, como leitores! 

Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. Só quem adora ler compreende como é inebriante o cheiro dos livros *-* Também é tão bom passar suavemente as mãos nas páginas e na capa, principalmente quando a última tem as letras com textura *-*

    As histórias e as personagens da literatura fantástica são as que mais me cativam (apesar dos meus estilos literários favoritos serem o Clássico e o Ultra-Romantismo), por podermos imaginar como seria se o mundo fosse assim, cheio de seres mitológicos e surreais e como seríamos se tivéssemos poderes sobrenaturais... não ligues, sou um bocado sonhadora xD

    Em relação às capas, admito que detesto quando substituem a capa original pela capa do filme quando a obra é adaptada. Odeio, repugno, abomino -.-

    Beijinho*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! rs E é mesmo muito bacana como os livros nos fazem viajar, e te entendo muito, sou assim também kkkk Também não gosto de livro com capa de filme, ainda mais se o filme for ruim...

      Excluir
  2. Rsrsrs me encaixo bastante nessas "Coisas que todo leitor ama", fiquei até ridicularizando algumas ideias na minha cabeça ao lembrar das minhas ações ao receber um livro!
    Já adoro o blog de montão, e estou passando para deixar um abraço!
    Há...já ia esquecendo! Você que adora literatura assim como eu, dá uma passadinha lá na minha página, tem um post novo lá sobre a Bienal do Livro de Minas Gerais, ficarei bem feliz com a sua visita!

    http://umalbumpanoramico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Que bacana que se identificou com o post! E fico muito feliz que goste do blog!

      Excluir
  3. Oi, Ana!
    Eu fico nos céus quanto algum autor me responde no twitter.
    Realmente cheiro de livro novo é muito bom, assim como ganhar livros. Eu fico super feliz quando alguém acerta meu gosto literário.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super bacana quando isso acontece! Autores são uns amores! <3 Ganhar livros é vida né kkkk

      Excluir
  4. Oi Ana, eu ameeeeei seu post! Me identifiquei com tudo o que você citou acima, principalmente a parte de ganhar livros e me identificar com os personagens. A emoção para mim é muito grande e eu me apaixono ainda mais pelos livros. Por isso amo ser leitora!
    Beijos
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Fico contente que tenha gostado e se identificado com o post! É muito bacana mesmo ser leitora!

      Excluir
  5. Ameeeeeeei o seu post! É impossível não se identificar, com tudo que tu escreveu aqui, ler é bom demais... Concordo com cada palavra desse post! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D que bacana que gostou! E que se identificou! <3

      Excluir
  6. me identifiquei em todas as situações, cada um dos itens resume bem a vida de um leitor apaixonado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. me identifiquei em todas as situações, cada um dos itens resume bem a vida de um leitor apaixonado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Amei a lista! E concordo plenamente com isso! Eu me identifiquei e concordo com tudo, sem tirar nem por <3
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado e se identificado com o post! <3

      Excluir
  9. Oi, Ana!

    Adorei seus pontos positivos. Concordo com todos. Principalmente quando um(a) autor(a) que fez você se apaixonar pela história te responde no facebook ou no twitter. Acho que é o melhor momento também!! *-*

    Fora o cheiro de livro e os marcadores novos. Sempre surto por eles! Hahahahahaha

    Bjs

    livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico contente que tenha gostado e se identificado com o post! <3

      Excluir
  10. Realmente comprar e ganhar livros é maravilhoso. Mas ultimamente tenho tentado ao máximo me controlar, então faço uma lista dos mais desejados e vou acompanhado seus preços pelos sites e quando os encontro por um preço justo invisto sem dó.
    Confesso que não cheiro muito meus livros, às vezes só quando eles chegam em minhas mãos, mas não em outros momentos.
    Sou assumidamente fã dos capistas, ou seja para mim uma capa bonita e uma diagramação caprichada são como um cartão de visita para o livro. Mas assim como você também não deixo de ler um livro se o mesmo só tiver edições com capas feia, afinal o conteúdo é o que importa.
    Com certeza encontrar pessoas que também amam ler é o mesmo, confesso que queria ter mais amigos próximos que tivesses esse interesse, assim poderia falar, indicar e trocar livros. Mas graças a Deus as amigas, leitoras e blogueiras virtuais me deixam mega feliz!!!
    Enfim você acertou nessa postagem, ela ficou ótima e cheia de verdades. Parabéns pelo ótimo trabalho. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tento me controlar bastante, de vez enquanto não tem como não resistir, não é mesmo? rs Ah, eu já não consigo, estou sempre cheirando livros, tanto novos quanto mais antigos! Eu tenho sorte não só por ter uma mãe apaixonada por livro, quanto amigas também, no mundo real e virtual! E muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do post!

      Excluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)