2.4.16

10 adaptações de livros que nenhum leitor deve ver


Vamos começar com uma verdade universalmente conhecida: os filmes nunca serão melhores que os livros. Existem adaptações tão boas quanto as obras que as originaram, existem adaptações boazinhas e existem adaptações que não deveriam existir. Simples assim. Eu já até fiz um post de debate sobre adaptações de livros, uma eternidade atrás, sobre ver ou não livros que viram filmes. O leitor que nunca se revoltou no cinema quando percebeu que sua história tão querida foi estragada por roteiros sem noção ou atores despreparados que atire a primeira pedra, por favor.

Meus poucos 18 anos de vida já me ensinaram pelo menos uma coisa: quando anunciam um filme de um livro, há 99,9% de chance dele ficar um completo desastre e aquele 0,1% de chance da produção valer pelo menos o preço do ingresso. Adaptações que decepcionam os fãs dos livros é o que mais existe por aí e eu gostaria de saber se vocês, como eu, também tem um prazer secreto de dizer para quem quer ouvir que "o livro é mil vezes melhor". 

Sim, eu amo falar mal de adaptações que não deram certo e é justamente sobre isso que o post de hoje se trata! Contudo, mais que palavras de dor sobre esses 10 filmes que destruíram livros incríveis, esse post também serve de alerta para qualquer leitor desavisado: se você leu e gostou desses 10 livros, não assista os seus filmes! Também aviso que esse post pode causar fortes emoções, especialmente decepção profunda e raiva! Mas eu sei que vocês são corajosos e podem expressar todos os seus sentimentos sobre o assunto lá nos comentários (eu provavelmente irei concordar com você)!  

Mas sem mais delongas, vamos relembrar as 10 piores adaptações de livros para o cinema que nenhum leitor deve ver?


Já bem dizia o ditado: "errar uma vez é humano, duas vezes é burrice". Não bastava estragar uma das séries de livros favoritas uma vez, por isso eles fizeram dois filmes, duas facadas no coração de cada fã de Percy Jackson. O primeiro filme, O Ladrão de Raios, foi terrível e jamais entenderei porque eles ainda insistiram em levar O Mar de Monstros para as telonas, foi uma verdadeira tortura. Por que não deu certo? O roteiro é mal feito e adultera demais a história original. Eu adoro a maioria dos atores do longa, mas a atuação deles foi sofrível, os personagens não convencem. 

Após o grande sucesso de Hemlock Grove (uma das melhores adaptações que já vi), a Netflix transformará os livros de Desventuras em Série em seriado, o que animou alguns fãs de Percy Jackson. Nada ainda está confirmado, para a série de PJO acontecer, a Netflix precisa comprar os direitos da Fox, o que é a parte mais complicada, mas os fãs estão esperançosos. Contudo, ainda temo por uma adaptação da saga depois dos tristes filmes de Percy Jackson. O que vocês acham? Gostariam de ver uma série de PJO? Me contem aí nos comentários.

- Conheça a série Hemlock Grove e o livro de Brian Mcgreevy  que a originou


Eu estava em uma das minhas épocas de maior paixão com os livros da Cassandra Clare quando anunciaram o filme de Cidade dos Ossos, primeiro livro da série Os Instrumentos Mortais. Apesar de não ter curtido a escolha de elenco, as primeiras notícias, especialmente fotos e trailers, conseguiram me deixar curiosa para ver longa. Apenas imaginem a decepção que tive quando fui ver o filme... Por que não deu certo? Novamente as atuações pecaram bastante, especialmente o casal protagonista, os atores não tinham química nenhuma e parecia que a Clare e o Jace eram apenas dois estranhos e não um casal apaixonado. Como sempre, as mudanças na história também foram irritantes, apesar de não tão gritantes quanto em Percy Jackson. 

Contudo, a saga recebeu uma nova chance e deu origem a ShadowHunters. A primeira temporada da série está quase acabando e dividindo as opiniões dos fãs. Particularmente, eu gostei da série no início, mas os últimos episódios que vi estavam maçantes e eles começaram a mudar a história demais. Contudo, ShadowHunters ainda é bem melhor que o filme terrível de 2013. Só agradeço por eles não terem tentando forçar um segundo longa...



Ah, nunca houve uma saga de filmes tão amada e odiada ao mesmo tempo. Confesso que só comecei a ler os livros da série Crepúsculo por causa dos filmes. Contudo, defendo a obra de Stephenie Meyer. A obra tem seus clichês? Claro que tem, e muitos, mas os livros de Crepúsculo são bons. Os filmes, nem tanto. Contudo, o mais sofrível deles é Lua Nova. O segundo livro é o que menos gosto da série, assim como o filme. 

Eu confesso: me obriguei a assistir Lua Nova até o fim, o longa é uma verdadeira tortura. Por que não deu certo? Se eu me lembro bem, o roteiro era até bem fiel ao livro, contudo, todas as atuações são fraquinhas e ênfase dada ao tanto que a Bella sente falta do Edward foi demais e deixou o filme uma depressão só. 


Típica obra adolescente, eu nunca terminei de ler a série Beautiful Creatures, e mesmo fazendo tempo que li, ainda tenho grande carinho com o primeiro livro da saga. Por isso, novamente fui enganada pelo bom marketing e acreditei que o filme de Dezesseis Luas seria uma boa adaptação. Obviamente, saí do cinema decepcionada. O elenco escolhido estava muito bom, assim como os cenários e vestuário, contudo, a essência do livro se perdeu completamente. Por que não deu certo? O roteiro deixou de fora partes importantes da história, inventou outras, e simplesmente não conseguiu convencer. 

Vocês já devem ter percebido que, atualmente, sou um pouco descrente quanto a adaptações, contudo, acredito que Dezesseis Luas poderia dar uma boa série. Fica a dica, em, Netflix.

- Leia a resenha do livro Dezesseis Luas e da continuação Dezessete Luas


Como podemos perceber por esse post, os livros amados pelos jovens definitivamente não têm sorte no cinema. Uma das minhas autoras favoritas, os livros de Meg Cabot marcaram o início do minha adolescência, principalmente sua mais famosa série sobre uma garota que descobre ser uma princesa de um distante e pequeno país europeu. Os livros são incríveis, divertidos e passam mensagens bacanas, o que mais que justifica sua legião de fãs ao redor do mundo.

Os dois filmes de O Diário da Princesa não são tão ruins assim, como filmes pelo menos. Como adaptações de uma das melhores séries adolescentes, são uma tristeza só. Por que não deu certo? Bom, algumas diferenças do roteiro para a história dos livros são gritantes. Primeiro que o pai da Mia está bem vivo nos livros da Cabot e que a avó da garota é bem chatinha (e bem mais divertida). Contudo, tenho mais críticas quanto ao segundo filme e toda a história de Mia ter que se casar, o que joga no lixo todas as boas lições sobre empoderamento feminino que a Meg traz em seus livros.


Hollywood, pare de estragar os livros da Meg Cabot, ok? O filme Avalon High é inspirado em uma obra de mesmo nome onde a protagonista descobre, basicamente, que ela e seus amigos (inclusive o carinha que ela gosta) são reencarnações dos personagens da lenda do Rei Arthur e, assim, começa a fazer de tudo para evitar o mesmo final trágico da lenda. Sim, o livro é bem juvenil, mas mesmo assim cativante.

A autora consegue explorar bem a lenda de Arthur, criando uma boa base para a história e um tom de mistério, já que não é tão óbvio quem é encarnação de quem. Mas por que o filme não deu certo?  O roteiro ficou pobre e vago, não consegue convencer quem está assistindo e deixa muitas pontas soltas e furos. As atuações também são bem medianas. Avalon High é um clássico filme da Disney que não consegue agradar ninguém com mais de onze anos.


Vocês não tem ideia do tanto que odeio essa filme, começando com o título ridículo que ele ganhou aqui no Brasil: Meu Namorado É um Zumbi. Sangue Quente é um livro incrível, um dos meus favoritos, que além do romance entre um zumbi e uma humana, traz também um monte de questionamentos e reflexões sobre valores humanos e preconceitos, sobre desejar e conseguir, sobre fazer a diferença. E eu fiquei bastante animada para ver a adaptação, já que o elenco escolhido era bacana e o trailer bem divertido. Novamente meus caros, saí do cinema quase chorando.

Por que o filme não deu certo? Não sei explicar bem. Os atores fizeram um bom trabalho e o roteiro não mudou tanta coisa assim da história. Contudo, a essência do livro não estava nas telonas. O filme ficou bobo e revoltante para quem leu o livro. Os fatos eram quase os mesmos, mas a história e os personagens pareciam diferentes, sem graça, e nem um pouco questionadores, como no livro. E eu odiei e continuo odiando essa adaptação até hoje.

- Leia a resenha do livro Sangue Quente


E quem disse que não se estraga livros clássicos em adaptações? Eu li Os Três Mosqueteiros mil anos atrás, uma versão infanto-juvenil, e mesmo assim sei que esse filme de 2011 assassinou a história original.  Por que não deu certo? A tentativa de modernizar o clássico falhou miseravelmente, na minha opinião, claro, e resultou em um filme recheado de efeitos especiais, cenários e roupas bonitas, atores famosos e nada mais. Para quem curte filmes bobos, que tentam desesperadamente arrancar uma risada, vá em frente. Mas, se você tem o mínimo de respeito pelos livros, ainda mais pelos clássicos, como eu, passe longe da produção. 


Como filme é uma tristeza, como adaptação nem se fala. O longa peca em absolutamente tudo. O filme Eragon não deu certo pois, em vez de nos presentear com uma história rica, divertida e emocionante sobre a amizade e amor entre um jovem herói e seu dragão, a produção nos entrega um roteiro cheio de buracos, atuações sofríveis, nada que nos convença ou agrade. Não tenho mais o que dizer, o livro é incrível e gostaria que esse péssimo filme nunca tivesse existido.


Ah, o Brasil com seus títulos ruins para filme. Tá certo que Horns (Chifres, em português) não ficaria bacana, mas O Pacto, nome que o livro já tinha por aqui, ia ficar bem melhor que Amaldiçoado. Como filme, o longa já é chatinho. As atuações estão até boas, mas o filme tem um ritmo maçante e a história ficou confusa. Porém, como adaptação é pior ainda. Por que não deu certo? O longa não consegue transmitir a essência do livro. A obra é recheada de um humor negro que choca e diverte que não está no filme. E o roteiro tem falhas inaceitáveis, o longa não cativa de maneira alguma.

"O filme: Eu sou mais popular. 
O livro: Eu sou melhor. E meu cheiro é incrível."

Só posso terminar esse post com algumas perguntas: Por que, Deus? Por que adaptações tão ruins? Cadê a opção "dever" esses filmes ruins? Por favor, digam que concordam comigo que essas 10 adaptações são mesmo péssimas! Comentem o que acham dos livros e filmes citados e, claro, qual adaptação de livro que te deixou mega decepcionado! Espero que tenham gostado do post e, se quiserem, posso fazer um ao contrário desse, falando sobre adaptações de livros que deram certo! O que acham? Opinem aí nos comentários! 

Comente com o Facebook:

43 comentários:

  1. Oi!
    Já vi muita gente falando que a adaptação de PJO é horrível. Eu até gostei dos filmes, mas como não li os livros (ainda) não tenho muito o que dizer em relação ao roteiro e tal.
    Comecei a assistir Amaldiçoado e abandonei haha
    Duas adaptações que gostei muito foram A culpa é das estrelas (mais do que o livro, inclusive) e Um amor pra recordar.
    E claro, as adaptações de Harry Potter são simplesmente incríveis ♥ no momento não lembro de nenhuma que eu tenha dito PUTA QUE PARIU QQ FIZERAM?? mas com certeza tem vários

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei de nenhum dos dois filmes, ficaram bobos demais! Amaldiçoado é bem fraquinho também! Nunca li nem vi nenhum dos filmes de livros que você citou, mas acho que depois vou procurar os longas e, se curtir eles, leio os livros! Sim, as de HP são bem bacanas mesmo!

      Excluir
  2. Vi o filme 'Sangue Quente' e gostei imenso mas não li o livro; só o encontrei uma vez mas não pude comprá-lo. Agora fiquei com medo de ler o livro porque não quero detestar o filme xD

    Gostei do teu blogue, vou passar a segui-lo :3
    Beijinho*

    Quebra do Silêncio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o filme é bem fraquinho, mas se você gostou dele, aposto que vai amar o livro! Leia depois, se tiver oportunidade! E obrigada, fico feliz que gostou do blog! Espero vê-la sempre por aqui!

      Excluir
  3. PJO eu vi o filme primeiro e me apaixonei, porém na época em q vi não sabia do livro umas semanas depois encontrei o livro é comecei a ler, não precisei ir muito além pra detestar o filme e me perguntar como a fizeram aquilo, os livros são tão bons mas o filme é uma decepção atrás da outra, e desde então nunca mais cheguei a ver nenhum outro filme da franquia... Na verdade me recuso a assisti O Ladrão de Raios de novo e nem tenho coragem de ver O Mar de Monstros.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de PJO são muito bons e os filmes péssimos! kkk E é um favor que você faz para si mesmo não ver essas produções ruins de novo kkkk

      Excluir
  4. As Adaptações de Percy Jackson e Cidade dos Ossos foram bem ruins mesmo.
    Eu gostei tanto do livro Os Três Mosqueteiros que nem quis assistir ao filme. Prefiro ficar apenas com o livro mesmo.
    Adorei a postagem.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fez bem viu Marcos, esse filme dos Mosqueteiros ficou horrível! ;D Fico contente que tenha gostado do post!

      Excluir
  5. Bom dia! Eu adorei esse post e posso confessar a você que também odiei algumas adaptações. Para você ter uma ideia, eu nem sabia que Meu Namorado é um Zumbi era um livro e já não tinha gostado do filme, ficou meio boboca. Mas vou adicionar um filme a essa listinha: O Beijo das Sombras, primeiro livro da série Academia de Vampiros.
    A adaptação ficou terrível, sem graça e me decepcionou bastante quando assisti o filme. Não indico a vocês.
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Fico muito contente que tenha gostado! Ah, eu até que gostei da adaptação de Beijo das Sombras. O livro é mil vezes melhor, mas o filme ficou até bacaninha, na minha opinião. Uma pena que você não curtiu...

      Excluir
  6. Eu até gosto dos filmes do Percy Jackson, mas não como adaptação. Tento esquecer da história original e me concentrar apenas na telinha. rs Mas compreendo a decepção, acho que as mudanças no segundo filme foram inaceitáveis.

    Eu assisti ao filme Dezesseis Luas e achei bem sem graça, mas quero muito ler o livro - que aliás eu já tenho em casa.

    Discordo com o Sangue Quente porque não gostei do livro, então o filme me agradou mais por ter muitas cenas cômicas e eu adorar o trabalho da atriz (esqueci o nome dela). Mas não tenho comentários quanto à Eragon. Esse filme sim me faz sentir vontade de chorar, gritar e quebrar coisas. O livro é tão incrível e eles cagaram tudo.

    Eu já me decepcionei bastante com adaptações mas ultimamente quando vou assistir um filme tento ao máximo não ficar com muitas expectativas, tento curtir como se fosse algo completamente novo para mim.

    beijos
    http://www.livromaniaca.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei dos filmes de PJO nem como filme mesmo... O livro de Dezesseis Luas é bem bacana, espero que goste! Sério que não curtiu Sangue Quente? Eu amei o livro! rs Eragon foi mesmo uma tristeza só! Eu queria ser desapagada como você! Mas para mim, se eles se propõem a adaptar um livro, eles devem sim tentar ser fiéis ao máximo e fazer uma produção bacana!

      Excluir
  7. Eu amei o seu post, fazer essa comparação livro x filme é sempre bem interessante. Então vamos lá: Ao contrário de você, eu li Lua Nova e amei o filme, então ele não estaria na minha lista. Agora dezesseis luas realmente, foi uma grande decepção, o livro não merecia aquele filme. Assistir "Meu Namorado é um Zumbi" e "O Diário da Princesa" e amei os filmes, porém eu preciso ler os respectivos livros para saber se concordo contigo. Em todo caso, amei seu post!
    Mil beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2016/04/top-7-novidades-da-semana.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dezesseis luas foi mesmo uma tristeza! O diário da princesa, como filme só, até é bacana, mas Meu Namorado é um Zumbi já é chato logo no título rs

      Excluir
  8. Concordo com você em alguns pontos, principalmente na Saga Crepúsculo, tipo os livros são maravilhosos e a Meyer é uma excelente escritora, mas os filmes foram feitos com tanto deslexo que dá raiva.

    Acho que o primordial para um fã assistir uma adaptação é ter a consciência de que é uma adaptação, eu assisti Percy Jackson e nunca li os livros, pra mim o filme é bom, bem produzido, com bons atores, no entanto a maioria dos fãs da saga detestaram.

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os filmes de Crepúsculo são uma decepção só! Até hoje não entendi aquele bebê feito em computador no último filme! Olha, alguns filmes até conseguem ser bons, mesmo sendo decepcionantes como adaptação, como é o caso de Diário da Princesa, mas os filmes de PJO são impossíveis de assistir, pelo menos para mim!

      Excluir
  9. É complicado analisar o filme comparando com o livro, porque são obras diferentes. O filme se trata da visão de alguém sobre a obra, o ponto de vista e o que absorveu. Sem falar que nessa fome de dinheiro, as industrias vão transformando os filmes baseados nos livros de algum jeito cujo objetivo é só atrair adolescente pra ver, nao se importam com a qualidade, só querem atrair publico (exemplo tem muito na tua lista, de filme voltado só pra público adolescente, com elenco bonitinho).

    Apesar de tudo é doloroso tu ver um livro que tu gosta adaptado e ser uma bosta, só pra atrair publico, fãs de Stephen King compreendem isso muito bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, muita adaptações são feitas só pelo dinheiro e acabam estragando a história original do livro! Li um ou dois livros do King só, e nenhum deles foi adaptado, mas imagino a decepção, porque mesmo não lendo o livro daquela série Under the dome, por exemplo, já percebi que a adaptação, tanto como série quanto adaptação, ficou bem decepcionante...

      Excluir
  10. Oi Ana!
    Adorei o post!!! Eu tento ir para o cinema de cabeça aberta, mas as vezes não dá...
    Até que gostei do filme de Dezesseis Luas. Eu li o livro, mas já fazia tanto tempo que nem lembrava mais dele.
    Eu amei o livro O Pacto, e sabe que gostei do filme também? Acho que o Daniel ficou tão bom no filme que acabei gostando.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem livros que realmente perdem o sentido quando adaptados, são histórias que foram feitas para serem imaginadas na perfeição que são
      http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

      Excluir
    2. Eu não curti nenhum dos filmes, mas fico contente que você sim! E concordo com a Thaila também, para mim, se adaptação não for bem feita, perde o sentido!

      Excluir
  11. Amei o post e sou obrigada a concordar com você.
    Geralmente odeio adaptações! Pouquíssimas me agradaram e
    é preciso muito esforço pra sequer lembrar quais são! hahaha

    Adorei tudo aqui, você está de parabéns :)

    Beijos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ;D Obrigada Lu, fico feliz que tenha gostado! Também sou chata com adaptações, como meu post bem demonstra rs, e quase sempre fico decepcionada com os filmes...

      Excluir
  12. Oi, Ana!

    Que post fantástico! Você falou tudo!
    Eu me encanto com o livro e com o conteúdo que ao assistir aos filmes, fico na maioria das vezes decepcionado.

    Alguns, como Eragon me encantou, pois assisti o filme antes de ler o livro e adorei.
    Mesmo lendo o livro posteriormente, ainda goto muito do filem (porém o livro é bem melhor!)

    Beijos!
    Danny
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Danny! ;D Também acabo me decepcionando sempre com os filmes! O livro é sempre melhor mesmo, mas não curti muito o filme de Eragon e amei o livro... Mas que bacana que os dois te agradaram!

      Excluir
  13. Olha, vou ser sincera. "Lua Nova" não foi uma adaptação ruim. Mas o livro é deprimente por si só! Não teria como o filme ser diferente, né?

    Já Percy Jackson, eu, que não li o livro, gostei do primeiro filme. Mas achei o segundo bem fraquinho. Já que falam tão mal do filme, eu estou louca para ler logo os livros! Tenho a coleção toda aqui e ainda não li.

    Sangue Quente é, para mim, outro livro que se encaixa nessa categoria. Eu gostei do filme e fiquei bem curiosa para ler o livro. Só achei ridículo o nome que deram: "Meu namorado é um zumbi" não chama quase ninguém para o cinema, na minha opinião!

    Você ficou sabendo que vão fazer um terceiro filme de "O Diário da Princesa"? Eu, sinceramente, espero que volte um pouco ao roteiro original (pelo menos dentro do possível, né?). Eu também achei que o segundo filme contradiz o sentido dos livros da Meg.

    Adorei o top 10!

    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sei não viu, o livro é até aceitável, mas o filme nem tanto rs Leia os livros de PJO logo, são incríveis! Sim, o nome ficou bem ridículo mesmo! E leia sim Sangue Quente também, o livro é incrível! Sério? Ah senhor, tenho até medo viu! O que eles vão inventar agora com Diário da Princesa?! Exatamente, o segundo vai contra tudo o que a Meg fala! Obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do post!

      Excluir
  14. Essa questão das adaptações de livros para filmes e séries é realmente polêmica. Confesso que hoje em dia eu nem vou mais ao cinema e quando decido ver algum filme baseado em livro relaxo e não crio expectativa. Tento aproveitar o que ele tem para me dar, sem fazer comparações. É difícil, mas prefiro do que ficar nervosa por algo que não depende de mim. Fazer o que se os roteiristas e diretores dos filmes são teimosos e pensam mais nas pessoas que não leram o livro do que nas que leram!!??? Tem alguns casos que o filme fica até melhor que o livro!!!??? Essa é uma boa dica de postagem!!!

    Entendo seu ponto de vista e argumentos, mas não me chateio mais.
    Dos filmes citados, Percy Jackson foi o que teve a história mais alterada porém o filme é divertido para aqueles não não leram o livro.
    Eu particularmente adorei os filmes: Cidade dos ossos (li o livro), Dezesseis luas, O diário da princesa e Avalon High (não li os livros, mas achei divertido os filmes).

    Enfim gostei da postagem, sempre é bom refletir sobre assuntos relacionados aos livros. Beijos e ótimo mês de abril!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ser assim, mas quando vejo que vão adaptar um livro que eu gosto já fico esperando algo ruim! E acho que não viu, jamais vi um filme que superou o seu livro! Mas quero fazer uma postagem com adaptações que ficaram boas (sim, elas existem! kkk). Ah, sei não, achei os filmes de PJO, mesmo para quem não leu os livros, bem ruins... Sério que gostou? Eu odiei todos! kkkk Mas cada um tem direito a sua opinião... Fico feliz que tenha gostado do post! ;D

      Excluir
  15. Aquele da Meg..nem ela mesmo gostou da produção né? HAHAHAH
    Mas gostei do seu post.E sobre instrumentos mortais: é verdade.A série não ficou muito boa, mas quem sabe não melhore né? rs


    beeijão ;)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual dos dois da Meg? rs Acho que nos dois ela deve ter ficado meio decepcionada kkk Sim, a série de TMI tá bem morninha, mas melhor que o filme e estou torcendo para que tenha uma segunda temporada e que ela seja melhor!

      Excluir
  16. ooooi
    Tudo bem?
    Falar de adaptações de livros para filmes é um assunto bem delicado.
    As vezes se separamos, o filme consegue ficar ~até que bom~, por ser uma adaptação. Mas têm umas adaptações que ficam terríveis e fogem totalmente do contexto da história, não captam nem a essência.
    Dos exemplos que citou, gosto dos filmes de "Diário da Princesa", mesmo fugindo por vezes do livro, tem uma boa trama.

    BIO-LIVROS | PÁGINA | Produtos Natura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é sempre uma assunto delicado e polêmico! rs Sim, como eu disse no post e como no caso de Diário da Princesa, não é que os filmes sempre fiquem ruins, como filmes, alguns são até bons, mas como adaptações deixam a desejar demais...

      Excluir
  17. Se tratando de Crepúsculo, eu sempre recebo olhares atravessados quando digo que gosto. Li apenas o primeiro e o último livro (obrigada pai, por achar que uma série pode ser lida fora de ordem) e adorei, mas em relação aos filmes não curto muito. Assisti todos e digo que prefiro os livros.
    E sobre Dezesseis Luas, eu gostei do livro, mas não consegui nem terminar de ver o filme de tão ruim que achei. Ainda não li os outros porque mais uma vez meu pai acha que se pode ler fora de ordem pode se ler só um da saga (haha) mas já ouvi dizer que os outros são ruins, tenho medo de ler e tirar aquela magia do primeiro da minha mente.

    Minha Fuga da Realidade 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto também dos livros de Crepúsculo, são clichês e tal, mas não são ruins. Mas os filmes são de doer o coração mesmo... A mesma coisa com Dezesseis Luas! E não entendo seu pai viu, kkkkk, fala com ele que nem toda série pode ser lida fora da ordem! Eu também amei o primeiro de Dezesseis Luas, mas o segundo não me conquistou muito, então nem terminei a série... E se você tem receio de ler o resto, melhor não ler mesmo.

      Excluir
  18. Ana, concordo com a maioria das suas escolhas de adaptações, especial destaque para Percy Jackson... Mas com relação aos filmes do Diário da Princesa, apesar de serem super diferentes dos livros, eu assisto sempre que passam na tv... Eles me passam uma sensação boa hehe Mas é claro que os livros são melhores e, é claro, temos o Michael hehe. Só gostaria de adicionar a esta lista de filmes Insurgente. Senhor, o diretor leu o livro? Ele mudou toda a estória! Achei isto uma enorme traição aos fãs da trilogia.
    Ótima postagem, Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim Talita, como filmes mesmo, até que os longas de Diário da Princesa não são ruins, mas como adaptações são péssimos! Eita, comentaram a mesma coisa aqui no post, mas como não li os livros da série Divergente e só vi o primeiro filme, não sei dizer se a adaptação ficou ruim ou não... Mas uma pena que você não curtiu!

      Excluir
  19. Oi Ana, estou com uma moça ai de cima, Insurgente foi uma decepção e Convergente nem vi ainda.
    Eu gostei de todos os filmes de Crepúsculo.. rs
    16 luas poderia ter dado certo né, eu também só li o primeiro livro, mas gostei muito do livro!!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, pelo visto Insurgente desagradou muita gente! kkk Ainda bem que não vi o livro, mesmo não tendo lido os livros... Sério? Eu não tenho paciência para os filmes de Crepúsculo kkkk

      Excluir
  20. Tirando "Meu namorado é um zumbi" e "Pacto" que eu nunca vi os filmes nem sabia que tinha livro, concordo com os demais itens da sua lista, embora ache que faltou um pouco de embasamento. Ficou tudo meio subjetivo - apesar de você ter salientado que era a sua opinião. E, honestamente, não é ~apenas~a sua opinião. Os filmes todos da lista são ruins mesmo, mesmo que você não tenha identificado a causa. A maioria foi roteiro e miscasting ruins mesmo. Efeitos especiais toscos e via-se que foi uma tentativa de fazer um filme teen e não um filme BOM como qualquer outro para pessoas de qualquer idade - ou para os pobres coitados dos pais que acompanham os filhos ao cinema e sofrem uma história que só agrada crianças -.

    Na sua lista faltou Harry Potter. Olha, embora uns fãs considerem o terceiro filme o melhor, eu até hoje não consegui detectar o menos pior deles. E é uma pena. Sete livros tão ricos que viraram filmes tão sem graças. Mudaram MUITA coisa, não respeitaram a principal história que a JK criou nem os leitores.

    ResponderExcluir
  21. Adorei o post! E concordo com contigo e várias dessas adaptações e confesso que alguns filmes estragaram qualquer chance de eu ler o livro, tipo Meu namorado é um zumbi. Talvez, depois desse post, eu tente ler. E, realmente, Lua Nova é o livro mais chatinho da saga e o pior filme.

    Beijos!
    www.quartodoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Bom, há filmes que eu gosto mais do que o livro hahaha. A Culpa é das Estrelas foi um desses casos. Gostei do livro, mas seria um nota 3 ou 3,5, já o filme seria um 4, ou mais. Me emociono muito mais com os personagens ali do que no livro.

    E eu curto Meu Namorado é um Zumbi hahahaha, li o livro depois, mas gosto dos dois.

    Sobre os demais eu não posso comparar, mas falam muito mal mesmo de PJ e Eragon. E a saga da Cassandra eu não li, mas só de ver trechos do filme, percebi que estava muito ruim.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  23. Olá, adorei o post...

    Você não sabe como eu sofri com as adaptações de PJO, mesmo amando o Logan como Percy, as modificações no enredo foram horríveis, um tapa na cara dos fãs da série literária. Concordo com você na questão Crepúsculo, Lua nova consegue ser o pior de toda a série, quanto aos livros, eu parei justamente nesse, a protagonista me irritou de tal forma que eu abandonei o livro.

    Abraços
    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar a sua opinião, para divulgar o seu site/blog ou para elogiar ou criticar o blog! Lembrando que comentários com conteúdos agressivos, ofensivos ou inadequados serão excluídos.

(Você também pode entrar em contato comigo por e-mail, formulário ou pelas redes sociais. Saiba mais na página "Contato".)